Visitar a maior cidade do Canadá em apenas um dia é uma tarefa quase impossível, porque Toronto é enorme, cheia de atrações que demandam tempo. Contudo, às vezes, não há outra alternativa a ser tentar montar o melhor roteiro de 1 dia em Toronto possível.
Essa é a intenção deste artigo, te mostrar um roteiro de viagem a Toronto de 1 dia que inclua diferentes áreas da cidade.
Além disso, tentamos abranger as alternativas de deslocamentos e trabalhamos focados em visitas por proximidade geográfica, para você não sentir que está sempre no metrô ou uber.
Saiba também onde se hospedar em Toronto nos melhores bairros e hotéis com boa relação custo-benefício!
O que fazer em Toronto em 1 dia? Roteiro de 1 dia em Toronto
O nosso roteiro de 1 dia em Toronto é focado em Downtown, uma área gigantesca, mas que engloba diversos bairros.
É claro que esse roteiro é apenas uma sugestão e recomendamos que você vá primeiro para os pontos turísticos perto do seu hotel em Toronto.
Além disso, esse roteiro foi pensado para visitas fora do extramente frio inverno canadense, ou seja, com foco nas atrações ao ar livre.
De maneira geral, recomendamos visitar:
- Old Town;
- CN Tower e Harbourfront;
- Queen’s Park;
- High Park.
Old Town de Toronto
Como mencionei, Downtown é um termo geral que engloba muitos bairros, inclusive Old Town, onde ficam alguns prédios antigos, como o fotogênico Distillery District.
Você perceberá que Old Town não parece tão velha. Realmente, há belos prédios antigos, porém em 1904 um grande incêndio destruiu a região e novas construções foram erguidas, com estilos arquitetônicos diferentes.
Uma das áreas mais preservadas que você encontrará é o Distillery District. Ele é composto por 47 prédios da Gooderham & Worts Distillery, que datam da década de 1860.
Alguns empresários se uniram e reformaram os prédios de tijolo à vista, tornando o local cheio de restaurantes, lojas e galerias de arte e organizando eventos ao longo do ano, tanto festivais de verão quanto uma vila de Natal.
Apesar do Distillery District ser super turístico e ter restaurantes caros, é um lugar fotogênico e único na cidade.
Na mesma região está localizado o St. Lawrence Market, o mercado público mais charmoso e turístico de Toronto.
O St. Lawrence Market tem mais de 200 anos de história! Você perceberá que a estrutura do prédio principal é antiga (porém, preservada), mesmo com as reformas que continuamente vem sendo feitas.
Na parte mais antiga do mercado, chamada de St. Lawrence Market North, há as tradicionais lojas de maple syrup, souvenirs, além de frutas, peixes, carnes, comidas prontas de várias culturas, doces e pães.
Essa área costuma ficar cheia, tanto de moradores quanto de turistas, porque há estandes para ambos.
Cruze a rua The Esplanade para visitar o St. Lawrence Market South. Em muitos finais de semana, há mercado vintage e outros estandes diferenciados.
O Distillery District e o St. Lawrence Market são as atrações históricas mais importantes de Old Town. Porém, recomendamos que você dê uma parada na Cathedral Church of St. James, que tem o St. James Park ao lado.
A Catedral de St. James foi inaugurada em 1856 e possui o exuberante estilo Neo-Gótico, tendo uma torre pontiaguda que se destaca em Old Town.
Aos domingos, ela fica aberta o dia inteiro, inclusive com missa. Se você tiver a oportunidade, visite o interior da Catedral e observe os vitrais e o órgão.
No evento Doors Open Toronto, nós tivemos a oportunidade de ouvir o órgão. Esse evento acontece no final do mês de maio e permite a entrada em vários prédios antigos da cidade.
A partir da Cathedral Church of St. James você pode pegar o streetcar (VLT) 504 para ir à CN Tower. Pare no ponto King St. West com John St. West Side.
CN Tower e Harbourfront
Saindo do streetcar, você estará na região chamada de Entertainment District, onde ficam importantes teatros e cinemas, como os teatros Princess of Wales e Royal Alexandra e a casa de espetáculos Roy Thompson Hall.
Além disso, a sede do TIFF fica naquela região, onde acontece o Festival Internacional de Cinema de Toronto no começo de setembro.
Caminhando pela John Street você chegará a CN Tower, o símbolo de Toronto desde a década de 1970.
Nós temos um post sobre a CN Tower, porém no roteiro de 1 dia em Toronto, não há tempo suficiente para ir ao deck de observação, ainda mais no verão.
Se você vier para Toronto fora do verão, pode ser possível subir a CN Tower, porém no verão as filas são enormes, mesmo comprando o ingresso com horário marcado.
Para mim, o mais bonito é ver a CN Tower dominando o skyline de Toronto de vários pontos da cidade, por isso recomendamos uma caminhada pelo Harbourfront para ter algumas dessas vistas.
É claro que você notará que há outras atrações perto da Torre, como o Ripley’s Aquarium e o Rogers Centre (casa do time de beisebol, Blue Jays). Ambas demandam tempo.
Eu recomendo uma caminhada pelo Harbourfront, nas proximidades da CN Tower. Primeiro, você verá o pequeno Museu Ferroviário, mas siga ao Lago Ontário.
Há alguns parques no Harbourfront de Downtown. São áreas urbanizadas e procuradas pelos turistas para fazer um lanche e tirar fotos.
A área á beira do Lago que mais gosto não fica em Downtown, mas sim em outros bairros, como perto do High Park e no Tommy Thompson Park, além das Toronto Islands.
Visitando Downtown você verá as Toronto Islands no horizonte. Atualmente, elas são um parque público com praias, mata, animais e até um parque de diversão. Porém, é preciso ficar por lá pelo menos metade de um dia para aproveitá-las.
Depois de ver a CN Tower de pertinho, você pode pegar um uber (mais fácil do que usar o transporte público nesse caso) e ir a outro símbolo da cidade, a Nathan Phillips Square, a praça que fica na frente da prefeitura.
O prédio atual da prefeitura tem o estilo brutalista/modernista inconfundível e na Nathan Phillips Square fica o letreiro de Toronto, além de um espelho d’água que vira pista de patinação no inverno.
Eu acho mais interessante dar uma passadinha na Nathan Phillips Square e tirar uma foto lá do que ir à Yonge-Dundas Square, que algumas pessoas acham parecida com a Times Square, mas eu acho que elas não têm nada a ver.
A partir da Nathan Phillips Square você pode pegar o metrô para visitar o histórico Queen’s Park.
Queen’s Park
O Queen’s Park é um parque do século XIX, localizado em uma área nobre de Toronto, entre Downtown e Yorkville.
Lá fica uma das construções mais bonitas da cidade, o Ontario Legislative Building, inaugurado em 1893 e que faz parte do governo provincial.
Na mesma região fica o Trinity College, uma das faculdades da Universidade de Toronto.
Além da beleza das construções antigas do Trinity College, vale a pena passear pelo Philosopher’s Walk, um caminho arborizado que te levará ao museu mais importante do Canadá, o ROM.
O Royal Ontario Museum (ROM) impressiona pela fachada futurista e pela coleção gigantesca. Você pode até entrar no prédio, que às vezes possui exposições temporárias gratuitas no térreo. Porém, para visitá-lo é essencial ter muitas horas disponíveis.
Por isso, recomendamos apenas caminhar pela região e de lá pegar o metrô para ir ao High Park, uma das áreas verdes mais bonitas de Toronto.
High Park
No nosso roteiro de 1 dia em Toronto, você visitará o High Park do meio para o final da tarde e, provavelmente, você já estará cansado.
Por isso, vale a pena ir direto para os Hillside Gardens, uma colina com gramados, árvores e muitos esquilos, além de vistas para o pequeno lago Grenadier.
Há também um trenzinho que percorre os principais destaques do parque em 30 minutos, dando um descanso para as pernas, até porque o High Park é cheio de colinas.
Saiba mais destaques do High Park no nosso post especial.
Normalmente, quando vamos ao High Park, nós gostamos de continuar o passeio até a Sunnyside Beach à beira do Lago Ontário.
Porém, para os turistas recomendamos ir até o ponto do streetcar chamado de High Park Loop e pegar o streetcar 506 que leva para a College Street, uma rua cheia de restaurantes na Little Italy.
Lá você encontrará uma grande variedade de restaurantes para jantar, não apenas italianos, e não estará distante de Downtown, onde provavelmente seu hotel está localizado.
Outra rua com muitos restaurantes é a Queen Street West, uma rua antiga da cidade que se transforma durante à noite por causa dos bares e restaurantes da moda.
Mapa com as atrações do roteiro de 1 dia em Toronto
Confira no mapa a localização das atrações de Toronto que mencionamos ao longo deste artigo. Clique no botão com seta para acessar a legenda do mapa.
Esperamos que nossa sugestão de roteiro de 1 dia em Toronto seja útil para você montar seu próprio roteiro! Leia também outros artigos de viagem sobre Toronto!
Boa viagem, viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |