Viagem de trem no Brasil: 13 roteiros de viagem!

por Jade

Confira 13 roteiros de viagem de trem no Brasil!

No Brasil, o sistema ferroviário já foi bastante utilizado. Essa não é a realidade dos dias de hoje, pois as rodovias ganharam prioridade em relação aos demais modais de transporte, com exceção do Norte do Brasil.

Contudo, há como fazer uma viagem de trem no Brasil, principalmente viagens turísticas. No post de hoje, vamos mostrar a você 13 roteiros de viagem de trem no Brasil. Confira!

Viagem de trem no Brasil: 13 roteiros de viagem!
Fonte: Wikimedia

Confira os melhores lugares para viajar no Brasil!

Confira lugares baratos para viajar no Brasil!

Trem da Serra do Mar

Os 110 km do trajeto do Trem da Serra do Mar são cercados por Mata Atlântica preservada e pelas belezas da Serra do Mar. Essa ferrovia, com mais 100 anos de existência, liga Curitiba (PR) com a cidade de Morretes, no litoral paranaense.

Além do próprio trajeto, Morretes é conhecido por seus prédios históricos e o barreado, prato típico do litoral paranaense. Para mais informações, clique aqui.

Trem da Serra da Mantiqueira

Minas Gerais é o estado com mais opções de viagem de trem no Brasil. O Trem da Serra da Mantiqueira é um deles. Seu trajeto se inicia na cidade de Passa Quatro (MG). Há uma pequena exposição de fotos na estação de Passa Quatro.

O trem sobe a Serra da Mantiqueira, alcançando mais de mil metros, e vai até Coronel Fulgêncio. Ligar para reservar. Para mais informações, clique aqui.

Trem do Vinho

Quando se fala em vinho no Brasil, logo vem à mente a bela Serra Gaúcha. Quem estiver por lá, pode aproveitar um dia inteiro de passeios, que começam com o percurso no Trem do Vinho.

Nas visitas as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa, os turistas são recepcionados com música típica e degustação de vinhos. Para saber mais sobre o Trem do Vinho, clique aqui.

Trem das Montanhas

O Trem das Montanhas percorre 46 km Viana, na região metropolitana de Vitória (ES), e Marechal Floriano. O mais interessante são os cenários, desde regiões de praia até as montanhas do Espírito Santo. Para mais informações, clique aqui.

Expresso Turístico da Luz

Viagem de trem no Brasil: 13 roteiros de viagem!
Fonte: Gov. SP

Da capital paulista saem trens para três roteiros turísticos: Estação da Luz – Jundiaí, Estação da Luz – Mogi das Cruzes e Estação da Luz – Paranapiacaba. O Expresso Turístico da Luz é administrado pela CPTM, órgão responsável pelo transporte público metropolitano em São Paulo.

Essas viagens turísticas são guiadas, mas ocorrem somente nos finais de semana, um por dia para apenas uma cidade. Confira mais informações aqui.

Trem Ouro Preto – Mariana

Ouro Preto e Mariana são duas cidades históricas de Minas Gerais incríveis, que possuem uma forma toda especial de se locomover entre elas, é o Trem Ouro Preto – Mariana. A ferrovia foi implantada no final do século XIX e recentemente restaurada. Essa é a viagem de trem no Brasil mais histórica.

Para mais informações, clique aqui.

Trem das Termas

O Trem das Termas liga duas cidades com águas termais, Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS). A locomotiva de 1920 atende aos turistas que querem percorrer 25 km de trem, encontrando em Marcelino Ramos opções de banhos termais, o Santuário Nossa Senhora da Salette e o artesanato local.

Para mais informações, clique aqui.

Trem das Águas

Ligando as cidades de São Lourenço e Soledade de Minas, margeando o Rio Verde, o Trem das Águas ofereceu um belo passeio de 20 km. Há até mesmo degustação de produtos locais. Para mais informações, clique aqui.

Estrada de Ferro Campos do Jordão

A centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão (SP), com seus 47 km de extensão, propicia ao turista fazer vários passeios, como para Pindamonhangaba e Santo Antônio do Pinhal e há um roteiro exclusivamente de turismo. A mais charmosa viagem de trem no Brasil.

Para mais informações, clique aqui.

Trem do Pantanal

Que tal passear de trem pelo Pantanal Sul-mato-grossense? Nada mal! O Trem do Pantanal liga as cidades de Aquidauana e Miranda. São 4 horas de trajeto em um sentido, custando R$90 um único sentido. Há alguns anos o trem tinha como saída Campo Grande, que foi excluído do trajeto.

Para mais informações, clique aqui.

Trem de São João del-Rei

Na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), as maria-fumaça percorrem 12 km entre São João del-Rei e Tiradentes. No trajeto, além das estações do século XIX, passa-se por fazendas antigas, por montanhas e pelo Rio da Morte.

Para conhecer essa viagem de trem no Brasil, você deve ligar, tanto para buscar mais informações, quanto para reservar os lugares. Confira aqui.

Trem Campinas – Jaguariúna

O Trem Campinas – Jaguariúna é ideal para quem quer apreciar as fazendas de café. Nos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, um passeio guiado cheio de animação acontece.

Em Jaguariúna, você conhecerá a funcionamento de uma locomotiva a vapor. Para mais informações, clique aqui.

Estrada de Ferro Vitória a Minas

A única linha diária de transporte de passageiros, por trem, que liga duas regiões metropolitanas é a Estrada de Ferro Vitória a Minas, ligando Belo Horizonte a Cariacica (região metropolitana de Vitória – ES). Essas duas cidades possuíam uma ligação ferroviária antiga, que passou por reformas em 2014, tornando-a a viagem de trem no Brasil mais importante.

Para mais informações, clique aqui.

Gostou da lista de lugares com viagem de trem no Brasil? Então, curta o site e este post!

Boa Viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.