Pontos turísticos da Bolívia: turismo na Bolívia

Confira quais são os principais pontos turísticos da Bolívia para conhecer na sua próxima viagem para a Bolívia!

A Bolívia é um país com muitas belezas naturais impressionantes e com belas cidades históricas da época da colonização espanhola. Porém, mesmo com várias coisas para se fazer na Bolívia e mesmo sendo um país barato para viajar, o turismo na Bolívia ainda não é tão popular no Brasil. Portanto, esse post tem o objetivo de apresentar os principais pontos turísticos da Bolívia para quem deseja conhecer esse belo país!

Regiões da Bolívia

Regiões da Bolívia. Mapa: Ezilon

A primeira coisa que o viajante que deseja fazer uma viagem para a Bolívia deve se atentar é com relação à geografia do país. A Bolívia é dividida em três grandes regiões: Altiplano, Subandina e Planícies Tropicais.

O Altiplano – formado pelos departamentos de La Paz, Oruro e Potosí – está localizado na Cordilheira dos Andes e faz fronteira com Peru, Chile e Argentina.

Já a região Subandina – formada pelos departamentos de Cochabamba, Chuquisaca e Tarija – está localizada no meio do país, entre as duas outras regiões. Faz fronteira com a Argentina e o Paraguai.

As Planícies Tropicais (Llanos) – formadas pelos departamentos de Santa Cruz de la Sierra, Beni, Pando – estão situadas na parte mais oriental do país e são formadas pelo pantanal e pela floresta amazônica. Essa área faz fronteira com o Brasil (os estados brasileiros que fazem fronteira com a Bolívia são Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) e Paraguai. Ou seja, quem está em um desses quatro estados brasileiros pode até viajar de ônibus para a Bolívia!

Compreendida essa divisão da Bolívia? Então, os principais pontos de interesse Bolívia estão localizados nas 3 diferentes regiões, cada um com a sua particularidade. Nós vamos apresenta-los agora, na lista sobre o que fazer na Bolívia:

 

Principais pontos turísticos da Bolívia

 

1) Salar de Uyuni: principais pontos turísticos da Bolívia

Salar de Uyuni: principais pontos turísticos da Bolívia

Salar de Uyuni: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Wikimedia – luca-galuzzi

O Salar de Uyuni é um dos lugares turísticos na Bolívia mais impressionantes. Se você for fazer turismo na Bolívia, deve visitar o Salar!

Observe na foto esse gigantesco deserto de sal de 12 mil quilômetros que vira uma enorme piscina de salmoura durante a época de chuvas. O Salar de Uyuni fica entre a Cordilheira dos Andes e vários vulcões. Ali ficava um antigo lago pré-histórico que evaporou.

Espere encontrar muitos flamingos, viscachas (pequenos roedores) e belos lagos por lá. No meio do salar está a Isla del Pescado (Isla Incahuasi) com uma monte de cactos. Confira também a Laguna Colorada, Laguna Verde, o Vulcão Licancabur, Vulcão Uturuncu, Salar de Chalviri e até construções feitas de sal.

 

2) Lago Titicaca, Copacabana, Isla del Sol: principais pontos turísticos da Bolívia

Lago Tititicaca: principais pontos turísticos da Bolívia.

Lago Tititicaca: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Wikimedia – Thiago Cunha

No altiplano boliviano está localizado o lago navegável mais alto do Mundo, o Lago Tititaca. A área dele possui impressionantes 8.300 quilômetros quadrados, um dos maiores da América do Sul. O Lago Tititaca também está localizado no território peruano.

Esse foi um lago sagrado para os povos andinos (quéchuas, aimarás, uros, entre outros), tanto que são encontrados vestígios dessas civilizações nas ilhas artificiais flutuantes.

Uma das cidades localizadas a beira do Lago Titicaca é Copacabana, uma pequena cidade que inspirou o nome da praia carioca. Vale a pena conhece-la, bem como a Isla del Sol, onde ficava um santuário dos incas. Experimente também as deliciosas trutas.

 

3) La Paz: principais pontos turísticos da Bolívia

La Paz: principais pontos turísticos da Bolívia

La Paz: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Flickr – ru-boff

A capital administrativa da Bolívia está localizada em La Paz. Dos pontos turísticos de La Paz, destaca-se o teleférico, o mercado das bruxas (Mercado de las Brujas), a Plaza Murillo, a igreja de São Francisco, a Calle Jaén e a Calle Sagarnaga.

Vale também visitar o Valle de la Luna, a Estrada da Morte (Camino de la Muerte ou também chamado de Camino de las Yungas), e Tiwanaku, nas proximidades de La Paz. Mas quem busca fazer compras na Bolívia deve visitar mesmo é o Mercado de Las Brujas, que possui uma variedade de artesanato boliviano.

Valle de la Luna: principais pontos turísticos da Bolívia.

Valle de la Luna: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Flickr – imatty35

Estrada da morte: principais pontos turísticos da Bolívia.

Estrada da morte: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Flickr – imatty35

 

4) Tiwanaku / Tiahuanaco: principais pontos turísticos da Bolívia

Tiwanaku / Tiahuanaco: principais pontos turísticos da Bolívia

Tiwanaku / Tiahuanaco: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Tripadvisor

O principal sítio arqueológico da Bolívia está localizado bem próximo de La Paz. Lá você vai encontrar ruínas e artefatos da cultura Tiwanaku. Essa antiga cidade foi fundada em 200 a.C e chegou a ter uma população de 1,4 milhão de habitantes entre os anos 600 e 800 d.C. Ou seja, era a cidade mais importante do continente americano nessa época.

O sítio arqueológico de Tiwanaku tem como destaques a Porta do Sol, Porta da Lua, Templo de Kalasasaya, o templo semi-subterraneo e os museus. Vale dizer que Tiwanaku é patrimônio mundial pela UNESCO e com certeza um dos principais pontos turísticos da Bolívia e que deve estar no seu roteiro de viagem à Bolívia.

 

5) Sucre: principais pontos turísticos da Bolívia

Sucre: principais pontos turísticos da Bolívia

Sucre: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Flickr – travelart

Sucre é a capital constitucional da Bolívia e uma das cidades bolivianas com construções e ruas mais tradicionais ao estilo colonial europeu. É uma cidade linda, tranquila e segura. Aproveite para visitar mercados, observar o movimento na Plaza 25 de Mayo, conhecer o Castillo de La Glorieta, La Recoleta e até um parque cheio de dinossauros.

 

6) Santa Cruz de la Sierra: principais pontos turísticos da Bolívia

Santa Cruz de la Sierra: principais pontos turísticos da Bolívia

Santa Cruz de la Sierra: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Wikimedia

A maior cidade da Bolívia é Santa Cruz de la Sierra. Ela fica próxima do Brasil e recebe muitos voos até lá, já que seu aeroporto é o mais movimentado do país. Apesar disso, a cidade não é tão visitada pelos turistas, por causa da imagem de ser a cidade de negócios da Bolívia. Mas saiba que o turismo em Santa Cruz de la Sierra é uma combinação do novo e do antigo.

Dentre os principais pontos turísticos de Santa Cruz de la Sierra destaca-se a Basílica de San Lorenzo, o Biocentro Guembe Mariposario, a Plaza 24 de Septiembre, museus e a vida noturna. Além disso, a partir de Santa Cruz de la Sierra, você pode visitar o Parque Nacional Noel Kempff Mercado, o Parque Nacional Amboro e o Parque Nacional Kaa-Iya.

 

7) Parque Nacional Madidi: principais pontos turísticos da Bolívia

Parque Nacional Madidi: principais pontos turísticos da Bolívia

Parque Nacional Madidi: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Wikimedia

Uma das áreas mais protegidas da Bolívia, além de ser um lugar turístico do país, é o Parque Nacional Madidi. Vale a pena para quem deseja fazer turismo ecológico e aproveitar a biodiversidade da Floresta Amazônica.

 

8) Oruro e Carnaval de Oruro: principais pontos turísticos da Bolívia

Oruro e Carnaval de Oruro: principais pontos turísticos da Bolívia

Oruro e Carnaval de Oruro: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Wikimedia

Oruro é conhecida pelo seu famoso carnaval de rua que atrai milhares de pessoas. Com certeza esse evento é um dos pontos altos do turismo na Bolívia.

 

9) Potosí: principais pontos turísticos da Bolívia

Potosí: principais pontos turísticos da Bolívia

Potosí: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Flickr – mfoubister

Potosí é uma antiga cidade turística da Bolívia que chama atenção pelas visitas às suas antigas minas de prata, pela sua arquitetura colonial intacta, pelo Cerro Rico de Potosí e muito mais. Por causa da sua produção de prata, Potosí chegou a ser uma das cidades mais povoadas do Mundo em 1650. É a cidade localizada na maior altitude, 4.000 metros.

 

10) Cochabamba: principais pontos turísticos da Bolívia

Cochabamba: principais pontos turísticos da Bolívia

Cochabamba: principais pontos turísticos da Bolívia. Foto: Flickr – kiki-bolivien

A cidade de Cochabamba é a capital gastronômica da Bolívia. Vale a pena visita-la para experimentar as principais comidas típicas da Bolívia. A maioria dos pratos típicos mais conhecidos do país são de lá!

 

Esses foram os principais pontos turísticos da Bolívia! E você, já fez turismo na Bolívia?

Têm mais dicas de viagem sobre o que fazer na Bolívia? Que lugares quer conhecer?

Comente!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.