Menu
Brasil

Quando ir a Natal? Clima e melhor época no Rio Grande do Norte

Atualizado em: 7 de setembro de 2021

Natal é um dos destinos mais procurados no Nordeste brasileiro, sendo uma cidade com ótimos passeios e culinária deliciosa. Saber quando ir a Natal na melhor época do ano é essencial para o planejamento das férias.

Nós acreditamos valer a pena visitar o Rio Grande do Norte em um mês com poucas chuvas porque há muitas atrações e passeios ao ar livre, locais que exigem tempo bom para serem bem aproveitados.

Leia também nosso artigo completão sobre onde ficar em Natal nas hospedagens que mais valem a pena!

Quando ir a Natal, RN? Melhor época para viajar a Natal

Morro do Careca. Fonte: Wikimedia
Morro do Careca. Fonte: Wikimedia

A melhor época para viajar a Natal inclui os meses mais secos, que vão de setembro até fevereiro. É um período longo! Nesses meses chove muito pouco, o que garante aproveitar mais as praias e os passeios.

Além disso, agosto é um mês intermediário, com menos de 150 mm de chuva no mês inteiro. Já em março chove um pouco mais, perto de 200 mm. Porém, esses dois meses são períodos de transição entre as estações seca e chuvosa.

Portanto, os meses mais chuvosos se estendem de abril a julho, sendo que junho é o mês que mais chove em Natal, aproximadamente 350 mm. Na nossa opinião, esses são os meses sobre quando não ir a Natal.

Quando ir a Natal, RN? Melhor época para viajar a Natal

Em termos de temperatura, espere calor e umidade durante o ano todo, sendo que os meses mais secos são os mais quentes, variando entre 22°C e 31°C.

Nos demais meses, a temperatura não oscila muito, sendo comum a temperatura máxima de 28°C ou 29°C e a mínima de 21°C ou 22°C.

Como a temperatura varia pouco ao longo do ano, quando ir a Natal deve levar em conta as chuvas. Nós recomendamos os meses de setembro até fevereiro, sendo que final de agosto também é interessante, assim como o começo de março.

Como Natal é muito procurada durante o verão, para não pagar preços altos nos hotéis, nós costumamos evitar a última quinzena de dezembro e o Carnaval, assim como feriadões. Janeiro também é um mês de grande procura.

Mas ainda sobram os ótimos meses da primavera, que são realmente secos e com menos visitantes do que no verão.

Quando ir a Natal, RN? Melhor época para viajar a Natal

Além das chuvas, quando ir a Natal também inclui a questão das marés. Como o Rio Grande Norte possui passeios para piscinas naturais, como as de Maracajaú, e as praias ficam melhores para nadar na maré baixa, se for possível, marque as férias incluindo a lua cheia ou a lua nova.

Nessas luas, ocorre uma grande variação nas marés, o que faz surgirem piscinas naturais na maré baixa.

Por isso, analise as tábuas de maré da Marinha. Basta procurar por estado e depois pelo porto mais próximo ao seu destino, que no caso do Rio Grande do Norte é o Porto de Natal – Capitania dos Portos do RN o mais próximo à capital.

Há 4 horários para cada dia. Dois deles são referentes à maré baixa e os outros dois à maré alta. O melhor é fazer os passeios para as piscinas naturais quando a maré estiver inferior a 0,5. Quanto mais perto de 0,0 melhor, porque a maré estará bem baixa.

É claro que precisa coincidir a maré inferior ou igual a 0,5 e esse fato acontecer durante o dia.

Esperamos que as dicas sobre quando ir a Natal na melhor época do tenham sido úteis para planejar suas férias! Confira também os artigos sobre onde ficar em Natal e sobre onde comer em Natal!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.