Menu
Brasil

Como é o Passeio de Barco na Pinheira, Palhoça?

Atualizado em: 28 de janeiro de 2023

Apenas 50 km separam a Pinheira da capital catarinense, Florianópolis. A relação das duas é antiga, afinal, pelo mar elas são vizinhas. É fazendo o passeio de barco na Pinheira que você notará a conexão entre elas.

No nosso post sobre o que fazer na Guarda do Embaú e Pinheira, nós mostramos as atividades turísticas na região, principalmente relacionadas às praias, trilhas e natureza.

O sul do município de Palhoça ainda é uma área preservada e menos populosa do litoral catarinense, uma raridade no estado famoso por ter Balneário Camboriú.

Uma maneira de contemplar as belezas da região por outro ângulo, bastante privilegiado, é fazendo um passeio de barco organizado pelos moradores/pescadores da Pinheira.

Antes do Passeio na Pinheira …

Como é o Passeio de Barco na Pinheira, Palhoça?
Praia de Baixo na Pinheira

Pelo menos um dia antes do dia que você deseja fazer o passeio, entre em contato com a empresa que opera o tour e reserve os lugares.  

Nós reservamos com “Passeios de Barco do Nilton”. Por saída, vão de 12 a 15 pessoas, e são entre 6 e 7 saídas por dia, com duranção de 1h a 1h20min. cada.

A Nilzete nos atendeu muito bem, assim como seu marido, que comanda o barco.

Além do atendimento atencioso e do fato de todos saberem interagir com os turistas, a segurança nos pareceu adequada, já que usamos colete salva-vidas e o barco não estava lotado.

No dia, basta ir à Praia de Baixo da Pinheira e procurar na faixa de areia a barraquinha da empresa que você escolheu.

Lá mesmo você faz o pagamento (PIX ou dinheiro), recebe o colete salva-vidas, as instruções e embarca em um pequeno barco até um maior.

Nós pagamos R$ 45 por pessoa e não tivemos problemas para transferir o dinheiro via PIX, porque a internet 4G pega bem no bairro/praia.

Nós gostamos de fazer qualquer atividade no mar pela manhã, porque o vento costuma ser mais fraco. Então, reservamos o horário das 10h30min. e recomendamos. Mas sempre cheque a previsão do tempo.

Como é o Passeio de Barco na Pinheira, Palhoça?

Como é o Passeio de Barco na Pinheira, Palhoça?
Enseada da Pinheira

Chegando na Pinheira, logo se percebem as casas simples, vários comércios usuais de um bairro, como feira livre, e ruas estreitas que parecem ter surgido espontaneamente.

A Pinheira é uma antiga vila de pescadores que atrai turistas por suas praias de águas calmas, tão calmas que se pratica stand up padle e caiaque com facilidade.

Porém, o bairro ainda conserva uma vida autônoma dos turistas, já que muitos deles resolveram se fixar por lá e se tornaram moradores durante o ano inteiro.

Mesmo no inverno, o bairro tem vida própria, uma vida pacata, mas que existe mesmo com o frio que faz no Sul do Brasil.

Além disso, os pescadores nunca deixaram de oferecer peixes frescos à beira do mar, sempre pela manhã.

Ao fundo, os morros do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Muitos deles se dedicam ao turismo no verão, usando seus barcos coloridos para levar os turistas para conhecer as paisagens variadas da região, onde predominam costões com rochas de várias cores, morros esverdeados, enseadas de praias calmas e muitas ilhas.

O passeio de barco pela Pinheira desnuda a região de acesso à baía sul da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis) e a proximidade dela com a área continental. É chocante como as ilhas, penínsulas e morros têm tanto verde.

Roteiro dos Passeios de Barco na Pinheira

Como é o Passeio de Barco na Pinheira, Palhoça?
Costões da Ilha dos Papagaios Pequena

O itinerário dos passeios de barco na Pinheira costuma ser o mesmo, saindo da Praia de Baixo com direção ao sul de Florianópolis, especificamente à Praia de Naufragados.

Esse trajeto é feito por fora, ou seja, em mar aberto. O início do passeio se dá no espelho d’água que é a Praia de Baixo. Porém, saindo da enseada o mar fica mais bravo.

Senti um leve enjoo, mas nada demais porque o vento sul era fraco e o dia estava perfeito, com céu azul.

Nesse trajeto, destacam-se as fortes rochas do costões da Ilha dos Papagaios Pequena, com fissuras, paredões e muita mata.

Praia de Naufragados

Impossível não olhar em direção ao continente para apreciar os morros verdes-escuros do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O contraste dos morros com as enseadas azuis e a areia marfim é uma das maiores belezas dessa região de Santa Catarina.

Olhando a noroeste, foi surgindo uma praia cercada por mata, com um riozinho que desagua no mar e poucas construções. É a Praia de Naufragados, que recebe esse nome devido aos naufrágios que aconteceram na região séculos atrás.

Até hoje não se tem certeza de qual naufrágio deu origem ao nome da praia, mas que muitos ocorreram por lá, isso já se sabe.

Infelizmente, o passeio não para na Praia de Naufragados, até porque ela tem um mar com ondas, às vezes fortes, mas alguns pontos podem estar tranquilos.

Como é o Passeio de Barco na Pinheira, Palhoça?
Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

Para chegar à Praia de Naufragados, o mais comum é fazer a trilha de 1h saindo da Caiera da Barra do Sul, em Florianópolis. De lá também saem barcos.

Na trilha, há ruínas de casas, mata, macacos e até três canhões que faziam parte do sistema de fortificação da Ilha de Santa Catarina.

Desse mesmo sistema fazia parte uma das ilhas que é destaque do passeio de barco pela Pinheira, a Ilha de Araçatuba, onde foi erguida a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, em 1742.

O barco passa bem pertinho da Fortaleza, onde se nota o forte circular com seus canhões e construções diversas, como a casa onde ficavam os oficiais.

O guia falou um pouco sobre a Fortaleza e nesse ponto o barco já estava no trajeto de volta, em direção à enseada da Pinheira.

Ilha dos Papagaios Pequena e suas águas esverdeadas

A partir desse ponto se vê em detalhes os costões e as matas da Ilha dos Papagaios Grande, que é ligada ao continente por um istmo. O sul do istmo é a Ponta do Papagaio e o norte é a Praia do Sonho.

Pertinho da Ilha dos Papagaios Grande fica a Ilha dos Papagaios Pequena onde o mar é raso, com água na cintura.

Naquela área, a água tem tons esverdeados e é obrigatório se mexer (nadar), porque o mar é muito gelado, mais do que uma catarinense poderia imaginar.

Ficamos pelo menos 20 minutos por lá, ou mais, o tempo passa rápido nesses locais especiais.

A volta foi tranquila porque já estávamos dentro da enseada. O mar calmo da Pinheira facilita o embarque e o desembarque.

O que fazer na Pinheira?

Como é o Passeio de Barco na Pinheira, Palhoça?
Vista da Pedra do Urubu

Depois do passeio, há grandes chances de você querer pegar uma praia. A Praia de Cima é uma das melhores da região e fácil de acessar.

Mas antes vale a pena almoçar. Um restaurante com buffet e pratos à la carte com boa comida é o Restaurante Cozinha da Mamma II, ideal para comer um filé de peixe.

No nosso post sobre os pontos turísticos da Guarda do Embaú, há sugestões sobre o que visitar na região.

Esperamos que você tenha gostado do nosso relato! Recomendamos ler o artigo sobre a Trilha para a Pedra do Urubu, que tem uma das vistas mais exuberantes do litoral catarinense e fica na Guarda do Embaú!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

4 Comentários

  • Samuel
    31 de janeiro de 2023 às 10:23 am

    Já fiz esse passeio saindo da Pinheira e foi muito legal. O pessoal que trabalha no barco vai contando uns causos sobre a história da região. É bem interessante, bem família e ideal pra quem quer fazer um rolê diferente, de só ficar pegando sol na praia.

    Responder
    • Jade
      31 de janeiro de 2023 às 11:36 pm

      Obrigada Samuel pelo comentário. Vale muito a pena fazer o passeio.

      Responder
  • Leticia Duarte
    15 de novembro de 2023 às 10:11 am

    Estou com viagem agendada para praia da pinheira/ guarda do Embaú, e fiquei interessada nesse passeio. com certeza eu irei realizar. Adorei a indicação.

    Responder
    • Jade
      15 de novembro de 2023 às 7:14 pm

      Vale a pena Letícia, porém fique atenta à previsão do tempo. Isso determina muito como vai ser o passeio! Abraços

      Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.