Menu
Brasil

Vale a pena alugar carro em Gramado? Deslocamento em Gramado

Atualizado em: 11 de janeiro de 2022

Vale a pena alugar carro em Gramado? Essa é uma das principais dúvidas dos viajantes que vão à Serra Gaúcha. A resposta varia de acordo com o roteiro desejado, com o perfil do viajante e até com a época do ano da sua viagem a Gramado.

Abaixo é mostrado o mapa elaborado para o post “o que fazer em Gramado e Canela”.

Como você pode notar, os principais pontos turísticos se espalham por uma área considerável, sem contar as demais cidades próximas a Gramado que costumam fazer parte das férias.

Vale a pena alugar carro em Gramado e na Serra Gaúcha?

Até a entrada da cidade de Gramado é bem cuidada e bonita

Realmente, alugar um carro na Serra Gaúcha facilita muito conhecer bem a região, porque traz flexibilidade, conforto e faz os viajantes aproveitarem melhor o tempo.

De acordo com a nossa experiência na região, vale a pena alugar carro em Gramado quando:

  • Há crianças, grávidas ou idosos. Esses grupos precisam de conforto e não podem caminhar muito, ainda mais com as colinas que existem assim que você sai da área mais central da cidade;
  • Os viajantes prezam por liberdade na escolha do roteiro das férias e muito dificilmente optam por tours (engessados e caros) de agências de viagem;
  • Os viajantes querem conhecer outras cidades da Serra Gaúcha, como a alemã Nova Petrópolis, as vinícolas excelentes (muitas delas familiares) em Bento Gonçalves e a terra do espumante, a cidade de Garibaldi;
  • A viagem acontece no inverno, uma época bastante fria e que costuma ter chuva e neblina, impossibilitando até mesmo fazer caminhadas curtas.

Se você vai ter que passar pela capital gaúcha primeiro, por causa dos voos, fazer o aluguel de carros em Porto Alegre vale ainda mais a pena.

A maioria dos viajantes chega ao Rio Grande do Sul a partir de Porto Alegre.

É verdade que há ônibus (bem simples) da empresa Citral que levam até Gramado, porém o mais comum é reservar um transfer privado, que é bem caro.

Por isso, nós acreditamos que vale a pena alugar um carro no Aeroporto de Porto Alegre (Aeroporto Salgado Filho) e economizar o dinheiro do transfer, ainda mais para quem está viajando em grupo.

Por exemplo, um dos melhores transfers cobra R$ 125 por pessoa por trajeto de Porto Alegre para Gramado ou Canela.

O valor de um carro econômico elogiado no site da Rentcars custa apenas R$ 100 por dia na época de férias (demanda alta), mesmo nas locadoras localizadas no Aeroporto de Porto Alegre.

A única ressalva em alugar um carro em Porto Alegre para ir a Gramado é durante a noite, isso quando o tempo não está bom.

É comum ter neblina na Serra Gaúcha em dias muito úmidos. Felizmente, a neblina acontece só na Serra e não em todo o trajeto de Porto Alegre a Gramado.

Então, vale a pena alugar carro em Gramado saindo da capital, mas com certeza há pontos negativos.

No centro de Gramado e de Canela não é fácil estacionar, principalmente na alta temporada, mas isso acontece somente no centro.

Para o viajante que vai alugar carro em Gramado, recomendamos a Rentcars, que compara preços de diversas locadoras e ainda traz facilidades no pagamento.

Somente no Aeroporto de Porto Alegre há 30 lojas de locadoras de veículos disponíveis na Rentcars.

Reserve com antecedência de pelo um mês e economize de verdade, além de poder parcelar em até 12 vezes.

Como se deslocar em Gramado sem carro alugado?

Vale a pena alugar carro em Gramado
O belíssimo Lago Negro em Gramado

Para o viajante que vai pela primeira vez a Gramado e tem poucos dias, sendo que quer conhecer apenas os pontos turísticos principais e não gosta ou não quer dirigir, há outras formas de se deslocar em Gramado:

  • A melhor forma de se descolar em Gramado para quem está sem carro é usar o Uber ou o 99Pop. A frota de táxis em Gramado e Canela sempre sofreu críticas por ser muito pequena, aquém da demanda dos turistas. O Uber e o 99 têm bons preços e podem ser usados tranquilamente, inclusive para conhecer locais mais distantes, como o Parque do Caracol;
  • Muitos estabelecimentos, como atrações turísticas e restaurantes, oferecem translado gratuito para seus clientes. Certifique-se dessa informação para não precisar usar o Uber ou o 99;
  • Gramado e Canela possuem um ônibus turístico no sistema hop-on hop-off, é o Bustour. Esse ônibus conecta as principais atrações, tendo parada em cada atração. O viajante pode descer, curtir o local e depois pegar outro ônibus da Bustour. A questão é planejar bem certinho para pegar o próximo horário e não ficar esperando muito tempo no ponto.
  • Da rodoviária de Gramado até a rodoviária de Canela, há os ônibus da empresa Citral, mas se perde tempo optando por usar esses ônibus.

Esperamos que nossas dicas sobre alugar carro em Gramado e na Serra Gaúcha tenham sido úteis para o planejamento da sua viagem! Analise a variedade de carros disponíveis no site da Rentcars!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

4 Comentários

  • ÍKARO CAVALCANTE COSTA
    7 de dezembro de 2018 às 10:21 am

    Olá.
    Vou em abril com esposa e filho (que terá 1 ano). Caso não queira alugar um carro, terei problema nos deslocamentos de ônibus simples ou de passeios por conta do filho, por não ter cadeirinha?

    Responder
    • Jade
      7 de dezembro de 2018 às 11:38 pm

      Olá, Íkaro! As crianças pequenas podem usar ônibus e vans tranquilamente. Eu só não tenho certeza em relação ao uber. Se você for fazer passeios com agências de turismo dificilmente terá problemas com isso.

      Responder
  • LUIZ MIGUEL ALONSO DORIA DA MOTTA MACEDO
    18 de agosto de 2021 às 5:14 pm

    Obrigado Jade por seus comentários acredito que você encontrou um hobby excelente. Viajar e poder relembrar dos momentos bons e poder falar sobre eles é, sem dúvida, uma coisa muito boa, mais ainda quando se pode ajudar os outros. Parabéns por seu trabalho. Estarei indo a Gramado em dezembro, Natal Luz, com minha filha (15 anos) que me pediu de presente essa viagem. Se você puder, ainda, passar alguma dica imperdível serei grato por sua atenção.

    Responder
    • Jade
      19 de agosto de 2021 às 10:31 am

      Obrigada Luiz! Muito gentil seu comentário. Nós temos vários artigos sobre Gramado aqui https://guiadonomadedigital.com/viagem/gramado/ Como vocês vão na época mais movimentada (apesar de ainda não sabermos bem como será o Natal Luz este ano), é essencial reservar a hospedagem com antecedência. Temos dicas aqui https://guiadonomadedigital.com/onde-ficar-em-gramado/ Além disso, Gramado e Canela têm muitas atrações, várias delas com preços altos. Acredito que você e sua filha devem analisar as opções e se perguntar o que realmente tem a ver com vocês e o que cabe nos dias que vocês terão disponíveis. Abraços

      Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.