O que fazer em Florença? 10 Pontos Turísticos de Florença

Florença é uma cidade com arquitetura, história e muita arte por todos os lados. O belo Centro Histórico foi palco do Renascimento, que deixou um grande legado para a cidade. O que fazer em Florença está relacionado a isso.

São muitas igrejas antigas para visitar, galerias de arte e museus de qualidade excepcional não faltam, assim como as piazzas sempre cheias. Veja a seguir nossas dicas de 10 pontos turísticos de Florença que devem estar no seu roteiro!

Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Florença!

 

O que fazer em Florença

  1. Catedral de Santa Maria del Fiore;
  2. Batistério de San Giovanni;
  3. Galleria degli Uffizi;
  4. Palazzo Vecchio;
  5. Ponte Vecchio;
  6. Palazzo Pitti;
  7. Piazzale Michelangelo;
  8. Basílica de Santa Croce;
  9. Galleria dell’Accademia;
  10. Basílica de Santa Maria Novella.

 

Catedral de Santa Maria del Fiore

Se você já visitou muitas igrejas maravilhosas pelo mundo, ainda ficará surpreso com o tamanho da Catedral de Santa Maria del Fiore, conhecida como Duomo.

O Duomo é realmente uma construção gigantesca, destacando-se o domo construído por Brunelleschi em 1436.

Particularmente, a maior beleza do Duomo é a sua arquitetura externa, com faixas verticais de mármore rosa, verde e branco. Dentro da igreja, a arquitetura é simples, novamente com destaque para o domo e suas pinturas.

Todos os dias tem uma fila monstruosa para entrar no Duomo. Lá dentro não há nada muito surpreendente. A maior beleza da Catedral é o seu exterior e o seu tamanho monumental. Fica até difícil tirar fotos dela, de tão grande.

A entrada para a Catedral de Santa Maria del Fiore é gratuita, só tem que enfrentar a fila.

Para ir ao domo, ao Museu dell’Opera di Santa Maria del Fiore, a Torre de Giotto, ao Batistério de San Giovanni e a Cripta de Santa Reparata, o ingresso custa 18 euros, servindo para todas essas atrações. Para mais informações, clique aqui.

 

Batistério de San Giovanni

Fonte: Flickr por Elias Rovielo

O Batistério de San Giovanni é uma das construções mais antigas de Florença, datada dos séculos V e VI d.C., mas que sofreu muitas intervenções posteriores.

O que mais chama a atenção nessa construção é seu domo, repleto por mosaicos bíblicos da Idade Média, muitos deles relacionados ao Apocalipse. Repare também na Porta do Paraíso, de frente para o Duomo. Lá estão importantes passagens bíblicas do artista Ghiberti.

O Batistério de San Giovanni pode ser visitado com o ingresso mencionado na atração anterior e se localiza na frente do Duomo. Sem dúvida, uma das atrações que deve estar no roteiro sobre o que fazer em Florença!

 

Galleria degli Uffizi

O que fazer em Florença

Fonte: Wikipedia

Localizada no Palazzo degli Uffizi, a Galleria degli Uffizi abriga uma importante coleção de obras renascentistas, colecionadas pela poderosa família Médici. Na realidade, é uma das melhores coleções de todo o mundo, tendo peças dos séculos XII ao XVIII.

Os principais destaques são as obras de Michelangelo, Giotto, Botticelli, Leonardo da Vinci e Tintoretto. São dezenas de salas com obras dos mais renomados artistas italianos.

Para aproveitar tudo isso, dedique pelo menos metade do dia para a Galeria e antecipa a compra o ingresso, já que as filas são grandes para quem quer comprar na hora.

O valor dos ingressos varia de acordo com a época do ano, variando entre 12 e 20 euros para adultos. Para mais informações, clique aqui.

 

Palazzo e Ponte Vecchio

O que fazer em Florença? Conheça um pedacinho da Toscana!

O Palazzo Vecchio se localiza em uma importante praça de Florença, a Piazza della Signoria, sendo a sede da Prefeitura. Sua construção data do século XIII e XIV, sofrendo muitas modificações nos séculos seguintes.

Mesmo que você não saiba que o Palazzo Vecchio é um prédio histórico, ele chamará a atenção, particularmente pela aparência de fortaleza, uma torre gigante e esculturas belíssimas, sendo uma delas cópia do David de Michelangelo.

O que fazer em Florença? Conheça um pedacinho da Toscana!

Indo da Piazza della Signoria para o Rio Arno, você se deparará com um amontoado de joalherias sob uma ponte, essa é a Ponte Vecchio. Algo bastante surpreendente e luxuoso.

Acessar a Ponte Vecchio é totalmente gratuito, mas as atrações do Palazzo Vecchio são pagas. O Museu do Palazzo Vecchio custa 10 euros o ingresso adulto, mas é possível comprar o ingresso que dá entrada também para a Torre e o Tour Arqueológico. Para mais informações, clique aqui.

 

Palazzo Pitti

O que fazer em Florença

Saindo da Ponte Vecchio, do outro lado do Rio Arno, há um complexo de museus em um importante palácio da família Médici. Esse é o Palazzo Pitti, uma construção gigantesca com um amplo jardim ao fundo.

No Palazzo Pitti, encontram-se os seguintes museus: Galleria Palatina (pinturas da Renascença), Galleria d’arte Moderna (obras do século XIX), Museu degli Argenti (tesouros da família Médici) e o Museu da Porcelana.

O valor do ingresso varia de acordo com os museus que se pretende visitar e com a época do ano. Para mais informações, clique aqui.

 

Piazzale Michelangelo

O que fazer em Florença? Conheça um pedacinho da Toscana!

Na Piazzale Michelangelo você terá uma das vistas mais bonitas de Florença, com destaque para o Duomo, a Basílica de Santa Croce e o Palácio Vecchio. Sem dúvida, o que fazer em Florença passa por ir a essa praça.

Para chegar a Piazzale Michelangelo, atravesse a Ponte Vecchio e enfrente a subida que te espera. Aproveite para parar no Giardino delle Rosa, um jardim cheio de rosas belíssimas e um gramado para descansar. As rosas florescem na primavera.

Caso você não queira subir a pé, a possibilidade de utilizar um ônibus. O ônibus 13 tem paradas próximas ao Palácio Vecchio e à Basílica de Santa Croce e o ônibus 12 é uma boa opção se você estiver perto da estação de trem ou do Palazzo Pitti.

 

Basílica de Santa Croce

O que fazer em Florença? Conheça um pedacinho da Toscana!

A Basílica de Santa Croce se localiza na Piazza Santa Croce, sendo uma das igrejas franciscanas mais importantes do mundo.

Sua principal atração são os túmulos de importantes italianos, com destaque para Michelangelo (há um monumento sobre seu túmulo), Galileu e Maquiavel.

Para conhecer a Basílica, suas capelas bem decoradas, o museu e outras áreas, o ingresso custa 6 euros para adultos. Maiores detalhes podem ser encontrados no site oficial aqui.

 

Galleria dell’Accademia

O que fazer em Florença

Fonte: Wikimedia

Acredito que a obra de Michelangelo mais popular de Florença é David. É ele que faz os turistas se acumularem na Galleria dell’Accademia.

Mas esse museu possui ainda uma importante coleção de pinturas do século XIII ao século XVI. Peças históricas também estão expostas, como violinos e pianos muito antigos.

Para visitar a Galleria dell’Accademia, o ingresso custa 8 euros. Confira outras informações aqui.

 

Basílica de Santa Maria Novella

O que fazer em Florença

A Basílica de Santa Maria Novella é um convento dominicano, com as características listras esverdeadas, cheia de capelas e um cemitério, datando do século XIII e XIV.

Para conhecer a Basílica de Santa Maria Novella, deve-se comprar um ingresso por 7,50 euros para adultos. Informações práticas para sua visita podem ser acessadas aqui.

 

Passeios para outras cidades da Toscana

O que fazer em Florença

Piazza del Campo, a principal de Siena

Além dos pontos turísticos de Florença mostrados acima, a região da Toscana é um prato cheio para visitas de um dia, todas maravilhosas e que não podem ficar de fora sobre o que fazer em Florença.

Nós sugerimos quatro cidades perto de Florença: Siena, San Gimignano, Pisa e Lucca.

Para visitar Siena, menos de 1 dia é necessário e a locomoção até lá é tranquila. Pegue um trem té Siena. O trem te deixará a dois quilômetros do centro histórico e basta pegar um ônibus para o centro.

A pequenina San Gimignano é uma pérola da Toscana, sendo conhecida como a cidade das belas torres. Para chegar até ela, a melhor opção é utilizar um ônibus, tanto saindo de Florença quando de Siena.

Pisa e Lucca nunca ficam de fora do roteiro de quem está em Florença. Nós utilizamos o trem e conseguimos conhecer as duas, algo rápido, muito por que Lucca é uma cidade bastante pequena, mas muito linda!

 

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Florença tenham sido úteis! Confira também o nosso artigo especial sobre onde ficar em Florença!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.