Menu
Brasil

Vale a pena alugar carro em Gramado? Dicas de deslocamento em Gramado

Atualizado em: 6 de janeiro de 2020

Vale a pena alugar carro em Gramado? Essa é uma das principais dúvidas dos turistas que vão à Serra Gaúcha. A resposta varia de acordo com o roteiro desejado, com o perfil do viajante e até com a época do ano da sua viagem a Gramado.

Abaixo é mostrado o mapa elaborado para o post “o que fazer em Gramado e Canela”.

Como você pode notar, os principais pontos turísticos de Gramado e Canela se espalham por uma área considerável, sem contar as demais cidades próximas a Gramado.

Vale a pena alugar carro em Gramado e na Serra Gaúcha?

Até a entrada da cidade de Gramado é bem cuidada e bonita

Realmente, alugar um carro na Serra Gaúcha facilita muito conhecer bem a região, porque traz flexibilidade, conforto e faz os viajantes aproveitarem melhor o tempo.

De acordo com a nossa experiência na região, vale a pena alugar carro em Gramado quando:

  • Há crianças, grávidas ou idosos. Esses grupos precisam de conforto e não podem caminhar muito, ainda mais com as colinas que existem assim que você sai da área mais central de Gramado;
  • Os viajantes prezam por liberdade na escolha do roteiro de viagem e muito dificilmente optam por tours (engessados e caros) de agências de viagem;
  • Os viajantes querem conhecer outras cidades da Serra Gaúcha, como a alemã Nova Petrópolis, as vinícolas excelentes (muitas delas familiares) em Bento Gonçalves e a terra do espumante, a cidade de Garibaldi;
  • A viagem acontece no inverno, uma época bastante fria e que costuma ter chuva e neblina, impossibilitando até mesmo fazer caminhadas curtas.

Se você vai ter que passar pela capital gaúcha primeiro, por causa do voo, fazer o aluguel de carros em Porto Alegre vale ainda mais a pena.

A maioria dos viajantes chega ao Rio Grande do Sul a partir de Porto Alegre.

É verdade que há ônibus (bem simples) da empresa Citral que levam até Gramado, porém o mais comum é reservar um transfer privado, que é bem caro.

Dessa forma, vale a pena alugar um carro no Aeroporto de Porto Alegre (Aeroporto Salgado Filho) e economizar o dinheiro do transfer, ainda mais para quem está viajando em grupo.

Por exemplo, um dos melhores transfers cobra R$ 125 por pessoa por trajeto de Porto Alegre para Gramado ou Canela.

O valor de um carro econômico muito elogiado no site da Rentcars custa apenas R$ 75 por dia, mesmo nas locadoras localizadas no Aeroporto de Porto Alegre.

A única ressalva em alugar um carro em Porto Alegre para ir a Gramado é durante a noite, isso quando o tempo não está bom.

É comum ter neblina na Serra Gaúcha em dias muito úmidos. Felizmente, a neblina acontece só na Serra e não em todo o trajeto de Porto Alegre a Gramado.

Então, vale a pena alugar carro em Gramado, mas com certeza há pontos negativos.

No centro de Gramado e de Canela não é fácil estacionar, principalmente na alta temporada, mas isso acontece somente no centro.

Para o viajante que vai alugar carro em Gramado, recomendamos a Rentcars, que compara preços de diversas locadoras e ainda traz facilidades no pagamento.

Somente no Aeroporto de Porto Alegre há 29 lojas de locadoras de carros disponíveis na Rentcars.

Reserve com antecedência de pelo um mês e economize de verdade, além de poder parcelar em até 12 vezes.

Como se deslocar em Gramado sem carro alugado?

Vale a pena alugar carro em Gramado
O belíssimo Lago Negro em Gramado

Para o viajante que vai pela primeira vez a Gramado e tem poucos dias, sendo que quer conhecer apenas os pontos turísticos principais e não gosta ou não quer dirigir, há outras formas de se deslocar em Gramado:

  • A melhor forma de se descolar em Gramado para quem está sem carro é usar o Uber ou o 99. A frota de táxis em Gramado e Canela sempre sofreu críticas por ser muito pequena, aquém da demanda turística. O Uber e o 99 têm bons preços e podem ser usados tranquilamente, inclusive para conhecer locais mais distantes, como o Parque do Caracol;
  • Muitos estabelecimentos, como atrações turísticas e restaurantes, oferecem translado gratuito para seus clientes. Certifique-se dessa informação para não precisar usar o Uber ou o 99;
  • Gramado e Canela possuem um ônibus turístico no sistema hop-on hop-off, é o Bustour. Esse ônibus conecta as principais atrações de Gramado e Canela, tendo parada em cada atração. O viajante pode descer, curtir o local e depois pegar outro ônibus da Bustour. A questão é planejar bem para pegar o próximo horário e não ficar esperando muito tempo no ponto. Uma dica é procurar promoções da Bustour nos sites de compra coletiva.
  • Da rodoviária de Gramado até a rodoviária de Canela, há os ônibus da empresa Citral, mas se perde tempo optando por usar esses ônibus.

Esperamos que nossas dicas sobre alugar carro em Gramado e na Serra Gaúcha tenham sido úteis para o planejamento da sua viagem! Veja os demais carros no site da Rentcars!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

2 Comentários

  • ÍKARO CAVALCANTE COSTA
    7 de dezembro de 2018 às 10:21 am

    Olá.
    Vou em abril com esposa e filho (que terá 1 ano). Caso não queira alugar um carro, terei problema nos deslocamentos de ônibus simples ou de passeios por conta do filho, por não ter cadeirinha?

    Responder
    • Jade
      7 de dezembro de 2018 às 11:38 pm

      Olá, Íkaro! As crianças pequenas podem usar ônibus e vans tranquilamente. Eu só não tenho certeza em relação ao uber. Se você for fazer passeios com agências de turismo dificilmente terá problemas com isso.

      Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.