Menu
Europa

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

Conheça o impressionante tour pelas milenares Necrópoles do Vaticano!

O Vaticano é uma cidade-estado cheia de surpresas, belezas e riquezas. Uma das atrações menos conhecidas e mais surpreendentes do país são as Necrópoles do Vaticano. As Necrópoles são cemitérios milenares que ficam no subsolo da Basílica de São Pedro.

Como falamos no episódio do Papo Viagem Podcast sobre o Vaticano, visitar as Necrópoles é um dos passeios mais secretos e imperdíveis da pequena cidade-estado. Confira no post de hoje a história e muitas dicas para fazer o tour nas Necrópoles do Vaticano!

 

História e Tour nas Necrópoles do Vaticano

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

Ainda é possível ver mausoléus com afrescos, pinturas fortes e mosaicos. Fonte: Vaticano

As Necrópoles do Vaticano surgiram durante o Império Romano, quando a região da Praça e da Basílica de São Pedro era ocupada pelo Circo de Nero.

O Circo de Nero era um local de entretenimento, onde foram assassinados muitos cristãos, inclusive São Pedro. O Circo ficou sem uso com a construção do Coliseu no século I d.C., sendo reaproveitado para fazer mausoléus de cristãos e, principalmente, de pagãos.

Com o crescimento do número de cristãos e a construção da primeira Igreja na região do Circo de Nero, no século IV d.C., as Necrópoles foram soterradas, sendo redescobertas somente na década de 1940.

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

A maioria dos mausoléus é de pagãos. Fonte: Youtube

Vale destacar que as Necrópoles do Vaticano se iniciam na região do baldaquino, dentro da Basílica de São Pedro, e acredita-se que se estendam até a região do Castelo de Santo Ângelo, sendo que sua maioria continua soterrada.

As Necrópoles foram encontradas porque o Papa Pio XII estava a procura da tumba de São Pedro, já que desejava ser enterrado próximo a ele. Entre 1940 e 1957, o trabalho de escavação encontrou diversos mausoléus, inclusive a suposta tumba de São Pedro.

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

Fonte: Youtube

Foi descoberto um altar onde estaria a tumba de São Pedro, nas proximidades do milenar muro vermelho. Em 1968, foi anunciado que ossos de um homem tinham sido encontrados nessa tumba, com idade e tipo físico semelhante ao do apóstolo. Outra indicação foi a inscrição “petros eni”, que significa “Pedro está aqui”, em um fragmento da tumba.

O local da tumba de São Pedro é bastante confuso e só dá para espiar por uma fresta, sendo conhecido como campo P, marcado em vermelho na imagem. Acredita-se que durante os primeiros séculos, muitos cristãos queriam ser enterrados perto da tumba do apóstolo, dificultando ver o mausoléu nos dias de hoje.

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

O campo P está circulado de vermelho, indicando a tumba de São Pedro. Fonte: Vaticano

Além da tumba de São Pedro, há diversos mausoléus bem conservados, com pinturas, mosaicos e até presença de cores e afrescos delicados. São mais de 20 mausoléus históricos que valem muito a visita, seja por quem se interessa por religião ou por história antiga. Aqui há detalhes minuciosos sobre cada mausoléu.

Andar nas ruas das Necrópoles do Vaticano é caminhar entre muita história antiga, que parece um filme de tão inimaginável.

A visita termina nas Grutas do Vaticano, onde estão enterrados papas e pessoas importantes, e depois se acessa a Basílica. Então, você pode conhecer a Basílica sem pegar fila depois do tour pelas Necrópoles.

 

Informações sobre a visita às Necrópoles do Vaticano

Necrópoles do Vaticano: o Tour Secreto no Vaticano

Fonte: Youtube

A visita às Necrópoles do Vaticano é uma visita guiada, normalmente por padres que sabem muito sobre história do Vaticano e de São Pedro. Com duração de 1,5h, a visita às Necrópoles do Vaticano só é permitida para maiores de 15 anos, ao custo de € 13. Os tours acontecem de segunda a sábado.

Você deve saber que a vista acontece no subsolo, não sendo adequada para pessoas que são claustrofóbicas ou pessoas com problemas de saúde.

É importantíssimo reservar com muita antecedência sua visita às Necrópoles. Basta entrar no site do Ufficio Scavi aqui, preencher os campos indicados e esperar pelas próximas instruções para o pagamento do tour.

 

Esperamos que as dicas deste post tenham te instigado a visitar as Necrópoles! Não se esqueça de conferir o episódio imperdível do Papo Viagem Podcast sobre o Vaticano!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.