O que fazer de graça em Toronto? Atrações gratuitas em Toronto

por Jade

Toronto é uma cidade enorme, porém cara para visitar. Por isso, consideramos essencial saber o que fazer de graça em Toronto, porque há excelentes atrações que não custam nada.

Os moradores já costumam aproveitar essas atrações e faz todo o sentindo que os turistas também as aproveitem.

Veja a seguir nossa seleção sobre o que fazer de graça em Toronto!

Leia também nosso artigo especial com sugestões dos hotéis em Toronto com melhor relação custo-benefício!

O que fazer de graça em Toronto? Atrações gratuitas em Toronto

O que fazer de graça em Toronto? Atrações gratuitas em Toronto
Distillery District

Lugares históricos em Old Town

Old Town é a área antiga de Downtwon, onde há atrações históricas gratuitas. Sem dúvida, é um lugar que você deve visitar.

Recomendamos que você vá o fotogênico Distillery District em Old Town, uma das áreas mais preservadas da região, composto por 47 prédios da Gooderham & Worts Distillery que datam da década de 1860.

Os prédios de tijolo à vista foram reformados e hoje abrigam restaurantes, lojas e galerias de arte, além dos eventos ao longo do ano, principalmente no verão.

Apesar do Distillery District ser super turístico e ter restaurantes caros, é um lugar belíssimo, único na cidade e é de graça para quem quer apenas caminhar e fotografá-lo.

Na mesma região está localizado o St. Lawrence Market, o mercado público mais charmoso e turístico de Toronto.

St. Lawrence Market

O St. Lawrence Market tem mais de 200 anos de história e você perceberá que a estrutura do prédio principal é antiga, porém, preservada.

Na parte mais antiga do mercado, chamada de St. Lawrence Market North, há as tradicionais lojas de maple syrup, souvenirs, além de frutas, peixes, carnes, comidas prontas de várias culturas, doces e pães.

No andar superior, fica uma galeria de arte com entrada gratuita, que faz parte dos Museus Históricos de Toronto, que vamos abordar adiante.

Atravesse a rua The Esplanade para visitar o St. Lawrence Market South. Em muitos finais de semana, há mercado vintage e outros estandes diferenciados.

Em Old Town, também recomendamos que você dê uma parada na Cathedral Church of St. James, que tem o St. James Park ao lado.

A Cathedral Church of St. James foi inaugurada em 1856 e possui o exuberante estilo Neo-Gótico, tendo uma torre pontiaguda que se destaca em Old Town.

Cartões-postais de Toronto

O que fazer de graça em Toronto? Atrações gratuitas em Toronto
CN Tower vista do Harbourfront

O que fazer em Toronto de graça também inclui tirar muitas fotos nos cartões-postais da cidade. O primeiro deles é a CN Tower, que se sobressai no skyline e pode ser vista de vários bairros.

É claro que subir a CN Tower é uma experiência que vale a pena viver, porém de maneira nenhuma ela é gratuita para turistas.

Porém, como moradora, eu adoro ver a CN Tower no horizonte, por ângulos diferentes. Por isso, recomendo que você caminhe pelo Harbourfront para fotografá-la mais de perto.

Há alguns parques por lá, que são áreas urbanizadas e procuradas pelos turistas para fazer um lanche e tirar fotos.

Nathan Phillips Square

Já para fotografar o letreiro de Toronto, você tem que ir até a Nathan Phillips Square. Essa praça fica na frente da prefeitura, um prédio com arquitetura modernista peculiar da década de 1960.

Outra área fotogênica e histórica é o Queen’s Park, um parque do século XIX, localizado em uma área nobre de Toronto, entre Downtown e Yorkville.

Lá fica uma das construções mais bonitas da cidade, o Ontario Legislative Building, inaugurado em 1893 e que faz parte do governo provincial. Esse prédio pode ser visitado de graça, mas é preciso agendar o passeio no site oficial.

O que fazer de graça em Toronto? Atrações gratuitas em Toronto
Ontario Legislative Building

Na mesma região fica o Trinity College, uma das faculdades da Universidade de Toronto.

Além da beleza das construções antigas do Trinity College, vale a pena passear pelo Philosopher’s Walk, um caminho arborizado que te levará ao museu mais importante do Canadá, o Royal Ontario Museum.

Os melhores museus de Toronto de graça

ROM

Saiba que o maior museu do Canadá, o Royal Ontario Museum (ROM) costuma ser de graça em épocas comemorativas, como no Canada Day (1º de julho), assim como na terceira terça-feira de cada mês, das 4h30min. às 20h30min.

Contudo, toda vez que o ROM abre suas portas gratuitamente, ele fica lotado, afinal, é uma das principais atrações culturais e educacionais do país.

Outra importante instituição da cidade, é a Art Gallery of Ontario (AGO), que tem entrada gratuita na primeira quarta-feira do mês, das 18h às 21h.

No caso da AGO, é preciso reservar o ticket gratuito no site oficial.

Museus Históricos de Toronto

O que fazer de graça em Toronto? Atrações gratuitas em Toronto
Spadina House

Os Museus Históricos de Toronto agrupam 10 sítios históricos espalhados pela cidade, sendo a maioria em casas antigas e todos eles têm entrada gratuita sempre.

Você pode conferir a lista completa no site oficial da prefeitura.

Dentre eles, queremos destacar a Spadina House, uma mansão bem conservada em uma área belíssima e nobre da cidade, pertinho da Casa Loma, que custa caro e é menos rica em decoração.

Se você gosta de Arte Decorativa antiga e quer entender como viviam as elites séculos atrás, vale muito a pena visitar a Spadina House.

Nós participamos dos tours gratuitos e escrevemos um post sobre a Spadina House.

Parques e áreas verdes

High Park – Hillside Gardens

Nas épocas quentes, basicamente de maio até setembro, o que fazer de graça em Toronto inclui as áreas verdes.

O High Park é o principal parque da cidade e um dos mais bonitos, porque possui um lago, ravina, mini zoológico de graça, e muitas colinas.

Uma das áreas mais bonitas é o Hillside Gardens, uma colina com gramados, árvores e muitos esquilos, além de vistas para o lago Grenadier.

Há também um trenzinho que percorre os principais destaques do parque em 30 minutos, dando um descanso para as pernas, até porque o High Park é cheio de colinas.

Normalmente, quando vamos ao High Park gostamos de continuar o passeio até a Sunnyside Beach à beira do Lago Ontário. É uma ótima opção se você tiver disposição.

O que fazer de graça em Toronto? Atrações gratuitas em Toronto
Toronto Islands

Porém, a maior área verde que você vai encontrar são as Toronto Islands, localizadas à frente de Downtown e são enormes.

Nós temos um post específico sobre as Toronto Islands. Recomendamos visitá-las pela manhã, tendo a opção de pegar um ferry público ou o táxi aquático (mais rápido).

Para quem não tem muito tempo, vale a pena focar na Ilha Central, já que lá ficam as melhores praias, um parque de diversão para crianças, o histórico farol de Gibraltar, além de jardins e gramados.

Para os fãs de ciclismo, recomendamos muito alugar um bicicleta do Bike Share Toronto no Tommy Thompson Park.

Ele fica aberto apenas aos finais de semana e feriados, sem a entrada de carros ou pets. O diferencial do local são as vistas, as flores e a grande quantidade de pássaros, sendo uma área de conservação.

Saiba que ele é 100% artificial e não foi planejado para ser ocupado por plantas e animais. Aconteceu sem querer, como contamos no post sobre nossa visita ao Tommy Thompson Park.

Kensington Market

Kensington Market

Visitar o Kensington Market não é um passeio gratuito, porque você vai gastar alguns dolares canadenses comprando comida e lembrancinhas diferentes.

Localizado entre Chinatown e Little Italy, pertinho de Downtown, fica o Kensington Market, que há mais de um século é uma área de encontro e compras para os torontonianos, mas sem frescura.

Nós recomendamos visitá-lo aos domingos, quando as principais ruas ficam abertas apenas aos pedestres, formando-se um verdadeiro mercado de rua.

Vale mencionar que além dos estandes de artesanato variado e marcas locais, há muita comida, inclusive nos restaurantes e cafés que funcionam o ano todo.

Esses domingos especiais costumam acontecer do final de março até outubro.

Pertinho do Kensington Market fica um pequeno estande que vende a melhor poutine de Toronto, o Nom Nom Nom Poutine. Vamos tanto lá que até escrevi um post sobre, incluindo outros lugares para comer poutine na cidade.

Para busca restaurantes sofisticados, vale a pena caminhar na College Street, a principal rua da Little Italy, cheia de restaurantes de várias gastronomias, não só italiana.

Riverdale Farm e Riverdale Park East

O que fazer de graça em Toronto? Atrações gratuitas em Toronto
Riverdale Farm

Uma atração gratuita, inesperada em Toronto, é uma fazenda perto do centro, no histórico bairro de Cabbagetown.

Cabbagetown é conhecido pelas casas vitorianas coloridas, que realmente encantam, sendo construções geminadas com telhados pontiagudos.

De 1894 a 1974, lá ficava o Riverdale Zoo, que foi movido para bem longe do centro porque precisava de mais espaço e, atualmente, é conhecido como Toronto Zoo.

Em 1978, a Riverdale Farm foi inagurada, diferenciando-se de um zoológico por ser menor e ter animais de fazenda, como galinhas, cabras, ovelhas, cavalos, burros e outros. Por isso, é uma excelente opção sobre o que fazer de graça em Toronto com crianças.

Saiba que a fazendinha pode ser visitada o ano todo e é de graça para todos.

Quando nós visitamos a Riverdale Farm, continuamos o passeio pelos parques Riverdale West e East, separados pelo Don River. As vistas do Riverdale Park East são uma das mais bonitas, principalmente no pôr do sol.

Pertinho do Riverdale Park East fica o bairro grego de Toronto, com ótimos restaurantes gregos e de outras cozinhas internacionais.

Mapa com as atrações gratuitas de Toronto

Confira no mapa a localização das atrações de graça em Toronto. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que nossas dicas sobre o que fazer de graça em Toronto tenham sido úteis! Leia também nosso artigo sobre os melhores bairros de Toronto para se hospedar!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.