Menu
Europa

Vaticano é um país? A história do Vaticano!

Descubra a história do centro político do Catolicismo e se o Vaticano é um país!

Vaticano é um país? A história do Vaticano!

Sim, o Vaticano é um país. Especificamente, o Vaticano é um Estado soberano, possuindo independência política e territorial, assim como tendo um chefe de Estado, o Papa.

Se você quer saber onde fica o Vaticano, ele se localiza dentro da cidade de Roma, na Itália, e é o menor país em termos territoriais e populacionais do mundo. Sua história é muito rica e influenciou todo o Ocidente. Confira!

 

A História do Vaticano

Vaticano é um país? A história do Vaticano!

A história do Vaticano está intimamente relacionada à história da Igreja Católica e a construção da primeira Basílica de São Pedro, no século IV d.C. A basílica foi construída no local onde estava enterrado o Apóstolo São Pedro, assassinado a mando do Imperador Nero.

Assim, a região do Monte Vaticano se tornou um centro de peregrinação cristã, ainda mais quando o Imperador Constantino I se converteu ao Cristianismo.

Esse foi o início do crescimento do número de cristão e da força da Igreja, já que o Cristianismo saiu da ilegalidade e se tornou a religião oficial do Império Romano.

Com a invasão muçulmana no século IX, O Papa Leão IV ordenou a construção de muros para proteger o Vaticano. Atualmente, esses muros, somados aos demais construídos séculos depois, delimitam a fronteira entre o Vaticano e a Itália.

Vaticano é um país? A história do Vaticano!

Palácio dos Papas em Avignon, França.

Com a coroação de Carlos Magno, o centro político e religioso da Igreja Católica foi transferido para Avignon, na França, em 1309, levando a região do Vaticano ao declínio. Setenta anos mais tarde, a sede da Igreja voltou a ser o Vaticano.

A partir dessa época foram construídos os principais pontos turísticos do Vaticano, como a atual Basílica de São Pedro, o Palácio Apostólico e a Capela Sistina. Outros tesouros que hoje vemos em uma visita ao Vaticano, como as coleções de obras de arte dos Museus do Vaticano, foram acumulados a partir do século XV.

Sobre a questão da soberania do Vaticano, a Igreja Católica dominava áreas conhecidas como Estados Papais. Com a unificação italiana em 1870, todas as terras fora dos muros do Vaticano pertenciam à Itália unificada, o que gerou tensões entre os dois envolvidos.

Vaticano é um país? A história do Vaticano!

Museus do Vaticano

O assunto só foi resolvido com a subida ao poder do fascista Benito Mussolini. Chamado de Tratado de Latrão, o acordo compensava a Igreja Católica com grandes somas de dinheiro pela perda dos Estados Papais e o reconhecimento da unidade territorial dentro dos muros.

Hoje o menor país do mundo recebe milhões de visitantes, a maioria também visita a Itália. Vivem no Vaticano aproximadamente 600 pessoas, entre elas há membros da Guarda Suíça, que fazem a segurança do Vaticano desde o começo do século XIV e usam um uniforme bem diferente.

O Vaticano é um país sui generis, não há outro como ele. O Vaticano nasceu, cresceu e se solidificou devido ao poder da Igreja Católica. Apesar de ser pequeno, o Vaticano tem muitos tesouros, que eu não deixei de visitar quando estive em Roma. Recomendo que você coloque o Vaticano no seu roteiro de viagem pela Itália.

 

Fonte: History e Rome Travels.

 

O Vaticano tem uma história incrível, não é? Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre o Vaticano!

Boa viagem, Viajante!

Salvar

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.