Visita ao Museu de Arte de Lima

Como capital do Peru, Lima possui os melhores museus do país, com destaque para os museus de arqueologia, como o Museu Larco. Muitos viajantes não incluem os museus de Lima no roteiro e perdem muito com isso. O Museu de Arte de Lima é um exemplo de um ótimo museu na capital.

O Museu de Arte de Lima (MALI) possui a coleção mais representativa da arte peruana ao longo dos séculos. Há peças com mais de 3 mil anos de idade, assim como obras artísticas dos períodos colonial, republico e moderno.

Por isso, se você quer conhecer um pouco da arte peruana, é muito importante dedicar algumas horas para visitar o Museu de Arte de Lima.

Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Lima!

 

Visita ao Museu de Arte de Lima

Visita ao Museu de Arte de Lima

Detalhes do prédio

Quando se chega ao Parque de la Exposición, onde está localizado o museu, os visitantes ficam fascinados pela beleza da construção que abriga o MALI. Realmente, o edifício é belíssimo, com clara inspiração europeia.

O prédio onde está o MALI foi construído entre 1870 e 1871 em estilo neorrenascentista pelo arquiteto italiano Antonio Leonardi. O local teve como função inicial sediar a primeira grande exposição no país, chamada de “Gran Muestra de Artes, Ciencias e Industrias”.

Os pátios internos do museu mostram a delicadeza da construção e a excelente estrutura do museu.

O MALI tem dois andares de exposição. No térreo, ficam as exposições temporários, que podem ter apenas um tema ou vários.

Visita ao Museu de Arte de Lima

Exposição temporária sobre o povo Nazca

Quando visitamos o Museu de Arte de Lima, todo o térreo foi utilizado na exposição “Nasca”. Essa foi uma das maiores exposições temporárias que já vi, com uma riqueza de objetos sobre a fascinante cultura e povo Nazca.

A exposição “Nasca” deu destaque especial aos geoglifos, mas foi muito além, apresentando os significados das mais diversas cerâmicas e têxteis, principalmente. Foi possível entender um pouco da visão de mundo e da espiritualidade de antigo povo peruano.

Infelizmente, a exposição “Nasca” já foi encerrada, mas há boas opções. Por exemplo, em 2018, duas novas coleções são expostas. A coleção “Museo” mostra 179 imagens tiradas pelo fotógrafo peruano Juan Enrique Bedoya em museus do mundo todo.

Os amantes da arte internacional vão enlouquecer com “Miró: la experiencia de mirar”, com a curadoria do Museu Reina Sofia de Madrid. São 18 pinturas, 6 grandes gravuras e 26 esculturas de Miró, especificamente dos seus últimos 20 anos de vida.

Visita ao Museu de Arte de Lima

Salas com cerâmicas e pintura colonial

Depois de visitar a exposição temporária, há um andar inteiro dedicado à arte peruana. A coleção é apresenta por ordem cronológica, facilitando o entendimento. As primeiras salas apresentam objetos arqueológicos do período pré-colombiano, principalmente cerâmicas belíssimas e cheias de detalhes.

Para quem já visitou os museus arqueológicos em Lima, as salas com arte pré-colombiana podem ser repetitivas, mas para quem nunca viu peças assim, tudo será novo e encantador.

A arte colonial ocupa mais de 10 salas da exposição permanente e nos surpreendeu por ser uma arte colonial muito bonita. A escola cusquenha usava detalhes dourados nas pinturas religiosas, uma clara referência ao deus sol e ao sincretismo religioso.

O dourado está presente em quase todas as pinturas e a técnica dos pintores é inegável. Vale mencionar que os pintores nativos não tinham suas obras reconhecidas, por isso muitas tem autor “anônimo”.

Visita ao Museu de Arte de Lima

Pinturas que retratam a diversidade cultural peruana

A mistura entre elementos da religiosidade nativa e da arte europeia foi uma estratégia utilizada para facilitar a conversão dos peruanos ao catolicismo.

As últimas salas se dedicam às obras produzidas durante o período republicano e também a arte moderna. No período republicano, o tema é a Independência do Peru e outros acontecimentos políticos.

Além disso, a partir do século XIX muitos pintores foram estudar na Europa e aproximaram a arte peruana dos movimentos internacionais. Em contraponto, muitos artistas se voltaram a expressar na arte a vida comum dos nativos.

Gostei muito das pinturas mais modernas, mas com temas peruanos, como os povos indígenas do país. Há várias obras bonitas feitas no século XX, inclusive obras mais abstratas.

Para quem quer conhecer em detalhes as obras do MALI, no site oficial há várias obras destaques. Veja aqui!

 

Como chegar ao Museu de Arte de Lima e outras informações

Visita ao Museu de Arte de Lima

Estátua e pintura (verde) da época republicana e pintura colonial

O MALI está localizado no Parque de la Exposición, nas proximidades do Paseo Colón. Dá para incluir o museu na visita ao Centro Histórico ou ao Circuito Mágico del Agua.

Para chegar ao museu de ônibus, basta usar o Metropolitano de Lima (tipo um BRT) e parar na Estación Central.

O Mali está aberto de terça a domingo das 10h às 19h, porém aos sábados fecha às 17h. Fechado na segunda-feira.

O ingresso adulto custa 30 soles. Há visitas guiadas ao custo de apenas 5 soles de terça a sábado às 11h, 13h, 15h e 16h. Aos domingos a visita guiada é gratuita e acontece entre as 10h30min e 14h30min.

É permitido tirar fotografias sem flash.

Para mais informações sobre o Museu de Arte de Lima, confira o site oficial.

 

Esperamos que as informações sobre o Museu de Arte de Lima tenham sido úteis! Confira também nossos demais artigos sobre Lima aqui e o post sobre onde ficar em Lima!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.