Madrid é uma cidade com arte por todos os lados, seja na fachada dos edifícios, nas plazas ou nos museus renomados que possui. O Museu Reina Sofia forma com o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza os três principais museus de Madrid.
Neste artigo, trazemos várias dicas e informações para você visitar o Museu Reina Sofia!
Depois, leia nossos artigos especiais sobre O que fazer em Madrid e sobre Onde ficar em Madrid!
Visita ao Museu Reina Sofia em Madrid
O nome oficial do Museu Reina Sofia é Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, porque antes da década de 1990 era um centro de arte, mas atualmente é um museu nacional.
A criação do Museu é resultado do período de transição democrática na Espanha.
Outra razão era a necessidade de um museu que tratasse da Arte Moderna e Contemporânea, contrapondo-se aos demais museus clássicos da cidade.
Portanto, a coleção do museu é focada na arte do século XX dos artistas espanhóis, com destaque para Salvador Dalí e Pablo Picasso.
Mas há grande quantidade de obras de outros artistas importantes, como Joan Miró, Juan Gris, José Gutiérrez Solana e muitos outros.
A divisão da coleção do Museu tem total relação com a geopolítica do século XX, que influenciou também os artistas e suas obras.
A Coleção 1 aborda o período entre o começo do século XX até 1945. Na Coleção 1, há muitas obras sobre esse período conflituoso na Espanha e no mundo, com trabalhos do Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo.
Um marco da Coleção 1 e toda a arte espanhola é o quadro Guernica, pintado em 1937 por Pablo Picasso.
Esse quadro foi a forma do pintor contar ao mundo os horrores do bombardeio fascista na cidade basca de Gernika, com autorização do Governo de Franco.
Realmente, a obra Guernica impressiona, já que por ser muito grande faz todos os detalhes ganharem mais força e dor.
A Coleção 2 também reflete a situação geopolítica, mas nesse caso de 1945 até 1968, com as consequências da Segunda Guerra Mundial e o antagonismo político Leste-Oeste.
Há pinturas de Pablo Picasso, Joan Miró e outros artistas espanhóis, além de muitas esculturas.
A Coleção 3 não é menos interessante e cheia de conflitos do que as demais, até porque aborda temas relacionados às mudanças políticas, econômicas e sociais desde o final da década de 1960.
As coleções e a própria razão da existência do Museu Reina Sofia tornam a visita indispensável, por ser um local onde a arte se torna palpável.
A arte do Museu Reina Sofia está em diálogo com os fatos que fizeram o nosso mundo ser o que é hoje, principalmente para o contexto espanhol.
Além das salas com as coleções, você pode visitar o terraço e os jardins.
Informações Práticas
O Museu Reina Sofia fecha às terças, funcionando de segunda a sábado das 10h às 21h, a partir das 19h, a entrada é gratuita. Domingos e feriados, o museu funciona das 10h às 14h30min.
O ticket adulto pode variar durante o ano, mas fica em torno de 10 euros.
Endereço: Calle de Santa Isabel, 52. Para mais informações, consulte o site do Museu Reina Sofia aqui.
Recomendamos que você leia nosso artigo completão sobre os principais pontos turísticos de Madrid!
Boa viagem, Viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |