O que fazer em Toronto no inverno?

por Jade

Toronto no inverno é um destino para os turistas corajosos. Isso porque tempestades de neve podem acontecer sem previsão e o frio faz parte do dia-a-dia. Mesmo assim, sempre há muito para fazer em Toronto no inverno.

O inverno se estende de novembro até março, porém os meses mais frios são janeiro e fevereiro, chegando a -20ºC no termômetro.

Mesmo com neve e frio, a oferta de lugares a visitar e eventos impressiona, afinal, Toronto é a maior cidade do Canadá.

Como é o inverno em Toronto?

O que fazer em Toronto no inverno?
Chão branco, céu azul: um dia perfeito após uma tempestade de neve

Para o padrão dos brasileiros, podemos afirmar que o inverno em Toronto começa no início de novembro e termina na primeira semana de abril.

É claro que a cada ano, o inverno pode vir mais cedo/tarde. O mesmo vale para a primavera e outras estações.

De qualquer maneira, de meados de novembro até meados de março espere temperaturas negativas. O normal é ficar em torno de 0 a -4ºC. O problema é que a sensação térmica é mais baixa do que a temperatura.

Então, fazer turismo em Toronto no inverno faz sentido entre novembro e dezembro, evitando janeiro e fevereiro, ou a partir de março.

Além disso, é preciso vir preparado com um bom casaco, botas e roupas térmicas. A mala de inverno vai ficar bem mais pesada do que a de verão.

O que fazer em Toronto no inverno?

Distillery District

The Distillery Winter Village. Fonte: Wikimedia

O Distillery District no inverno é um dos lugares mais bonitos e diferentes de Toronto, uma área histórica sobrevivente ao crescimento do centro.

Os predios avermelhados que você verá no Distillery District pertenciam às destilarias de whisky, com destaque para a Gooderham & Worts, fundada em 1832.

As construções industriais em estilo vitoriano foram reformadas e reabertas ao público em 2003, repletas de restaurantes da moda, lojas, galerias de arte e, é claro, muitos turistas, alguns deles participando “Distillery District Historic Walking Tour“.

Sem dúvida, o Distillery District é um lugar a visitar no inverno em Toronto, ainda mais nas semanas que antecedem o Natal.

É lá que acontece o mercado de Natal mais procurado de Toronto, chamado de The Distillery Winter Village.

Em meados de novembro, costuma ocorrer a abertura do mercado, trazendo mais luz, beleza e atrações para os meses nos quais a luz solar diminui consideravelmente.

Na região central da cidade, especificamente no Ontario Place, onde acontecem grandes eventos, fica instalado o Lumière, uma exposição ao ar livre com instalações contemporâneas que usam muitas luzes.

As luzes, cores e iluminação especial são essenciais para transformar o inverno, mesmo o Lumière acontecendo de março a maio.

Parques e patinação em Toronto

O que fazer em Toronto no inverno?
Bickford Park

Estar ao ar livre faz parte do dia a dia dos canadenses, a não ser que uma tempestade de neve esteja chegando. Uma maneira de aproveitar Toronto no inverno é patinando.

O lugar mais central e turístico para patinar é a Nathan Phillips Square, na frente da prefeitura, onde fica o letreiro da cidade. Lá há aluguel de patins por $15 (para adultos) desde o final de novembro até meados de março.

Outro local central e famoso é The Bentway, um caminho de patinação com 220 metros de extensão abaixo da Gardiner Expressway e ao lado de uma das poucas áreas muito antigas da cidade, o Forte York.

The Bentway conta com empréstimo de skates e até aulas de patinação de graça (é preciso se inscrever com antecedência). É um baita passeio!

Vários parques de bairros também alugam patins, sendo que há dias de graça (sábado e domingo) no projeto chamado de Skate Lending Library. No site da prefeitura, é possivel conferir a programação do Skate Lending Library.

Nesse mesmo link, no final da página, há a localização de todos os rinks de patinação da cidade e quais estão abertos ou fechados!

Pode ser que a patinação te assunte, ainda mais para quem nunca calçou um patins na vida. Mas saiba que é comum nos rinks a oferta de um tipo de “andador”, o que impede a queda. Pode acreditar!

Para quem viaja com crianças ou prefere a diversão com menos riscos, vale a pena ir aos parques com áreas íngremes para fazer sledding ou tobogganing, que nós brasileiros conhecemos como esquibunda.

No Walmart e Canadian Tire há opções de sledding tube por $20.

Apesar da cidade de Toronto ser quase toda plana, naturalmente havia ravinas por onde passavam rios e córregos que desaguavam no Lago Ontario. Algumas ravinas ainda existem e outras foram aterradas e se tornaram parques.

É por isso que Toronto tem tantos parques com pequenos morros (alguns não são tão pequenos assim).

No site oficial da prefeitura, há a lista completa dos parques com descidas apropriadas para fazer sledding.

De qualquer maneira, queremos recomendar os nossos parques preferidos, começando pelo Bickford Park, que ilustra esta seção, tendo fácil acesso pelo metrô e restaurantes na proximidade.

O Bickford Park é pequeno, familiar e limpo. Por estar protegido no bairro, ele traz uma sensação de tranquilidade e aconchego. Sem dúvida, é um local ótimo para levar as crianças.

Se o dia estiver com céu limpo, vá para Toronto East, especialmente para o Riverdale Park, com uma das maiores descidas da cidade e com vistas diferenciadas de Downtown. Pertinho fica o Withrow Park, mais familiar e com rink de patinação.

Mais ao norte da cidade fica o Cedarvale Park, com trilhas fáceis de fazer na ravina e uma descina e tanto no campo de críquete.

O High Park é um dos mais famosos da cidade, porém ele é mais adequado para caminhadas e para patinação. Mesmo tendo muitos morros, na maioria das áreas não se pode descer.

CN Tower

CN Tower propicia aos turistas ter a vista dos pássaros

A CN Tower é o cartão-postal de Toronto. É clichê, mas é verdade. Você a verá a partir de várias partes da cidade, inclusive a partir dos parques.

Um dos lugares para se deslumbrar com o skyline da cidade, tendo a torre como destaque, é a partir das Toronto Islands. Porém não recomendamos fazer esse passeio no inverno por causa do vento forte.

Se você pegar um dia de sol, mesmo que muito frio, vá à CN Tower. De lá você terá a visão dos pássaros, de tão alta que é a torre (553 metros). Ela foi finalizada em abril de 1975 e aberta ao público em junho de 1976.

A melhor hora para subir a torre é quando não há nuvens, mas se você puder chegue lá antes de escurecer e fique até a cidade se iluminar. Assim, a experiência será mais completa.

Outra dica é tentar ir nos dias de semana, porque aos finais de semana a demanda é enorme.

Há quem não pague o ingresso porque vai jantar no restaurante, mas os preços são bem caros.

Informações práticas: aberto das 9:30 as 9:00 todos os dias. Ingressos a partir de $43 para adultos. Para mais informações, acesse o site oficial.

Museus em Toronto

Não podemos negar, há dias de inverno em Toronto nos quais as temperaturas impedem ficar ao ar livre. Essa é a hora de passar o dia dentro de um museu.

Nós temos um artigo que explica em detalhes 9 museus de Toronto. Tenho certeza que algum deles vai despertar seu interesse.

Mas já adiantando o tema: se você quer conhecer pintores canandenses que retrataram e abordam temas do país, vá à Art Gallery of Ontario.

O Royal Ontario Museum é o maior do Canadá, com uma extensa coleção de fósseis de dinossauros. Eu fiquei surpresa com as rochas e pedras preciosas, assim como com a área de arte decorativa e design de móveis.

Tão famosa quanto os museus acima é a Casa Loma, inspirada nos castelos góticos.

A arquitetura externa atrai os olhares de quem passa por uma das áreas mais nobres de Midtown, no topo de uma colina. No interior, a decoração é clássica e luxuosa, mas um dos destaques é a biblioteca.

Para quem gosta de esportes há o Hockey Hall of Fame, que traz a história e os objetos mais importantes do esporte paixão nacional, o hockey.

O que atrai milhares de visitantes é coleção com relíquias do esporte, inclusive a Stanley Cup. Além disso, no museu fica o hall da fama do hockey, como o nome do museu já indica.

Depois de ir ao Hockey Hall of Fame, que tal assistir a um jogo dos Toronto Maple Leafs?

Toronto Maple Leafs e Toronto Raptors

Se você gostaria de assistir ao time de hockey Toronto Maple Leafs ou ao time de basquete Toronto Raptors, é essencial comprar os ingressos com antecedência, porque os preços são salgados.

Espere pagar no mínimo $100 por pessoa por jogo. Vale a pena entrar no site oficial do Toronto Maple Leafs e do Toronto Raptors para conferir os preços.

Mesmo os ingressos sendo caros, a experiência compensa, porque os eventos esportivos no Canadá são animados, emocionates e acontecem em arenas bem aquecidas.

Passeios a partir de Toronto – Day trips

O que fazer em Toronto no inverno?
Niagara Falls

Além das atrações dentro da cidade, há bons passeios a partir de Toronto no inverno.

O principal deles é ir a Blue Mountain, perto de Collingwood, a melhor área com resorts de esqui de Ontário, além da região ter construções históricas charmosas.

Blue Mountain é um destino familiar, então, há atrações para todos os níveis de esqui, tobogganing e outros.

Caso você visite Toronto perto do Natal, um passeio imperdível é ir às Niagara Falls, que além das cataratas enormes, recebe decoração especial e fica mais bonita no Natal do que no verão.

Niagara Falls é um destino focado em famílias, mas pertinho fica Niagara-on-the-Lake, um das cidades com patrimônio histórico bem conservado.

Os casais amam a beleza de Niagara-on-the-Lake, assim como as vinícolas e o Icewine Festival em janeiro.

O que os canadenses fazem no inverno é ir aos parques naturais, principalmente provinciais, no caso de Ontário. Os parques maiores ficam fora de Toronto, mas valem a pena para aproveitar a beleza da natureza gelada do Canadá.

Alguns exemplos são o Bronte Creek Provincial Park, perto Oakville, o Silent Lake Provincial Park, sossegado na região de Barrie, e o mais famoso de todos, o Algoquin Provincial Park, ideal para passar um final de semana todo.

Esperamos que nossas sugestões sobre o que fazer em Toronto no inverno te ajudem a planejar suas férias e aproveitar a cidade em qualquer estação. Leia também nossas sugestões sobre os hotéis em Toronto com melhor relação custo-benefício!

Boa viagem, viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.