Menu
Ásia

O que Fazer em Bodrum, Turquia? Pontos Turísticos de Bodrum

Atualizado em: 29 de junho de 2021

Bodrum e a península onde está localizado são os principais destinos de férias no litoral da Turquia, região conhecida como Riviera Turca. O que fazer em Bodrum inclui atrações históricas, praias por toda a península e muita festa.

Neste artigo vamos abordar:

O que fazer em Bodrum? Pontos turísticos de Bodrum

Castelo de São Pedro de Halicarnasso

O que Fazer em Bodrum, Turquia? Pontos Turísticos de Bodrum

Uma das atrações mais visitadas de Bodrum é o Castelo de São Pedro, que está bem preservado e pode ser conhecido internamente.

O Castelo de São Pedro é o símbolo de Bodrum. De qualquer lugar que você olhe na cidade vai encontrar a presença desse monumento histórico.

Localizado de frente para um mar turquesa, o Castelo de São Pedro foi erguido no século XV (entre 1402 e 1409), obra da engenharia dos Cavaleiros Hospitalários. Mas havia construções anteriores no local.

Os Cavaleiros Hospitalários utilizaram tanto pedras vulcânicas quanto mármores do Mausoléu de Halicarnasso, que já havia sido destruído por um terremoto.

Com a conquista da região pelos Otomanos no século XVI, os cavaleiros foram expulsos e o castelo passou a ter diversos usos, inclusive teve função militar por séculos.

Desde 1964, o Castelo de Bodrum abriga o Museu de Arqueologia Subaquática, com peças de diversos séculos encontradas nos mares da região, ricos em artefatos antigos.

Vale a pena visitar o interior do Castelo tanto pela ótima coleção do museu, um dos mais importantes do mundo no tema, quanto para apreciar a vista, que é belíssima devido à posição privilegiada na Baía de Bodrum.

Normalmente, o Castelo abre todos os dias e custa 65 liras para adultos.

Atrações no Centro de Bodrum

Marina de Bodrum
Marina de Bodrum

Bodrum tem um centro pequeno e super agito no verão, onde se concentram restaurantes, boates e muitas lojas (inclusive um bazar com produtos locais).

O passeio mais gostoso é caminhar pela marina de Bodrum, que tem na rua Neyzen Tevfik um local arborizado e com calçadão, além de muitos restaurantes.

Para fotografar belos barcos e o Castelo, basta continuar pela rua Neyzen Tevfik até a rua Müftü Yakup Önes, um local super fotogênico.

O que Fazer em Bodrum, Turquia? Pontos Turísticos de Bodrum

Na península onde fica o Castelo e no entorno da rua Cumhuriyet não faltam ruas estreitas cheias de estabelecimentos voltados aos turistas, principalmente baladas e restaurantes. Aliás, a rua Cumhuriyet é chamada de Bar Street!

Vale a pena caminhar por toda a rua Cumhuriyet até a rua Paşatarlası, onde fica uma pequena praia de seixo.

Anfiteatro de Bodrum

Anfiteatro de Bodrum

O anfiteatro de Bodrum possui um tamanho que aparenta ser mediano, mas que na verdade possui capacidade para até 13 mil pessoas.

Com entrada gratuita, na parte mais alta da cidade, o Anfiteatro tem uma bela vista. Vale a pena visitá-lo, afinal, o monumento está em boas condições e tem muito mais de 2 mil anos.

Sua primeira etapa de construção foi no século IV a.C. a mando do Rei Mausolo, sendo ampliado e enriquecido no segundo século d.C. na época da ocupação romana.

Sem dúvida, o mais especial e marcante é curtir uma apresentação no Anfiteatro, que são mais comuns no verão. Se você tiver essa oportunidade, não deixe passar!

Mausoléu de Halicarnasso

O que Fazer em Bodrum, Turquia? Pontos Turísticos de Bodrum

Os monumentos históricos fazem parte do turismo em Bodrum, afinal, a cidade tem uma história longa.

O Mausoléu de Halicarnasso é a atração que mais deixa os visitantes curiosos, já que a tumba de Mausolo (daí vem a palavra mausoléu) era uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo.

Construído provavelmente em 335 a.C pela sua mulher-irmã, Artemisia II, o Mausoléu de Halicarnasso era uma construção gigantesca, com 45 metros de altura e influência grega e egípcia na decoração.

Ele era dividido em diversas partes ricamente adornadas com estátuas de animais, colunas dóricas, ouro e até uma pirâmide.

Porém, a situação atual do Mausoléu de Halicarnasso não é nada boa, por estar em ruínas. Ele foi imensamente danificado por um terremoto século XIV e suas pedras foram usadas na construção do Castelo de São Pedro, como mencionamos.

Além disso, muito do que ainda restava no local foi levado para os museus da Europa. Sobrou pouca coisa mesmo.

De qualquer maneira, vale a pena dar uma passadinha pelo sítio arqueológico, que costuma ser um local tranquilo. O ingresso adulto é econômico, 14 liras turcas.

Moinhos de vento

Moinhos de vento

Assim como as ruínas romanas e gregas estão presentes nas cidades litorâneas da Turquia, os moinhos de vento também são tradicionais.

No alto do morro que separa Bodrum de Gumbet, há um conjunto de moinhos de vento. Nesse morro, podem ser tiradas belas fotos das duas cidades e dos moinhos.

Na realidade, apesar de haver cinco moinhos, apenas um está em bom estado de conservação. Os demais estão pichados e sujos, com lixo ao redor.

É uma pena que isso aconteça em um dos locais mais procurados sobre o que fazer em Bodrum. Então, visitar o local se deve mais as vistas.

Praias de Bodrum

O que Fazer em Bodrum, Turquia? Pontos Turísticos de Bodrum
Praia no Centro Histórico

As praias são atrações muito procuradas na Península de Bodrum. Quem tem as praias como prioridade deve percorrer diversas cidades e vilas espalhadas na península, a maioria ligada através dos dolmus (vans).

Na cidade de Bodrum não há praias de areia. As praias centrais até tem o mar bonito, porque são praias de pedra (seixo) e o mar fica bem claro, mas não são as melhores.

Por isso, o ideal é pegar o dolmus ou alugar um carro e visitar outras praias.

Se você tem pouco tempo, vale ainda mais a pena fazer um passeio de barco pelas enseadas, para conhecer lugares como Aquarium Bay, com água clara e só acessível de barco.

Praias perto de Bodrum

Gumbet
Gumbet

Entre as praias mais próximas, vale conhecer Bardakci Bay (Cove), que é uma baía perto do centro, um local com vários hotéis e bastante movimento. Mas, talvez seja difícil conseguir um espaço na curta faixa de areia.

Outras duas praias perto de Bodrum são: a movimentada Gumbet, que pode ser considerada a praia mais turística da península; e Bitez, que fica perto de Gumbet, porém é mais tranquila, oferecendo estrutura e esportes aquáticos.

Nós não achamos essas praias nada demais, ainda mais para o padrão brasileiro. Estamos acostumados com praias muito mais bonitas do que Gumbet e Bitez.

Praias na Península de Bodrum

O que Fazer em Bodrum, Turquia? Pontos Turísticos de Bodrum
Ortakent. Fonte: Wikimedia

Então, quais são as melhores praias na Península de Bodrum?

A Península tem várias enseadas com prainhas lindas que só são acessíveis de barco. Essas são as melhores praias da região.

Mas há outras opções que valem a pena, como:

  • Ortakent: é uma cidade perto de Bodrum, que tem na praia principal (Yahsi Beach) um destino muito procurado pelos turcos. Já Kargı Bay ou Camel Beach é uma praia de areia ideal para nadar, com ambiente familiar. Após a região de Kargı Bay, há outra praia, a Bagla Bay;
  • Yalikavak: é uma cidade na parte noroeste da Península, conhecida como um destino de luxo. Yalikavak possui boas praias, inclusive praias públicas, vários restaurantes, lojas e hotéis de qualidade. Lá também fica uma marina bem famosa;
  • Gumusluk: é uma vila localizada na ponta ocidental da Península, com praias boas para nadar e relaxar. Gumusluk possui ruínas subaquáticas da cidade antiga de Myndos e basta fazer snorkeling para ver essas ruínas. Quem busca estrutura e tranquilidade, com muitos restaurantes de peixes, vale visitar Gumusluk. A paisagem é linda!
  • Torba: é outra vila pequena e tranquila da região, mas bastante moderna. Há resorts, restaurantes e praias, sendo um bom passeio rápido a partir de Bodrum para quem quer fugir do agito.

Museu Zeki Muren

Estátua de Zeki Muren no Museu. Fonte: Wikimedia
Estátua de Zeki Muren no Museu. Fonte: Wikimedia

Zeki Muren é um ícone da música na Turquia, sendo um dos maiores e mais amados cantores na história do país.

Apesar da maioria dos turistas estrangeiros não conhecerem quem foi Zeki Muren, basta um pouco de pesquisa para se apaixonar por ele e sua personalidade única.

Zeki Muren usava maquiagem, roupas extravagantes e chamava a atenção, sendo um ponto fora da curva nos anos 60 e 70 no país.

O Museu Zeki Muren é a casa na qual ele viveu no final da vida, tendo muitos objetos, roupas e fotos do cantor.

O ingresso adulto custa 10 liras e há algumas legendas em inglês, mas não são todas. Por isso, caso você queira visitar o local, faça uma pesquisa anterior.

Passeios a partir de Bodrum

O que Fazer em Bodrum, Turquia? Pontos Turísticos de Bodrum
Gundogan. Fonte: Flickr

A Península de Bodrum possui outras cidades para serem visitadas além das citadas. Alugando um carro fica bem mais fácil conhecê-las.

Em Turgutreis, há passeios de barco para praias próximas, muitas oportunidades para a prática do windsurfe e trilhas. Como a cidade é uma das maiores da península, estrutura turística não falta.

Muito tranquila, pequena e relaxante é Gundogan, uma cidade repleta de história e muita beleza natural.

Dá para fazer snorkeling, trilhas, aproveitar a comida típica turca ou só relaxar em Gundogan. De lá saem passeios para baías escondidas da península.

Golturkbuku é uma cidade com resorts famosos, praias pequenas e bastante charme, sendo um destino de turcos endinheirados e famosos.

Para o interior fica Milas, onde ficava a antiga capital do Reino de Caria, reino que o Rei Mausolo governou.

Além das ruínas do mausoléu que você pode visitar em Bodrum, há uma réplica menor da tumba em Milas. Só que essa réplica está mais inteira que a original.

Milas também é conhecida por sua produção de tapetes.

Outras opções de passeios que você pode fazer são pelas ilhas gregas.

Kos é a ilha grega mais perto de Bodrum. Em Kos, os turistas buscam belas praias, visitar a Praça Eleftherias e construções antigas (Castelo dos Cavaleiros da Ordem de São João e o Santuário de Esculápio).

Por ser uma ilha com tamanho médio, inclusive tem um aeroporto internacional, de lá é possível ir para Mykonos ou até Atenas.

Já outro passeio comum é para a ilha de Rodes. Lá há praias, centro antigo medieval, acrópole, palácio, monastério, museu arqueológico. Em Rodes, há um aeroporto bem movimentado.

Mapa com os pontos turísticos de Bodrum

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Bodrum mencionados neste artigo. Basta clicar no “botão com seta”, na barra superior, para acessar a legenda do mapa.

Onde ficar em Bodrum?

geografia da cidade de Bodrum

A geografia da cidade de Bodrum é interessante. No Centro Histórico, perto do Castelo e da marina, as ruas são mais planas.

Quanto mais longe do Centro, mais inclinadas são as ruas. É como em um anfiteatro!

Então, nós recomendamos que você se hospede perto do Centro Histórico, mas afastado o suficiente da rua Cumhuriyet e do Castelo, por causa da quantidade de bares e baladas.

Veja nossas sugestões dos melhores hotéis em Bodrum. Nós fizemos uma pesquisa minuciosa, inclusive trazendo opções de hospedagens econômicas.

Roteiros de Viagem a Bodrum: Quantos dias ficar em Bodrum?

O que Fazer em Bodrum, Turquia? Pontos Turísticos de Bodrum

Como Bodrum mescla atrações históricas, praias e vida noturna agitada, quantos dias ficar por lá pode variar muito.

Muitos estrangeiros e turcos se hospedam em resorts espalhados pela península e passam vários dias descansando.

Contudo, para o turista mais convencional, que quer conhecer um pouco de cada face de Bodrum, a quantidade mínima de dias que recomendamos é 3 dias inteiros, ou seja, 4 pernoites.

Assim, dá para alugar um carro e conhecer várias praias espalhadas pela península em 1 dia. Já 2 dias inteiros são suficientes para aproveitar as atrações e praias mais próximas da cidade de Bodrum.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Bodrum tenham sido úteis para planejar suas férias! Leia nosso artigo completão sobre onde ficar em Bodrum nas hospedagens que mais valem a pena!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.