O que fazer em Malaca, Malásia? Roteiro Completo de 1 Dia!

Conheça as dicas do roteiro de viagem de 1 dia e saiba o que fazer em Malaca, na Malásia!

Malaca ou Melaka é uma pequena cidade estrategicamente localizada no Estreito de Malaca, uma das ligações entre o Oceano Índico e o extremo oriente. Devido à sua localização, Malaca foi invadida pelos portugueses no século XVI, posteriormente pelos holandeses e também pelos britânicos. História é o que não falta na lista sobre o que fazer em Malaca.

A mistura de tantas influências externas moldou a história da cidade e possibilitou a existência de um rico centro histórico, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cultura de Malaca é a ainda mais diversificada, com a contribuição da imigração indiana e chinesa.

O post de hoje traz dicas sobre o que fazer em Malaca, com pontos turísticos que podem ser conhecidos em apenas 1 dia, já que muitos viajantes optam por fazer uma visita de bate-volta a partir de Kuala Lumpur.

Nós decidimos nos hospedar na cidade (saiba onde ficar em Malaca) e conhecer ainda mais a região, como mostrados no episódio do Papo Viagem Podcast sobre Malaca. Mas sabemos que a maioria dos visitantes tem apenas um dia na cidade.

 

O que fazer em Malaca


Centro Histórico

O que fazer em Malaca? Roteiro de 1 dia!

Christ Church e o Stadthuys

O centro histórico de Malaca possui monumentos holandeses e portugueses, esses últimos bastante antigos e desgastados pelo templo.

Recomenda-se começar o roteiro de 1 dia pelo Stadthuys, o antigo prédio do governo holandês localizado na Dutch Square.

Construído em 1645, o Stadthuys é a construção holandesa mais antiga no Sudeste Asiático. O que mais chama a atenção é a cor avermelhada da construção, que originalmente era branca.

Juntamente com o relógio, a igreja de Christ Church e a fonte, o Stadthuys forma o ponto de encontro da cidade, seja à noite ou durante o dia. Atualmente, o Stadthuys abriga o Museu de História e Etnografia e o Museu de Literatura.

Nenhuma das atrações da Dutch Square pode ficar de fora do roteiro sobre o que fazer em Malaca.

O que fazer em Malaca? Roteiro de 1 dia!

Museu Marítimo

Do outro lado da rua da Dutch Square, há o centro de informações turísticas, não deixe de pegar um mapa e tirar suas dúvidas.

Saindo do centro de informações turísticas, há ruínas de um forte, que tinha como função defender o centro da cidade.

O Museu Marítimo fica próximo ao forte e surpreende pela réplica de um galeão português, semelhante aos que aportaram em Malaca no começo do século XVI.

Há pinturas e uma exibição que conta a história marítima da cidade, com objetos tirados do navio Diana, como porcelanas e outros.


Forte A Famosa

A Famosa

A Famosa

Ainda no centro histórico, subindo uma pequena colina, chamada de colina de São Paulo, se encontram as ruínas de uma igreja do século XVI, construída pelos portugueses. De lá se tem uma bela vista da cidade.

Descendo a colina, o viajante vai se deparar com o que sobrou do Forte A Famosa com sua bela entrada principal, a Porta de Santiago. Esse monumento também foi construído pelos portugueses, mas sofreu muitas modificações posteriores.

Ao lago do forte A Famosa, localiza-se o belo Museu do Palácio do Sultão, uma réplica do Palácio do Sultão Mansur Shah.

A arquitetura é o que mais chama a atenção, em estilo malaio, contrastando com as demais construções em estilo europeu. Há mais de 1300 itens históricos no museu!


Chinatown

O que fazer em Malaca? Roteiro de 1 dia!

Uma das regiões mais visitadas pelos turistas em Malaca é a Chinatown, ao lado do centro histórico.

Na Chinatown, principalmente na Rua Jonker, estão os melhores cafés, restaurantes e lojas da cidade, além de muitas opções de hospedagens com preços atraentes.

A Chinatown é sempre muito movimentada de dia, mas é durante a noite que possui mais charme, principalmente com sua feira noturna, que acontece às sextas e aos sábados.

Prepare-se para ver de tudo um pouco nas tendas: frutas, comidas diferentes e objetos variados, além do tradicional karaokê.

O que fazer em Malaca? Roteiro de 1 dia!

Outra atração da Chinatown são as lojas de antiguidades, com objetos interessantíssimos.

Os melhores museus de Malaca também estão na Chinatown, com destaque para o Museu Baba & Nyonya, que possui um acervo colecionado por três gerações de uma família Peranakan (famílias de origem chinesa e malaia).

Há outros museus na Chinatown, assim como templos chineses e a belíssima Mesquita Masjid Kampung Kling, com uma mescla de estilos arquitetônicos surpreendente.


Vila Portuguesa

O que fazer em Malaca? Roteiro de 1 dia!

Faz muito tempo que os portugueses foram expulsos de Malaca pelos holandeses. Contudo, a cultura portuguesa ainda permanece em Malaca, mesclada com a cultura malaia.

Há uma pequena Vila Portuguesa, com casas diferentes das demais, todos seguidores do catolicismo. A língua portuguesa se misturou ao malaio e formou um novo dialeto, o Kristang. Há trabalhos retomar o uso dessa língua pelos moradores.

Só não espere ver uma pequena Lisboa na Vila Portuguesa. Mas vale a pena para quem dorme na cidade visitar a vila durante a noite e provas os frutos do mar, especialidade dos restaurantes da região. Quem sabe você conseguirá conversar em Kristang.


Dicas para o Roteiro de 1 Dia em Malaca

o que fazer em malaca

Os divertidos tuk-tuks de Malaca

Nós preferimos ficar hospedados em Malaca do que fazer uma viagem bate-volta a partir de Kuala Lumpur.

Essa decisão se baseou no fato de que Malaca fica a caminho de Cingapura, que era nosso próximo destino, e das complicações de usar o transporte público para chegar a Malaca em uma viagem de um dia.

Confira abaixo algumas dicas para visitar Malaca:

  • É preferível ficar uma noite em Malaca, pois a viagem a partir de Kuala Lumpur demora 2 horas de ônibus;
  • Para chegar a Malaca, a opção mais barata é utilizar os ônibus intermunicipais que chegam à estação Melaka Sentral;
  • Essa estação não fica no centro, por isso pegue um táxi (15 ringgit) ou espere pelo ônibus 17, que não é muito frequente;
  • Em Kuala Lumpur, a estação de ônibus também não é central, por isso você deverá sair mais cedo. Contando com as horas de viagem e o tempo perdido para chegar ao centro, acreditamos que vale a pena ficar um dia em Malaca.

 

Gostou das dicas sobre o que fazer em Malaca? Então, saiba muito mais sobre a cidade no episódio do Papo Viagem Podcast sobre Malaca!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.