Para Onde Viajar no Brasil em Junho: 11 Destinos e Lugares

por Jade
251

Junho até que é um mês movimentado, tendo o dia dos namorados e o feriado de Corpus Christi como períodos para viajar. Há vários destinos para viajar no Brasil em junho, principalmente no interior do país.

A seguir apresentamos lugares para viajar no Brasil com clima adequado (sem chuva) para aproveitar as férias. Mas saiba que no artigo sobre turismo em maio, há outras opções, assim como no post de destinos para as férias de julho.

11 Destinos para Viajar no Brasil em Junho

Lençóis Maranhenses

Para Onde Viajar no Brasil em Junho: 11 Destinos
Fonte: Wikimedia

Em junho inicia-se a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, um dos lugares mais exuberantes do planeta. Pode acreditar!

Com as chuvas dos meses anteriores, as lagoas ficam cheias, mas em junho mesmo chove pouco, garantindo aproveitar os passeios com sol.

A porta de entrada para os Lençóis é o município de Barreirinhas, sendo o melhor lugar para se hospedar nos Lençóis Maranhenses em termos de estrutura.

Porém, nos povoados de Santo Amaro e Atins também há muito para ver. As lagoas da Gaivota e da Andorinha são facilmente acessadas a partir de Santo Amaro, sendo lagoas grandes e deslumbrantes.

Atins é um lugar para descansar, aproveitar o azul deslumbrante da Lagoa Tropical e praticar kitesurf. Esse povoado pode ser visitado a partir de Barreirinhas em um passeio de 1 dia.

Aliás, estando em Barreirinhas é possível fazer passeios para os povoados próximos e principalmente para lagoas, como a grande Lagoa Azul.

Saiba que os guias locais mudam os roteiros de acordo com o surgimento de novas lagoas, afinal, as dunas se deslocam com o vento.

Portanto, motivos para visitar os Lençóis Maranhenses em junho sobram. Se você puder, dedique no mínimo 3 dias inteiros para os Lençóis e conheça também a arquitetura de São Luís do Maranhão.

Veja nossas sugestões sobre onde ficar em Barreirinhas nas pousadas que mais valem a pena, incluindo dicas sobre Santo Amaro e Atins!

Manaus

Teatro Amazonas e Largo de São Sebastião. Fonte: Wikimedia

Manaus é um destino de viagem que todo o brasileiro deveria ter a oportunidade de conhecer, porque mescla história, natureza diferenciada e cultura indígena.

As atrações de Manaus são variadas, como visitar o Teatro Amazonas e outras construções neoclássicas do período de prosperidade da borracha, ver o encontro dos rios Solimões e Negro, visitar uma aldeia indígena e provar a deliciosa comida local.

A gastronomia da Região Norte deve ser considerada um ponto turístico por ser única. Há desde variedade de peixes e usos para a mandioca até as frutas amazônicas super saborosas, que podem ser encontradas até como sorvetes.

Outra atração interessante é conhecer o MUSA, o Museu da Amazônia, localizado em uma área mais afastada do centro de Manaus.

O diferencial do MUSA não é o seu acervo, mas sim o jardim botânico e a torre com belas vistas para a Floresta Amazônica.

Quem tem mais tempo pode se hospedar em um hotel na selva ou visitar as várias cachoeiras na cidade de Presidente Figueiredo.

Saiba também onde ficar em Manaus nos melhores e mais seguros bairros e hospedagens!

Belém

Mercado Ver-o-Peso. Fonte: Flickr

Outro destino para viajar no Brasil em junho é Belém do Pará, incluindo ou não alguns dias de sossego na Ilha do Marajó.

Além de provar a ótima culinária do Norte do Brasil, Belém proporciona passeios históricos, como ao Forte do Presépio (que possui um pequeno museu), ao belíssimo Teatro da Paz (com destaque para a sala de espetáculos) e para as igrejas.

As duas igrejas mais conhecidas fazem parte do Sírio de Nazaré, sendo a Catedral da Sé o local de saída da imagem religiosa até chegar à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

É claro que também fazem parte do passeio ir ao tradicional Mercado Ver-o-Peso e à moderna Estação das Docas.

Para visitar a cidade é essencial saber muito bem onde ficar em Belém!

Jalapão

Dunas do Jalapão. Fonte: Flickr

Em maio se inicia a época seca no Jalapão, uma grande área de cerrado em Tocantins, que também é perfeita para fazer turismo em junho.

Apesar de ser possível visitar o Jalapão durante todo o ano, é em maio e junho que acontece a combinação de campos verdes com cachoeiras volumosas e dias e noites de tempo aberto.

Uma viagem mais tranquila e sem perrengues ao Jalapão é possível contratando agências ou guias locais. Quem quer fazer o roteiro por conta própria tem que alugar um carro 4×4 e planejar muito bem as férias.

O que fazer no Jalapão inclui vários fervedouros (poços de água fáceis de boiar envoltos em mata), cachoeiras, dunas e a trilha na Serra do Espírito Santo.

Entre as cachoeiras, a Cachoeira da Velha é a maior, ideal para tomar banho e há a opção de rafting nos meses secos, como em junho.

Já Cachoeira da Formiga é menor, mas tem a cor da água imbatível. É claro que águas claras estão presentes nos fervedouros, como o Bela Vista, Buritizinho e do Ceiça, bastante conhecidos e visitados.

Devemos mencionar um dos cartões-postais da região, que é assistir ao pôr do sol nas Dunas do Jalapão com a Serra do Espírito Santo no horizonte.

Tanta beleza torna o Jalapão um dos melhores lugares para viajar em junho no Brasil.

Pantanal

Balneário Municipal em Bonito. Fonte: Wikimedia

O Pantanal é um extenso destino para viajar no Brasil em junho, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A maioria dos roteiros pelo Pantanal passa pela cidade de Bonito, que oferece grutas deslumbrantes, como a Gruta do Lago Azul, balneários de águas claras no Rio Formoso, cachoeiras e flutuações (snorkel).

Mas saiba que espalhadas pelo Pantanal Sul e Norte há fazendas com atrações para vários públicos de viajantes.

Em junho, como as chuvas terminaram há pouco, a paisagem ainda está muito verde e os animais ficam mais visíveis. Ou seja, tempo ideal para fotografar as belezas do Pantanal.

Nas fazendas, há estrutura turística com muitos passeios, como: de barco; para ver aves no seu habitat natural; safári fotográfico, inclusive à noite, porque muitos animais têm hábitos noturnos.

Uma ideia bacana é fazer a viagem de carro pelo Brasil na Transpantaneira e ir parando nessas fazendas. Perto da própria estrada dá para ver muitos animais.

Chapada Diamantina

Fonte: Pixabay

A Chapada Diamantina é um dos parques nacionais mais bonitos do Brasil, local ideal para fazer ecoturismo e turismo de aventura.

É bom visitar a Chapada Diamantina em junho porque ocorrem menos chuvas, mas as paisagens ainda estarão verdes.

O cartão-postal da região é apreciar o pôr do sol no Morro do Pai Inácio, paisagem que se tornou famosa mundo afora.

Além disso, há cachoeiras para tomar banho, como as mais conhecidas do Buracão e da Fumaça. Há dezenas de opções acessíveis por trilhas com diversos níveis de dificuldade.

Saiba que na Chapada há poços de água em cavernas com belos tons de azul quando o sol adentra. Exemplos são o Poço Azul e o Poço Encantado.

Por ser um destino de turismo de aventura, não faltam trilhas para diversos condicionamentos físicos, que sempre passam por belas paisagens, cachoeiras, grutas e cavernas.

Veja nossas sugestões das melhores cidades para se hospedar na Chapada Diamantina!

Chapada dos Veadeiros

Cachoeira de Santa Bárbara. Fonte: Wikimedia

Junho é um ótimo mês para visitar a Chapada dos Veadeiros, um dos principais parques naturais do país, sendo Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A porta de entrada é a cidade de Alto Paraíso de Goiás, local de saída de vários passeios, que normalmente incluem trilhas que levam a cachoeiras e paredões de rocha.

Uma das cachoeiras mais bonitas é a Catarata dos Couros, com bom volume de água e área para nadar. Já a Cachoeira do Segredo tem a água bem clarinha. Devemos mencionar o inusitado Vale da Lua, super fotogênico.

Como junho é um mês bom para visitar o estado de Goiás, quem tem mais tempo de férias pode incluir outras cidades no roteiro, como as históricas Pirenópolis e Cidade de Goiás, sendo a última a antiga capital do estado.

Então, entre as cidades para viajar em junho há muitas que ficam em Goiás!

Veja nossas dicas de pousadas sobre onde ficar em Pirenópolis!

Destinos nas Serras

Junho é um mês frio de verdade nas principais regiões serranas espalhadas pelo país, principalmente no centro-sul.

Para quem deseja ter a chance (mesmo que pequena) de ver neve, julho é um mês melhor. Mas esse fenômeno é imprevisível.

De qualquer maneira, em junho as regiões serranas não estarão lotadas como no mês das férias escolares e será mais fácil planejar e pagar a viagem.

Para quem busca um destino cheio de atrações, a Serra Gaúcha é uma das melhores opções, porque a quantidade de atrações faz com que qualquer turista encontre opções condizentes com seu gosto.

Vale a pena estender o passeio para as cidades próximas a Gramado, como Bento Gonçalves e Garibaldi, cidades essenciais para quem gosta de enoturismo.

Já a região da Serra da Mantiqueira tem em Campos do Jordão e Monte Verde dois ótimos lugares para viajar no Brasil em junho, seja pelo frio ou porque chove pouco quando comparado ao verão.

Monte Verde é um local ideal para casais ou para quem busca sossego, mas com pousadas excelentes. Também há ecoturismo nas trilhas espalhadas pela Serra da Mantiqueira.

Campos do Jordão é um destino para a família toda, inclusive crianças, devido aos seus belos jardins e parques.

Outra opção é a Serra Catarinense, que costuma ser uma das mais frias do Brasil. O bom da Serra Catarinense é que há pousadas de qualidade que oferecem atividades rurais.

Sem dúvida, o público alvo da Serra Catarinense é formado por viajantes que buscam tranquilidade acima de tudo e alguns passeios para curtir a natureza singular da região.

Veja nossas sugestões sobre onde ficar na Serra Catarinense!

Cidades Históricas de Minas Gerais

Ouro Preto. Fonte: Wikimedia

As cidades históricas de Minas Gerais entram na lista de lugares que todo o brasileiro deveria conhecer, tanto pela questão histórica quanto de arquitetura e arte.

O ideal é fazer um roteiro de viagem que inclua Belo Horizonte, afinal, BH tem ótimos museus, restaurantes para todos os gostos e a Pampulha, que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

As cidades históricas que devem estar no roteiro são Ouro Preto (passeios para Mariana e Congonhas) e Tiradentes (passeio para São João del-Rei).

Diamantina fica distante dessas cidades mais conhecidas. Se você tem tempo, vale a pena incluí-la no roteiro juntamente como Serro, a capital do queijo em Minas.

Nas cidades históricas, há casarões que foram importantes ao longo da época da mineração, ricas igrejas barrocas adornadas principalmente por Aleijadinho e Mestre Ataíde e cenários antigos perfeitos para fotografar.

Mas há lugares com natureza pelo caminho, como passar alguns dias em Conceição da Ibitipoca, porta de entrada para o Parque Estadual de Ibitipoca e suas trilhas e cachoeiras; assim como Capitólio para fazer passeios no Lago de Furnas; e até mesmo a tradicional e exuberante Serra da Canastra.

Sem dúvida, Minas Gerais é uma das melhores respostas sobre onde ir em junho no Brasil!

Veja também nossas dicas de bairros e hospedagens sobre onde ficar em Belo Horizonte!

Sul da Bahia

A melhor época para visitar o litoral sul da Bahia é depois de maio, porque as chuvas diminuem consideravelmente, uma condição essencial para o turismo na região, que é focado em praias e passeios ao ar livre.

Porto Seguro é a principal cidade no sul do estado, tendo vilas interessantes e muitas praias. É melhor visitá-la em junho, porque em julho a cidade ferve com as excursões das férias escolares.

Na vila principal de Porto Seguro, o destaque fica por conta do pequeno centro histórico na Cidade Alta, pelas praias badaladas e pela vida noturna.

Quem deseja uma viagem mais completa deve fazer o passeio para Arraial d’Ajuda, que pode ser um passeio de um dia.

Trancoso é um destino para se hospedar e ficar alguns dias, porque possui ótima estrutura turística e permite conhecer belas praias com facilidade, como a Praia do Espelho.

Para quem busca por tranquilidade, Caraíva é outro destino imperdível no litoral sul da Bahia.

Mais ao sul ainda há a cidade de Prado, com dezenas de quilômetros de praias para todos os gostos, principalmente locais tranquilos e familiares, que as crianças adoram.

Angra dos Reis e Paraty

Fonte: Rodrigo Soldon em Flickr

Outro destino no litoral em junho é o litoral sul do Rio de Janeiro, com destaque para Angra dos Reis e Paraty.

Junho é um dos meses que menos chove na região e as temperaturas são agradáveis.

Paraty dispensa apresentações, sendo uma importante cidade histórica no litoral. Vale complementar o roteiro com as enseadas de Angra dos Reis.

Para quem gosta de muitas praias preservadas e trilhas, a Ilha Grande é um dos lugares a viajar no Brasil em junho, com destaque para as praias de Lopes Mendes e do Aventureiro, além das águas claras da Lagoa Azul.

Esperamos que as dicas sobre onde viajar no Brasil em junho tenham sido úteis! Veja também os melhores destinos para viajar no Brasil em maio e lugares para visitar em julho!

Boa viagem!

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.
Sair da versão mobile