Melhores Lugares para Viajar no Brasil

por Jade

O Brasil é um país com muitos cenários naturais, muita história e beleza. Se você quiser só viajar pelo Brasil, opções não faltarão. No post de hoje, elencamos os 10 melhores lugares para viajar no Brasil, mas poderíamos acrescentar mais algumas dezenas na lista.

As praias do Brasil não fazem parte deste artigo, porque são muitas, inclusive várias são paradisíacas. Hoje, o foco é conhecer as melhores cidades do Brasil para visitar.

10 Melhores Lugares para Viajar no Brasil

1 Parque do Jalapão

Melhores lugares para viajar no Brasil!
Fonte: Governo de Tocantins

Popularmente conhecido como Jalapão, no estado de Tocantins, o Parque do Jalapão é um dos melhores lugares para viajar no Brasil pela exuberância das paisagens, sendo um verdadeiro oásis em uma região árida.

O Parque do Jalapão possui um conjunto de atrativos ao ecoturismo e turismo de aventura, como cachoeiras esplendorosas, muitas fontes de água cristalina e as tradicionais dunas alaranjadas.

O município de Mateiros possui a maioria das atrações do Parque do Jalapão, sendo inclusive um dos locais com pousadas no Jalapão.

Entras principais atrações destacam-se: a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Formiga, o Fervedouro (nascente), o Rio Novo e as dunas.

O artesanato de capim dourado não pode faltar como lembrança do Jalapão, fazendo parte da cultura dessa região.

2 Gramado e Canela

Centrinho de Gramado
Centrinho de Gramado

Na Serra Gaúcha, pertinho de Porto Alegre, acontece o Natal mais mágico do Brasil, nas cidades de Gramado e Canela.

Toda a beleza da arquitetura dessas duas cidades e a infraestrutura turística, criada para o Natal, transformaram a Serra Gaúcha em um dos melhores lugares para viajar no Brasil.

O Natal Luz de Gramado se inicia no começo de Novembro e só termina na metade de Janeiro.

A cidade fica toda decorada e com intensa programação de eventos. Há atrações gratuitas, como o ascendimento das luzes e a vila de Natal. Sem dúvida, um destino de viagem no Brasil para crianças.

Nós visitamos Gramado e Canela em abril, um dos meses mais baratos e com mais sol em toda a região. Leia nosso post especial com dicas sobre o que fazer em Gramado e Canela e veja também nossas sugestões de pousadas em Gramado!

3 Rio de Janeiro

Melhores lugares para viajar no Brasil!
Fonte: Wikimedia

A cidade maravilhosa é o sonho de consumo de muitos turistas estrangeiros.

Sem dúvida, o Rio de Janeiro é um dos melhores lugares para viajar no Brasil em qualquer época do ano.

Copacabana, Cristo Redentor e Pão de Açúcar são apenas algumas das muitas atrações que os cariocas têm a oferecer.

Além das clássicas atrações do Rio de Janeiro, os aspectos culturais da cidade são interessantíssimos, como o chorinho, as feiras e os botecos.

Que tal um samba de gafieira? No bairro da Lapa há muitas opções, até para quem não gosta de samba.

Leia também nosso artigo especial sobre onde se hospedar barato no Rio de Janeiro, uma das maiores dificuldades na hora de planejar a viagem.

4 Salvador

10 Melhores Lugares para Viajar no Brasil
Fonte: Wikimedia

Salvador é uma das cidades mais importantes do Nordeste, mas que também atrai muitos turistas.

Sua história é o principal destaque, por isso o Pelourinho não pode ficar de fora do roteiro de viagem, com seus mais de 800 casarões históricos dos séculos XVIII e XIX.

Visitar a Igreja e Convento São Francisco e a Igreja do Bonfim também devem estar na lista de prioridades. Saiba que o Centro Histórico de Salvador é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Impossível falar da Bahia e não mencionar sua comida, cheia de história e personalidade, sendo uma das principais entre a culinária do Nordeste. Vá ao bairro do Rio Vermelho e prove as delícias da Bahia.

Descubra também as obras de pintores brasileiros no Museu de Arte Moderna no Solar do Unhão, que tem uma linda vista.

Saiba mais sobre a capital dos baianos no artigo “O que fazer em Salvador“.

4 Foz do Iguaçu

10 Melhores Lugares para Viajar no Brasil
Fonte: Wikimedia

O destino de viagem que não pode ficar de fora dos melhores lugares para viajar no Brasil é a cidade de Foz do Iguaçu, na divisa com a Argentina e o Paraguai.

As Cataratas do Iguaçu são as principais atrações da cidade, porque é muita beleza em um mesmo lugar. São mais de 200 quedas d’água maravilhosas.

Além disso, a unidade de conservação, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, protegem uma fauna sensível e Mata Atlântica, com onças e pássaros ameaçados de extinção.

Além de conhecer o lado brasileiro das quedas, é mais do que recomendado ir à Argentina e curtir a outra parte.

5 Chapada Diamantina

Fonte: Pixabay

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é o reduto das nascentes de muitos rios da Bahia, mas também o local para quem gosta de aventura e contato com a natureza.

São inúmeras cachoeiras, grutas, cânions e vales, como o Pai Inácio, cartão postal da Chapada Diamantina. Além do contato com as comidas locais e a boa comida baiana do interior.

Impossível essa joia da natureza brasileira ficar de fora dos melhores lugares para viajar no Brasil.

6 Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

Curitiba é uma cidade cheia de atrações variadas, muitos parques, bares, museus e cartões postais.

O que fazer em Curitiba não vai faltar. Entre as principais atrações da cidade, destacam-se: Parque Barigui, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Parque Tanguá, entre outros.

A partir de Curitiba você pode conhecer outros locais, como fazer o passeio de Maria Fumaça até a cidade de Morretes.

Esse passeio permite ver a beleza da Mata Atlântica e comer o delicioso barreado, prático típico da região.

A partir de Curitiba, no verão, dá para visitar a Ilha do Mel.

7 Manaus

10 Melhores Lugares para Viajar no Brasil
Palácio Rio Negro. Fonte: TripAdvisor

A cidade de Manaus, capital do estado de Amazonas, é um dos melhores lugares para viajar no Brasil, porque propicia ao turista conhecer uma de nossas grandes belezas, a Floresta Amazônica.

Seja de barco ou se hospedando em hotéis dentro da floresta, é possível conhecer a cultura local, observar os lindos animais e se conectar com a natureza.

Também não faltam pontos turísticos em Manaus, com destaque para as construções históricas da época da borracha. A culinária do Norte é outra atração imperdível.

8 Chapada dos Veadeiros

Chapada dos veadeiros
Fonte: Pixabay

A Chapada dos Veadeiros é um reduto perfeito para o turismo de aventura, distante apenas 230 quilômetros de Brasília.

Para conhecer essa joia natural, basta ir à cidade de Alto Paraíso de Goiás. A entrada do parque se localiza no pequeno distrito de São Jorge.

A Chapada dos Veadeiros é Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, devido às dezenas de cachoeiras e enormes paredões de rocha.

As trilhas propiciam vistas incríveis e muita aventura. Muitos procuram a região por questões esotéricas, pois a Chapada dos Veadeiros fica sobre rochas de quartzo e no mesmo paralelo de Machu Picchu.

9 Serra Catarinense

Pedra Furada em Urubici. Fonte: Tripadvisor
Pedra Furada em Urubici. Fonte: Tripadvisor

A Serra Catarinense é uma das regiões mais frias do Brasil, ideal para os visitantes que procuram fugir do calor do verão ou que estão a procura da neve, comum no inverno.

Urubici e São Joaquim são as cidades mais procuradas para fazer turismo na Serra Catarinense.

Apesar de Urubici ser uma cidade bem pequena, ela possui muitas atrações, como a Pedra Furada, o Morro da Igreja, Cachoeira do Avencal e muitos outros. Todas essas atrações são gratuitas e de tirar o fôlego.

Em São Joaquim, atrações turísticas também não faltam, como vinícolas, mirantes e muito artesanato.

Em Junho, acontece a Festa do Pinhão, em Lages na Serra Catarinense. Ótima oportunidade para provar a comida local e dançar para esquentar o corpo.

10 Cidades Históricas de Minas Gerais

10 Melhores Lugares para Viajar no Brasil
Praça Tiradentes, Ouro Preto. Fonte: TripAdvisor

A região de Tiradentes, Ouro Preto, Mariana e Congonhas, guarda tesouros históricos do nosso país e não podem ficar de fora dos melhores lugares para viajar no Brasil.

Em Ouro Preto, há muitas atrações gratuitas, porque é a arquitetura da cidade que se destaca, assim como Tiradentes.

A partir de Ouro Preto é possível conhecer outras duas joias, Mariana e Congonhas.

Em Congonhas, ficam os 12 profetas de Aleijadinho, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Mariana se destaca como a cidade mais antiga de Minas Gerais e tem na luxuosa Catedral Basílica da Sé um dos seus principais destaques.

As cidades históricas de Minas Gerais dão um ótimo roteiro de viagem de carro pelo Brasil!

Agora, leia também quais são as melhores praias do Brasil em todas as regiões e se surpreenda com o tamanho do post! Praias bonitas e com paisagens variadas não faltam no nosso país!

Boa Viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.