Menu
Europa

Visita ao Museu Reina Sofia, Madrid, e Guernica de Picasso

Atualizado em: 26 de junho de 2020

Madrid é uma cidade com arte por todos os lados, seja na fachada dos edifícios, nas plazas ou nos museus renomados que possui. O Museu Reina Sofia forma com o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza os três principais museus de Madrid.

Neste artigo, trazemos várias dicas e informações para você visitar o Museu Reina Sofia!

Depois, leia nossos artigos especiais sobre O que fazer em Madrid e sobre Onde ficar em Madrid!

Visita ao Museu Reina Sofia em Madrid

Fachada do Museu Reina Sofia. Fonte: Wikimedia
Fachada do Museu Reina Sofia. Fonte: Wikimedia

O nome oficial do Museu Reina Sofia é Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, porque antes da década de 1990 era um centro de arte, mas atualmente é um museu nacional.

A criação do Museu é resultado do período de transição democrática na Espanha.

Outra razão era a necessidade de um museu que tratasse da Arte Moderna e Contemporânea, contrapondo-se aos demais museus clássicos da cidade.

Portanto, a coleção do museu é focada na arte do século XX dos artistas espanhóis, com destaque para Salvador Dalí e Pablo Picasso.

Mas há grande quantidade de obras de outros artistas importantes, como Joan Miró, Juan Gris, José Gutiérrez Solana e muitos outros.

Museu Reina Sofia: Guernica em Madrid!
La mesa del músico. Juan Gris

A divisão da coleção do Museu tem total relação com a geopolítica do século XX, que influenciou também os artistas e suas obras.

A Coleção 1 aborda o período entre o começo do século XX até 1945. Na Coleção 1, há muitas obras sobre esse período conflituoso na Espanha e no mundo, com trabalhos do Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo.

Um marco da Coleção 1 e toda a arte espanhola é o quadro Guernica, pintado em 1937 por Pablo Picasso.

Esse quadro foi a forma do pintor contar ao mundo os horrores do bombardeio fascista na cidade basca de Gernika, com autorização do Governo de Franco.

Realmente, a obra Guernica impressiona, já que por ser muito grande faz todos os detalhes ganharem mais força e dor.

Museu Reina Sofia: Guernica em Madrid!
Guernica, Pablo Picasso. Fonte: Flickr

A Coleção 2 também reflete a situação geopolítica, mas nesse caso de 1945 até 1968, com as consequências da Segunda Guerra Mundial e o antagonismo político Leste-Oeste.

Há pinturas de Pablo Picasso, Joan Miró e outros artistas espanhóis, além de muitas esculturas.

A Coleção 3 não é menos interessante e cheia de conflitos do que as demais, até porque aborda temas relacionados às mudanças políticas, econômicas e sociais desde o final da década de 1960.

As coleções e a própria razão da existência do Museu Reina Sofia tornam a visita indispensável, por ser um local onde a arte se torna palpável.

A arte do Museu Reina Sofia está em diálogo com os fatos que fizeram o nosso mundo ser o que é hoje, principalmente para o contexto espanhol.

Além das salas com as coleções, você pode visitar o terraço e os jardins.

Informações Práticas

Museu Reina Sofia: Guernica em Madrid!
O enigma de Hitler. Salvador Dalí

O Museu Reina Sofia fecha às terças, funcionando de segunda a sábado das 10h às 21h, a partir das 19h, a entrada é gratuita. Domingos e feriados, o museu funciona das 10h às 14h30min.

O ticket adulto pode variar durante o ano, mas fica em torno de 10 euros.

Endereço: Calle de Santa Isabel, 52. Para mais informações, consulte o site do Museu Reina Sofia aqui.

Recomendamos que você leia nosso artigo completão sobre os principais pontos turísticos de Madrid!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.