Menu
África / Listas

Top 10 Países Mais Ricos da África em Renda per Capita

Atualizado em: 19 de dezembro de 2022

A África é um continente gigantesco, tendo mais de 50 países soberanos. O continente enfrenta uma série de problemas sociais derivados da exploração externa e da consequente instabilidade política. Mesmo os países mais ricos da África têm essas dificuldades.

No post de hoje, nós trazemos os 10 países mais ricos da África de acordo com o PIB per capita, também chamado de renda por pessoa.

Esse indicador não leva em conta a desigualdade de renda, que mostra se a riqueza está concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população.

Dessa forma, os países mais ricos da África têm a maioria da população vivendo abaixo do nível da pobreza, já que o dinheiro pertence a poucos. Sabemos que não é só na África que isso acontece! O Brasil é um exemplo de desigualdade de renda.

Porém, a África não é um continente pobre, ela possui riquezas minerais e naturais. A concentração de renda, instituições fracas e corruptas, instabilidade política e a exploração externa por séculos são algumas das causas da condição de vida difícil que a maioria da população enfrenta.

Top 10 países Mais Ricos da África

1 Seychelles

Países mais ricos da África: Top 10!
Fonte: Tripadvisor

As ilhas Seychelles são um paraíso de beleza natural no Oceano Índico, muito procuradas pelos viajantes endinheirados que desejam aproveitar as melhores praias da África.

O dinheiro do turismo é o que proporciona as ilhas Seychelles terem a maior renda per capita da África e, sem dúvida, é um local a visitar no continente.

Saiba que há 115 ilhas no país e hotéis de luxo.

2 Ilhas Maurício

Países mais ricos da África: Top 10!
Fonte: Wikimedia

As Ilhas Maurício possuem tamanha beleza natural que despontou o país como destino turístico internacional.

O país ainda possui uma área financeira forte, atraindo investimentos externos.

A ilha mais importante se chama Maurícia, sendo que lá está localizada a capital do país, Port Louis e várias atrações.

3 Guiné Equatorial

Países mais ricos da África: Top 10!
Fonte: Wikimedia

Guiné Equatorial possui uma renda per capita alta devido a sua grande produção de petróleo e população pequena.

Contudo, grande parte da população vive de forma precária devido à desigualdade de renda e governos cheios de problemas de corrupção e má administração.

4 Gabão

Países mais ricos da África: Top 10!
Fonte: Flickr

O Gabão é outro exemplo de grande produtor de petróleo, mas com desigualdade de renda gritante.

Mesmo após 40 anos de produção de petróleo, o país não conseguiu diversificar sua economia, problema que os grandes produtores de petróleo costumam enfrentar.

5 Líbia

Países mais ricos da África: Top 10!
Fonte: Wikimedia

A Líbia tem nas reservas de petróleo e na população pequena os fatores que a levam a ser um dos países mais ricos da África.

Contudo, a instabilidade política na região afeta a vida da população e o desenvolvimento do país.

6 Botswana

Países mais ricos da África: Top 10!
Fonte: Wikimedia

Botswana é um país que vem crescendo desde sua independência, na década de 1960. A economia de Botswana gira em torno do turismo e serviços.

O grande problema do país são os altos índices de AIDS/HIV na população.

7 África do Sul

Nelson Mandela Square em Johanesburgo. Fonte: Wikimedia por Anagoria

Um dos países mais belos e famosos do continente africano é a África do Sul.

Apesar de ser um país de renda média-alta, o problema da desigualdade, fruto da exclusão de uma parte considerável da população (população negra), ainda é o desafio para um futuro promissor.

Um dos locais a visitar no país é a Cidade do Cabo!

8 Namíbia

Países mais ricos da África: Top 10!
Fonte: Pixa Bay

A Namíbia é um dos países mais ricos da África em termos minerais, principalmente diamantes.

Mas toda essa riqueza não é distribuída com a população, que enfrenta sérias dificuldades para conseguir o básico para viver.

9 Argélia

Fonte: Wikimedia

A Argélia é o segundo maior produtor de petróleo do continente e também produz muitos minerais.

Depois de enfrentar uma guerra de independência sangrenta, o país vem se recuperando, mas com dependência do petróleo.

10 Tunísia

Fonte: Wikimedia

A Tunísia também sofre com problemas políticos, o que tem levado a uma queda do fluxo de turistas.

Isso afeta a economia do país, pois o turismo e a mineração são suas principais atividades geradoras de renda.

Veja também nossas sugestões de melhores comidas típicas da África!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

3 Comentários

  • Olímpio José Machonhana
    15 de abril de 2022 às 3:26 pm

    Boas Dicas para o viajante.

    Responder
  • Yannick Nunes Seide
    24 de julho de 2022 às 10:30 am

    Esse ranking não me convencê, onde está RD. Congo? país com maior recursos naturais em África e 9° a nível mundial, onde está Nigéria? maior produtor de petróleo em África.

    Responder
  • Aderito Candido Victorino
    24 de agosto de 2023 às 7:57 am

    Depois de ter lido com atencao fiquei curioso em saber?
    Com tanta riqueza que temos nos paises Africanos porque que a Africa ate neste seculo continua tao mas tao dependente do ocidente? Qual e o real problema que nos africanos temos de nao ate conseguir dar de comer a nossa populacao? E problema das politicas desenhadas por politicos mal interpretados ou e um problema de ser Berco da Humanidade quermos manter as caracteristicas naturais do humem de raizes e tuberculos ate aos anoa 3000? Temos que reverter a Situacao de Africa para africa saudavel e sustentavel. Os nossos solos, as nossas praias, os nossos lagos e lagoas estamos a usar para oque? Africa tem tudo mas na Africa falta tudo. Faltam ideias, faltam realizacoes. falta convivencia e ate falta agua de beber para a populacao. Vamos fazer tudo para Africa ser um verdadeiro PARAISO do Mundo onde os Europeus e Americanos precisaram de comprar ar puro, comida pura, agua potavel pura ate laranja doce e nao laranja ADOCICADA.
    Oh minha Africa.
    Meu abraco so para os Africanos que queiram mudar a Africa para uma Africa bem vivida a partir de 2024 em diante

    Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.