Toronto é uma cidade enorme, porém cara para visitar. Por isso, consideramos essencial saber o que fazer de graça em Toronto, porque há excelentes atrações que não custam nada.
Os moradores já costumam aproveitar essas atrações e faz todo o sentindo que os turistas também as aproveitem.
Veja a seguir nossa seleção sobre o que fazer de graça em Toronto!
Leia também nosso artigo especial com sugestões dos hotéis em Toronto com melhor relação custo-benefício!
O que fazer de graça em Toronto? Atrações gratuitas em Toronto
Lugares históricos em Old Town
Old Town é a área antiga de Downtwon, onde há atrações históricas gratuitas. Sem dúvida, é um lugar que você deve visitar.
Recomendamos que você vá o fotogênico Distillery District em Old Town, uma das áreas mais preservadas da região, composto por 47 prédios da Gooderham & Worts Distillery que datam da década de 1860.
Os prédios de tijolo à vista foram reformados e hoje abrigam restaurantes, lojas e galerias de arte, além dos eventos ao longo do ano, principalmente no verão.
Apesar do Distillery District ser super turístico e ter restaurantes caros, é um lugar belíssimo, único na cidade e é de graça para quem quer apenas caminhar e fotografá-lo.
Na mesma região está localizado o St. Lawrence Market, o mercado público mais charmoso e turístico de Toronto.
O St. Lawrence Market tem mais de 200 anos de história e você perceberá que a estrutura do prédio principal é antiga, porém, preservada.
Na parte mais antiga do mercado, chamada de St. Lawrence Market North, há as tradicionais lojas de maple syrup, souvenirs, além de frutas, peixes, carnes, comidas prontas de várias culturas, doces e pães.
No andar superior, fica uma galeria de arte com entrada gratuita, que faz parte dos Museus Históricos de Toronto, que vamos abordar adiante.
Atravesse a rua The Esplanade para visitar o St. Lawrence Market South. Em muitos finais de semana, há mercado vintage e outros estandes diferenciados.
Em Old Town, também recomendamos que você dê uma parada na Cathedral Church of St. James, que tem o St. James Park ao lado.
A Cathedral Church of St. James foi inaugurada em 1856 e possui o exuberante estilo Neo-Gótico, tendo uma torre pontiaguda que se destaca em Old Town.
Cartões-postais de Toronto
O que fazer em Toronto de graça também inclui tirar muitas fotos nos cartões-postais da cidade. O primeiro deles é a CN Tower, que se sobressai no skyline e pode ser vista de vários bairros.
É claro que subir a CN Tower é uma experiência que vale a pena viver, porém de maneira nenhuma ela é gratuita para turistas.
Porém, como moradora, eu adoro ver a CN Tower no horizonte, por ângulos diferentes. Por isso, recomendo que você caminhe pelo Harbourfront para fotografá-la mais de perto.
Há alguns parques por lá, que são áreas urbanizadas e procuradas pelos turistas para fazer um lanche e tirar fotos.
Já para fotografar o letreiro de Toronto, você tem que ir até a Nathan Phillips Square. Essa praça fica na frente da prefeitura, um prédio com arquitetura modernista peculiar da década de 1960.
Outra área fotogênica e histórica é o Queen’s Park, um parque do século XIX, localizado em uma área nobre de Toronto, entre Downtown e Yorkville.
Lá fica uma das construções mais bonitas da cidade, o Ontario Legislative Building, inaugurado em 1893 e que faz parte do governo provincial. Esse prédio pode ser visitado de graça, mas é preciso agendar o passeio no site oficial.
Na mesma região fica o Trinity College, uma das faculdades da Universidade de Toronto.
Além da beleza das construções antigas do Trinity College, vale a pena passear pelo Philosopher’s Walk, um caminho arborizado que te levará ao museu mais importante do Canadá, o Royal Ontario Museum.
Os melhores museus de Toronto de graça
Saiba que o maior museu do Canadá, o Royal Ontario Museum (ROM) costuma ser de graça em épocas comemorativas, como no Canada Day (1º de julho), assim como na terceira terça-feira de cada mês, das 4h30min. às 20h30min.
Contudo, toda vez que o ROM abre suas portas gratuitamente, ele fica lotado, afinal, é uma das principais atrações culturais e educacionais do país.
Outra importante instituição da cidade, é a Art Gallery of Ontario (AGO), que tem entrada gratuita na primeira quarta-feira do mês, das 18h às 21h.
No caso da AGO, é preciso reservar o ticket gratuito no site oficial.
Museus Históricos de Toronto
Os Museus Históricos de Toronto agrupam 10 sítios históricos espalhados pela cidade, sendo a maioria em casas antigas e todos eles têm entrada gratuita sempre.
Você pode conferir a lista completa no site oficial da prefeitura.
Dentre eles, queremos destacar a Spadina House, uma mansão bem conservada em uma área belíssima e nobre da cidade, pertinho da Casa Loma, que custa caro e é menos rica em decoração.
Se você gosta de Arte Decorativa antiga e quer entender como viviam as elites séculos atrás, vale muito a pena visitar a Spadina House.
Nós participamos dos tours gratuitos e escrevemos um post sobre a Spadina House.
Parques e áreas verdes
Nas épocas quentes, basicamente de maio até setembro, o que fazer de graça em Toronto inclui as áreas verdes.
O High Park é o principal parque da cidade e um dos mais bonitos, porque possui um lago, ravina, mini zoológico de graça, e muitas colinas.
Uma das áreas mais bonitas é o Hillside Gardens, uma colina com gramados, árvores e muitos esquilos, além de vistas para o lago Grenadier.
Há também um trenzinho que percorre os principais destaques do parque em 30 minutos, dando um descanso para as pernas, até porque o High Park é cheio de colinas.
Normalmente, quando vamos ao High Park gostamos de continuar o passeio até a Sunnyside Beach à beira do Lago Ontário. É uma ótima opção se você tiver disposição.
Porém, a maior área verde que você vai encontrar são as Toronto Islands, localizadas à frente de Downtown e são enormes.
Nós temos um post específico sobre as Toronto Islands. Recomendamos visitá-las pela manhã, tendo a opção de pegar um ferry público ou o táxi aquático (mais rápido).
Para quem não tem muito tempo, vale a pena focar na Ilha Central, já que lá ficam as melhores praias, um parque de diversão para crianças, o histórico farol de Gibraltar, além de jardins e gramados.
Para os fãs de ciclismo, recomendamos muito alugar um bicicleta do Bike Share Toronto no Tommy Thompson Park.
Ele fica aberto apenas aos finais de semana e feriados, sem a entrada de carros ou pets. O diferencial do local são as vistas, as flores e a grande quantidade de pássaros, sendo uma área de conservação.
Saiba que ele é 100% artificial e não foi planejado para ser ocupado por plantas e animais. Aconteceu sem querer, como contamos no post sobre nossa visita ao Tommy Thompson Park.
Kensington Market
Visitar o Kensington Market não é um passeio gratuito, porque você vai gastar alguns dolares canadenses comprando comida e lembrancinhas diferentes.
Localizado entre Chinatown e Little Italy, pertinho de Downtown, fica o Kensington Market, que há mais de um século é uma área de encontro e compras para os torontonianos, mas sem frescura.
Nós recomendamos visitá-lo aos domingos, quando as principais ruas ficam abertas apenas aos pedestres, formando-se um verdadeiro mercado de rua.
Vale mencionar que além dos estandes de artesanato variado e marcas locais, há muita comida, inclusive nos restaurantes e cafés que funcionam o ano todo.
Esses domingos especiais costumam acontecer do final de março até outubro.
Pertinho do Kensington Market fica um pequeno estande que vende a melhor poutine de Toronto, o Nom Nom Nom Poutine. Vamos tanto lá que até escrevi um post sobre, incluindo outros lugares para comer poutine na cidade.
Para busca restaurantes sofisticados, vale a pena caminhar na College Street, a principal rua da Little Italy, cheia de restaurantes de várias gastronomias, não só italiana.
Riverdale Farm e Riverdale Park East
Uma atração gratuita, inesperada em Toronto, é uma fazenda perto do centro, no histórico bairro de Cabbagetown.
Cabbagetown é conhecido pelas casas vitorianas coloridas, que realmente encantam, sendo construções geminadas com telhados pontiagudos.
De 1894 a 1974, lá ficava o Riverdale Zoo, que foi movido para bem longe do centro porque precisava de mais espaço e, atualmente, é conhecido como Toronto Zoo.
Em 1978, a Riverdale Farm foi inagurada, diferenciando-se de um zoológico por ser menor e ter animais de fazenda, como galinhas, cabras, ovelhas, cavalos, burros e outros. Por isso, é uma excelente opção sobre o que fazer de graça em Toronto com crianças.
Saiba que a fazendinha pode ser visitada o ano todo e é de graça para todos.
Quando nós visitamos a Riverdale Farm, continuamos o passeio pelos parques Riverdale West e East, separados pelo Don River. As vistas do Riverdale Park East são uma das mais bonitas, principalmente no pôr do sol.
Pertinho do Riverdale Park East fica o bairro grego de Toronto, com ótimos restaurantes gregos e de outras cozinhas internacionais.
Mapa com as atrações gratuitas de Toronto
Confira no mapa a localização das atrações de graça em Toronto. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.
Esperamos que nossas dicas sobre o que fazer de graça em Toronto tenham sido úteis! Leia também nosso artigo sobre os melhores bairros de Toronto para se hospedar!
Boa viagem, Viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |