O que fazer em Bruxelas, Bélgica? Pontos Turísticos!

Descubra os pontos turísticos da capital da Bélgica e saiba o que fazer em Bruxelas!

Bruxelas é uma cidade cheia de estilos, sabores e belezas diferentes. A capital cosmopolita da União Europeia mescla diversos povos e culturas, mas ainda conserva as belezas de uma cidade europeia histórica, como você pode notar na imagem abaixo, da Grand Place. Mas o que fazer em Bruxelas?

No post de hoje, você vai descobrir os principais pontos turísticos de Bruxelas, assim como dicas para conhecê-los e muita informação. Leia este post e saiba o que fazer em Bruxelas, a capital da Bélgica!

 

O que fazer em Bruxelas

  1. Visitar a Grand Place, a praça mais bonita da Europa
  2. Curtir os quadrinhos espalhados pelas paredes da cidade
  3. Aproveitar para encontrar pechinchas nos mercados de pulgas
  4. Degustar o melhor da comida belga (muita batata frita, waffle e chocolate! Sem falar da cerveja…)
  5. Visitar os museus da cidade e o Parlamento Europeu
  6. Conhecer o famoso (e não tão empolgante) Manneken Pis
  7. Apreciar as belas igrejas
  8. Passear pelo símbolo de Bruxelas: o Atomium
  9. Utilizar a cidade como base para visitar outras cidades belgas.

 

Grand Place

O que fazer em Bruxelas? Dicas e atrações!

A Grande Praça, ou Grand-Place em Francês, é a atração mais importante de Bruxelas. Considerada uma das praças mais bonitas da Europa (realmente isso é verdade), a Grande Praça é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A história da Grande Praça se iniciou com um típico mercado ao ar livre, mas no decorrer dos séculos, principalmente a partir do século XIV, ela recebeu construções grandiosas, como mansões da elite, tornando-se o centro político e administrativo de Bruxelas.

Entre as belas mansões existentes na Grande Praça, destaca-se o Hôtel de Ville (prefeitura), uma construção gótica decorada com muitas estátuas, tantas que não é possível conta-las. A visita ao hall do Hôtel de Ville é gratuita, há fontes e flores nesse local.

Vale destacar que a Grand Place foi reconstruída no século XVII, porque os franceses bombardearam Bruxelas nessa época. Em 5 anos, a praça foi reconstruída e decorada com mais outro e detalhes, por isso ela é tão deslumbrante.

Vários eventos são organizados na Grand Place. Quando visitamos Bruxelas, havia um festival de jazz, com muitas apresentações gratuitas.

 

Quadrinhos

O que fazer em Bruxelas? Dicas e atrações!

Se existe algo que os belgas amam são os quadrinhos, principalmente os seus próprios. Há inúmeras lojas especializadas em quadrinhos clássicos, modernos e mangás. Conhecemos várias lojas muito bacanas, com quadrinhos até em português, um passeio delicioso.

Se você é um super fã de Tin Tin, Smurfs, Suske & Wiske ou Gaston Lagaffe, você deve conhecer o Belgian Comic Strip Center. Esse museu dedicado aos quadrinhos traz várias tirinhas originais, uma seção inteira dedicada ao Tin Tin e um espaço para leitura de quadrinhos (mais de 20 idiomas).

Vale destacar que o Belgian Comic Strip Center é o melhor museu de quadrinhos do mundo e, portanto, deve estar no roteiro sobre o que fazer em Bruxelas para quem ama essa arte e forma de comunicação.

Por toda a cidade, há também muitas paredes grafitadas com cenas de tirinhas. Há tours guiados para descobrir essas lindas paredes, mas, de qualquer forma, você verá vários desses exemplos de arte urbana espalhados por Bruxelas.

Informações práticas – End: Rue des Sables, 20. Horários: Ter-Dom. 10:00-18:00. Bilhete adulto 10€. Para mais informações, clique aqui.

 

Mercados

O que fazer em Bruxelas? Dicas e atrações!

Mercados de antiguidades sempre atraem turistas e moradores que querem levar algo diferente para casa, normalmente, objetos únicos e muito belos. Bruxelas é cheia de mercados, de antiguidades e outros tipos.

A feira que ocorre na Place de Jeu de Balle é um exemplo de mercado de antiguidade onde você pode encontrar objetos variados, como porcelana, vidros, máquinas fotográficas antigas, pinturas, gravuras e muito mais.

O mercado da Place de Jeu de Balle ocorre todos os dias, mas os melhores dias são sábado e domingo.

Já o Marché du Midi é o maior mercado de Bruxelas e um dos maiores da Europa. Todos os domingos pela manhã, o Marché du Midi recebe mais de 450 feirantes, que vendem muitos produtos baratos, desde roupas até verduras.

O mercado na Place du Grand Sablon é outro mercado que acontece poucos dias, apenas no final de semana, com destaque para as antiguidades. Essa região é bem bonita e tem lojinhas e chocolaterias interessantes. Vale a visita!

 

Comida Belga

O que fazer em Bruxelas? Dicas e atrações!

Comida é uma atração importante da Bélgica, por isso não poderia estar de fora de o que fazer em Bruxelas. Ela se orgulha de ter chocolates maravilhosos, que você encontrará aos montes em qualquer rua próxima a Grande Praça.

Não deixe de comer os deliciosos waffles como chantilly, frutas e/ou chocolate, apenas pesquise um pouco o preço, que pode variar bastante. As batatas fritas também são imperdíveis na Bélgica, com destaque o moules-frites (mexilhões acompanhados de batatas fritas).

Confira o post sobre as “comidas típicas da Bélgica“, para saber o que comer em Bruxelas, e leia as nossas dicas de locais para comer barato na cidade no post “onde comer barato em Bruxelas“.

 

Parlamentarium e Museus

o que fazer em bruxelas

A União Europeia escolheu países com histórico de neutralidade e próximos aos centros políticos para serem sedes de suas instituições e a Bélgica foi escolhida. Há vários prédios modernos que fazem parte do Parlamento Europeu, com destaque para o Parlamentarium.

O Parlamentarium é um museu interativo que conta a história da formação da União Europeia. O Parlamentarium é super interativo e trazer conhecimento sobre esse importante continente.

A visita ao Parlamentarium deve estar no roteiro sobre o que fazer em Bruxelas somente para quem se interessa pela integração da União Europeia. Quem não gosta do tema, provavelmente, não se interessará pela exposição. Vale destacar que a entrada é gratuita.

o que fazer em Bruxelas

Museus de Belas Artes da Bélgica. Fonte: TripAdvisor

Caso o Parlamentarium não seja o tipo de exposição que você gosta, não se preocupe, porque há bons museus em Bruxelas. Para quem se interessa por arte da Bélgica, o museu a visitar é o conjunto de Museus de Belas Artes da Bélgica, que abriga 6 museus, a maioria no Mont des Arts.

O Museu de Arte Antiga ou dos Mestres Antigos é um dos destaques, repleto dos melhores exemplos da pintura flamenga, com destaque para uma sala só com pinturas de Rubens, além de quadros de Van Dyck, Bruegel, Van der Weyden e muitos outros. Há também a área dedicada a Arte Moderna e contemporânea.

Há muitos museus específicos em Bruxelas, como o excelente Museu dos Instrumentos Musicais e tantos outros. Basta procurar o que te interessa mais.

 

Manneken Pis

O que fazer em Bruxelas? Dicas e atrações!

O Manneke Pis é uma pequena estátua de apenas 60 cm de altura, mas que faz os turistas se acumularem na esquina entre as ruas l’Etuve e Chêne, tudo isso porque a estátua é um símbolo de Bruxelas.

O Manneken Pis se tornou uma das atrações mais visitadas de Bruxelas, então, dar uma passadinha por lá não custa nada e você ainda pode comer um waffle na região.

Caso você tenha interesse por essa atração, no Museu da Cidade estão expostos os trajes que o Manneken Pis usa nas épocas comemorativas. Ele já foi vestido até de Elvis!

 

Catedral de St. Michael e St. Gudula

O que fazer em Bruxelas? Dicas e atrações!

A Catedral de St. Michael e St. Gudula é uma igreja que mescla simplicidade e elegância, mesmo sendo uma igreja gótica, que muitas vezes pode ser exagerada. Essa catedral do século XIII possui tons claros, vitrais belíssimos e imagens de Santos que merecem destaque, principalmente de São Miguel Arcanjo, uma estátua totalmente dourada.

A Catedral de St. Michael e St. Gudula é uma das construções mais antigas de Bruxelas e, realmente, merece uma visita. Assim como a Notre Dame du Sablon, conhecida por ser a mais bela igreja gótica da Bélgica, tanto por fora quanto por dentro. Seus vitrais têm mais de 15 metros de altura e a fachada parece saída de um conto de fadas.

Informações práticas – End: Rue du Bois Sauvage 15. Horários: Seg-Sex. 7:30-18:00; Sáb. 7:30-15:30; Dom. 14:00-18:00. Entrada gratuita. Para mais informações, clique aqui.

 

Atomium

o que fazer em bruxelas

Conhecido como a Torre Eiffel de Bruxelas, o Atomium foi construído para a Exposição Universal de 1958, com intenção de ser temporário, assim como a Torre Eiffel. A gigantesca estrutura tem mais de 100 metros de altura e representa uma célula unitária do cristal de ferro, com 9 esferas de 18 metros ligadas por tubos. Impressionante!

Há exposições dentro do Atomium e uma bela vista panorâmica a partir dele. A visita começa com um elevador que leva até a esfera mais alta e depois é possível caminhar pelas escadas até as outras esferas que formam o Atomium.

Informações práticas – O ticket adulto € 12. Aberto todos os dias das 10:00 às 18:00, com poucas exceções. Para mais informações, clique aqui.

 

Visitar outras cidades da Bélgica

O que fazer em Bruxelas? Dicas e atrações!

A Bélgica é um país pequeno, mas esse pequeno país possui cidades interessantes, com destaque para a belíssima Bruges.

Bruges fica apenas uma hora de trem de Bruxelas e vale muito a visita. Poucas vezes vi uma cidade tão bonita por completo. Confira tudo sobre Bruges no episódio do Papo Viagem Podcast aqui!

 

Gostou do post sobre o que fazer em Bruxelas? Então, saiba muito mais sobre a capital da Bélgica no episódio do Papo Viagem Podcast sobre Bruxelas!

Boa viagem, Viajante!

Salvar

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização
CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis
SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros
ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem
SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem
GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.