Menu
Oceania

O que fazer em Taupo, Nova Zelândia? Pontos turísticos de Taupo

Atualizado em: 14 de março de 2022

Taupo é uma pequena cidade às margens do Lake Taupō, repleta de lugares a visitar. Como intensa atividade geotermal e ótimas oportunidade de ecoturismo, há muito o que fazer em Taupo, na Nova Zelândia.

O Lake Taupō é o maior lago da Nova Zelândia e nada mais é do que a caldeira do Vulcão Taupo. Por isso, há muita atividade geotermal em toda a região.

Outra característica geográfica marcante da região é o Waikato River, onde ficam as Huka Falls, cataratas que impressionam.

Além disso, na região está localizado o Tongariro National Park, o parque nacional mais importante do país.

A seguir você vai saber em detalhes o que fazer em Taupo e arredores!

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Taupo nas hospedagens que valem a pena!

O que fazer em Taupo, Nova Zelândia? Principais pontos turísticos de Taupo

Trilhas de bicicleta

O que fazer em Taupo, Nova Zelândia? Pontos turísticos de Taupo

Há vários percursos de bicicleta (tipo mountain bike) conhecidos às margens do Lago Taupo, sendo uma oportunidade para ver belas paisagens e fazer muito exercício.

Algumas trilhas podem levar dias para serem percorridas, mas os turistas podem fazer apenas partes delas, como no caso das Great Lake Trails.

As Great Lake Trails possuem três trajetos, cada um para um dia, mas o viajante pode escolher o trajeto que for mais interessante aos seus objetivos e ao tempo disponível.

Para quem deseja fazer um passeio de bicicleta fácil, o melhor é conhecer o Wairakei Tourist Park, que leva até as Huka Falls e ao Aratiatia Dam, sendo um circuito com cerca de 17 km.

Outra opção são as Waikato River Trails, que passam perto do Waikato River. Há trilhas de dificuldade intermediária, assim como avançadas.

Huka Falls

Um dos pontos turísticos de Taupo mais visitados são as Huka Falls, cataratas fortes e bonitas no Waikato River, o rio mais extenso da Nova Zelândia.

Em uma parte do rio, é formada uma ravina de rocha vulcânica, produzindo a corredeira, que vaza 220 mil litros de água por segundo!

Há uma ponte sobre as Huka Falls e várias áreas para fotografar.

Para chegar lá, o melhor é de bicicleta ou de carro. A pé são mais de 5 km por trajeto.

Outra maneira de ir às Huka Falls é fazendo o passeio de barco (jet boat – barcos rápidos), que chega bem perto das corredeiras.

Passeios de barco em Taupo

O que fazer em Taupo, Nova Zelândia? Pontos turísticos de Taupo
Ngatoroirangi Mine Bay Maori Rock Carvings. Fonte: Flickr

Há outras opções de passeios de barco pelo Lago. Fora do inverno, o Lago pode ser aproveitado até para nadar e para praticar outros esportes aquáticos.

Mas, sem dúvida, a principal atração do Lago Taupo é fazer a excursão para o Ngatoroirangi Mine Bay Maori Rock Carvings, uma escultura Maori em uma rocha feita pelo artista Matahi Brightwell.

Em 1976, Matahi Brightwell teve uma visão de uma face tatuada, que veio a ser seu ancestral de muitas gerações atrás.

Na sua cultura, era comum esculpir os rostos dos ancestrais na madeira, principalmente na podocarpus totara, uma árvore nativa da Nova Zelândia. Mas por falta dessa árvore, Matahi Brightwell resolveu esculpir o rosto de Ngatoroirangi na pedra.

A face tatuada e cheia de significados de Ngatoroirangi ocupa 14 metros acima do nível da água, sendo um lugar perfeito para aprender e reverenciar a cultura Maori.

Para quem gosta de remar, fazer o passeio de caiaque ou canoa é uma experiência e tanto, porém o mais comum é ir de barco em uma excursão guiada.

Atividades geotermais

Otumuheke Stream no Waikato River

É claro que o que fazer em Taupo passa por aproveitar a intensa atividade geotermal da região.

Você pode relaxar em spas e piscinas de água quente ou se exercitar nas trilhas em áreas com lagos coloridos e fotogênicos cheios de enxofre.

Há boas opções de locais para relaxar nas piscinas de água termal, como:

  • Otumuheke Stream: são piscinas naturais com água quente a céu aberto, então, o visual é bonito e relaxante, além de ser uma atração gratuita às margens do Waikato River. Sua localização é perto do centro de Taupo, por isso costuma ser bastante visitado.
  • AC Baths Hot Pools: localizada perto do centro de Taupo, a AC Baths Hot Pools é econômica e focada em famílias com crianças, tendo piscinas artificiais internas e externas. O ingresso adulto custa $9,5 e para crianças custa apenas $4,5.
  • Wairakei Terraces & Thermal Health Spa: o Wairakei Terraces possui tanto piscinas ricas em minerais, quanto serviços de spa. Para aproveitar as piscinas, o ingresso adulto custa $25. Também há uma caminhada pelos terraços com atividade geotermal por $15.

Além das atrações relaxantes, há parques com muita atividade geotermal. São trilhas entre piscinas de lama borbulhantes, poças coloridas, fumaça e cheiro de enxofre.

O Orakei Korako Geothermal Park & Cave é um desses locais, estando localizado entre Taupo e Rotorua, às margens do Waikato River e acessível de barco (incluso no ingresso).

Já a caminhada nas Craters of the Moon é uma trilha geotermal econômica, mais simples e perto de Taupo.

Trilhas a pé

O que fazer em Taupo, Nova Zelândia? Pontos turísticos de Taupo
Tongariro Alpine Crossing. Fonte: Wikimedia

O ponto turístico que mais atrai visitantes para Taupo e região é o Tongariro National Park, o parque nacional mais antigo da Nova Zelândia (desde 1887) e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O Tongariro National Park possui três vulcões/montanhas principais, Tongariro, Ngauruhoe e Ruapehu, sendo locais com paisagens espetaculares e de natureza extrema.

A trilha mais famosa se chama Tongariro Alpine Crossing, sendo um percurso de nível avançado que leva 1 dia (7h a 8h) e percorre 19 km.

Antes de visitar o Tongariro National Park, é essencial se informar nos boletins de atividades vulcânicas e fazer o passeio com um guia experiente.

Mais simples é o Rimu Walk, uma trilha fácil na Pureora Forest, que também faz parte do Tongariro National Park. O foco dessa trilha é caminhar pela mata fechada, buscando mais tranquilidade do que aventura.

O Lake Rotopounamu Track é outra trilha na floresta no Tongariro National Park, sendo um circuito com 5 km de extensão, muitas samambaias e um belo lago.

Mais central é o Great Lake Pathway (Lion’s Walk), que se inicia no Taupo Boat Harbour e percorre 10 km ao longo das margens do Lago, sendo uma trilha plana e fácil, bastante percorrida de bicicleta.

Para uma caminhada tranquila, vale a pena visitar o Waipahihi Botanical Gardens, o jardim botânico, localizado nos arredores da área central.

Atividades radicais em Taupo

Várias cidades neozelandesas contam com atividades radicais.

Nós vimos turistas fazendo bungy jumping, mas não tínhamos nem orçamento nem coragem para tanto.

De qualquer modo, saiba que em Taupo há oferta de atividades radicais, como: sky diving, jet boating, paragliding e parasail (voar de paraquedas enquanto é puxado por um barco).

Mapa com os pontos turísticos de Taupo

Confira no mapa a localização dos principais pontos turísticos de Taupo mencionados ao longo deste artigo.

Basta clicar no “botão com seta”, na barra superior, para acessar a legenda do mapa.

Onde ficar em Taupo, NZ?

Nós temos um artigo completo e com muitos detalhes sobre onde se hospedar em Taupo, mas já podemos mencionar algumas hospedagens com boa relação custo-benefício.

Para vários orçamentos, há hostels e principalmente motéis americanos que valem a pena, como os seguintes:

  • YHA Taupo Finlay Jack’s Backpackers: cama em dormitório com diária a partir de $27. O YHA Taupo Finlay Jack’s Backpackers é um bom hostel devido à estrutura que possui, com áreas comuns elogiadas.
  • Acapulco Motor Inn: estúdio com diária a partir de $115. O Acapulco Motor Inn possui estúdios e apartamentos, sendo confortável e econômico. Sua localização proporciona tranquilidade, porque está perto do Lago, mas não está distante do centro.
  • Cottage Mews Motel: quarto duplo com diária a partir de $125. O Cottage Mews Motel é um hotel com boas acomodações e muito perto do Lago, sendo uma boa opção sem gastar demais e com conforto.
  • Sails on the Lake: estúdio com diária a partir de $155. O Sails on the Lake é um dos melhores hotéis em Taupo, mesmo não sendo central, a 20 minutos de caminhada da área comercial. Os estúdios e apartamentos são confortáveis e o atendimento é bom.
  • Gables Lakefront Motel: apartamento de 1 quarto com diária a partir de $180. O Gables Lakefront Motel possui acomodações modernas e bem decoradas.
  • The Anchorage Resort – Heritage Collection: estúdio com diária a partir de $215. The Anchorage Resort – Heritage Collection em acomodações com cozinha com ótima estrutura. O atendimento é outro ponto muito elogiado.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Taupo tenham sido úteis! Leia também nosso artigo sobre o que fazer em Rotorua!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.