Transporte Público de Sydney: como usar?

Saiba como usar o transporte público de Sydney, na Austrália!

Transporte Público em Sydney: como usar?

Fonte: NSW Government

O transporte público de Sydney é de alta qualidade e, com certeza, a melhor forma de deslocamento na cidade. O sistema é operado pela empresa Transport NSW e possui várias particularidades, importantes de serem conhecidas pelos visitantes.

Confira nossas melhores dicas sobre onde ficar em Sydney, com sugestões de bairros e hotéis para todos os bolsos!

Primeiramente, deve-se comprar o Opal Card recarregável, que é o cartão de transporte público, que é usado nos ônibus, trens e barco. O Opal Card pode ser comprado nas lojas de conveniência, estações de trem e no aeroporto e é individual, cada viajante deve ter o seu.

Com o Opal Card, os valores das passagens diminuem em comparação ao ticket individual (single ticket), o que garante uma economia, já que o transporte público de Sydney é caro. O Opal Card custa 10 AUD (dólares australianos), que são convertidos em créditos ao usuário.

Com o Opal Card, quando você for usar ônibus, trens ou barcos, a tarifa será calculada pelos quilômetros de descolamento. Assim, sempre valide o cartão na entrada e na saída da condução, seja ônibus, trem ou barco.

Algo importantíssimo é saber que os meios de transporte NÃO integram, ou seja, se você pegar o trem e depois pegar um ônibus, pagará a passagem do trem e a passagem do ônibus. A integração só ocorre no mesmo meio de transporte, como pegar dois ônibus ou dois trens, mas no intervalo de 60 minutos, com a passagem calculada pela distância total percorrida.

 

Meios de Transporte Público de Sydney

 

Ônibus

Transporte Público em Sydney: como usar?

Fonte: Show bus

O ônibus é uma das formas mais baratas de deslocamento, já que ele é utilizado para curtas distâncias. Espere pagar entre 2,10-4,50 AUD, dependendo dos quilômetros percorridos. O interessante é que não há diferença de tarifa no horário de pico, mas há bastante trânsito nesse período no centro de Sydney.

Se você tiver dúvidas sobre qual ônibus utilizar, é só pesquisar no Google Maps para traçar a rota desejada ou no próprio site (ou aplicativo) da Transport NSW.

 

Trem

Transporte Público em Sydney: como usar?

Fonte: Wikimedia

Quando se está longe do centro de Sydney, a forma mais usual de chegar até lá é por meio do trem. Há sete linhas de trem que ligam o centro aos subúrbios da cidade. As tarifas ficam entre 2,36-8,30 AUD, sendo este último valor para quem percorre mais de 65 quilômetros.

Dificilmente, você pagará mais de 5 AUD por trecho. Contudo, durante o horário de pico, a tarifa do trem fica em média 1 AUD mais cara. O horário de pico acontece entre 7:00-9:00 da manhã e 16:00-18:30 da tarde, durante os dias da semana.

 

VLT (Light Rail)

Transporte Público em Sydney: como usar?

Fonte: Transport NSW

Sydney também possui uma linha de VLT (bondes modernos), que possui a mesma tarifa do ônibus, com a vantagem de não pegar trânsito. O sistema de VLT está sendo expandido e no futuro vai facilitar ainda mais a vida dos locais e dos turistas.

 

Barco (Ferry)

Transporte Público em Sydney: como usar?

Fonte: Sydney

Os barcos também são utilizados como transporte público. Para utilizá-los, é necessário ter o Opal Card. As tarifas dos barcos variam bastante. Por exemplo, para ir a Manly Beach, a tarifa é 7 AUD nos dias de semana. Mas durante os domingos, todos os barcos públicos cobram apenas 2,5 AUD.

No site da Transport NSW, você pode calcular a tarifa de ferry para o seu destino de viagem. Vale dizer que os passeios de barco têm vistas lindas da Baía de Sydney.

 

Bicicleta

As bicicletas não fazem parte do transporte público de Sydney, mas ajudam a diminuir o trânsito, além de serem ecologicamente sustentáveis. Sydney possui 200 km de ciclofaixas, sendo uma ótima cidade para você conhecer pedalando.

Só espere encontrar algumas colinas pelo caminho, já que a cidade possui uma grande diversidade de paisagens.

 

Esperamos que o post sobre como usar o transporte público de Sydney tenha ajudado! Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Sydney!

Boa viagem, Viajantes!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.