Budva é um destino muito procurado pelos europeus que visitam Montenegro e também pelos viajantes que estão em Dubrovnik, no sul da Croácia. O que fazer em Budva inclui caminhar pelo belo centro histórico, fazer passeio e aproveitar o clima de festa.
Além dos atrações de Budva, há vários passeios e locais a visitar nas redondezas, até porque Montenegro é um país pequenos.
Poucos quilômetros separam Budva de outras praias, de ilhas surpreendentes e de monumentos que merecem ser conhecidos.
Leia também nosso artigo especial com as hospedagens que mais valem a pena sobre Onde ficar em Budva!
O que fazer em Budva? Principais atrações e passeios
Centro Histórico de Budva

Budva é um dos centros urbanos mais antigos do Mar Adriático, tendo pelo menos 2500 anos de história.
O Centro Histórico é o lugar onde pode ser visto um pouco dessa longa história, principalmente nas construções milenares e na forte muralha.
Localizado inicialmente em uma ilha, que hoje está ligada ao continente, o Centro Histórico possui muralhas encantadoras e resistentes. Essas muralhas guardam construções com mais de mil anos de idade, além de ruas de pedra estreitas, porém fotogênicas.

Caminhar pelas muralhas (que datam do século XV) é uma das atrações sobre o que fazer Budva. A entrada fica nas proximidades da Citadela, outro ponto turístico da cidade, na parte sul do centro.
A Citadela é o monumento antigo mais conhecido de Budva, sendo um forte construído e reconstruído muitas vezes. Atualmente, visitar o local proporciona belas vistas da região e no verão ocorrem apresentações teatrais.
O que visitar em Budva também deve incluir as belas igrejas ortodoxas espalhadas pela área central.

A Igreja de Sveti Ivan (São João) é uma basílica erguida no século VIII, uma das mais antigas da costa adriática. Há também a Igreja de Sveti Trojica (Santíssima Trindade) que é mais recente, do século XIX, mas com estilo bizantino.
Não deixe de fotografar a milenar Igreja de Santa Maria em Punta, que reina tranquila mesmo nos meses mais agitados.
As igrejas milenares e as casas de pedra trazem muito charme ao Centro Histórico e estão em completa harmonia com as fortes muralhas da cidade.

Você pode visitar o pequeno Museu Arqueológico/Museu da Cidade para conferir alguns objetos antigos dos povos que passaram pela região.
No centro é fácil encontrar lojas de souvenirs, restaurantes e cafés para os turistas, mas nem sempre os preços são os melhores e o atendimento também não é grande coisa.
Praias em Budva

Há praias próximas à área central, mas não são muito atrativas no verão por causa da lotação. Um exemplo é a Richard’s Head, que fica do lado da muralha. Por ser uma praia de seixo, a cor da água é bonita, mas costuma estar lotada.
A Mogren Beach é outra praia central, que fica entre penhascos. O mais legal é caminhar por ela até encontrar a estátua de um mulher fazendo yoga, mas que também pode ser uma pose de dançarina. Aproveite a vista linda do centro histórico a partir dessa praia.
A praia depois da Marina é a Praia Slovenska, um destino movimentadíssimo no verão. Achamos ela um pouco suja e muito movimentada, mas estávamos lá em julho, a época mais movimentada em todo o país.
Saiba que entre Budva e as cidades da região é possível ir para várias praias de pedra com água bem clara. A que mais se destaca é Sveti Stefan.
Sveti Stefan

Quem procura praias belíssimas e cristalinas e um ambiente com menos turismo de massa, Sveti Stefan é uma ótima escolha.
Sveti Stefan fica apenas 15 quilômetros de Budva, sendo uma região sofisticada e cara. A ilha de Sveti Stefan (que hoje é uma península) é ligada ao continente por duas praias em meia-lua, formando uma geografia fascinante.
As praias de seixo com pedrinhas coloridas têm tons de azuis muito cristalinos, ficando ainda mais bonitas com as montanhas montenegrinas ao fundo e com o Centro Histórico de Sveti Stefan.
Atualmente, todo o Centro Histórico pertence ao hotel de luxo Aman Sveti Stefan, mas há uma vila nas proximidades com hospedagens mais em conta, como pensões e apartamentos.
As construções originais do século XV e as igrejas do Centro Histórico foram preservadas. Na parte interna das casas encontram-se mais de 50 quartos luxuosos e confortáveis.
Quem quiser aproveitar Sveti Stefan pode ir à praia da Villa Milocer, que pertence ao hotel, alugando espreguiçadeiras (bem caras) ou aproveitando a praia pública. O SPA do hotel também é aberto para não hóspedes.
Ilha de Sveti Nikola

A Ilha de Sveti Nikola é um destino muito próximo a Budva e que atrai os turistas por sua geografia peculiar e por suas praias de seixo.
Conhecida na região como Havaí, a Ilha de Sveti Nikola é a maior ilha de Montenegro com 2 quilômetros de extensão. A grande falésia chega a ter 120 metros de altura.
No alto do verão, Sveti Nikola fica bastante movimentada, já que está próxima ao continente e é facilmente acessada de taxi boat a partir da Praia Slovenska.
Quando a maré está baixa, forma-se um banco de areia até a praia.
Petrovac

Já Petrovac é uma cidade pequena perto de Budva, conhecida por ser um destino de verão dos residentes, sendo menos famosa e badalada do que Budva.
Com enseadas de águas calmas e bastante mata verde, Petrovac é uma alternativa mais local de turismo de verão.
Forte Kosmac
Quem tem mais tempo pode conhecer o Forte Kosmac, que fica a 800 metros de altura e, portanto, tem belas vistas da região.
Esse forte foi construído pelos austro-húngaros em 1840, sendo o forte mais ao sul do império.
Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Budva tenham te ajudado! Vale conferir também nossos artigos sobre hotéis em Budva e sobre O que fazer em Kotor!
Boa viagem!


Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
![]() |
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
![]() |
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
![]() |
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
![]() |
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
![]() |
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
![]() |
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
![]() |
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |