A Croácia é um dos mais países europeus mais bonitos que já visitei. Cidades milenares, praias incríveis e parques nacionais impressionantes são alguns dos atrativos do diversificado turismo na Croácia. Antes de visitar o país, é importante saber quando viajar à Croácia, seja em termos de clima ou de lotação!
No post de hoje, vamos mostrar qual a melhor época do ano para viajar à Croácia e dar dicas para escolher quando ir à Croácia de acordo com o seu perfil de viajante, orçamento e muito mais!
Confira também o episódio especial sobre a Croácia no Papo Viagem Podcast!
Quando viajar à Croácia
Primeiramente, se você observar o mapa da Croácia, vai perceber que o país possui um litoral grande, comparado ao dos demais países dos Bálcãs e do restante da Europa.
Além disso, o território croata adentra ao centro da região. Dessa forma, há dois tipos de clima na Croácia: o mediterrâneo, na costa, e o continental, nas áreas afastadas do litoral.
Nas cidades croatas do interior, os verões costumam ser muito quentes e os invernos muito frios, ou seja, há uma grande amplitude anual e também diária de temperaturas.
O frio mais intenso acontece entre dezembro e fevereiro, enquanto o calorão se dá, principalmente, em julho e agosto. É difícil visitar o interior da Croácia no inverno em função da neve.
Contudo, a maioria dos viajantes vai a Croácia para conhecer o litoral, visitando apenas Zagreb na região mais continental.
No litoral, os meses de julho e agosto são os mais movimentados, porque é o período de férias escolares, férias coletivas e o auge do verão na Europa.
Assim, as cidades litorâneas da Croácia ficam cheias (há muitos cruzeiros gigantescos), os preços das hospedagens chegam a dobrar e o calor é bastante forte (é forte mesmo, acredite!). Portanto, quando viajar à Croácia não deve incluir julho e agosto. Evite esses meses!
Nós recomendamos visitar o litoral da Croácia entre abril e junho e depois de agosto, principalmente em setembro.
Nesses meses, a temperatura é boa, os preços são mais baixos e a lotação é bem menor, o que propicia uma experiência mais interessante, ainda mais quando se quer conhecer as cidades históricas e os parques nacionais.
Caso você não se interesse pelas praias, pode conhecer o litoral da Croácia nas proximidades do inverno e pegar ótimas promoções nas hospedagens, mas no interior do país neva bastante e, talvez, não seja muito adequado conhecê-lo no inverno.
Veja também nossa indicação de um excelente livro-guia sobre o melhor do turismo na Croácia!
As dicas sobre quando viajar à Croácia te ajudaram? Então, confira nossos demais posts sobre a Croácia aqui!
Boa viagem, Viajante!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
![]() | RESERVA DE HOTÉISUtilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
![]() | CHECAR LOCALIZAÇÃOEncontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
![]() | SELETOR DE HOTÉISO Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
![]() | ALUGUEL DE CARROSO Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
![]() | SEGURO VIAGEMTá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto. |
![]() | GUIA DE VIAGEMO Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
Olá. Obrigado pelas informações. Me tira uma dúvida. Meu roteiro, à princípio é RIO – Zagreb, vamos para Dubrovnik de avião, de lá pegamos um carro para Montenegro. De Montenegro, voltamos pra Dubrovnik, voltamos a Zagreb e de lá para Portugal. Você já foi a Montenegro? Quanto tempo você sugere ficar em cada lugar (Zagreb e Dubrovnik)?
Obrigado
Olá, Guilherme. Já fomos a Montenegro, especificamente Budva e Kotor, que são as que mais valem a pena. Tem posts no site sobre elas. Dubrovnik pode variar entre 2 ou 3 dias inteiros, dependendo se você quer conhecer ilhas próximas e ir à praia. Já para Zagreb, 2 dias inteiros são suficientes. É claro que isso varia de acordo com seu ritmo de viagem e, principalmente, com os pontos turísticos que você quer conhecer.