O que fazer em Kuala Lumpur, Malásia? Pontos Turísticos Kuala Lumpur

por Jade

Kuala Lumpur é uma cidade moderna e que reflete a história e as culturas da Malásia, sendo uma das melhores metrópoles para visitar no Sudeste Asiático. Há muito o que fazer em Kuala Lumpur para todos os tipos de viajantes.

A capital da Malásia é super movimentada, mas possui bons museus, parques verdes e templos de diversas religiões. É o local de encontro entre chineses, indianos e malaios muçulmanos.

Durante suas férias em Kuala Lumpur, você também se surpreenderá com a modernidade dos edifícios e com a excelente oferta de shoppings e áreas para compras.

Neste artigo, organizamos tudo sobre o que fazer em Kuala Lumpur da seguinte maneira:

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Kuala Lumpur nos melhores bairros!

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur

Torres Gêmeas Petronas

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur
Torres Petronas e o shopping Suria KLCC

O principal símbolo da Malásia e de Kuala Lumpur é o conjunto Torres Gêmeas Petronas, que levam o nome da empresa de petróleo do país.

As Torres Gêmeas Petronas foram construídas em 1996 e demonstram tanto a paixão dos malaios por modernidade e arquitetura inovadora quanto a necessidade de mostrar ao mundo a riqueza do país.

Com seus 452 metros de altura, elas foram a construção mais alta do mundo até 2004, sendo ultrapassada pela Taipei 101. Quem as projetou foi o arquiteto argentino Cesar Pelli, que criou uma estrutura bem futurista, mas baseando-se em elementos do Islã.

É possível visitar a passarela que liga as duas torres, nos andares 41 e 42, a 170 metros acima do chão. Depois de se deslumbrar com a vista, o elevador ainda leva os visitantes ao andar 86, a mais de 400 metros. É absurdamente alto!

É tão alto que só vale a pena subir em dia limpo, caso contrário fica difícil ver a cidade. Há a opção do ingresso para as Torres Petronas sem fila!

Não deixe de ver as Torres Petronas durante a noite, quando elas recebem iluminação especial.

Além disso, é no período da noite (19h30min, 20h30min e 21h30min) que acontece um show de luzes e música no lago à frente das torres, a Lake Symphony.

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur
Fonte: Flickr

Esse lago faz parte do KLCC Park, com paisagismo de Roberto Burle Marx. O parque é grande e bem cuidado, tendo playground, belos jardins e esculturas.

Saiba que na base das Torres Gêmeas Petronas funciona um shopping center, chamado de Suria KLCC. Além das lojas de grife, há uma praça de alimentação com restaurantes econômicos.

Nessa região há outras atrações sobre o que fazer em Kuala Lumpur. Nas Torres fica o Petrosains Science Discovery Centre, o principal museu de ciências da cidade, super interativo e ideal para crianças.

No prédio anexo ao shopping, há o oceanário Aquaria KLCC, outra atração interessante para quem está com crianças ou para dias de chuva.

Normalmente, os turistas se hospedam no bairro Bukit Bintang, um local moderno, com muitos shoppings e entretenimento. É o melhor bairro para se hospedar em Kuala Lumpur.

De lá até as Torres Pedronas dá para ir caminhando pela Bukit Bintang Pedestrian Walkway, uma passarela moderna e fechada que cobre pelo menos em um pedaço do trajeto.

No bairro ainda é famosa a rua Jalan Alor, com muitos restaurantes chineses econômicos.

Melhores museus em Kuala Lumpur

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur
Museu de Artes Islâmicas. Fonte: Wikimedia

Por ser a capital da Malásia, Kuala Lumpur possui ótimos museus e com temas específicos. Acreditamos valer a pena visitar museus únicos, difíceis de serem encontrados em outras partes do mundo.

O Museu de Artes Islâmicas é um desses museus imperdíveis, focado em objetos e manuscritos islâmicos do Sudeste Asiático.

Além da suntuosidade do prédio, o museu tem uma coleção repleta de joias, cerâmicas, vidros, manuscritos do Alcorão, tecidos, moedas e centenas de objetos que refletem a beleza da arte inspirada no Islã.

Outro espaço de exposição bastante elogiado é o Museu das Ilusões, que rende um passeio divertido. Contudo, é cada vez mais comum encontrar esse tipo de museu nas metrópoles mundiais. 

Já o Royal Selangor Visitor Centre é um museu específico sobre estanho e as peças feitas desde meados do século XIX pela empresa Royal Selangor.

A exposição é super elogiada, assim como o fato de ter ônibus shuttle gratuito e tours guiados impecáveis. Saiba que o Royal Selangor Visitor Centre não cobra entrada.

Além desses museus em Kuala Lumpur, há outras opções, como:

  • Bank Negara Malaysia Museum and Art Gallery: esse é o museu do banco central da Malásia, mais procurado pelos moradores e interessados em história econômica e curiosidades da moeda malaia, o ringgit. O museu é bastante interativo;
  • Museu Nacional da Malásia: é o local ideal para entender a história do país através de muitos objetos. Sempre recomendamos estudar antes de visitar museus desse tipo, assim facilita entender as exposições;
  • National Textile Museum: esse museu é focado nos vestuários usados pelos malaios nos tempos antigos. Normalmente, são turistas malaios que visitam o museu, mas a beleza externa do prédio faz com que todos os estrangeiros tirem muitas fotos;
  • MinNature Malaysia: é o museu de miniaturas de cidades e paisagens do país;
  • National Visual Arts Gallery: é o local mais importante do país para ver pinturas e apreciar instalações de arte contemporânea. Pertinho fica o Taman Tasik Titiwangsa, um parque muito usado para praticar atividades físicas.

Torre de Kuala Lumpur – Menara Kuala Lumpur

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur
KL Tower e a vista que destaca as Torres Gêmeas

Kuala Lumpur possui outra torre gigantesca, além das Torres Gêmeas. A Menara KL ou KL Tower possui 421 metros de altura e ainda está localizada em um morro, por isso sempre é avistada no horizonte.

Sua arquitetura e cores a tornam bastante interessante e diferente das Torres Petronas. Aberta ao público em 1996, ela oferece uma vista panorâmica de Kuala Lumpur, além de um restaurante a quase 300 metros de altura.

A vantagem dessa torre é que você avista as Petrona Towers, tendo uma das melhores vistas da cidade, inclusive à noite, quando as Torres Gêmeas recebem iluminação especial.

Saiba que é comum sugerirem o ingresso conjunto da KL Tower com o KL Forest Eco Park e o KL Tower Mini Zoo, mas essas duas atrações não são muito elogiadas. Compre apenas o ingresso do mirante da Torre KL!

Chinatown de Kuala Lumpur

Localizada no centro da cidade, o bairro chinês (Chinatown) possui características marcantes, como a grande quantidade de pequenos comércios que vendem produtos falsificados, as lindas lanternas e muito agito.

A Chinatown de Kuala Lumpur é movimentada demais e um dos lugares mais turísticos da cidade.

A história da região é surpreendente. Lá era produzida a tapioca consumida nos bairros vizinhos. Tapioca da mandioca! Os portugueses e espanhóis levaram da América a mandioca para o Sudeste Asiático, chamada de cassava.

A principal rua da Chinatown é a Jalan Petaling, que é um calçadão onde está a maioria das lojas e muitos turistas. Saiba que essa rua também é conhecida pela prostituição, mas não vimos nada disso durante o dia.

Nas ruas próximas é possível encontrar construções antigas, vários restaurantes e templos interessantes, que são as atrações que valem a pena na Chinatown.

Na rua Jalan Tun H. S. Lee há um belo templo hindu, chamado Sri Maha Mariamman. Esse templo foi o primeiro do tipo que conhecemos e, apesar de pequeno, é bonito e estava bem cuidado durante nossa visita.

Saiba que o Sri Maha Mariamman é o mais antigo templo hindu de Kuala Lumpur, fundado em 1873. A entrada é gratuita, apenas paga-se um pequeno valor para guardar os sapatos.

É claro que você também vai encontrar templos chineses na Chinatown, assim como em outras áreas da cidade.

Há o Templo Thean Hou, assim como o Kuan Yin, Chan See Shu Yuen, Kuan Ti (Guan Di), Sin Sze Si Ya. Todos esses templos têm no mínimo 100 anos, mas nem todos estão localizados na Chinatown.

O Templo Thean Hou é um dos mais bonitos, com espaço amplo e arquitetura belíssima. Sua localização é fora do centro.

Nós gostamos bastante do Templo Kuan Ti (1887), que possui várias estátuas na entrada: dragões, leões chineses feito de pedra e estátuas de deuses.

Nos tours privados por Kuala Lumpur tanto a Chinatown quanto o Bairro Colonial são os destaques, por serem as áreas do centro antigo.

Bairro Colonial

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur
Edifício Sultan Abdul Samad, localizado na Praça Merdeka

Kuala Lumpur tem bairros com características próprias, como o moderno Bukit Bintang e a caótica Chinatown. Outro local antigo e com várias atrações é o Bairro Colonial, onde fica o Mercado Central e a Praça Merdeka.

O Mercado Central é um mercado fechado organizado e abrigado em um prédio histórico. Eu vi lembrancinhas muito interessantes por lá. Além disso, há restaurantes nas redondezas e no último andar do Mercado.

Já a Praça Merdeka é o símbolo da independência da Malásia e local de comemoração das festas. A praça é bem grande, afinal, era um antigo campo de críquete dos britânicos.

Ao redor da Praça Merdeka se localizam importantes prédios, muitos com arquitetura colonial.

Entre os prédios coloniais próximos, destaca-se o Edifício Sultan Abdul Samad, construído em 1897 em estilo mourisco, com uma torre com grandes relógios e arquitetura grandiosa, que hoje abriga um ministério do governo.

Há na região a Kuala Lumpur City Gallery, com o famoso “I love KL”, sempre com muitos turistas e suas máquinas fotográficas.

Outra construção da época colonial muito bonita é a estação antiga de trem (Kuala Lumpur Railway Station), construída em 1910, e que foi substituída pela KL Sentral. A construção é belíssima, claramente em estilo mourisco.

Há também há a Masjid Jamek, a mesquita mais antiga da cidade, construída em 1909 no encontro de dois rios. É uma construção deslumbrante, sem dúvida.

Ainda mais grandiosa é a Masjid Wilayah Persekutuan, uma mesquita construída em 2000 e que segue o estilo otomano, ou seja, é um local exuberante e enorme. Mas a Mesquita Wilayah é mais distante do centro.

Mesquita Nacional da Malásia – Masjid Negara

Continuando a falar sobre mesquitas, devemos mencionar a Mesquita Nacional, o principal templo religioso do país.

A arquitetura da Mesquita Nacional chamou nossa atenção, com seu grande minarete, paredes decoradas, cúpula azul impressionante e várias colunas. Realmente, é um edifício belo e moderno.

Ela foi erguida em 1965 e tem como foco o minarete com 73 metros de altura, além do domo principal formado por uma estrela de 18 pontas. Essas pontas representam os 13 estados da Malásia e os 5 pilares do Islã.

Há ainda jardins, piscinas e fontes nos arredores.

A visita a Mesquita Nacional é totalmente gratuita e a equipe é atenciosa com os turistas, disponibilizando vestimenta adequada, tanto para mulheres quanto para homens.

Nós recomendamos evitar a visita às sextas-feiras, já que é o dia sagrado para os muçulmanos e ocorrem muitas orações.

Parque Jardins do Lago – KL Lake Gardens

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur

Pertinho da Mesquita Nacional fica o grandioso e quase perfeito Parque dos Jardins do Lago de Kuala Lumpur, possuindo muitas atrações.

Também conhecido como Perdana Botanical Gardens, os jardins possuem natureza exuberante das zonas tropicais e muitas plantas exóticas.

Os Jardins foram fundados em 1888 pelos governantes britânicos e se tornaram um lugar de refúgio e tranquilidade na movimentada capital malaia.

As principais atrações turísticas dos Jardins do Lago de Kuala Lumpur são: o Parque dos Pássaros e o Parque das Orquídeas. Mas há outros locais a visitar, como: o próprio lago e a área dedicada às borboletas, aos hibiscos e aos cervos.

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur
Flores no Parque das Orquídeas

O Parque dos Pássaros (Parque Aviário de Kuala Lumpur) é o maior parque com pássaros e caminhada livre do mundo, abrigando mais de 3.000 pássaros de 200 espécies diferentes.

Recomendamos chegar cedo para conhecer esse parque, porque é o tipo de passeio concorrido.

Nós gostamos muito do Parque das Orquídeas. Há diferentes espécies e muito beleza nessas pequenas flores super adaptadas ao clima quente e úmido da Malásia. Não perca, ainda mais que é gratuito.

Aliás, você só pagará para visitar os parques fechados, como o Parque dos Pássaros. Grande parte do Perdana Botanical Gardens tem entrada franca. Há tours guiados pelo Jardim Botânico Perdana.

Compras em Kuala Lumpur

Kuala Lumpur é repleta de shoppings enormes, até porque o calor é tão forte que os shoppings são itens essenciais no dia a dia dos moradores.

Conhecido pelas decorações festivas, o Pavilion KL é um dos mais famosos e visitados, tendo lojas de vários tipos, desde locais de marca até baratos.

Já o Mid Valley Megamall é um shopping bem grande e com bons preços. O Berjaya Times Square está localizado em Bukit Bintang e é um local moderno e com vários negócios, entre eles há um shopping. Já o Plaza Low Yat é específico para comprar produtos tecnológicos.

Há outras dezenas de áreas comerciais na cidade, como The Gardens Mall e Sunway Putra Mall.

Cavernas Batu – Batu Caves

O que fazer em Kuala Lumpur sempre inclui as Cavernas Batu, mesmo não estando localizadas na cidade.

As Batu Caves estão localizadas em Selangor, apenas 13 quilômetros ao norte da capital. Lá há paredões de rocha com mais de 100 metros de altura.

Nesses paredões estão diversas cavernas, inclusive a Caverna Templo, que possui em seu interior um templo hindu. O templo recebe o festival Thaipusam, que acontece em janeiro ou fevereiro.

Mas o principal destaque das Batu Caves é a estátua de um deus hindu chamado de Muragan, localizada no início da escadaria que leva à Caverna Templo. Inaugurada em 2006, a estátua tem 42 metros de altura e impressiona muito!

Depois de tirar muitas fotos com a estátua do deus Muragan, é necessário subir 272 degraus até a Caverna Templo. Essa é a única maneira de chegar à caverna. Vale ressaltar que todo o trajeto, incluindo o Templo, é gratuito e fica aberto das 7h às 19h.

Na escadaria você será assediado por macacos que querem comida. Por precaução não dê comida a eles, nem leve sacolas ou comidas aparentes. Depois de driblar os macacos e vencer as escadas, você chegará à Caverna.

A primeira impressão é de uma caverna escura e úmida. Realmente, essas características são verdadeiras, mas no final há um grande buraco que deixa a luz entrar, juntamente com os macacos.

O ponto alto da Caverna Templo é a vista, assim como, o templo e as estátuas dos deuses do Hinduísmo.

Apenas achamos que a caverna poderia ter melhor manutenção e limpeza, como vimos em outros templos hindus.

Há outros atrativos nas Batu Caves, como a Caverna Escura, conhecida por ser a casa da muito antiga aranha alçapão, mas só visitada com guia; e a Vila das Cavernas, um museu hindu com acesso fácil, sem escadas.

Vale destacar que há regras de vestimenta. O melhor é usar calças compridas com blusa de manga curta. Assim, você não precisará alugar um lenço para cobrir as pernas. Mas saiba que o calor costuma ser forte.

Como chegar às Batu Caves?

Nós utilizamos o trem. Na estação KL Sentral, que é a principal da capital, saem os trens KTM Komuter. Basta pegar a linha “Batu Caves”.

O ticket do trem é absurdamente barato, em torno de RM 2,60.

Além das Cavernas Batu, há quem faça um passeio de um dia para Malaca, mas nesse caso é melhor ir com uma excursão a Malaca.

Nós preferimos passar mais tempo por lá e, assim, visitamos outros pontos turísticos de Malaca.

Veja nossas sugestões de passeios de um dia saindo de Kuala Lumpur.

Mapa de Kuala Lumpur com atrações

Confira no mapa a localização dos pontos turísticos de Kuala Lumpur mencionados ao longo deste artigo. Basta clicar no “botão com seta”, na barra superior, para acessar a legenda do mapa.

Roteiro de viagem a Kuala Lumpur de 4 dias

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur
KLCC Park

O que fazer em Kuala Lumpur em 1 ou 2 dias?

O roteiro de viagem a Kuala Lumpur de 1 dia é bastante corrido. Nossa primeira dica é só subir alguma torre se o clima permitir.

Ir às Torres Petronas durante a noite é um passeio e tanto, por causa da iluminação e do show de luzes e sons no lago à frente.

Durante o dia, você pode caminhar pela Chinatown e o Bairro Colonial, terminando o passeio no Jardim Botânico.

O que fazer em Kuala Lumpur em 2 dias permite visitar mais atrações, incluindo algum museu, como o Museu de Artes Islâmicas, e aprofundar outras, como visitar mais templos na Chinatown e subir alguma torre.

O que fazer em Kuala Lumpur em 3 ou 4 dias?

Para o roteiro de viagem a Kuala Lumpur de 3 dias inteiros é totalmente possível fazer o passeio às Batu Caves.

Na realidade, tendo metade de um dia sem chuva já dá para visitar o local com calma. O importante é chegar cedo lá.

O que fazer em Kuala Lumpur em 4 dias inteiros inclui mais museus e até mesmo um tempo maior para compras.

O que fazer em Kuala Lumpur em dias de chuva?

A Malásia sofre com monções todos os anos, mas que variam de acordo com a região. Nós viajamos em agosto, em uma época que chove apenas no final da tarde. Isso acontece também em junho e julho.

Contudo, o período com menos chuvas vai de novembro até março e, por isso, é o melhor para viajar a Kuala Lumpur.

Então, saiba que é normal chover na capital, mesmo que seja só a tarde. Recomendamos que você tenha cartas na manga sobre o que fazer em Kuala Lumpur em dias de chuva.

Nossa primeira dica é evitar subir as torres (Petronas ou KL Tower) nos dias de tempo instável, porque a visibilidade estará muito ruim.

Prefira visitar os museus (como o excelente de Artes Islâmicas), as mesquitas (como a Nacional) e fazer compras nos shoppings, que também possuem grandes praças de alimentação.

Como você pode perceber, Kuala Lumpur tem muitas atrações ao ar livre, desde monumentos e templos nos bairros até os belos jardins e as próprias torres, que são símbolos da cidade.

Dessa forma, vale atenção máxima à escolha da época da viagem!

Dicas de segurança e seguro viagem à Malásia

O que fazer em Kuala Lumpur? Principais pontos turísticos de Kuala Lumpur
Malaca, outro destino muito visitado na Malásia

Nós não tivemos nenhum problema com segurança e saúde na Malásia, mas viajamos bem-informados e tomamos vários cuidados.

Primeiramente, no Sudeste Asiático sempre beba água mineral e evite suco de frutas, assim como prefira restaurantes com boa estrutura.

Para entrar no país, você precisará do Certificado de Vacinação contra Febre Amarela. De qualquer maneira, evite passeios nas reservas e matas fechadas.

Em termos de violência urbana, nós viajamos conscientes dos motociclistas que roubam bolsas e mochilas, assim como dos golpes aplicados pelos taxistas. Felizmente, não presenciamos nada parecido, mas vale ter cuidado com seus pertences.

Por ser um país com doenças tropicais, assim como é o Brasil, nós recomendamos fortemente que você contrate um bom plano de seguro viagem à Malásia, de preferência com valor de cobertura superior a US$ 50 mil.

Em Kuala Lumpur, há hospitais modernos e com ótima estrutura, assim como médicos que falam inglês, já que essa língua é bastante incentivada e obrigatória nas escolas.

Confira mais informações no nosso artigo sobre Seguro Viagem à Ásia e Sudeste Asiático. Já adiantamos que no artigo sugerimos apólices oferecidas no site comparador Seguros Promo, que tem muitas promoções e 5% de desconto com nosso link.

Também fique de olho nos banners no nosso site.

Esperamos que as sugestões sobre o que fazer em Kuala Lumpur tenham sido úteis para planejar suas férias! Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Kuala Lumpur!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.