Menu
Europa

4 Melhores Parques de Madrid para Visitar na Primavera

Atualizado em: 24 de junho de 2020

Este post faz parte de uma blogagem coletiva da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), na qual diversos blogueiros brasileiros relataram aos seus leitores sobre como é a primavera em diferentes destinos mundo afora. A seguir vou apresentar os 4 melhores parques de Madrid para conhecer na primavera.

Madrid é uma das cidades mais bonitas da Europa. A beleza dos prédios, das plazas e dos bairros é inegável. Durante a primavera, a cidade fica cheia de flores e verde nos seus parques urbanos, colados ao movimento e à intensidade da capital espanhola.

Viajar para Madrid na primavera só tem vantagens e uma delas é ver o desabrochar da beleza dos parques. Por isso, no post de hoje, vamos mostrar alguns parques que ficam belíssimos durante a primavera. Lugares lindos que você merece conhecer!

Depois leia também nossos artigos sobre O que fazer em Madrid? +25 Pontos turísticos e sobre Onde se hospedar em Madrid nos melhores bairros!

Madrid na primavera – Melhores parques de Madrid

Parque do Retiro

Parque do Retiro no começo da primavera
Parque do Retiro no começo da primavera

Entre os parques de Madrid, o mais conhecido e visitado é o Parque do Retiro. Basta a primavera começar para as flores darem o ar da graça na cidade, inclusive no Parque do Retiro.

Como o próprio nome sugere, esse parque era uma área exclusiva da monarquia espanhola até o século XVIII, quando passou a ser aberto para outros nobres. As pessoas comuns foram as últimas a terem acesso ao parque.

Hoje o Parque do Retiro é de todos, residentes e turistas, sem cobrança de entrada.

Na primavera e no outono, o parque fica ainda mais belo e no verão está sempre cheio. Só no inverno, o local perde muito de sua beleza e recebe poucos visitantes.

Parques de Madrid na Primavera
Palácio de Cristal

Entre as diversas áreas do parque, queremos destacar o lindo Palácio de Cristal, que costuma abrigar exposições temporárias.

O Monumento a Alfonso XII e o lago também se destacam e atraem visitantes para alugar um barquinho ou simplesmente descansar na grama.

Para um dia mais cultural no Parque do Retiro, vale visitar o centro de exposições Palácio de Velázquez, com arquitetura diferente das demais construções presentes no parque.

Parques de Madrid na Primavera
Monumento a Alfonso XII

Uma curiosidade sobre o Parque do Retiro é que lá está uma estátua do Anjo Caído. Você sabe quem é o Anjo Caído? É Lúcifer. Não é comum encontrar uma estátua de Lúcifer por aí!

O Parque do Retiro fica aberto das 6h às 00h durante a primavera e o verão. No outono e inverno, o local fecha às 22h.

Real Jardim Botânico de Madrid

Parques de Madrid na Primavera
Plantas de todo o mundo. Fonte: TripAdvisor

Bem pertinho do Parque do Retiro fica o Real Jardim Botânico de Madrid, um espaço não muito grande, porém com mais de 30 mil plantas de vários lugares do mundo.

Por ser pago, o Real Jardim Botânico costuma ser tranquilo, sendo uma atração ideal para quem gosta de Botânica.

A variedade de plantas ganha novos e mais interessantes tons na primavera, assim como no verão, sendo essas as melhores épocas para visitar o Jardim.

No inverno, o Real Jardim Botânico de Madrid fica adormecido e pouco interessante.

Para visitar o local, o ticket adulto custa € 6. O Jardim abre sempre a partir das 10h, com fechamento variável durante o ano. Saiba mais informações no site oficial do Real Jardim Botânico.

Parque do Oeste

Parques de Madrid na Primavera
Templo de Debod

O Parque do Oeste nem sempre está na lista das principais atrações de Madrid, mas vale muito a visita.

Há dois locais imperdíveis no Parque do Oeste, principalmente na primavera: o Templo de Debod (vale visitar em qualquer época) e a Rosadela Ramón Ortiz.

O Templo de Debod é algo singular em uma capital da Europa. Esse tempo egípcio com mais de 2 mil anos de idade foi colocado em Madrid em 1968, como presente do Egito pelas ajudas da Espanha nos programas de preservação de templos antigos do país.

É muito surreal ver por fora e por dentro o belo Templo de Debod. É possível apreciar hieróglifos na parte interna do templo. Tudo isso de graça!

Só vale avisar que o inverno é a época mais utilizada para restaurações no templo, por isso a primavera é melhor. Saiba mais sobre o Templo de Debod aqui.

Parques de Madrid na Primavera
Rosadela. Fonte: Jose Javiar Martin Espartosa em Flickr

É na primavera que a Rosadela Ramón Ortiz está na sua beleza máxima.

Construída em 1956 pelo paisagista Ramón Ortiz, a Rosadela do Parque do Oeste é considerada uma das mais belas do mundo, com centenas de variedades de rosas.

Em maio, acontecem concursos de rosas na Rosadela Ramón Ortiz. Além das rosas, o jardim tem estilo inglês e fica exuberante durante a primavera em Madrid. Imperdível!

Parque de Arganzuela

Parques de Madrid na Primavera
Ao fundo o Estádio Vicente Calderón, casa do Atlético de Madrid até 2017

Entre os parques de Madrid citados neste post, o Parque de Arganzuela é o menos conhecido, até por ser bastante recente.

O Parque de Arganzuela faz parte do projeto Madrid-Río, que busca o reequilíbrio ecológico do Rio Manzanares, que passa ao sul da capital, e a criação de áreas públicas de lazer.

O Parque de Arganzuela é uma dessas áreas de lazer, com construções modernas, áreas verdes, pista de skate e locais para praticar esportes.

Quem tem mais tempo na cidade, vale dar uma passadinha nesse belo parque de Madrid.

Para saber mais informações sobre o Parque de Arganzuela, confira o site oficial aqui.

Esperamos que as dicas sobre os parques de Madrid na primavera tenham sido úteis! Saiba mais sobre a capital da Espanha no nosso artigo completão sobre o que fazer em Madrid!

Para ver como é a primavera em outros destinos mundo afora, acesse os links dos outros blogs participantes da blogagem coletiva da RBBV:

Itinerário de Viagem – Conhecendo os Jardins de Claude Monet na Primavera;

Londres Pra VocêDaffodils, os narcisos anunciam a primavera em Londres;

Le Touriste – Primavera colorida em Bariloche;

Kely pelo mundo – Os melhores lugares para ver a primavera em Viena;

TurMundial – Primavera em Barcelona, hora de aproveitar os parque da cidades;

Somando Destinos – Primavera em Seattle – campos de tulipa pertinho da cidade;

Why Not? – Primavera no Canadá;

Viaje na Web – A primavera em Governador Valadares;

Passeiorama – Primavera em NY;

Mila em SeattlePrimavera em Seattle e as Cerejeiras da UW;

Ligado em viagem – Curtindo a primavera em Ettlingen na Alemanha;

Grazie a te – Primavera em Florença;

Para a Disney e além – Flower & Garden Festival do Epcot: primavera em Orlando;

Like Wanderlust – A primavera e suas famosas flores de cerejeira no Japão;

1001 Dicas de Viagem – 5 Motivos para viajar para a Europa na Primavera.

SalvarBoa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

18 Comentários

  • Itinerário de Viagem
    13 de abril de 2017 às 10:39 pm

    Maravilhoso saber como a cidade fica nesta época!

    Responder
    • Jade
      18 de abril de 2017 às 10:00 am

      Fica linda demais na primavera

      Responder
  • Camila Picolli
    15 de abril de 2017 às 2:10 am

    Nossa, que parques lindos. A cidade fica ainda mais linda!

    Responder
    • Jade
      18 de abril de 2017 às 10:01 am

      É uma época incrível mesmo :D

      Responder
  • Giulia Sampogna
    16 de abril de 2017 às 5:52 am

    Lindos lugares, especialmente o Palácio de Cristal.

    Responder
    • Jade
      18 de abril de 2017 às 10:02 am

      O Palácio de Cristal é tão bonito que até tive dificuldade para escolher a melhor foto :D

      Responder
  • Denya Pandolfi
    16 de abril de 2017 às 6:51 pm

    Madri é uma das minhas cidades preferidas no mundo. Que maravilha esse astral que a primavera traz… Abraço de Firenze, Denya

    Responder
    • Jade
      18 de abril de 2017 às 10:03 am

      Eu também adoro Madrid, quero muito voltar a visitar essa joia. Florença também está no meu coração

      Responder
  • Niki Verdot
    17 de abril de 2017 às 10:53 am

    Madrid tem muitos parques e na Primavera deve ficar ainda mais linda, né? Adoro essa cidade! Bisous! ;)

    Responder
    • Jade
      18 de abril de 2017 às 10:04 am

      O comecinho da primavera é muito gostoso em Madrid, principalmente na Páscoa, quando a cidade ferve.

      Responder
  • Para a Disney e além
    18 de abril de 2017 às 4:53 pm

    Que covardia esse monte de monte de parques maravilhosos na primavera! Parabéns pelo post!

    Responder
    • Jade
      19 de abril de 2017 às 10:29 am

      haha É uma covardia mesmo, principalmente quando se tá com saudades de Madrid. Obrigada pelo comentário :D

      Responder
  • Fernanda Marques Bragatto
    24 de abril de 2017 às 12:27 pm

    Achei lindo esse Palácio de Cristal, já até anoitei a dica aqui pra quando eu visitar Madrid.

    Responder
    • Jade
      26 de abril de 2017 às 10:11 pm

      O Palácio de Cristal é lindo mesmo. Arquitetura belíssima é a cara de Madrid. Obrigada pelo comentário :D

      Responder
  • Tina Wells
    26 de abril de 2017 às 3:58 am

    Madrid realmente parece ser encantadora, ainda mais na primavera. Um dia irei visitar…

    Responder
    • Jade
      26 de abril de 2017 às 10:12 pm

      Vale muito a pena visitar Madrid na primavera. É difícil não gostar. Obrigada pelo comentário :)

      Responder
  • Bina
    17 de setembro de 2018 às 12:40 pm

    Boa tarde! Gostaria de saber se nos meses de maio e junho ainda existem tulipas nos parques de Madrid ?
    Obrigada, Bina

    Responder
    • Jade
      17 de setembro de 2018 às 4:27 pm

      Olá, Bina! É possível encontrar tulipas até meados de maio, mas o ponto alto da floração é em abril.

      Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.