Menu
América do Sul

Machu Picchu na Melhor Época do Ano: Quando Viajar a Machu Picchu?

Atualizado em: 28 de julho de 2020

Machu Picchu é a principal atração turística do exuberante e histórico Peru. A cidade perdida nos Andes atrai visitantes de todo o mundo, inclusive brasileiros. Na hora de planejar sua viagem é importante pensar em conhecer Machu Picchu na melhor época.

Nós recomendamos muito tentar viajar ao Peru nos meses secos, para que os sítios arqueológicos estejam abertos. Afinal, são atrações ao ar livre!

Melhor época do ano para viajar a Machu Picchu

Começo da tarde em Machu Picchu no início de outubro
Começo da tarde em Machu Picchu no início de outubro

Por que é importante conhecer Machu Picchu na melhor época?

No Peru, há muita variação climática durante o ano. Os Andes são ainda mais imprevisíveis, devido às montanhas.

Então, entender como o clima se comporta durante o ano pode poupar você de muito estresse e problemas por causa da chuva, por exemplo.

Como Machu Picchu está a mais de 2400 metros de altitude, o clima é ameno na cidade histórica. O que você deve levar em consideração são as estações de chuva e de seca.

Sem dúvida, durante a estação de chuva pode haver problemas por causa da quantidade de água.

A estação de chuva ocorre entre novembro e março, sendo os meses de dezembro, janeiro e fevereiro os mais chuvosos. Esses meses devem ser evitados porque a chuva pode prejudicar sua viagem.

A maioria dos turistas opta por conhecer Machu Picchu na estação seca (abril até outubro), principalmente entre os meses de junho, julho e agosto.

Apesar desses meses (junho, julho e agosto) serem os melhores meses para subir até Machu Picchu, os preços das hospedagens aumentam muito, já que há muitos viajantes nessa época.

Se você procura menos lotação, clima bom e preços mais baixos, opte por conhecer Machu Picchu nos meses de abril, maio, setembro ou outubro. Acredito que maio e setembro são os melhores meses do ano para ir a Machu Picchu.

Nós viajamos ao Peru entre o final de setembro e o começo de outubro e pegamos vários dias de sol, porém na semana anterior tinha chovido, mas não tanto como nos meses de chuva.

Dicas extras sobre quando viajar a Machu Picchu na melhor época

Sol do final da tarde em Machu Picchu
Sol do final da tarde em Machu Picchu
  • Evite conhecer Machu Picchu durante julho, que é a época das férias escolares, inclusive dos estrangeiros;
  • Saiba que viajando nos meses mais chuvosos (dezembro, janeiro e fevereiro), há chances da cidade histórica estar fechada devido às chuvas, principalmente em fevereiro;
  • Se você for visitar Machu Picchu na alta estação (junho, julho e agosto), antecipe muito as reservas das hospedagens. Veja onde ficar em Cusco e Machu Picchu Pueblo!

As dicas sobre visitar Machu Picchu na melhor época te ajudaram? Então, saiba muito mais no nosso artigo especial sobre como planejar a viagem para Machu Picchu!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.