Menu
Europa

Quando Viajar à Croácia? Dubrovnik, Hvar e Mais

A Croácia é um dos mais países mais bonitos da Europa, com cidades históricas, ótimas praias e muita natureza. Mas quando viajar à Croácia, qual é a melhor época para visitar Dubrovnik e outras cidades?

É importante decidir corretamente quando ir à Croácia, porque o país é muito procurado pelo europeus e está caindo nas graças dos brasileiros.

No post de hoje, vamos mostrar qual a melhor época do ano para viajar à Croácia e dar dicas específicas para as cidades mais visitadas, que provavelmente estarão no seu roteiro!

Depois de ler este post, confira também nossos demais artigos sobre Dubrovnik, Hvar, Split, Zadar e Zagreb!


Quando viajar à Croácia: Zagreb, Dubrovnik, Split, Hvar e Zadar

Quando Viajar à Croácia? Dubrovnik, Hvar e Mais
Cidade de Hvar na ilha de Hvar

Primeiramente, se você observar o mapa da Croácia, vai perceber que o país possui um litoral grande, comparado ao dos demais países dos Bálcãs e do restante da Europa.

Além disso, o território croata adentra ao centro da região. Dessa forma, há dois tipos de clima na Croácia: o mediterrâneo, na costa, e o continental, nas áreas afastadas do litoral.


Quando ir a Zagreb, na Croácia?

Quando Viajar à Croácia? Dubrovnik, Hvar e Mais
Parque Lenuci em Zagreb na primavera

Nas cidades croatas do interior, como em Zagreb, os verões costumam ser muito quentes e os invernos muito frios. Há uma grande amplitude anual e também diária de temperaturas.

Os meses mais frios vão de novembro até março, chegando a nevar, com a maioria dos meses com temperaturas perto de zero.

Julho e agosto são os meses mais quentes do ano, com temperaturas na casa dos 30°C. Final de maio, junho e setembro são meses mais adequados para quem deseja temperaturas quentes, mas sem exagero.

Os demais meses (abril, maio e outubro) não são quentes. Para um brasileiro, o clima é com um friozinho gostoso entre 10 e 20°C.

A chuva em Zagreb é mais significante do final de maio até setembro, por causa do calor, mas não chega a passar dos 100 mm por mês. Com o frio, a quantidade de chuva diminui, mas não fica seco demais.

Saiba que a quantidade de dias com chuva não varia muito durante o ano, apenas com o calor, as chuvas são mais fortes, chuvas de verão.


Quando viajar para Dubrovnik, Hvar, Split e Zadar?

Quando Viajar à Croácia? Dubrovnik, Hvar e Mais
Centro Histórico de Dubrovnik

A maioria dos viajantes vai à Croácia para conhecer o litoral, com destaque para a famosa cidade de Dubrovnik.

Tanto Dubrovnik, quanto a Ilha de Hvar, Split e Zadar possuem clima mediterrâneo, bem diferente de Zagreb.

Os meses de julho e agosto são os mais movimentados e os mais quentes, porque é o período de férias escolares, férias coletivas e o auge do verão na Europa.

As cidades mais famosas, como Dubrovnik, Hvar e Split, ficam muito lotadas. Os preços das hospedagens chegam a dobrar e o calor é bastante forte.

No caso de Dubrovnik, ainda há os gigantescos cruzeiros que abarrotam o Centro Histórico com turistas, principalmente em julho e agosto.

Portanto, quando viajar à Croácia não deve incluir julho e agosto. Evite esses meses se você quer economizar e aproveitar bem o litoral sem perrengues.

Nós recomendamos visitar o litoral da Croácia entre maio e junho e depois de agosto, principalmente em setembro e começo de outubro.

Nesses meses, a temperatura é boa, os preços são mais baixos e a lotação é bem menor, o que propicia uma experiência mais interessante, ainda mais quando se quer conhecer as cidades históricas e os parques nacionais.

Vale dizer que no outono, a tendência dos preços das hospedagens é cair. Já na primavera (maio e junho), a tendência dos preços é de alta. Então, o outono é uma ótima época para economizar.

Zadar é um pouco diferente das demais cidades, por ser menos conhecida pelos turistas estrangeiros, mas normalmente quem vai a Zadar também vai a Dubrovnik.

Em relação às chuvas, vale mencionar que o inverno é a época que mais chove no litoral. Então, escolhendo entre maio, junho, setembro ou começo de outubro, a chuva não será um grande problema na sua viagem à Croácia.

Esperamos que as dicas sobre quando viajar à Croácia tenham sido úteis! Saiba também o que fazer em Hvar e o que fazer em Dubrovnik!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

2 Comments

  • guilherme
    29 de novembro de 2018 at 8:24 pm

    Olá. Obrigado pelas informações. Me tira uma dúvida. Meu roteiro, à princípio é RIO – Zagreb, vamos para Dubrovnik de avião, de lá pegamos um carro para Montenegro. De Montenegro, voltamos pra Dubrovnik, voltamos a Zagreb e de lá para Portugal. Você já foi a Montenegro? Quanto tempo você sugere ficar em cada lugar (Zagreb e Dubrovnik)?
    Obrigado

    Reply
    • Jade
      3 de dezembro de 2018 at 8:12 pm

      Olá, Guilherme. Já fomos a Montenegro, especificamente Budva e Kotor, que são as que mais valem a pena. Tem posts no site sobre elas. Dubrovnik pode variar entre 2 ou 3 dias inteiros, dependendo se você quer conhecer ilhas próximas e ir à praia. Já para Zagreb, 2 dias inteiros são suficientes. É claro que isso varia de acordo com seu ritmo de viagem e, principalmente, com os pontos turísticos que você quer conhecer.

      Reply

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido.