Palermo é o maior bairro de Buenos Aires, com uma vida intensa durante o dia e a noite. Os Parques de Palermo ou Bosques de Palermo, como também são conhecidos, são diversos parques, lagos, jardins e outras atrações interessantíssimas em um gigantesco espaço verde.
Sem dúvida, passar algumas horas caminhando, observando e fotografando os Parques de Palermo são atrações turísticas de Buenos Aires imperdíveis.
Nós gostamos tanto do bairro que até nos hospedamos por lá e temos muito para te contar sobre os belos Parques de Palermo! Há também sugestões de outras atrações espalhadas pelo bairro.
Depois, leia nosso artigo especial com os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires, inclusive em Palermo, e saiba quais bairros você deve evitar!
Passeio pelos Parques de Palermo, Buenos Aires
Os Parques de Palermo tem o nome oficial de Parque 3 de Febrero. Foi nessa data (3 de fevereiro de 1852) que foi derrotado o governador da província de Buenos Aires, Juan Manuel de Rosas. Esse ditador era dono das terras que hoje pertencem ao parque.
Com sua derrota, as terras passaram a ser públicas. Contudo, o parque foi inaugurado décadas depois, em 1875.
Nos anos seguintes, as áreas verdes foram melhoradas por dois importantes arquitetos, Carlos Thays e Benito Carrasco.
Atualmente, o Parque 3 de Febrero é a área verde mais procurada pelos portenhos, seja para relaxar, para caminhar com os cachorros ou para praticar esportes.
Há tanto o que ver e fazer nos Parques de Palermo, que não é de se estranhar que o local fique cheio nos finais de semana. Inclusive, há um elogiado Free Tour por Palermo, que inclui os parques.
Jardim Botânico Carlos Thays
O Jardim Botânico Carlos Thays localiza-se próximo da movimenta Plaza Itália e é um reduto de tranquilidade na região.
Apesar de não ser um jardim grande, ele possui um prédio e estufas muito interessantes.
Seus destaques são as áreas dedicadas para cada continente, com plantas típicas de lugares muito distantes.
Para quem gosta de parques bem cuidados, verdes e tranquilos, o Jardim Botânico merece estar no roteiro de viagem a Buenos Aires.
A visita ao Jardim Botânico Carlos Thays é gratuita, mas no final da tarde o jardim fecha, assim como outras áreas dos Parques de Palermo.
Nas proximidades do Jardim Botânico havia o Zoológico de Buenos Aires, que foi fechado em 2016. Atualmente (2021), o local está aberto ao público e é chamado de Ecoparque.
Rosedal em Buenos Aires
O Rosedal é uma área delimitada que abriga várias atrações belíssimas.
O principal destaque são os 12 mil exemplares de rosas, que florescem no verão e na primavera. Nós visitamos o Rosedal em pleno inverno e havia rosas abertas!
No Rosedal, não deixe de apreciar a beleza do Pátio Andaluz, um presente da cidade espanhola de Sevilha para Buenos Aires.
A combinação dos azulejos azuis com os tijolos vermelhos é perfeita.
No Rosedal, você também pode curtir um dos grandes lagos dos Parques de Palermo, esculturas do Jardim dos Poetas e uma ponte com inspiração grega.
Aproveitar um dia de sol em um lugar bem cuidado, belo e tranquilo não tem preço. E ainda é de graça!
Jardim Japonês em Buenos Aires
O Jardim Japonês é um belo espaço totalmente planejado segundo o paisagismo oriental.
Pontes vermelhas, plantas delicadamente podadas e cenários perfeitos não faltam. Toda essa delicadeza foi feita para celebrar a visita do príncipe japonês a Argentina em 1967.
Recomendamos a visita ao Jardim Japonês para quem nunca visitou algo semelhante, pois é uma forma de paisagismo única.
A visita é paga e custa 290 ARS por pessoa.
Outras atrações no Parque 3 de Febrero
Há ainda outras atrações no Parque 3 de Febrero, além das citadas acima e das áreas verdes, que são:
- Planetário Galileo Galilei: atração ótima para crianças e a construção é fotogênica;
- Campo Argentino de Polo;
- Hipódromo Argentino;
- El Lago de Regatas;
- Museu Sívore, que nos foi recomendado, mas não conseguimos visitar por falta de tempo. Esse museu é focado na arte argentina dos séculos XX e XXI.
Museus em Palermo, Buenos Aires
Um pedaço importante da arte produzida na América Latina fica exposto no excelente Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires, o MALBA.
Sua coleção permanente é focada na arte produzida no nosso subcontinente no século XX, inclusive com artistas brasileiros de peso, como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.
Há também obras de Frida Khalo, Diego Rivera e outros importantes artistas plásticos. Além disso, sempre há exposições temporárias de peso, que variam ao longo do ano.
Quase na Recoleta, mais ainda assim em Palermo, localiza-se um pequeno e encantador museu, o Museu Nacional de Artes Decorativas.
Em uma mansão neoclássica é exposta uma coleção variada, que ganha sentido quando se participa das visitas guiadas.
Nós gostamos bastante da visita guiada ao Museu Nacional de Artes Decorativas e o local é realmente um palácio bem cuidado e luxuoso. Foi um dos pontos altos da nossa viagem a Buenos Aires.
O Museu Evita é outro museu muito visitado em Palermo. Localizado em um casarão do século XX, o Museu Evita conta a história de vida de Eva Perón, a inesquecível primeira-dama da Argentina.
Roupas, documentos, fotos e até filmes apresentam ao visitante a meteórica vida de Eva Perón, a mulher mais marcante da história do país.
O que fazer em Palermo à noite?
Depois de muitos passeios culturais, nada melhor do que relaxar aproveitando a noite em Palermo, principalmente em Palermo Soho e Palermo Hollywood. O último tem esse nome por abrigar canais de TV e produtoras de filmes.
Em Palermo Soho, está a região mais movimentada durante a noite e cheia de atrações durante o dia, a Plaza Serrano.
Nessa praça e ruas próximas, lojas da moda, restaurantes e bares cheios de estilos são os destaques. É a região mais hipster de Buenos Aires!
A Plaza Serrano é muito conhecida por abrigar uma feirinha, mas é a noite que o lugar fica ainda mais movimentado.
Vale destacar que no quesito lugar para jantar, há inúmeras opções em todo o bairro de Palermo em Buenos Aires!
Mapa com os pontos turísticos de Palermo em Buenos Aires
Confira no mapa a localização das principais atrações de Palermo em Buenos Aires. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.
Agora que você já sabe o que fazer em Palermo, vale a pena entender onde estão e quais são os melhores hotéis em Buenos Aires, afinal, hospedagens não faltam na cidade.
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |