O transporte público de Sydney é extenso e utiliza vários modos de transporte, por isso é a melhor forma de deslocamento na cidade, inclusive para turistas.
O sistema é operado pela empresa Transport NSW e possui várias particularidades, importantes de serem conhecidas pelos visitantes e que vamos mostrar a seguir.
Leia também nosso artigo completão sobre onde ficar em Sydney, com sugestões de bairros e hotéis para todos os bolsos!
Como usar o transporte público de Sydney, na Austrália?
O mais comum é comprar o Opal Card recarregável, que é o cartão de transporte público, que é usado nos ônibus, trens e barcos.
O Opal Card pode ser comprado nas lojas de conveniência, estações de trem e no aeroporto e é individual, cada viajante deve ter o seu. Apenas é preciso fazer a primeira recarga com $20 (dólares australianos).
Com o Opal Card, os valores das passagens diminuem em comparação ao ticket individual (single ticket), o que garante uma economia.
Quando você for usar os ônibus, trens, VLT ou barcos, a tarifa será calculada pelos quilômetros de descolamento e pelo tipo de transporte. Assim, sempre valide o cartão na entrada e na saída da condução.
É essencial saber que os meios de transporte não integram, ou seja, se você pegar o trem e depois pegar um ônibus, pagará a passagem do trem e a passagem do ônibus.
A integração só ocorre no mesmo meio de transporte, como pegar dois ônibus ou dois trens, mas no intervalo de 60 minutos, com a passagem calculada pela distância total percorrida.
Pode parecer complicado, mas tantos pormenores não importam desde que você saiba que você nunca pagará mais do que $16,30 por dia, $50 por semana ou $8,15 aos sábados, domingos e feriados. E você pode fazer quantos trajetos quiser!
Esses valores e regras valem para os cartões de crédito e débito “contactless”, que funcionam da mesma maneira que o Opal Card. O importante é sempre usar o mesmo cartão todos os dias, para ter direito aos valores máximos diários, semanais e nos finais de semana.
Agora vamos conhecer um pouco dos meios de transporte usados em Sydney!
Meios de Transporte Público de Sydney
Ônibus
O ônibus é uma forma econômica de deslocamento, já que ele é utilizado para curtas distâncias. Espere pagar entre $2,24 e $4,87, dependendo dos quilômetros percorridos e do horário.
Saiba que há tarifas diferenciadas (mais caras) para os horários de pico.
Se você tiver dúvidas sobre qual ônibus utilizar, é só pesquisar no Google Maps para traçar a rota desejada ou no próprio site (ou aplicativo) da Transport NSW.
Trem e metrô
Quando se está longe do centro de Sydney, a forma mais usual de chegar até lá é por meio do trem. Há sete linhas de trem que ligam o centro aos subúrbios da cidade.
As tarifas ficam entre $2,56 e $8,99, sendo este último valor para quem percorre mais de 65 quilômetros no horário de pico.
VLT (Light Rail)
Sydney também possui uma linha de VLT (bondes modernos) e o preço da tarifa é igual ao do ônibus, custando entre $2,24 e $4,87, dependendo dos quilômetros percorridos e do horário.
A vantagem do VLT é não pegar trânsito, sem ideal para distâncias curtas na área central.
Barco (Ferry)
Os barcos também são utilizados como transporte público e rendem ótimos passeios econômicos.
Em relação aos preços, trajetos curtos (até 9 km) têm o custo de $6,21. Para mais de 9 km, a tarifa sobe para $7,76.
Por exemplo, para ir a Manly Beach, a tarifa é de $7,76 e um trajeto leva 22 minutos, percorrendo belas áreas do porto natural de Sydney.
Bicicleta
As bicicletas não fazem parte do transporte público de Sydney, mas ajudam a diminuir o trânsito, além de serem ecologicamente sustentáveis.
Sydney possui 200 km de ciclo faixas, sendo uma ótima cidade para você conhecer pedalando.
Só espere encontrar algumas colinas pelo caminho, já que a cidade possui grande diversidade de paisagens.
Esperamos que o post sobre como usar o transporte público de Sydney tenha ajudado! Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Sydney ou leia nosso artigo completão sobre o que fazer em Sydney!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |