Menu
Europa

Quando Viajar para Marselha, França? Melhor Época na Provença

Atualizado em: 17 de setembro de 2020

Tanto a Provença quanto a Riviera Francesa possuem climas excelentes para fazer turismo, porque são as áreas mais ao Sul da França. Essas regiões costumam ter 300 dias de sol por ano, sejam dias quentes ou frios. Como Marselha é a porta de entrada, é essencial saber quando viajar para Marselha.

Normalmente, quem vai conhecer as atrações turísticas de Marselha também visita Aix-en-Provence e continua a viagem para Nice e até para Mônaco.

Todas essas cidades têm climas semelhantes. Porém, há minúcias sobre quando viajar à Provença e Riviera Francesa na melhor época do ano.

Quando viajar para Marselha e outras cidades da Provença e Riviera Francesa?

Quando viajar para Marselha e outras cidades da Provença e Riviera Francesa?
Avignon em meados do mês de abril

A melhor época do ano para viajar a Marselha, às cidades da Provença e da Riviera Francesa é durante a primavera e o outono, as chamadas estações intermediárias.

Na primavera, a temperatura máxima fica em torno dos 20°C, com bastante sol e chances de um friozinho à noite e pela manhã nos meses mais próximos ao inverno, como março e abril.

Já o outono costuma ser um pouco mais frio do que a primavera, mas nada que assuste. Porém, quanto mais perto do inverno, mais o clima da Provença fica frio e com chance de chuva.

Vale mencionar que mesmo nos meses mais chuvosos (de setembro até fevereiro), a quantidade de chuva é pequena, inferior a 90 mm de precipitação, com alguns meses na casa dos 50 mm.

Portanto, saiba que a chuva não é um problema para sua viagem à Provença e Riviera Francesa. Mais relevante é escolher meses com clima ameno (sem ser quente demais) e fugindo da altíssima temporada.

Recomendamos que você evite os meses de junho, julho e agosto, porque o Sul da França fica lotado de parisienses e turistas estrangeiros.

Nesses meses, as diárias dos hotéis ficam ainda mais caras do que já são normalmente e as cidades mais famosas, como Aix-en-Provence e Nice, costumam chegar na lotação máxima.

Qual é a época para ver lavandas na Provença?

Só que o verão tem vários atrativos aos viajantes, como os festivais, os dias longos, a possibilidade de curtir o mar e a floração das lavandas e girassóis.

Se você tem o sonho de viajar à Provença na época das lavandas (no final de junho, mas principalmente em julho), nossa recomendação é montar um roteiro de viagem hospedando-se em cidades pequenas e visitando locais menos conhecidos.

É claro que é fundamental reservar o hotel com antecedência, assim como o carro alugado na Provença.

E o inverno em Marselha, na Provença e Riviera Francesa?

E o inverno em Marselha, na Provença e Riviera Francesa?
Ilhas Frioul em Marselha em meados de abril

Mesmo durante o inverno, Marselha não é fria demais, com média máxima próxima aos 10°C.

O problema é que no inverno você não poderá aproveitar as praias do sul da França, como o Parque Nacional dos Calanques, nem verá paisagens floridas e com natureza mais exuberante.

Além disso, no inverno as vilas provençais mais isoladas costumam ficar vazias e muitos hotéis podem estar fechados, mas sempre há opções econômicas nos meses mais frios.

Já na Riviera Francesa, as cidades maiores têm vida própria, como é o caso de Nice e Mônaco.

Por isso, recomendamos o inverno quando você quer turistar apenas pelas cidades maiores, como Marselha, Aix-en-Provence, Arles, Avignon e outras.

Resumindo: se você puder, viaje para a Provença e Riviera Francesa de abril até maio e de setembro até novembro.

Nós conhecemos essas regiões de meados de abril até o começo de maio e pegamos dias bons (alguns mais nublados), porém sem lotação de turistas.

Esperamos que as dicas sobre quando viajar para Marselha, Provença e Riviera Francesa te ajudem! Leia também nosso artigo sobre onde se hospedar em Aix-en-Provence, inclusive em hotéis econômicos!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.