Menu
Ásia / Listas

Myanmar Curiosidades Mais Interessantes!

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2017

Confira o post de hoje “Myanmar curiosidades mais interessantes” e descubra o Myanmar!

Myanmar é o maior país do Sudeste Asiático e um dos menos conhecidos da região. O turismo em Myanmar não se compara ao turismo na vizinha Tailândia e suas atrações turísticas não foram descobertas pelo mundo devido às instabilidades políticas do país.

Neste post, intitulado “Myanmar Curiosidades Mais Interessantes”, você vai descobrir 13 curiosidades sobre o Myanmar que te surpreenderão. Confira o post!

 

Myanmar Curiosidades Mais Interessantes

Myanmar Curiosidades Mais Interessantes!

Típico pagode de Myanmar. Fonte: Odd Cities

O Myanmar foi durante muito tempo conhecido como Birmânia. Na época que se chamava Birmânia, o Myanmar conseguiu a independência do Reino Unido, isso no ano de 1948.

A troca do nome Birmânia para Myanmar ocorreu em 1989, quando uma junta militar que governava o país fez essas mudanças unilateralmente. Inclusive o nome da capital mudou de Rangoon para Yangon. Em 2016, a capital foi transferida para Naypyidaw.

Antes de ser colônia britânica, o Myanmar era uma região cheia de reinos, como o Reino Budista de Pagan. Durante esse reino, o Budismo Terevada se expandiu na região e muitos templos e pagodes foram construídos. Veja acima o lindo pagode típico do Myanmar curiosidades maravilhosas do país!

Myanmar Curiosidades Mais Interessantes!

Mulher da Tribo Kayan. Fonte: Youtube

O Budismo Terevada é uma das escolas mais antigas do Budismo, sendo praticado por quase 90% da população de Myanmar atualmente. Há minorias religiosas, como cristãos e islâmicos, sendo essas duas minorias pouco aceitadas pelos demais.

Em relação às constituições étnicas do país, o Myanmar possui oito grandes grupos étnicos, mas que divididos podem alcançar mais de 135 etnias diferentes. Essa é uma das tops Myanmar Curiosidades!

Uma das etnias mais conhecidas no ocidente é a Tribo Kayan. Às vezes referida como Padaung, a Tribo Kayan é conhecida pela vestimenta típica e, principalmente, pelos inúmeros círculos nos pescoços das mulheres. A maioria das pessoas da tribo Kayan está em Myanmar, local de origem da tribo. Contudo, há algumas centenas de pessoas dessa tribo que moram na Tailândia e se tornaram “atração turística”.

Myanmar Curiosidades Mais Interessantes!

Suu Kyi. Fonte: UOL

Myanmar pode até não ser conhecido, mas possui uma importante ativista política, Aung San Suu Kyi. Agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1991, Suu Kyi teve seu partido como vencedor das eleições, mas o governo militar não aceitou. Somente em 2010, Suu Kyi saiu da prisão domiciliar. Em 2012, ela conseguiu uma vaga no parlamento de Myanmar e, atualmente, é conselheira de Estado.

A atual bandeira de Myanmar é bem recente, foi elaborada em 21 de outubro de 2010. A bandeira possui três listras coloridas, uma amarela, uma verde e uma vermelha, representando a solidariedade, a paz e a tranquilidade, respectivamente. Há também uma grande estrela branca de cinco pontas.

Em 2 de maio de 2008, um ciclone fortíssimo atingiu o Myanmar, matando 70 mil pessoas. Estima-se que 2 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo ciclone, que pouco é lembrado nos países ocidentais e, por isso, esta no post “Myanmar Curiosidades”.

Myanmar Curiosidades Mais Interessantes!

Longyi, a saia típica de Myanmar. Fonte: Circuits-au-myanmar

Uma curiosidade interessantíssima sobre Myanmar é que no país tanto homens quanto mulheres usam saia, conhecida como longyi. O longyi é uma roupa tradicional da vestimenta do país e é usada por quase todos os locais. Os homens usam saias de cores mais neutras, já as mulheres preferem cores mais fortes e saias estampadas.

Algo que vimos na Tailândia, mas não sabíamos que também é utilizada no Myanmar é a pasta de thanaka. A pasta dessa árvore é utilizada como uma espécie de maquiagem por homens e mulheres e tem uma história milenar. Acredita-se que a pasta da thanaka protege a pele do sol e também ajuda a controlar o suor, duas coisas importantes para quem vive no Myanmar.

Myanmar Curiosidades Mais Interessantes!

Meninas com pasta thanaka no rosto. Fonte: Insights Guides

Algo pouquíssimo conhecido pelo mundo é a produção de vinho de Myanmar. O vinho branco e rosé são os dois melhores tipos de vinho do Myanmar. Há inclusive um artigo do jornal The Thelegraph sobre o vinho de Myanmar.

Um hábito muito comum em Myanmar é mascar a “betel nut”, que é a noz da palmeira Areca. Por isso, muitas pessoas têm os dentes avermelhados. O problema é que a noz causa câncer de boca e já está sendo combatida por governos de outros países, como é o caso de Taiwan.

 

Qual das curiosidades do post “Myanmar Curiosidades Mais Interessantes” você mais gostou? Deixe seu comentário!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.