Menu
Brasil

O que fazer na Lagoa da Conceição, Florianópolis? Pontos turísticos

A Lagoa da Conceição é um dos bairros mais deslumbrantes de Florianópolis, localizada no leste da Ilha. Saiba que há muito o que fazer na Lagoa da Conceição.

Impossível não se apaixonar pela combinação de Mata Atlântica nos morros, a grande lagoa e o movimento intenso de moradores e turistas, além de belas praias e muitos esportes aquáticos.

A Lagoa da Conceição sempre é nossa opção sobre onde ficar em Florianópolis, exatamente por ter muitos pontos turísticos sem precisar enfrentar o trânsito.

Por conhecermos tão bem esse pedacinho da Ilha da Magia, nós fizemos este post, compartilhando com você o que fazer na Lagoa da Conceição.

O que fazer na Lagoa da Conceição?

  1. Curtir o agito do Centrinho da Lagoa
  2. Caminhar na Avenida das Rendeiras
  3. Apreciar a vista do mirante da Lagoa da Conceição
  4. Aprender a surfar na Barra da Lagoa
  5. Ir à Praia da Joaquina
  6. Tomar sol na Praia Mole e na Praia da Galheta
  7. Fazer o passeio à Costa da Lagoa
  8. Fazer as melhores trilhas entre as praias
  9. Comer bem (e também barato) na Lagoa da Conceição

Mapa com os pontos turísticos da Lagoa da Conceição

O que fazer no Centrinho da Lagoa?

Vista do Canto dos Araças
Avenida das Rendeiras ao fundo e o Centrinho da Lagoa ao lado. Vista do Canto dos Araças

O Centrinho da Lagoa é o bairro que concentra a melhor estrutura turística da Lagoa da Conceição, tendo bons restaurantes, bares e pousadas.

Por isso, muitos turistas se hospedam no Centrinho da Lagoa e esse bairro é uma das melhores opções sobre onde ficar em Florianópolis.

Nós mesmos já nos hospedamos por lá algumas vezes e sempre gostamos de ter tudo perto, inclusive fácil acesso para muitas praias.

No Centrinho, você vai encontrar lojas de artesanato e hippies oferecendo seus trabalhos manuais, além de feirinhas aos finais de semana.

Mas o melhor do Centrinho é ter o que fazer à noite na Lagoa da Conceição. Durante o dia, você irá às praias, mas é sempre bom aproveitar também as noites de suas férias.

Há bares e baladinhas no Centrinho da Lagoa e na Avenida das Rendeiras.

No Centrinho, o destaque é The Black Swan, um pub inglês, que além da boa bebida, tem comidas simples e deliciosas. No final da noite, vira uma balada.

Na Avenida das Rendeiras ficam as duas principais baladas da Lagoa da Conceição, o Santa Club Lagoa e o John Bull Pub.

O Santa Club Lagoa é um local que vem crescendo e oferece noites com temas variados, como música eletrônica e reggae.

Já o John Bull Pub é uma balada focada em rock e gêneros musicais semelhantes, tendo décadas de existência, mas sem perder a qualidade. Sem dúvida, é o melhor lugar da Ilha para curtir rock.

Caminhar na Avenida das Rendeiras

A Avenida das Rendeiras é a rua que liga o Centrinho ao Morro da Praia Mole, sendo que depois desse morro fica o bairro da Barra da Lagoa.

Para conhecer bem a Avenida das Rendeiras, o melhor é ir caminhando, parando nos gramados que existem em alguns pontos.

O nome dessa avenida vem das senhoras que fazem as rendas de bilros, uma tradição açoriana que faz recordar a pequena e pacata Florianópolis de décadas atrás.

Ainda hoje é possível comprar peças feitas de renda de bilros em algumas lojinhas na Avenida das Rendeiras.

Além de curtir a paisagem e comprar renda de bilros, muitos turistas procuram os diversos restaurantes existentes no local.

A questão é pesquisar bem qual restaurante vale a pena, porque a qualidade caiu muito nos últimos anos.

Mirante da Lagoa da Conceição

Vista do Mirante da Lagoa: O que fazer na Lagoa da Conceição
Vista do Mirante da Lagoa. Fonte: Flickr

Que tal ver todas essas belezas da Lagoa da Conceição do alto?

Os mais radicais preferem curtir a Lagoa saltando de parapente na Praia Mole, mas para turistas convencionais, há a opção de se encantar com a beleza Lagoa da Conceição no mirante, localizado na entrada do bairro.

Porém, o ideal é ir ao Mirante da Lagoa em um dia de sol, para tirar belas fotos da região.

O melhor da Barra da Lagoa

Muitas aprendizes de surfistas têm aulas na Praia da Barra da Lagoa
Muitas aprendizes de surfistas têm aulas na Praia da Barra da Lagoa

A Barra da Lagoa é um bairro nascido como vila de pescadores, que até hoje fornece peixe fresco para toda a região.

O bairro é simples, bem pé na areia mesmo, mas possui muitas belezas naturais, além de pousadas baratas em Florianópolis.

A Praia da Barra da Lagoa é a melhor para quem quer aprender a surfar, assim como para quem procura uma praia com ondulação fácil de nadar, até mesmo para crianças.

As crianças também curtem muito o Projeto Tamar que fica na Praia da Barra.

Nós gostamos muito da Praia da Barra porque permite nadar sem muitas dificuldades, além de ser limpa e com grande faixa de areia.

Vale dar a dica de fugir à Praia da Barra quando o vento sul aparecer. Aliás, ele costuma deixar as demais praias da Lagoa da Conceição muito mexidas.

Além da Praia da Barra, a região do Canal também é muito bonita e fotogênica. É lá que a Lagoa deságua no mar.

Prainha da Barra, uma das opções sobre o que fazer na Lagoa da Conceição
A Prainha da Barra

Outra sugestão é atravessar a ponte sobre o Canal (ponte azul de metal) e seguir as placas para ir à Prainha, uma praia bem tranquila e com mar mais tranquilo ainda.

A partir da Prainha é possível fazer uma pequena trilha (menos de 15 minutos) até as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa.

Por serem piscinas nas pedras, o melhor é visitá-las na maré baixa.

Praia da Joaquina em Florianópolis

Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina já foi a praia mais conhecida e badalada de Florianópolis, mas perdeu espaço para a praia de Jurerê Internacional, que ganha em fama e agito, mas perde muito em beleza natural para a Praia da Joaquina.

Se você gosta de surfar (tem que ter experiência) ou praticar outros esportes aquáticos, a Praia da Joaquina é ideal. Assim, essa praia não pode ficar de fora do roteiro sobre o que fazer na Lagoa da Conceição.

Além disso, ela é uma praia bastante limpa, pois seu entorno é área de preservação, com muitas dunas para praticar sandboard.

Vale ressaltar que o mar na Praia da Joaquina costuma ter ondas e ser bem gelado, mas a água é super limpa e clara. Além disso, é uma praia excelente para fazer caminhadas.

Tomar sol na Praia Mole e na Praia da Galheta

Praia Mole na Lagoa da Conceição
Praia Mole às 8h da manhã

A Praia Mole é a praia mais próxima do Centrinho da Lagoa e, assim, é uma das mais movimentadas. Sua beleza se dá pela vegetação preservada, mar bravo e areia mole (é dai que vem o nome da praia).

Devido à força do mar, há muitos buracos e a atenção deve estar redobrada, por isso lá é o lugar para tomar muito banho de sol e dar uns mergulhinhos refrescantes.

De qualquer maneira, a beleza da paisagem é demais e parte da areia tem cor dourada, diferente das demais praias da região.

A partir da Praia Mole, você pode conhecer a Praia da Galheta, que tem o mar perfeito para tomar banho. As duas praias são ligadas por uma pequena e fácil trilha.

Há alguns anos, a Praia da Galheta era a nossa predileta, mesmo sendo de nudismo opcional. Porém, infelizmente, muitos visitantes (nudistas ou não) não estão respeitando o local e os demais banhistas.

Por isso, durante nossa última visita à Lagoa da Conceição, nós deixamos a Praia da Galheta de fora do roteiro. Só vale a pena visitá-la em grupo.

Passeio à Costa da Lagoa

Uma das vilas na Costa da Lagoa
Uma das vilas na Costa da Lagoa

A Lagoa da Conceição possui regiões com características únicas, uma das que mais se destaca é a Costa da Lagoa, reduto de manés acolhedores e tradicionais.

A Costa da Lagoa é uma região nas encostas da lagoa que não possui ligação rodoviária com o restante do bairro.

Para chegar até lá é necessário fazer um passeio de barco (saindo do Centrinho, perto da ponte) de aproximadamente 30 minutos ou uma trilha de dificuldade mediana, mas que leva mais de 2h.

Nós fomos muitas vezes na Costa da Lagoa, porque é um dos lugares onde mais se consegue relaxar, devido às trilhas que possui, a pouca população residente e a água da lagoa limpa.

Procure um dos restaurantes tradicionais e se delicie com frutos do mar e peixes. Nós costumamos ir ao restaurante Lagoa Azul, que possui bons preços e qualidade.

Melhores trilhas na Lagoa da Conceição

O que fazer na Lagoa da Conceição
Praia da Galheta, o final da Trilha da Barra da Lagoa

Por ser uma região com muitos morros e belas praias, não faltam boas trilhas na Lagoa da Conceição.

Uma das mais conhecidas é a Trilha da Costa da Lagoa, com cerca de 6 km de extensão margeando a Lagoa no tradicional bairro da Costa da Lagoa.

Nós já fizemos essa trilha e consideramos de dificuldade mediana por ser bem extensa, mas o caminho em si é fácil, sem muitas subidas e descidas.

O interessante é terminar a trilha em um restaurante, tomar banho na Lagoa e depois voltar de barco. Sem dúvida, uma passeio completo.

As demais trilhas são menos conhecidas, mas com vistas espetaculares.

A Trilha da Barra da Lagoa à Praia da Galheta é belíssima, mas percorre uma região bastante montanhosa e deve ser feita em grupo.

No meio da trilha, chega-se ao ponto mais alto, de onde se avista a Lagoa da Conceição e as praias Mole e Galheta.

A recompensa por tanto esforço é um banho de mar na Praia da Galheta.

Outra trilha com vistas exuberantes é a Trilha do Gravatá, uma das atrações sobre o que fazer na Lagoa da Conceição que ainda não conhecemos.

Essa trilha tem uma grande subida, que permite ver a Praia Mole e a Praia da Galheta de maneira única. O final é na Praia do Gravatá.

Por ser menos conhecida, faça a Trilha do Gravatá em grupo e também prefira os horários com maré baixa, já que a Praia do Gravatá é pequena.

Onde comer na Lagoa da Conceição?

O Centrinho da Lagoa possui boas opções de restaurantes e bares, seja para almoçar ou jantar.

Na Avenida das Rendeiras, os restaurantes costumam ser caros e muitos deles pecam na qualidade.

Para quem procura um almoço bom e barato, há duas opções bem caseiras.

O Delícias do Délio é uma padaria/restaurante que serve pratos executivos por menos de R$ 20. A coxinha com pimenta é outro destaque, além do atendimento acolhedor.

Já o Bar do Betinho do Deca da Lina é um restaurante com pratos executivos (inclusive peixe) por R$ 22 muito bem servidos. Além disso, nos sábados é servida feijoada e os pratos com camarão têm bom preço.

Outra opção para almoçar, mas também para jantar é o El Grillo Mexicano, que oferece um buffet bem em conta.

Também para almoçar há o Restaurante Marquês da Lagoa, com buffet livre no almoço, localizado na Avenida das Rendeiras, muito próximo ao centrinho, mas com vista à Lagoa.

Ainda no Centrinho da Lagoa, há bares mais descontraídos para sair à noite, como o Rufus Bar, com 20 tipos de chopes para os mais diferentes gostos, além de servir bons hambúrgueres e porções.

Para quem está focado mais no hambúrguer do que na cerveja, a Hamburgueria O Açougueiro é uma boa alternativa.

Para jantar no Centrinho da Lagoa, também há boas opções, como:

  • Sabor Perú: filial do restaurante da via gastronômica de Coqueiros, esse é o melhor restaurante peruano de Florianópolis, perfeito para quem deseja um jantar romântico ou em família.
  • Artesano Pizza Bar: a melhor dica de pizzaria na Lagoa da Conceição. Ótima comida e ambiente tranquilo e muito bonito.
  • Sushi Yama Floripa: o centrinho da Lagoa possui algumas opções de restaurantes japoneses.

Para quem busca um restaurante sofisticado e à beira da Lagoa, um dos mais conhecidos é o Ponta das Caranhas. Mas saiba que esse restaurante é caro e está localizado na Barra da Lagoa.

Esperamos que este artigo sobre o que fazer na Lagoa da Conceição tenha sido útil para planejar sua viagem. Veja também nossas dicas sobre onde ficar em Florianópolis!

Boa viagem, Viajante!Salvar

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.