Menu
Oceania

12 Melhores Cidades da Austrália para Visitar

Atualizado em: 23 de fevereiro de 2022

A Austrália é um país fascinante e único, com animais que encantam e amedrontam, além das mais diversas paisagens, de desertos a florestas tropicais. Mas por ser um destino de férias caro e distante do Brasil, é essencial saber quais são as melhores cidades da Austrália para visitar, porque é difícil ter mais uma chance de fazer turismo no país.

Neste artigo selecionamos 12 cidades australianas com muitos atrativos aos turistas. Nós visitamos quatro delas, mas gostaríamos de ter conhecido todas!

Confira também os melhores 30 pontos turísticos de Sydney!

Top 12 melhores cidades da Austrália para fazer turismo

Sydney

12 Melhores Cidades da Austrália para Visitar
Sydney Opera Housa vista a partir da Harbour Bridge

Sydney é a cidade australiana mais conhecida mundo afora. Os Jogos Olímpicos de Verão de 2000 ajudaram a projetá-la no exterior.

Localizada em uma região com natureza privilegiada, principalmente praias e enseadas, Sydney tem pontos turísticos de todos os tipos, como museus excelentes, restaurantes sofisticados, bairros históricos e muita modernidade.

O que mais gostamos da cidade foi essa variedade de atrações. Em um dia estávamos no moderno Darling Harbour e no outro fomos a Bondi Beach.

Além disso, por ter um transporte público que funciona, dá para fazer passeios de um dia econômicos, como ir de barco para Manly Beach ou usar o trem para visitar as Blue Mountains.

Temos que mencionar dois pontos turísticos da Austrália localizados em Sydney: a Sydney Opera House e a Harbour Bridge.

Saiba também onde ficar em Sydney nos melhores bairros!

Melbourne

Melbourne
Vista do Shrine of Remembrance

Melbourne é uma das cidades da Austrália mais multiculturais, com gente do mundo todo. No CBD (centro), você já percebe a diversidade nos redutos de povos específicos, como chineses, gregos e italianos.

O centro é procurado por seus restaurantes e bares nos terraços. Os turistas e moradores aproveitam o VLT e os bondes de graça para se deslocar no CBD.

Mas saiba que, apesar de moderno, ainda há construções vitorianas conservadas no centro, assim como mercados de grande porte, como o Queen Victoria Market, que também foi erguido no século XIX.

A oferta de galerias e museus é extensa em Melbourne, com destaque para a National Gallery of Victoria, contando com obras de arte internacionais e australianas. Melbourne recebe vários eventos e há teatros modernos e antigos.

Não podemos deixar de mencionar o Jardim Botânico, o Albert Park e as vistas do Shrine of Remembrance.

Vale a pena ir além do centro e conhecer o bairro de St. Kilda, cheio de restaurantes, e até com uma boa praia.

Veja também quais são os hotéis em Melbourne com boa relação custo-benefício!

Adelaide

12 Melhores Cidades da Austrália para Visitar
Fonte: Wikimedia

Adelaide é a capital do estado de South Australia e uma das melhores cidades da Austrália para turismo.

O que chama a atenção em Adelaide é a variedade de atrativos, desde museus, galerias, zoológico e jardim botânico até regiões produtoras de vinho e uma costa repleta de natureza.

Então, o turismo em Adelaide se divide em conhecer o compacto centro e fazer vários passeios para os arredores.

Perto do centro, fica o Mount Lofty, ideal para fazer trilhas. Já a região vinícola de Barossa Valley está localizada apenas a 60 km de Adelaide.

Para ver animais australianos no seu habitat natural, nada melhor do que pegar um barco para a Kangaroo Island e que ainda conta com boas praias. Aliás, há opções de praias mais urbanas perto do centro.

Brisbane

Brisbane
Fonte: Wikimedia

Brisbane é a capital do estado de Queensland, sendo a terceira maior cidade da Austrália. Ela é cortada pelo Brisbane River e possui várias atrações relacionadas a ele.

É claro que por ser a capital de um estado, Brisbane é a casa de importantes museus e galerias, como a Queensland Art Gallery & Gallery of Modern Art, localizadas no Cultural Centre in South Bank, onde também fica o Queensland Museum e a Biblioteca do Estado de Queensland.

Como a cidade é bem ensolarada, vale a pena fazer passeios ao ar livre, como visitar os parques Roma Street Parkland e Brisbane City Botanic Gardens, no centro, e o Jardim Botânico, que fica fora da área central, mas não está distante.

Na região do Jardim Botânico, você pode continuar o passeio pelo Mount Coot-tha, com belas vistas, principalmente no pôr do sol.

Há outros pontos turísticos de Brisbane bastante conhecidos, o Lone Pine Koala Sanctuary, com muitas espécies de animais australianos, e os passeios de barco pelo Brisbane River.

Gold Coast

12 Melhores Cidades da Austrália para Visitar

Gold Coast é uma das cidades da Austrália perfeitas para aproveitar as praias, afinal, são mais de 60 km de praias, tendo a região de Surfers Paradise como a mais urbana e movimentada, com muitos jovens e festa.

Mas para quem gosta de tranquilidade, há lugares a visitar e se hospedar em Gold Coast. Saiba que não é preciso se hospedar em Surfers Paradise, basta alugar um carro e fazer seus próprios roteiros.

As praias em Gold Coast costumam ser longas, com areia fininha e mar com ondas. São praias que lembram as de alguns estados do Brasil. Um exemplo é a Coolangatta Beach e praias próximas, e que ainda contam com vistas para Surfers Paradise.

Porém, uma das principais atrações de Gold Coast é o Currumbin Wildlife Sanctuary, por causa dos animais australianos.

Em Gold Coast também há trilhas nas áreas de preservação, com destaque para a Federation Walk Coastal Reserve.

Byron Bay

Byron Bay
Tallow Beach, onde vimos um wallaby

Byron Bay é uma pequena cidade australiana com muitos surfistas e jovens em busca de praias e festas. Podemos descrever a cidade como tendo negócios da moda (hipsters) e muita natureza.

Lá visitamos belas praias, desde a central (Main Beach) até a super preservada Tallow Beach, quilométrica e com o mar muito azul.

Nós tiramos fotos belíssimas quando fizemos The Cape Byron Walking Track. A caminhada é longa, mas o esforço é recompensado, porque você visitará o ponto mais oriental da Austrália continental e o Farol de Cape Byron, um local conservado e fotogênico.

Saiba que além dos jovens e amantes da natureza, Byron Bay atrai muitos turistas que buscam hotéis confortáveis e SPA. Porém, é preciso ter orçamento flexível, porque as hospedagens normais já são caras na Austrália.

Confira onde ficar em Byron Bay bem localizado!

Cairns

12 Melhores Cidades da Austrália para Visitar
Fonte: Wikimedia

Cairns está localizada na parte norte do estado de Queensland, sendo a cidade da Austrália com melhor localização e estrutura para visitar a Grande Barreira de Coral.

Há inúmeros passeios para fazer mergulho, inclusive subaquático, não só snorkeling, e é possível ver a beleza da região do alto, em um tour de helicóptero.

Talvez para os brasileiros as florestas e pântanos não sejam diferenciais, mas a Floresta Daintree é uma das principais atrações de Cairns.

No centro da cidade, há atividades ao ar livre, como visitar o Jardim Botânico, com muitas plantas tropicais.

Tasmânia

Hobart
Hobart. Fonte: Wikimedia

A Tasmânia é o menor estado da Austrália, mas é um destino de férias único, tendo metade do território como reserva natural.

A principal cidade é Hobart, que é a capital da Tasmânia, uma cidade portuária com casas histórias preservadas e ótimos restaurantes de frutos do mar.

Uma das atrações imperdíveis de Hobart é ir ao Mount Wellington e se surpreender com as vistas a 1270 metros acima do nível do mar.

Outra cidade a visitar na Tasmânia é Launceston, localizada perto Tamar Valley Wine Trail, uma região produtora de vinho.

Além disso, Launceston é uma cidade charmosa e histórica, com construções antigas. A partir da cidade, todos os turistas fazem o passeio para o Cataract Gorge Reserve, com muitas áreas verdes.

Outros atrativos relevantes da Tasmânia são as reservas e parques naturais, acessíveis a partir de Hobart ou Launceston.

Alguns destaques são: Cradle Mountain-Lake St. Clair National Park, uma área de preservação com montanhas, lagos e neve, além de belas vistas; Parque Nacional Freycinet, que conta com belas praias e há muitas trilhas; e o Tasman National Park, com muitos paredões de rocha esculpidos pelo mar.

Alice Springs

12 Melhores Cidades da Austrália para Visitar
Uluru. Fonte: Wikimedia

Alice Springs é uma cidade da Austrália no meio do Red Centre, no deserto, sendo a cidade-base perfeita para conhecer o outback.

Sem dúvida, todos os turistas que vão a Alice Springs fazem o passeio para o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, onde fica o Uluru (Ayers Rock), um monólito de arenito considerado sagrado pelos Povos Originários.

Esse passeio é marcante para os viajantes, mesmo que não se possa subir no local (mas, assim, respeita-se a tradição das populações locais).

Se você tem o sonho de ver o Uluru, vale a pena também pôr no roteiro as 36 formações rochosas de Kata Tjuta.

A montanha mais alta, chamada de Mount Olga, tem 1.066 metros de altura. É uma atração natural e local sagrado impressionante!

Mas saiba que em Alice Springs há outras atrações, como Alice Springs Reptile Centre, e outros parques, como o Alice Springs Desert Park, onde há tours que explicam aspectos da flora, fauna e cultura aborígene.

Perth

Perth
Fonte: Pixabay

Perth é uma cidade moderna, bonita e com ótimas praias. Inclusive os próprios moradores gostam de aproveitar os atrativos da cidade.

Os turistas que encaram ir para a Austrália Ocidental, uma região isolada do país, sabem que é preciso aproveitar Perth, mas também visitar outros lugares. Então, Perth é a porta de entrada para a Austrália Ocidental.

Dentro da cidade, destaca-se o Swan River, muito usado para lazer, e é um rio largo contando até com uma ilha, a Heirisson Island, habitada por cangurus.

O Jardim Botânico de Perth também merece ser visitado, sendo uma das atrações mais elogiadas da cidade.

É claro que há santuário de animais australianos, museus e galerias, assim como variedade de praias.

Canberra

12 Melhores Cidades da Austrália para Visitar
Fonte: Wikimedia

Canberra é a capital da Austrália e, por isso, tem ótimos programas culturais e educacionais, sendo procurada pelas famílias.

Você sabia que Canberra foi minuciosamente planejada? Mas diferente de Brasília, a capital da Austrália conta com bastante verde.

É claro que lá você vai encontrar ótimos museus e galerias, como a National Gallery of Australia, o Questacon (The National Science and Technology Centre), National Museum of Australia entre outros.

Além disso, há outros atrativos famosos na capital, como o balonismo e as estações de esqui nos arredores.

Vale mencionar que muitos estudantes residem em Canberra, o que garante uma boa oferta de bares.

Darwin

Darwin
Fonte: Flickr

Darwin é a capital do Território do Norte, uma cidade com clima quente o ano todo. Por isso, muitas atrações são ao ar livre, como os mercados de rua, eventos no Waterfront e ver o pôr do sol na Mindil Beach.

A região conta com bastante influência indonésia e aborígene, inclusive para comprar artesanatos e provar comidas típicas.

Além das atrações dentro da cidade, há passeios que podem ser feitos a partir de Darwin, como visitar o Kakadu National Park, a maior reserva ambiental da Austrália; o Litchfield National Park, com ótimas cachoeiras; e ver crocodilos em seu habitat natural no Adelaide River.

Mapa com as cidades da Austrália

Confira no mapa a localização das cidades da Austrália mencionadas neste artigo. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que as dicas de viagem sobre as 12 melhores cidades da Austrália para fazer turismo tenham sido úteis! Leia também nosso artigo completão sobre Seguro Viagem à Austrália e o porquê de ser importante adquirir uma apólice mesmo em um país tão seguro.

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.