Primeira viagem de avião: dicas e o que fazer!

Confira dicas para sua primeira viagem de avião!

Primeira viagem de avião: dicas e o que fazer!

A primeira viagem de avião é um momento inesquecível. Sentir o decolar da aeronave, avistar sua cidade do alto e ver como são lindas as nuvens e o céu é um momento mágico. Mas surgem muitas dúvidas sobre como proceder nesse momento.

No post de hoje, eu vou mostrar de maneira simples as etapas para viajar de avião. A etapa de compra da passagem fica para outro post, mas podemos conversar nos comentários sobre outras dúvidas.

Venha viajar com o Guia do Nômade Digital e descobrir várias dicas sobre a primeira viagem de avião!

 

Bagagem

Primeira viagem de avião: dicas e o que fazer!

Alguns dias antes da sua viagem, faça uma lista de itens importantes para levar na bagagem de mão e na bagagem despachada. Verifique os itens proibidos na bagagem de mão, como objetos perfurantes. Confira o post com todas as dicas sobre o que levar na bagagem de mão.

Mesmo que você tenha direito a bagagem despachada, levar roupas demais pode dar dor de cabeça na hora de se locomover. Confira o post sobre como arrumar malas para viagens. Certifique-se do limite de peso da bagagem despachada na sua companhia aérea.

Não faça a mala no dia da viagem, mas sim um dia antes, para dar tempo de lembrar de algo que está faltando.

 

Dia da viagem

Primeira viagem de avião: dicas e o que fazer!

No dia da viagem (e também no dia anterior), verifique se não houve mudança no horário do voo. Esse tipo de alteração acontece com frequência.

Ainda em casa, verifique muitas vezes se você está com seu documento de identidade ou passaporte.

É importante chegar cedo no aeroporto. Nós costumamos chegar no aeroporto 2 horas antes do horário de embarque para voos domésticos. Nos voos internacionais, chegue ainda mais cedo, porque um atraso pode significar um problemão.

Tenha sempre em mente o trânsito na sua cidade. Esse fator pode complicar bastante a chegada ao aeroporto. Eu sempre penso assim: “melhor chegar mais cedo do que perder o voo e o dinheiro”.

Outra dica é ter o cartão de embarque impresso. Lá constará todos os dados do seu voo.

 

Embarque

Primeira viagem de avião: dicas e o que fazer!

Área de segurança

Quando você chegar no aeroporto, procure pelo telão com os voos de embarque (doméstico ou internacional). Se você ficar meio perdido, peça auxílio aos funcionários do aeroporto, como segurança ou no balcão de informações. Basta mostrar o cartão de embarque que você imprimiu.

Logo depois de ver os dados do voo no telão (horário e situação), vá ao guichê da companhia aérea. No guichê, será feito o check-in e o despacho da mala.

Você pode fazer o check-in online, mas deverá ir ao guichê para despachar a mala. No guichê, serão dados um novo cartão de embarque e um adesivo com a identificação da mala.

Com cartão de embarque, documento de identidade (RG ou passaporte, dependendo do voo – doméstico ou internacional) e bagagem de mão vá para a sala de embarque.

Antes de chegar na sala de embarque, você passará pela área de segurança. Nessa área, você deve deixar sua bagagem de mão e outros itens passarem pelo raio-X. É interessante evitar o uso de roupas e acessórios com muito metal, já que você vai passar por um detector de metais.

Se o detector apitar, você será revistado. É comum ser revistado mesmo que o detector não apite. Fique tranquilo e obedeça aos seguranças.

Primeira viagem de avião: dicas e o que fazer!

Área de embarque

Saindo da área de segurança, você chegará na área de embarque. Leia no cartão de embarque qual é o portão (gate) de embarque e siga as placas indicativas. Tendo calma e lendo as placas, não tem erro!

O embarque será realizado no portão de embarque indicado no cartão de embarque. Quando for hora de entrar no avião, um funcionário da companhia aérea anunciará e também dirá a prioridade no embarque.

Não precisa tentar ser o primeiro a entrar, porque o avião só decolará depois que todos os clientes entrarem. Algumas companhias chamam primeiro os clientes da janela, depois os do meio e depois os clientes do corredor, mas isso pode ou não ocorrer.

Quando você encontrar sua poltrona, só coloque a bagagem de mão no compartimento acima das poltronas se não tiver nada de valor. Se você estiver levando uma bagagem de mão cheia de equipamentos eletrônicos ou outros itens de valor, coloque a bagagem de mão abaixo da poltrona a sua frente.

Depois é só colocar o cinto de segurança, por o celular em modo avião e decolar!

 

No voo

Primeira viagem de avião: dicas e o que fazer!

Avisos luminosos no avião

Os aeromoços e aeromoças darão as instruções de segurança, seja a partir de demonstrações de como reagir a emergências, seja pelo microfone.

Os primeiros procedimentos são: por o cinto de segurança, colocar o celular em modo avião, abrir a “cortina” da janela e colocar a poltrona em posição vertical. Depois, basta observar as luzes que mostram quando você pode desatar os cintos.

Os aeromoços e aeromoças darão as instruções de segurança e, algum tempo depois, fornecerão um lanche/refeição, que pode estar incluído na passagem aérea ou ser pago separadamente.

Quando as luzes indicarem que você pode desatar os cintos, fica permitido usar o banheiro. Os banheiros de avião são pequenos e nada agradáveis.

 

Desembarque

Primeira viagem de avião: dicas e o que fazer!

Quando o avião aterrissar, não adianta levantar antes das portas abrirem, porque todo mundo vai ficar parado mesmo. Pegue sua bagagem de mão e siga a multidão até a esteira com as bagagens despachadas.

Há telões que mostram as bagagens de quais voos que estão em determinada esteira. Quando você encontrar a esteira, fique de olha nas malas. É sempre bom por algum adesivo de identificação e não usar malas muito chiques. Use sempre cadeados nas malas despachadas por segurança.

Se a sua viagem por internacional, você também passará pela imigração. Nessa área, seu passaporte, visto (se for o caso) e motivo da viagem serão requeridos, assim como comprovante de hospedagem.

Depois é só procurar a área de saída do aeroporto e se dirigir ao táxi, ponto de ônibus, metro ou outra forma de chegar a sua hospedagem.

Sempre pesquise na internet sobre como sair do aeroporto e chegar na sua hospedagem. No Guia do Nômade Digital, nós temos vários posts desse tipo, mas você encontra outros posts semelhantes em sites de viagem.

 

A última dica que posso dar é: fique tranquilo, não tenha vergonha de perguntar e aproveite a primeira viagem de avião de muitas que você fará!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, Viajante!

 

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.