Museu de Miniaturas do Canadá: Little Canada em Toronto

por Jade

Um sábado chuvoso em Toronto pede um museu. Que tal visitar uma atração divertida, leve e inspiradora, além de totalmente protegida da chuva e fácil de chegar? Estou falando do Little Canada em Toronto, o principal museu de miniaturas do Canadá.

O Little Canada em Toronto foi uma surpresa entre as atrações da cidade. Ele apresenta em detalhes algumas das paisagens mais icônicas do país, além de cartões-postais das grandes cidades.

Vale a pena visitá-lo após passar alguns dias em Toronto, assim você vai reconhecer as miniaturas que representam os pontos turísticos da cidade.

Além disso, o Little Canada é uma atração leve para os dias de chuva, que não leva tanto tempo nem energia. Para quem está viajando com crianças, faz ainda mais sentido ir ao local. Mesmo os adultos se espantam com os detalhes e a automação das miniaturas.

Neste post você ter uma ideia de como é o Little Canada, mas saiba que é impossível trazer todos os detalhes aqui!

Leia também nosso artigo completão sobre os melhores bairros de Toronto para se hospedar!

Como é a visita ao Little Canada em Toronto?

Museu de Miniaturas do Canadá: Little Canada em Toronto
Detalhes da East Coast

O Little Canada está localizado na área mais central e muvucada de Downtown, em um prédio ao lado da Yonge-Dundas Square. A partir da estação de metrô Dundas você consegue acessar o museu sem precisar passar pela praça.

O Little Canada ocupa dois andares do subsolo, acima ficam lojas comerciais, como a canadense Dollarama, amada pelos brasileiros.

O museu estar totalmente no subsolo não é um problema porque as salas são amplas, com poucas paredes separando as áreas temáticas.

Além disso, o ambiente precisa ser totalmente fechado para se tenha controle das luzes. Elas acedem e apagam para simular o dia e a noite, o que é uma ideia certeira, afinal, as miniaturas e os cenários ficam diferentes de acordo com a luminosidade.

Niagara Falls no lado canadense

No primeiro andar, onde fica a bilheteria, o ambiente é colorido, moderno e criativo, uma mostra do que viria pela frente.

Logo após a bilheteria, uma das guias nos apresentou as áreas nas quais o Little Canada é dividido. Para nossa surpresa, um dia antes uma área nova foi inaugurada e foi uma das que mais gostei, a Little East Coast.

A guia nos forneceu um folheto com informações sobre o Little Canada e explicou a brincadeira de procurar o Alce Maurice, que está escondido em várias partes do museu de miniaturas do Canadá.

As crianças adoram procurar por Maurice e eu me diverti bastante, afinal, os detalhes são tantos que encontrá-lo não foi fácil.

Museu de Miniaturas do Canadá: Little Canada em Toronto
Niagara-on-the-Lake com Niagara Falls ao fundo

O início do passeio começa pela Little Niagara. Parte do espaço é ocupado pelas cataratas, porque elas são gigantescas na vida real. Porém, o que se destaca são os restaurantes e atrações de Niágara, devido à perfeição dos detalhes.

Em Niágara, há restaurantes com decorações toscas de Frankenstein, casa de cabeça para baixo, vulcão e variedade de lugares, todos com gosto duvidoso.

Contudo, em Little Niagara você também vai ver as áreas residenciais e a beleza preservada e clássica de Niagara-on-the-Lake. Até galinhas ciscando você verá, só que do tamanho de pulgas.

O passeio continua por Little Toronto, que mesmo na sua versão em miniatura assusta pelo tamanho. Como moramos na cidade e a conhecemos muito bem, é divertido ver os monumentos em miniatura.

Toronto!

Por isso, para os turistas, vale a pena visitar o Little Canada após alguns dias passeando por Toronto.

Os prédios icônicos estão lá, como: CN Tower, Roger Centre, Union Station, City Hall, Ontario Legislative Building, além de prédios enormes que ocupam Downtown.

É claro que esses prédios impressionam, ainda mais porque se tem noção de quão grandes eles são na realidade, mas os pequenos detalhes é que fazem diferença, com o metrô no subsolo, as ferrovias e seus trens, os caminhões indo e voltando, o Roger Centre repleto de fãs do Blue Jays, entre outros.

Museu de Miniaturas do Canadá: Little Canada em Toronto
Parliament Hill em Ottawa

Caminhando à esquerda, a paisagem muda, a cidade enorme se torna uma zona industrial em Hamilton, as cachoeiras aparecem e a beleza do outono na região de Kitchener-Waterloo domina o cenário.

Caminhe ainda mais a esquerda para ver onde os caminhões e carros estacionam e espiar a “oficina” usada para repará-los.

A visita continua pela capital. Ottawa tem fama de ser tediosa, só porque não é tão agitada quanto Toronto, mas a beleza das miniaturas vai fazer você querer visitar a capital do Canadá.

Na região de Ottawa

É em Ottawa que acontece um show de luzes no Parliament Hill, que me pareceu do Canada Day (1º Julho). Espere por esse momento, porque vale a pena.

Além disso, o jardim botânio de Ottawa é belíssimo, cheio de tulipas e árvores. Note ao lado o Fairmont Château Laurier, hotel que mais parece um castelo.

Além da beleza externa, dá para ver a decoração de dezenas de quartos do Fairmont Château Laurier, uma mais diferente do que a outra. Porcure pelo quarto do Van Gogh! É impressionante como eles conseguiram fazê-lo idêntico a pintura original.

Museu de Miniaturas do Canadá: Little Canada em Toronto
O Quebéc é demais

Uma das áreas mais bonitas, cenário de filme de Natal, é dedicada ao Quebéc. As montanhas cobertas de neve e pinheiros, com os esquiadores se movimentando, ficam impressionantes à noite.

O cenário de conto de fadas continua por Quebec City, sempre com muito gelo e arquitetura europeia. Infelizmente, a área dedicada a Montreal ainda está sendo feita. São precisos anos para finalizar um trabalho tão detalhista e delicado.

Porém, não podemos reclamar, porque um dia antes, Little East Coast foi aberta ao público. É outra face do Canadá, diferente de Ontário e do Quebéc.

Cidade do Quebéc

As casas são diferentes, o mar está sempre presente e as montanhas se agigantescam diante das poucas residências, o que mostra como as províncias do Atlântico são pouco populosas.

Mas a região é lindíssima, com destaque para a menor província canadense, Prince Edward Island, suas plantações de batata, praias e Green Gables (Anne!).

Saindo do Little Canada, você vai ver que outras partes do Canada estão sendo “miniaturizadas”, como as prairies (onde fica Calgary), a região de Vancouver e o Norte.

Museu de Miniaturas do Canadá: Little Canada em Toronto
East Coast

Enquanto isso, você pode se transformar em uma miniatura e morar no Canadá, já que há uma tecnologia que permite que isso seja feito.

Além disso, qualquer dúvida que você tiver sobre o funcionamento das miniaturas, fique a vontade para perguntar, porque o staff é atencioso

Vale a pena visitar o Little Canada? Na nossa opinião, valeu a pena sim. Mesmo que o ingresso seja caro, esse museu de miniaturas é impecável, um passeio relaxante para um dia de chuva.

Informações práticas sobre o Museu de Miniaturas do Canadá

A localização do Little Canada é super central, ao lado da Yonge-Dundas Square. Para chegar até lá, basta ir à estação de metrô Dundas. Siga as indicações para a saída 10 Dundas East a partir da plataforma Northbound.

Porém, mantenha a atenção, porque nessa região, inclusive dentro da estação de metrô, há usuários de drogas.

Você pode visitar o Little Canada qualquer dia da semana e finais de semana, mas os horários de funcionamento costumam mudar durante o ano. Então, acesse o site oficial para conferir essa informação atualizada.

Em relação, aos preços, o ticket adulto (13 a 64 anos) custa $32, estudantes e 65+ pagam $28, enquanto crianças de 4 a 12 anos pagam $22. Apenas crianças até 3 anos entram de graça. Some a cada ingresso 13% de impostos.

Esperamos que as informações sobre o Little Canada em Toronto tenham sido úteis. Veja dicas de outros museus de Toronto!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.