O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros

por Jade

Sarajevo é uma das mais bonitas cidades dos Bálcãs, mesmo com os poucos investimentos que recebe. A capital da Bósnia e Herzegovina possui prédios com arquitetura austríaca, mesquitas bem decoradas e templos de diversas religiões. Ou seja, há muito o que fazer em Sarajevo.

É claro que entre os pontos turísticos de Sarajevo estão museus e exposições relacionados à recente Guerra da Bósnia.

Acreditamos ser essencial querer aprender e se emocionar nessas exposições, porque o presente e o futuro do país estão ligados à essa guerra e o que você visitará por lá também.

Como você verá a seguir, bela arquitetura, comida gostosa e monumentos históricos não faltam em Sarajevo!

Depois, leia também nosso artigo especial sobre Onde ficar em Sarajevo nas hospedagens que mais valem a pena!

O que fazer em Sarajevo? Principais pontos turísticos de Sarajevo

Bascarsija

Bascarsija
Fonte Sebilj

Bascarsija é a praça central no centro histórico de Sarajevo, datando provavelmente do século XVI.

Lá ficam ruas estreitas com muitas lojas de souvenirs e restaurantes com comida típica da Bósnia. Essa região é a que mais lembra a época do domínio otomano.

Uma das ruas mais antigas é Kazandziluk, o local ideal para comprar souvenirs, principalmente os recipientes de cobre para fazer o tradicional café bósnio.

O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros

É claro que você tirará uma foto com a Sebilj, uma fonte do final do século XIX com estilo otomano, um dos pontos turísticos de Sarajevo super fotogênico.

No centro histórico, você se deparará com o Dugi Bezistan, um bazar localizado em uma construção com quase cinco séculos de existência. As ruas próximas também oferecem produtos variados.

Ponte Latina

Ponte Latina

A Ponte Latina, sobre o Rio Miljacka, é um dos monumentos mais famosos de Sarajevo, até porque lá ocorreu um evento marcante na história mundial.

A Ponte Latina foi construída no final do século XVIII e é conhecida por ter sido palco do assassinato do arquiduque austro-húngaro Francisco Ferdinando em 28 de junho de 1914. O assassinato foi na esquina em frente a ponte, onde hoje fica o museu.

Esse crime ativou o sistema de alianças entre os países europeus, que culminou na Primeira Guerra Mundial.

Na esquina fica o Museu Sarajevo 1878-1918 que apresenta uma coleção da história da cidade no período do Império Austro-húngaro.

Mesquita do Imperador – Careva Dzamija

O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros

A Mesquita do Imperador foi construída em 1566 a mando do Sultão Suleyman.

A Mesquita do Imperador é muito conhecida por possuir um domo na área de oração e mais três domos pequenos. O minarete octogonal é um dos mais bonitos da Bósnia.

Vale destacar que essa mesquita está localizada na região da primeira cidadezinha, que seria Sarajevo tempos depois.

Sua localização é do outro lado do Rio em relação ao centro histórico atual, perto da Ponte Latina, e é um local muito bonito para fotografar.

É possível visitá-la sem custo, mas deve-se estar adequadamente trajado.

Mesquita Gazi Husrev­beg

Mesquita Gazi Husrev­beg

A mesquita mais importante do país é a Mesquita Gazi Husrev-beg, erguida entre 1530 e 1531 pelo arquiteto persa Adžem Esir Ali, principal arquiteto do Império Otomano naquela época.

O que mais chama a atenção é a alvura da construção, o interior bem decorado, mas sem excessos, e a fonte, chamada de šadrvan, realmente muito bela e fotogênica.

O clima na mesquita é receptivo aos turistas, afinal, ela é a mais procurada pelos viajantes. Nós fomos instruídos de maneira muito respeitosa e foi uma experiência excelente.

O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros

Algo muito interessante é a torre do relógio (Sahat­kula), com sua arquitetura de séculos atrás, que indica os cinco momentos de oração ao dia.

A entrada na Mesquita Gazi Husrev-beg é paga, porém econômica, sendo que há um museu na área da antiga escola.

Igrejas Católicas

Catedral e Igreja de Santo Antônio
Catedral e Igreja de Santo Antônio

Há duas igrejas católicas relevantes em Sarajevo: Igreja de Santo Antônio e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus.

O Monastério Franciscano e a Igreja de Santo Antônio ficam do outro lado rio, em Bistrik, mas ainda perto do centro histórico.

O Monastério foi construído no final do século XIX e a igreja em 1912, na época do domínio Austro-húngaro. O Monastério possui vários manuscritos importantes, assim como obras de arte.

O que mais nos chamou a atenção foi a arquitetura externa avermelhada.

Na frente do Monastério Franciscano e da Igreja de Santo Antônio, fica a cervejaria mais importante da Bósnia e Herzegovina, chamada de Sarajevska Pivara.

Saiba que a igreja católica mais importante do país é a Catedral do Sagrado Coração de Jesus.

A Catedral fica na Rua Ferhadija, muito próxima ao centro histórico. Sua construção data de 1889, mesclando elementos góticos e românicos.

Arquitetos e pintores austro-húngaros foram responsáveis pela construção, que foi quase destruída na Guerra da Bósnia.

Igrejas Ortodoxas

O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros
Igreja Ortodoxa de São Miguel Arcanjo e Catedral

Além das igrejas católicas, há templos ortodoxos em Sarajevo, com destaque para a Igreja Ortodoxa de São Miguel Arcanjo, com características arquitetônicas dos séculos XII ao XIV, mas que foi mencionada pela primeira vez 1539.

Além disso, acredita-se que já havia uma igreja no local desde o século V. Contudo, a Igreja Ortodoxa de São Miguel Arcanjo foi muitas vezes destruída pelo fogo, possuindo elementos das construções do século XVIII.

Seu museu possui muitas obras de arte, principalmente das últimas reconstruções.

Porém, a igreja ortodoxa mais importante da cidade é a Catedral Ortodoxa, dedicada à Nossa Senhora.

Sua construção não é muito antiga, de meados do século XIX (1868), mas sua arquitetura impressiona, com elementos do barroco e do estilo sérvio-bizantino.

Como quase todos os prédios em Sarajevo, a Catedral Ortodoxa foi danificada na guerra mais recente. O Governo Grego ajudou na reforma desse importante monumento do país.

Museu Judaico. Fonte: Wikimedia
Museu Judaico. Fonte: Wikimedia

Além das igrejas e das mesquitas, ainda há sinagogas, como o Templo Antigo, construído no século XVI, mas que hoje é o Museu Judaico. Apesar de pequeno, o Museu Judaico agrada muito os visitantes.

Vale destacar que durante a ocupação nazista, os judeus foram levados aos campos de concentração, diminuindo drasticamente a comunidade judaica da Bósnia, que vivia no país há cinco séculos.

Mesmo assim, há resistência da comunidade judaica por meio do museu e das sinagogas.

Aliás, em memória das vítimas da Segunda Guerra Mundial, foi erguida a Pira do Fogo Eterno (Vječna vatra), nas proximidades da esquina entre as ruas Ferhadija e Marsala Tita.

Prédio da Prefeitura de Sarajevo – Vijecnica

O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros

O prédio da prefeitura é uma das mais relevantes construções do período austro-húngaro, mesmo tendo sido inspirada na mesquita Hassan no Cairo.

Mesmo sendo um prédio com valor histórico e muito bonito, ele foi profundamente danificado na Guerra da Bósnia.

Na época, o prédio abrigava a Biblioteca Nacional com vários livros raros e quase tudo se perdeu com os incêndios. Acredita-se que 2 milhões de livros foram queimados!

No site da Vijecnica, há mais informações para visitá-la.

Há outros prédios antigos do período Austro-húngaro que valem fotos, como o Prédio dos Correios e da Universidade de Sarajevo.

Cervejaria de Sarajevo – Sarajevska Pivara

Cervejaria de Sarajevo - Sarajevska Pivara

Sarajevska Pivara foi inaugurada em 1864 e é a maior cervejaria do país, tendo a licença de marcas internacionais importantes, além de possuir marcas próprias.

Essa cervejaria foi a primeira planta industrial da Bósnia e a maior cervejaria do Império Austro-húngaro no começo do século XX. É um monumento nacional, já que sobreviveu a vários períodos turbulentos.

Além disso, a arquitetura da Sarajevska Pivara é belíssima, típica do século XIX. Você também pode conferir o museu da cervejaria ou o restaurante presente no local.

Forte Amarelo

O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros
Vista do Forte Amarelo

Ver a cidade do alto é sempre uma atração de qualquer viagem. A Bósnia e Herzegovina possui um terreno bastante montanhoso e a capital, Sarajevo, não poderia ser diferente.

Um dos melhores lugares para ter uma bela vista da capital é o Forte Amarelo, uma das principais atrações sobre o que fazer em Sarajevo.

Essa fortificação do século XVIII fica bastante próxima ao centro da cidade, sendo construída para proteger a cidade. Atualmente, há um bar no Forte Amarelo, mesinhas e bancos para apreciar a vista.

No mês do Ramadã, muitos bósnios quebram o jejum vendo o pôr do sol por lá. Chegam até a disparar o canhão para avisar a todos que o dia do jejum acabou.

Pista de Bobsleigh e Teleférico de Sarajevo

Teleférico de Sarajevo. Fonte: Wikimedia
Teleférico de Sarajevo. Fonte: Wikimedia

Sarajevo sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984. Contudo, oito anos depois a guerra deixaria suas marcas nas construções desse evento grandioso.

A pista de Bobsleigh (ou bobsled) é um dos mais emblemáticos monumentos que contam a história de felicidade dos Jogos Olímpicos e o horror da Guerra da Bósnia.

Há poucos anos, era preciso fazer um tour guiado para conhecer a pista cheia de grafites interessantes, garantindo a segurança dos turistas.

Felizmente, agora basta usar o teleférico (inaugurado em 2008) para chegar ao local. Além dos grafites, há belas vistas e algumas caminhadas.

Então, se você pegar um dia de sol, aproveite para usar o teleférico, fotografar a pista e ainda apreciar a natureza.

Saiba mais no site oficial do Teleférico de Sarajevo.

Túnel da Esperança

O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros
Fonte: Wikimédia

Durante o sítio a Sarajevo, a dificuldade de conseguir suprimentos básicos era gigantesca.

Nesses anos de bloqueio, a única solução encontrada foi construir um túnel entre a área não sitiada (Butmir) e o restante da cidade, passando por baixo do aeroporto.

Foi através desse túnel, de 800 metros de comprimento e 1,5 de altura, que passaram soldados, mantimentos básicos, armas e combustível.

A casa usada para construir o Túnel da Esperança é um museu, que permite a visitação a um pequeno pedaço do túnel. Há vídeos e fotos desse período marcante.

Muitos turistas fazem o passeio com agência, mas você pode usar o transporte público (tram 3 até a estação de trem Ilidza, terminando o trajeto de táxi). O ingresso adulto custa 10 KM.

Para mais informações, acesse o site oficial do Túnel da Esperança em Sarajevo.

Srebrenica Exhibition – Galeria 11/07/95

A Galeria 11/07/95 se dedica a recontar e problematizar o genocídio ocorrido na cidade bósnia de Srebrenica, no final da guerra de independência.

Foram mais de 8 mil pessoas assassinadas pele exército sérvio durante poucos dias. Todos eles eram refugiados em busca de abrigo em uma área chamada de segura pela ONU.

São fotos, vídeos e áudios que compõe a Srebrenica Exhibition, trazendo documentos importantes para o reconhecimento dessa série de crimes contra a Humanidade, ainda hoje impunes.

Para o visitante, a Galeria 11/07/95 é um momento de reflexão sobre os horrores das guerras tão recentes, da fraqueza da ONU em trazer soluções e sobre a necessidade de mais tolerância entre etnias e religiões.

Nós visitamos a Galeria 11/07/95 e foi um local que nos marcou demais, além de termos aprendido muito sobre a história recente do país.

Para mais informações, acesse o site oficial.

Museu Nacional da Bósnia e Herzegovina – Zemaljski Muzej

O Museu Nacional é uma boa oportunidade para conhecer mais o país, desde aspectos culturais até geográficos.

O maior tesouro do museu possui é o livro judeu Haggadah, feito no século XIV por calígrafos judeus e ilustradores muçulmanos na Espanha.

Esse manuscrito foi levado da Espanha para a Bósnia pelos judeus sefarditas que fugiram da Inquisição naquele país.

O livro só não foi destruído pelos nazistas porque o curador do museu, Dervis Korku, um muçulmano, escondeu-o.

Mas há outras preciosidades no Museu Nacional, como um manuscrito antigo do Al Corão, toda uma área dedicada à arqueologia e etnologia, além de história natural.

Vale destacar a beleza do prédio, típico do período austro-húngaro.

Academia de Belas Artes e Ponte Festina Lente

O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros

A Academia de Belas Artes de Sarajevo está abrigada em um dos mais lindos prédios da cidade, que originalmente foi uma igreja evangélica em 1899, na época do Império Austro-húngaro;

Na década de 70, o prédio passou para o domínio da cidade, que a modificou e adaptou para receber a Academia de Belas Artes em 1981.

A Ponte Festina Lente é tão bela quanto o prédio e foi inaugurada em 2012 como um novo símbolo da cidade.

Outros museus em Sarajevo

Um museu recente, mas já reconhecido, é o War Childhood Museum, focado em entender como as crianças são afetadas pelas guerras, especificamente a que ocorreu no país na década de 1990.

Quando visitamos a Bósnia, essa questão surgiu em nossas mentes, porque as crianças daquela época têm hoje idades semelhantes as nossas. Ou seja, nós poderíamos ter passado a infância naquele contexto aterrorizador.

Saiba que havia outro museu sobre a Guerra da Bósnia, chamado de Museum Of Crimes Against Humanity And Genocide 1992-1995, bastante recomendado, mas que estava fechado em 2021.

Um museu diferente e mais leve é a casa-museu Svrzo House, um local belíssimo e tranquilo que mostra como viviam as famílias da elite bósnia entre os séculos XVIII e XIX.

Essa casa pertenceu inicialmente aos Glodos, ligados ao judiciário e a luta por autonomia em relação ao Império Otomano. Por casamento, a residência passou aos Svrzo.

Além da beleza e conservação da casa, os visitantes conhecerão as áreas públicas (selamluk) e os quartos só usados pela família (haremluk).

Comidas típicas em Sarajevo

O Que Fazer em Sarajevo? 20 Pontos Turísticos e Roteiros
Café bósnio, burek e goulash

A Bósnia e Herzegovina tem uma série de comidas e bebidas típicas, além dos doces, por isso o que fazer em Sarajevo passa também por comer bastante.

Não deixe de provar o café bósnio, servido com toda delicadeza em recipientes cheios de charme.

Há ainda pratos salgados bem gostosos, que vão te deixar satisfeito, como: goulash (ensopado de carne bem temperado), bürek (massa folhada recheada com carne (burek), queijo (sirnica), espinafre(zeljanica) batata (krompirusa) ou maçã (jabukovaca)) e ćevapi (enroladinhos de carne servidos dentro do pão pita), considerado o prato nacional.

Devido a influência turca, os pratos com cordeiro fazem sucesso, assim como, pratos com carne em geral, muitas vezes servidos com iogurte.

Mapa com os pontos turísticos de Sarajevo

Confira no mapa a localização dos pontos turísticos de Sarajevo mencionados ao longo deste artigo. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Roteiros de Viagem a Sarajevo – O que fazer em Sarajevo em 2 dias?

Nossa recomendação é passar pelo menos 2 dias inteiros na capital, ou seja, dormir três noites por lá.

No roteiro de viagem a Sarajevo de 2 dias, será totalmente possível conhecer bem o centro histórico, entrar em pelo menos uma mesquita e visitar até dois museus.

No dia de sol, vá até o Forte Amarelo e se você tiver tempo use o teleférico e aproveite a área verde onde fica a pista de Bobsleigh.

Já o Túnel da Esperança é a atração mais distante, mas totalmente possível de ser visitada.

A nossa principal dica é visitar os pontos turísticos de Sarajevo por proximidade geográfica, diminuindo os deslocamentos e, assim, aproveitando melhor cada hora.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Sarajevo tenham sido úteis para planejar suas férias! Leia também nosso artigo especial sobre Onde ficar em Sarajevo bem localizado!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.