Visita ao Museu de Arte de Lima

por Jade

Como capital do Peru, Lima possui os melhores museus do país, com destaque para os museus de arqueologia, como o Museu Larco e o Museu Nacional. Muitos viajantes não incluem os museus de Lima no roteiro e perdem muito com isso. O Museu de Arte de Lima é um exemplo de um ótimo museu na capital.

O Museu de Arte de Lima (MALI) possui a coleção mais representativa da Arte Peruana ao longo dos séculos. Há peças com mais de 3 mil anos de idade, assim como obras de arte dos períodos colonial, republicano e moderno.

Por isso, se você quer conhecer um pouco da Arte Peruana, é muito importante dedicar algumas horas para visitar o Museu de Arte de Lima.

Leia também nosso post com todas as dicas sobre O que fazer em Lima!

Visita ao Museu de Arte de Lima

Visita ao Museu de Arte de Lima
Detalhes do prédio

Quando se chega ao Parque de la Exposición, onde está localizado o museu, os visitantes ficam fascinados pela beleza da construção que abriga o MALI. Realmente, o edifício é belíssimo, com clara inspiração europeia.

Esse prédio foi construído entre 1870 e 1871 em estilo neorrenascentista pelo arquiteto italiano Antonio Leonardi.

O local teve como função inicial sediar a primeira grande exposição no país, chamada de “Gran Muestra de Artes, Ciencias e Industrias”.

Os pátios internos do museu mostram a delicadeza da construção e a excelente estrutura do museu.

O MALI tem dois andares de exposição. No térreo, ficam as exposições temporários, que podem ter apenas um tema ou vários e que costumam ser impecáveis. No andar superior está abrigada a coleção permanente.

Destaques do Museu de Arte do Peru em Lima

Exposição temporária sobre o povo Nazca
Exposição temporária sobre o povo Nazca

Quando visitamos o Museu de Arte de Lima, todo o térreo foi utilizado na exposição “Nasca”. Essa foi uma das maiores exposições temporárias que já vi, com uma riqueza de objetos sobre a fascinante cultura e povo Nazca.

A exposição “Nasca” deu destaque especial aos geoglifos, mas foi muito além, apresentando os significados das mais diversas cerâmicas e objetos têxteis, principalmente.

Foi possível entender um pouco da visão de mundo e da espiritualidade desse antigo Povo Peruano.

Infelizmente, a exposição “Nasca” já foi encerrada, mas há boas opções. Em 2018, houve grandes exposições, como a coleção de fotos do fotógrafo peruano Juan Enrique Bedoya e a exposição “Miró: la experiencia de mirar”.

Em 2019, o foco foi em fotografia e arte do começo do século XX. Já 2020 foi marcado pelo impacto da pandemia do coronavírus.

Visita ao Museu de Arte de Lima
Salas com cerâmicas e pintura colonial

Depois de visitar a exposição temporária, há um andar inteiro dedicado à arte peruana. A coleção é apresenta por ordem cronológica, facilitando o entendimento.

As primeiras salas apresentam objetos arqueológicos do período pré-colombiano, principalmente cerâmicas cheias de detalhes.

Para quem já visitou os museus arqueológicos em Lima, as salas com arte pré-colombiana podem ser repetitivas, mas para quem nunca viu peças assim, tudo será novo e encantador.

A arte colonial ocupa mais de 10 salas da exposição permanente e nos surpreendeu por ser uma arte colonial muito bonita.

A escola cusquenha usava detalhes dourados nas pinturas religiosas, uma clara referência ao deus sol e ao sincretismo religioso.

O dourado está presente em quase todas as pinturas e a técnica dos pintores é inegável. Vale mencionar que os pintores nativos não tinham suas obras reconhecidas, por isso muitas tem autor “anônimo”, infelizmente.

Visita ao Museu de Arte de Lima
Pinturas que retratam a diversidade cultural peruana

A mistura entre elementos da religiosidade nativa e da arte europeia foi uma estratégia utilizada para facilitar a conversão dos peruanos ao catolicismo.

As últimas salas se dedicam às obras produzidas durante o período republicano e também a Arte Moderna. No período republicano, o tema é a Independência do Peru e outros acontecimentos políticos.

Além disso, a partir do século XIX muitos pintores foram estudar na Europa e aproximaram a Arte Peruana dos movimentos internacionais. Em contraponto, muitos artistas se voltaram à vida comum dos nativos como tema principal das pinturas.

Gostei muito das pinturas mais modernas, mas com temas peruanos, como os povos indígenas do país. Há várias obras bonitas feitas no século XX, inclusive obras mais abstratas.

Como chegar ao Museu de Arte de Lima e outras informações

Visita ao Museu de Arte de Lima
Estátua e pintura (verde) da época republicana e pintura colonial

O MALI está localizado no Parque de la Exposición, nas proximidades do Paseo Colón. Dá para incluir o museu na visita ao Centro Histórico ou ao Circuito Mágico del Agua.

Para chegar ao museu de ônibus, basta usar o Metropolitano de Lima (tipo um BRT) e parar na Estación Central.

O MALI está aberto de terça a domingo das 10h às 19h, porém aos sábados fecha às 17h. Fechado na segunda-feira.

O ingresso adulto custa 30 soles. Há visitas guiadas ao custo de apenas 5 soles de terça a sábado às 11h, 13h, 15h e 16h. Aos domingos a visita guiada é gratuita e acontece entre as 10h30min e 14h30min.

É permitido tirar fotografias sem flash.

Para mais informações, confira o site oficial do Museu de Arte de Lima.

Esperamos que as informações sobre o Museu de Arte de Lima tenham sido úteis! Confira também nossos demais artigos sobre Lima aqui e o post sobre onde ficar em Lima!

Boa viagem, viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.