Menu
Brasil

Trilha da Pedra do Urubu na Guarda do Embaú

Atualizado em: 11 de janeiro de 2023

A Guarda do Embaú é uma antiga vila de pescadores na região da Pinheira, entre as cidades de Palhoça e Paulo Lopes. O dia a dia na vila é voltado ao turismo e ao surfe, afinal, os visitantes ficam perplexos com a natureza da Guarda do Embaú e suas ondas perfeitas para surfar. Lá fica uma das paisagens mais deslumbrantes do litoral de Santa Catarina, a vista a partir da Trilha da Pedra do Urubu.

Primeiramente, vale a pena apresentar o cenário natural da Guarda do Embaú para você entender o que será contemplado a partir da Pedra do Urubu.

A vila e a praia da Guarda estão separadas pelo Rio da Madre, que costuma ser um rio escuro na época de chuvas, como na primavera e verão.

Como a Praia da Guarda do Embaú tem muita areia e dunas, o contraste entre o azul do mar, a areia marfim e o rio forma uma paisagem singular. Para ter noção de toda essa beleza, faça a Trilha da Pedra do Urubu.

A seguir descrevemos como é a trilha, com dicas essenciais para fazê-la com segurança e nas melhores condições!

Leia também nosso artigo completão sobre o que fazer na Guarda do Embaú e Pinheira, incluindo sugestões de pousadas que valem a pena!

Como é a Trilha da Pedra do Urubu na Guarda do Embaú?

Trilha da Pedra do Urubu na Guarda do Embaú
Muitas pedras, barro e raízes de árvores pelo caminho

A entrada para a Trilha da Pedra do Urubu é no centrinho da vila, na Rua Cândida Maria dos Santos, perto da pousada Moradas Dona Dalcema. A seguir há um mapa que indica o início da trilha.

Essa é a mesma entrada para as trilhas que levam à Prainha, uma pelo alto do morro e outra que contorna o costão (são tranquilas).

A trilha para a Prainha pelo morro e para a Pedra do Urubu têm uma parte do percurso em comum (o início), porém após 10 minutos de caminhada, há uma placa indicando a separação delas, sendo que a Trilha da Pedra do Urubu se localização à esquerda.

Todo o percurso é feito em mata fechada, mas o caminho é delineado por pedras, além de raízes de árvores. Não dá para se perder. Além disso, no verão, mesmo de manhã cedo, sempre há turistas fazendo as trilhas, seja para a Pedra do Urubu ou para a Prainha.

Os últimos 5 minutos de caminhada são difíceis, porque é preciso “escalar” uma trilha íngreme “pavimentada” por pedras médias. Não há cordas para ajudar e os cipós não são seguros. A dica é subir quase deitado, usando as árvores e algumas vezes o chão para apoiar as mãos.

Muitos cachorros de rua seguem os turistas até a Pedra do Urubu, ou será que eles os guiam até o local?

Assim que se chega à Pedra do Urubu, percebe-se o porquê de ser essencial chegar cedo. Não há espaço para muita gente, no máximo 10 pessoas ao mesmo tempo, e só de um ponto se tira a clássica foto com a Guarda do Embaú ao fundo.

A vista é realmente uma das mais bonitas que você verá do litoral de Santa Catarina, com o sinuoso Rio da Madre desaguando no mar e a imensidão do oceano à frente, além da areia clara e abundante da região. As ondas tão amadas pelos surfistas são vistas mesmo à distância.

Porém, infelizmente não há muito tempo para contemplação, porque outras pessoas querem fotografar e o espaço em cima da pedra é pequeno.

Trilha da Pedra do Urubu na Guarda do Embaú
A clássica foto na Pedra do Urubu, incluindo a cara de cansados por causa da “escalada”

Por isso, nossas recomendações mais importantes são chegar cedo e visitar o local em um dia de sol.

Por exemplo, nós fizemos a trilha no comecinho da manhã, perto das 8h no verão, em um dia de céu limpo, quase sem nuvens no céu.

Dicas sobre a Trilha da Pedra do Urubu em Santa Catarina

  • Quase toda extensão da trilha possui pedras, que servem de calçamento, assim como barro no entorno delas, que muitas vezes está molhado por causa dos ólhos d’água. Então, nem pense em fazer essa trilha em dias de chuva ou após vários dias chovendo. Com água, a trilha fica escorregadia e perigosa.
  • Por estar cercada por mata, o calor não é um problema, porém quanto mais quente, maiores as chances de ver cobras.
  • Contando a ida e a volta, mais o tempo para fotos, que foram poucos minutos, nós levamos 1h no total. Ou seja, não é uma trilha longa, por isso percorra-a com calma e basta levar uma garrafinha de água.
  • Caso o dia esteja nublado ou tenha chovido muito no dia anterior, recomendamos que você faça a trilha para a Prainha que contorna os costões ou apenas aproveite a areia e o mar da Praia da Guarda do Embaú.

Esperamos que as dicas sobre a Trilha da Pedra do Urubu tenham sido úteis! Leia também outras dicas sobre o que fazer na Guarda do Embaú!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.