Menu
Oceania

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

Descubra o que fazer em Melbourne de graça e aproveite a cidade gastando pouco!

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

State Library of Victoria

Melbourne é uma das cidades mais caras e interessantes da Austrália. Para o viajante econômico, essas duas características poderiam significar um dilema, mas para a nossa sorte Melbourne possui muitas atrações gratuitas, que a tornam, praticamente, a Londres australiana.

Assim, se você quer conhecer bem Melbourne, descobrir as belezas dessa cidade, mas não pode estourar o orçamento, esse post vai te ajudar, pois elenca os principais pontos turísticos gratuitos. Confira e comece desde já a planejar sua viagem!

Papo Viagem Podcast: Episódio #001 – Melbourne

Dicas sobre onde ficar em Melbourne, clique aqui!

 

Prédios vitorianos

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

Estação Flinders

Melbourne surpreende com a quantidade de prédios vitorianos que possui, a maioria muito bem conservada. Os prédios históricos ligados ao governo são os que mais impressionam, mas há muitas opções que rendem ótimas fotos, por isso não podem ficar de fora sobre o que fazer em Melbourne de graça.

O Old Treasury Building é um dos mais imponentes prédios do século XIX, em Melbourne. Ele possui em seu interior arcos de ouro da época da corrida do ouro que aconteceu no estado de Victoria. Próximo a ele, há a Parliament House, que oferece tours guiados gratuitos.

A Estação Flinders também é linda e com toda certeza você passará por lá. Há ainda a Old Melbourne Gaol, uma prisão antiga no centro de Melbourne, onde ficou preso o lendário Ned Kelly, o fora-da-lei mais famoso da Austrália.

 

State Library of Victoria

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

A State Library of Victoria é a biblioteca mais visitada em Melbourne. Muitos turistas e residentes dominam a pequena área verde a sua frente, além das salas da biblioteca. O prédio é lindíssimo e sempre há exposições gratuitas. Vimos em uma dessas exposições livros raros, com mais de cinco séculos de idade. Não deixe de visitar!

O ponto alto da State Library of Victoria é a sua sala principal, mostrada na foto acima, uma joia arquitetônica que causa nos visitantes até uma vontade de voltar a estudar. Dica extra: há internet de graça dentro da biblioteca!

Informações práticas: End. 328 Swanston Street (uma das principais ruas do centro). Horários: 10:00-21:00 (seg-qui.), 10:00-18:00 (demais dias), dependo da área os horários podem variar. Entrada gratuita. Para mais informações, clique aqui.

 

Igrejas Neogóticas

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

Catedral de São Patrício

As igrejas de Melbourne são prédios históricos que merecem ser visitados e que não podem ficar de fora sobre o que fazer em Melbourne de graça. As duas principais igrejas são a Catedral de São Patrício, incrivelmente linda, e a Catedral de São Paulo. Esta última se localiza na frente da Federation Square, a praça mais famosa de Melbourne, e para tirar fotos é preciso pagar.

As duas igrejas possuem um estilo arquitetônico neogótico, com torres pontiagudas cheias de pequenas estátuas. A Catedral de São Patrício se localiza em uma região mais tranquila, além de ser a igreja mais bela da cidade.

Informações práticas – Catedral de São Patrício: End. Cathedral Place, East Melbourne. Entrada gratuita. Para mais informações, clique aqui.

 

Royal Botanic Gardens

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

O Royal Botanic Gardens é um grande jardim botânico, com diversas áreas e muitas opções para relaxar. No Royal Botanic Gardens, há diversos tipos de plantas, muitas ameaçadas pela degradação ambiental, como as araucárias.

Além disso, nesse jardim botânico existem áreas dedicadas à flora da Oceania, tanto da Austrália, como o caminho da floresta australiana e a área da flora do Vale Yarra, quanto da Nova Zelândia. Vá ao Royal Botanic Gardens e descubra as belezas que só os jardins botânicos podem proporcionar.

Informações práticas: End. Birdwood Avenue. Entrada gratuita. Para mais informações, clique aqui.

 

Shrine of Remembrance

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

O Shrine of Remembrance não é apenas um monumento-homenagem aos homens e mulheres de Victoria que lutaram nas guerras mundiais. Mais do isso, ele serve também como uma homenagem aos que permaneceram no país, apoiando os soldados.

O Shrine of Remembrance possui basicamente a função educativa, com um pequeno museu em seu interior. Dica importante: a vista da cidade a partir desse monumento é uma das mais belas e totalmente gratuita. Assim, o Shrine of Remembrance não pode ficar de fora sobre o que fazer em Melbourne de graça.

Informações práticas: End. Birdwood Avenue, próximo ao Royal Botanic Gardens. Horários: 10:00-17:00, todos os dias. Entrada gratuita. Para mais informações, clique aqui.

 

Praia de Saint Kilda

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

Dependendo da época do ano que você for visitar Melbourne, uma passadinha na praia será necessária. A praia mais conhecida é de Saint Kilda, super acessível de VLT. Essa praia possui a cor do mar bastante azul com uma faixa de areia razoável. Realmente, Saint Kilda não é Gold Coast ou Byron Bay, mas já quebra um galho.

Nessa região, há o mais famoso parque de diversão da Austrália, o Luna Park, também presente em Sydney. A entrada assusta um pouco, uma grande boca de palhaço, mas, caso você tenha tempo, vale a pena conhecer esse ícone australiano com mais de um século de existência.

 

Praia Brighton

Fonte: Flickr

Fonte: Flickr

Atualmente, a Praia Brighton perde em popularidade para a Praia de Saint Kilda, mas sua história única ainda a torna um ponto de visita interessante. A Praia Brighton foi durante muitas décadas a área veraneio para os moradores de Melbourne.

Prezando pelos “bons costumes”, foram construídas casas de banho na Praia Brighton, isso há mais de um século. Essas belas casinhas coloridas transformaram a praia e até hoje atraem turistas e moradores. Uma ótima oportunidade para relaxar e tirar belas fotos.

 

Mercados

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

Queen Victoria Market

A cidade de Melbourne tem três mercados bastante conhecidos: Queen Victoria Market, South Melbourne Market e Prahran Market. O Queen Victoria Market é um mercado grande com diversas áreas. As áreas dedicadas à comida possuem muitos produtos australianos, como as carnes de altíssima qualidade e o mel absolutamente maravilhoso. O que fazer em Melbourne de graça deve passar por conhecer esse mercado.

Já o South Melbourne Market e o Prahran Market também são muito conhecidos pelos moradores, mas menos visitados pelos turistas. Se você procura produtos requintados ou feitos à mão, o South Melbourne Market é uma ótima opção. O Prahran Market é o mercado mais antigo de Melbourne e também possui produtos frescos de qualidade.

 

Passeio com bonde 35

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

Fonte: Wikimedia

Melbourne possui um sistema público de transporte multimodal super eficiente, com bondes gratuitos no centro da cidade, facilitando a vida dos morados e barateando a viagem dos viajantes econômicos.

Entre esses bondes, destaca-se o bonde 35, que possui um percurso que permite conhecer alguns pontos turísticos da cidade, como os prédios governamentais vitorianos, a região das docas e a Federation Square. Além disso, nesse tour de bonde há explicações sobre a história dos lugares e o bonde é um charme só. Aproveite o que a cidade tem para oferecer de graça!

Informações práticas: Confira a tabela de horários e outras informações aqui.

 

Ruas temáticas

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

Hosier Lane

Melbourne possui, em sua área central, ruas bastante interessantes, com destaque para a Hosier Lane e Degraves Street. A primeira é uma referência quando se fala em grafite, a maioria feita por artistas locais. Realmente, há grafites lindos em um labirinto de ruelas, infelizmente muitos pichadores destroem a arte feita nas paredes. Então, vá enquanto ainda há belos desenhos nas paredes.

Próxima a Hosier Lane, está a Degraves Street, uma rua incrível, com muitas opções de bares, restaurantes e outros negócios bacanas. Encontramos uma livraria linda, cheia de livros para crianças.

Há ainda a Chinatown, localizada entre as ruas Little Bourke, Swanston e Spring. Na Chinatown há uma ótima oferta de restaurantes asiáticos, muitos focados nos dumplings, bolinhos chineses deliciosos. Porém, o mais interessante é a história dos imigrantes chineses, que migraram em meados do século XIX com a intenção de trabalhar no mercado desenvolvido pela descoberta do ouro no estado de Victoria.

 

National Gallery of Victoria

O que fazer em Melbourne de graça? Descubra aqui!

A National Gallery of Victoria é um dos museus mais importantes de Melbourne, que possui uma grande e variada coleção. Basicamente, a NGV está dividida em dois prédios, Ian Potter Centre e St. Kilda Road, o primeiro abriga as pinturas australianas dos séculos XIX e XX, e o segundo uma coleção de pinturas de diversos continentes.

Se você já visitou galerias renomadas e está interessando na arte australiana, recomendamos conhecer a divisão da NGV no Ian Potter Centre. Caso você prefira pinturas internacionais, a divisão da NGV em St. Kilda Road foi feita para você.

Além da arte australiana, aborígene e internacional, costumam ocorrem exibições temporárias na NGV. A foto acima é fruto de uma dessas exibições temporárias, com foco na arte contemporânea. Vale ressaltar, que as obras contemporâneas são bastante interessantes e interativas nessa galeria. Além disso, toda essa grande oferta de arte é gratuita!

Informações práticas: End. Ian Potter Centre (Federation Square) e St. Kilda Road. Horários: 10:00-17:00. Entrada gratuita, com exceção de algumas exibições temporárias. Para mais informações, clique aqui.

 

Tour de bicicleta grátis

Além do bonde 35, que faz um tour gratuito em volta do centro de Melbourne, você pode criar seu próprio tour usando uma das bicicletas para alugar. Na realidade, apenas os 30 primeiros minutos são gratuitos, sendo necessário apenas deixar um depósito, que será reembolsado.

No horário de pico da tarde, em torno das 16 horas, os bondes gratuitos ficam lotados e as bicicletas podem te ajudar bastante, ainda mais que os motoristas respeitam as leis de trânsito em Melbourne. Se você não vive sem bicicleta, essa é uma ótima oportunidade de conhecer a cidade e gastar pouco.

Informações práticas: Para saber mais sobre o empréstimo de bicicletas, clique aqui.

 

Gostou das dicas sobre o que fazer em Melbourne de graça? Então, curta o site e este post!

Boa Viagem :)

 

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.