Toledo, na Espanha, é uma cidade cheia de história, com muitos monumentos e atrações diferentes. Três religiões marcaram Toledo profundamente: o islamismo, o judaísmo e o cristianismo. Cada religião pode ser vista nos principais pontos turísticos de Toledo e, muitas vezes, elas se misturam.
No post de hoje, nós selecionamos as melhores atrações de Toledo, que podem ser vistas em um dia ou dois, dependendo dos seus interesses e tempo disponível!
Caso você pretenda dormir na cidade, veja também nossas sugestões sobre onde ficar em Toledo.
Primeiro, mostramos 14 atrações turísticas, com todas informações essenciais, depois há um mapa com a localização desses locais. Na última seção, você confere nossa opinião sobre o que fazer em Toledo em 1 ou 2 dias.
O que fazer em Toledo, Espanha? 14 Pontos turísticos de Toledo
Catedral Primada de Toledo
A Catedral de Santa Maria de Toledo, conhecida como Catedral Primada, é a principal atração turística de Toledo, sendo uma grandiosa catedral gótica, uma das mais impressionantes que você verá na vida.
A história da Catedral Primada é complexa e longa. Havia em seu local uma igreja do século VI, que se tornou uma mesquita. A Catedral Primada, como a conhecemos hoje, teve sua construção iniciada no século XIII, mas foi concluída dois séculos depois.
Há muitas obras de arte e um conjunto de museus dentro da Catedral Primada. Por isso, reserve pelo menos uma hora e chegue cedo para aproveitá-la com calma e com menos visitantes.
Entre as obras de arte, El Transparente (altar barroco obra de Narciso Tomé) é grandioso, cheio de detalhes com muito dourado. O coro é outro destaque, assim como as capelas, a sacristia e o tesouro, assim como as centenas de vitrais.
Saiba que há audioguia incluso no ingresso, mas caso você prefira uma visita com guia credenciado, uma das melhores é a excursão a Toledo com 8 monumentos. Há também a opção com guia particular, porém é mais caro e não inclui as entradas nos monumentos.
Informações práticas – End: Calle Cardenal Cisneros. Aberta todos os dias das 10h às 18h (segunda a sábado) e das 14h às 18h (domingos e feriados). O ingresso custa 12,50 euros e já inclui o audioguia. Site oficial da Catedral Primada de Toledo.
Alcázar de Toledo
O prédio que mais se destaca em Toledo é o Alcázar, que significa fortaleza em árabe. O Alcázar já foi utilizado como uma forma de proteção, como castelo e, atualmente, abriga o Museu do Exército e a Biblioteca Regional de Castilla-La Mancha.
Ele está localizado na colina mais alta da cidade, com 548 metros, e por isso tem belas vistas da cidade. Contudo, saiba que muito da sua originalidade se perdeu na Guerra Civil Espanhola, quando foi bastante danificado.
Como o Alcázar de Toledo é monumental, visitá-lo requer tempo. Então, só vale a pena para quem se interessa pelo Museu do Exército. De qualquer forma, essa construção é muito histórica e realmente gigantesca.
Informações práticas – End: Calle Unión. Fechado as segundas-feiras, nos demais dias funciona das 10h às 17h. Ingresso adulto 5 euros, sendo grátis aos domingos. Site oficial do Museu do Exército no Alcázar.
Mosteiro de San Juan de Los Reyes
O Mosteiro de San Juan de Los Reyes está intimamente relacionado aos Rei Católicos, que tinham o objetivo de serem sepultados nessa construção franciscana.
As obras estavam praticamente finalizadas em 1492, sendo um dos melhores exemplo do estilo gótico. Esse mosteiro é um dos principais pontos turísticos de Toledo, porque sua beleza é realmente muito grande.
O que mais chama a atenção é o claustro super fotogênico, um tipo de jardim com detalhes da arquitetura moura, tão presente em construções antigas. A Igreja em si é bastante sóbria, com bastante presença da cor branca e um teto muito bonito.
Informações práticas – End: Calle de los Reyes Católicos. Aberto todos os dias a partir das 10h, fechando entre 17h45min e 18h45min., dependendo do mês. Ticket adulto 2,80 euros. Site oficial do Mosteiro de San Juan de los Reyes.
Porta e Ponte de Alcântara
A entrada mais charmosa de Toledo é pela Ponte de Alcântara, com a porta de mesmo nome.
A Ponte de Alcântara é uma construção da época romana, mas que foi reconstruída algumas vezes. Atualmente, passam apenas pedestres por ela.
A partir da Ponte de Alcântara você pode tirar belas fotos do Rio Tejo.
Caso você tenha tempo, vale a pena conhecer também a Ponte San Martin, do outro lado do centro histórico de Toledo.
Mirador del Valle
Sabe aquela foto icônica de Toledo? Ela é tirada a partir do Mirador del Valle, localizado do outro lado do Rio Tejo, entre as pontes de Alcântara e San Martín.
Para visitar o Mirador del Valle, o melhor é pedir um táxi na Estação de Trem, trajeto que leve apenas 5 minutos.
Em grupo, vale mais a pena ainda, já que os taxistas costumam cobrar 20 pesos até o mirante, porém na volta já deixam os turistas na Plaza Zocodover, no coração do Centro Histórico.
Para caminhar é cansativo demais, porque são mais de 2 km apenas em um sentido. Há também a opção de usar o Trem Turístico ou o Ônibus Hop-On Hop-Off, sendo que no último estão inclusas entradas para algumas atrações.
Se você for dormir em Toledo (e provavelmente está com carro alugado), é essencial ir ao Mirador del Valle durante o dia e também à noite, quando as luzes deixam a vista super charmosa.
Museu del Queso Manchego Toledo – MQM
O Museu del Queso Manchego é um dos pontos turísticos de Toledo mais diferentes, porém que traz aos visitantes conhecimentos e sabores típicos da região da Mancha, como foco no queijo manchego, assim como vinhos locais.
É gratuita a visita ao museu que apresenta a história e a forma de preparação desse queijo, apenas a degustação é paga (4 euros por pessoa).
Saiba que o verdadeiro queijo manchego só pode ser feito na região da Mancha, inclusive em Toledo. Esse queijo tem denominação de origem protegida por lei.
Os turistas têm elogiado bastante a qualidade do museu e da degustação. Além disso, há uma loja com produtos de qualidade e não são caros.
Museu de Santa Cruz
O Museu de Santa Cruz é um ponto turístico de Toledo pouco conhecido pelos visitantes, tanto estrangeiros quanto espanhóis.
Em uma construção do século XVI (antigo hospital), o Museu de Santa Cruz tem uma coleção variada de obras relacionadas à história de Toledo.
O Museu de Santa Cruz é dividido em 3 seções: arqueologia, artes finas e artes industriais. Sua parte arqueológica se foca nos períodos romanos, visigodos, mouros e na arte mudéjar.
Há uma excelente coleção de pinturas dos séculos XVI e XVII, provenientes de Toledo, inclusive de El Greco e pintores locais.
A arte feita pelos habitantes também é apresentada com obras de cerâmica, vidro e trabalhos em metal.
Esse museu não é grande, mas rende uma boa visita e costuma ser menos cheio em comparação ao Museu El Greco. Além disso, a própria construção encanta, principalmente o claustro.
Informações práticas – End: Miguel de Cervantes. Aberto todos os dias. Horários: das 9h30min. às 18h30min. (segunda a sábado), das 10h às 14h (domingo). Ticket adulto 4 euros, sendo gratuito aos domingos. Para mais informações, acesse o site oficial.
Museu de El Greco em Toledo
O Museu de El Greco se dedica as obras de El Grego, Doménikos Theotokópoulos, um importante pintor grego que fez sua carreira na Espanha, morando em Toledo.
Assim, a intenção do museu é divulgar ainda mais as obras desse importante pintor do século XVII.
No Museu de El Greco, há também pinturas Luis Tristán, Murillo, Valdés Leal, entre outros. Além disso, nesse museu se reproduz como eram as casas de Toledo na época de El Greco.
Sem dúvida, um dos principais pontos turísticos de Toledo. Contudo, o Museu de Santa Cruz tem obras mais variadas e a construção onde está abrigado é mais interessante.
Informações práticas – End: Paseo del Tránsito. Fechado as segundas-feiras. Horários variam ao longo do ano. Ticket adulto 3 euros, sendo que sábado depois das 14:00 e domingos a entrada é gratuita. Para mais informações, acesse o site oficial do Museu de El Greco.
Igreja dos Jesuítas
A Igreja dos Jesuítas, também chamada de Igreja de San Ildefonso, foi construída entre 1629 e 1765, na época mais conservadora da Espanha.
A fachada da igreja é bastante simples, com duas torres retangulares. O interior é todo branco, com pinturas atrás do altar. Há várias obras com estilo barroco, contrastando o dourado com o branco das paredes.
Contudo, o principal destaque é a vista a partir das torres, uma das mais bonitas de Toledo.
Informações práticas – End: Plaza Padre Juan de Mariana. Fechada as terças e quartas-feiras. Abre das 10h às 14h e das 15h às 18h45min. Ingresso adulto 3 euros. Para mais informações, acesse o site.
Sinagoga del Tránsito e Museu Sefardita
A Sinagoga del Tránsito é o nome popular da Sinagoga Samuel ha-Leví, um dos mais importantes monumentos dos judeus espanhóis. Seu estilo é mudéjar, ou seja, dos muçulmanos que dominaram a Península Ibérica.
A mistura religiosa em Toledo já foi muito grande e interessante, refletindo-se nas construções antigas.
A Sinagoga foi construída entre os anos 1357 e 1363. No final do século XV, quando os judeus começaram a ser perseguidos pela Inquisição, a sinagoga foi utilizada como igreja.
Muitas pessoas estranham o fato da sinagoga ser vazia, mas aproveite para se focar nos detalhes das paredes, muito interessantes, e no Museu Sefardita, bastante elogiado.
Informações práticas – End: Calle Samuel Leví. Fechado as segundas. Horários no site oficial. Ingresso adulto custa 3 euros, porém é de graça sábado a partir das 14:00 e domingo o dia inteiro. Mais informações no site oficial do Museu Sefardita.
Sinagoga Santa Maria La Blanca
O nome da Sinagoga Santa Maria La Blanca é um exemplo da mescla entre as religiões que ocorreu em Toledo, sendo uma atração diferente.
Sua construção data de 1180 e era o principal templo judaico da cidade. Porém, os arquitetos que a construíram eram de origem muçulmana, por isso a sinagoga possui elementos típicos das mesquitas.
Em 1405, a Sinagoga Santa Maria La Blanca foi convertida em uma igreja. Atualmente, é uma sinagoga, apesar de ser utilizada apenas como museu. Seu grande destaque são as colunas e as pinturas, porém é um local simples, ideal para uma visita rápida.
Informações práticas – End: Calle de los Reyes Católicos. Fechado as terças e quartas-feiras. Horários no site oficial. Ingresso adulto 3 euros.
Igreja de São Tomé
A Igreja de São Tomé é um dos pontos turísticos de Toledo ligados ao pintor El Greco. Ela é conhecida por abrigar a obra O Enterro do Conde de Orgaz, de El Greco.
Essa pintura é a obra mais conhecida desse pintor e, por isso, a Igreja de São Tomé é uma opção de visita para quem se interessa por esse artista.
Vale destacar que, anteriormente, a Igreja de São Tomé era uma mesquita, inclusive o antigo minarete foi transformado em uma torre campanária em estilo mudéjar.
Informações práticas – End: Plaza del Conde. Aberta todos os dias a partir das 10h, porém com fechamento variável ao longo do ano. Ticket adulto 3 euros. Para mais informações, acesse o site oficial.
Igreja do Salvador
A pequena Igreja do Salvador pode não ser um dos pontos turísticos de Toledo mais visitados, mas é um dos templos religiosos com mais história, apesar de sua simplicidade.
Sobre ruínas romanas e pilastras da época dos visigodos, no século X foi construída uma mesquita. Poucos séculos depois, a mesquita foi transformada na Igreja do Salvador, com influência de diversos povos.
Informações práticas – End: Plaza el Salvador. Aberta de quinta a segunda das 10h às 14h e das 15h às 18h30min. Ingresso adulto 3 euros. Mais informações no site.
Mesquita Cristo de la Luz
A Mesquita Cristo de la Luz é a mesquita mais conservada de Toledo e tem mais de mil anos de história. No século XII, a Mesquita Cristo de la luz foi transformada em uma capela cristã.
A fachada simples está preservada e dentro do edifício há vestígios da época da capela, como afrescos.
Porém, a Mesquita Cristo de la Luz é uma construção simples e não possui exposição ou um pequeno museu.
Informações práticas – End: Calle Cristo de la Luz. Aberta de quinta a segunda das 10h às 14h e das 15h às 18h30min. Ticket adulto 3 euros. Para mais informações, acesse o site.
Mapa de Toledo, Espanha, com atrações
Clique no “botão com seta”, na parte superior, para acessar a legenda do mapa.
O que fazer em Toledo em 1 e 2 dias? Roteiro de 1 e 2 dias em Toledo
Como você notou ao longo deste artigo, há muito o que visitar em Toledo em um 1 dia, por isso é preciso elencar as prioridades.
Se você puder, vá ao Mirador del Valle, seja antes ou depois de passear pelo Centro Histórico, porque a vista é sensacional.
Caso você não possa (porque está sem carro e não pode pagar um táxi), a visita à Igreja dos Jesuítas (San Ildefonso) já cumpre esse papel, porque a partir das torres as vistas também são fantásticas.
Nossa recomendação é conhecer a Catedral Primada e seus museus, atentando-se aos detalhes da decoração. Essa igreja é uma obra de arte.
Já o Alcázar é mais bonito por fora, então, fotografe-o bastante. Já a parte interna não agrada a todos, porque é o Museu Militar.
O Mosteiro de San Juan de Los Reyes é outro ponto turístico de Toledo que acreditamos valer a pena visitar, assim como a Sinagoga del Tránsito e o bom Museu Sefardita.
Se você chegar cedo, dá para visitar tudo que mencionamos nesta seção e ainda ir ao Museu de Santa Cruz, mais focado na arte de Toledo, mas que também possui pinturas de El Greco.
Lembre-se de fotografar a Ponte e a Porta de Alcântara, que formam um cenário perfeito com o Alcázar e as casas antigas.
Se você pretende visitar outras igrejas, sinagogas e mesquitas, recomendamos comprar o Pulseira Turística ao custo de 10 euros. Já explicamos sobre ela no artigo Toledo Card ou Pulseira Turística.
Para o roteiro de viagem a Toledo de 2 dia, vale super a pena adquirir a Pulseira Turística, porque você terá tempo para conhecer todas as atrações e ainda participar da degustação no Museu del Queso Manchego.
Se você prefere fazer os passeios em Toledo com excursão e guia, há boas opções, como:
- Excursão de 1 dia saindo de Madrid;
- Excursão a pé e passe turístico;
- Excursão monumentos de Toledo e Catedral.
Esperamos que as dicas de pontos turísticos de Toledo e roteiros tenham sido úteis! Saiba também onde se hospedar em Toledo nos hotéis e pousadas que valem a pena!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |