Descubra as belezas naturais e a história da Ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo!
Malta é um dos menores países da Europa, mas possui características únicas, tanto em natureza quanto em história. Formado por diversas ilhas, o país tem três ilhas principais que são habitadas: a Ilha de Malta, a Ilha de Gozo e a Ilha de Comino.
Por estar localizada ao sul da Itália e muito próxima à África, Malta possui influências diversas, com vários sítios arqueológicos, cidades históricas, além dos belos cenários do sul do Mar Mediterrâneo.
Confira também as dicas sobre onde se hospedar em Malta!
História de Malta
A história de Malta é uma mescla de influências ocidentais, orientais e africanas, local onde o Norte da África e o Sul da Europa se encontraram diversas vezes. Fenícios, Cartagineses, Romanos e Bizantinos deixaram suas marcas na história de Malta.
Até o Apóstolo São Paulo passou pelo arquipélago, trazendo o Cristianismo para os habitantes de Malta. Os povos do Norte da África contribuíram para esse caldeirão cultural com a influência linguística sobre o Maltês, a língua de Malta.
Contudo, foi a Ordem dos Cavaleiros de São João a grande responsável pelo que se vê na Ilha de Malta atualmente, como as igrejas antigas belíssimas. A Ordem dos Cavaleiros de São João governou Malta de 1530 a 1798, no período de ouro do arquipélago, principalmente do ponto de vista cultural.
O governo da Ordem dos Cavaleiros de São João foi interrompido pela invasão francesa, comandada por Napoleão. Com o fracasso do domínio da França, o Reino Unido governou Malta de 1800 até 1964, quando o país se tornou independente.
Com quase dois séculos de dominação inglesa, Malta adquiriu várias características das ex-colônias britânicas, como o uso da língua inglesa. Apesar da população falar o Maltês no dia a dia, o inglês é usado nas escolas, na administração pública e também para atrair quem quer fazer intercâmbio em Malta para aprender inglês.
Atualmente, Malta faz parte da União Europeia, tanto do Espaço Schengen quanto da Zona do Europa. Então, a moeda de Malta é o Euro.
O que fazer em Malta – Pontos turísticos de Malta
A história de Malta é realmente muito rica, mas o que fazer em Malta?
Há muitas atrações turísticas em Malta para visitar, principalmente na Ilha de Malta e na Ilha de Gozo. A Ilha de Malta é a maior ilha do país, sendo o centro cultural, econômico e administrativo.
Conhecida como um grande museu ao ar livre, a Ilha de Malta guarda tesouros arquitetônicos cor de mel, que contrastam com o mar muito azul do Mediterrâneo. O grande destaque da Ilha de Malta é a capital do país, a histórica cidade de Valletta.
Valletta é a joia da arquitetura barroca de Malta, sendo Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além das praças, cafés e prédios charmosos, o destaque fica por conta da Co-Catedral de São João, construída no século XVI, a mando da Ordem dos Cavaleiros de São João.
A Co-Catedral de São João é uma igreja que representa a riqueza de detalhes do Barroco, com muitas esculturas, pinturas e tapeçarias. Importantes artistas contribuíram com essa joia da Ilha de Malta, como Caravaggio e Mattia Preti.
Em Valletta, vale destacar a beleza dos Jardins Barrakka, principalmente o jardim superior, a grandiosidade da área a beira-mar, além dos fortes que protegiam a cidade.
Perto de Valletta, descobrir as “Três Cidades” é um passeio e tanto, visitando Vittoriosa, Senglea e Cospicua.
A antiga capital de Malta também merece uma visita na Ilha de Malta, a cidade silenciosa de Mdina.
Mdina foi capital do arquipélago até o século XVI, mas continuou a ter importância devido aos sítios históricos, as mansões dos nobres e a beleza arquitetônica, que mistura construções medievais e barrocas.
Na Ilha de Malta, há outras atrações turísticas imperdíveis, mas ligadas ao passado da ilha. O Hal Saflieni Hypogeum ou Hipogeu de Hal Saflieni é o único templo subterrâneo da pré-história que se conhece em todo o mundo. É um lugar único!
Escavado a partir de 2500 a.C., o Hipogeu de Hal Saflieni possui vários níveis subterrâneos, que foram utilizados inicialmente como templo e, posteriormente, como necrópole. Por ser um lugar com valor histórico incalculável, poucos visitantes podem entrar de cada vez. Então, para visitar o Hipogeu de Hal Saflieni é preciso reservar com antecedência.
Mais antigos ainda são os templos megalíticos de Mnajdra e Hagar Qim, distantes apenas 500 metros um do outro. Com 6 mil anos de idade, os templos megalíticos de Mnajdra e Hagar Qim são pontos turísticos de Malta para os apaixonados por história.
Os pontos turísticos mencionados acima ficam na Ilha de Malta, a maior ilha do país Malta. Mas há ainda muito que fazer em Gozo e Comino.
Em Comino, as atrações se resumem a caminhar pela ilha, vendo as belas falésias, e descobrir as belezas da Lagoa Azul!
A Ilha de Gozo é maior do que Comino e possui mais lugares para visitar. Apenas meia hora de barco da Ilha de Malta, a Ilha de Gozo é mais rural e tranquila, com atrações históricas, como os templos megalíticos de Ggantija e a Cidadela.
Contudo, a Ilha de Gozo é mais conhecida pelos belos cenários. Muitos viajantes iam até Gozo para conhecer a Azure Window, que não existe mais, porque entrou em colapso durante uma tempestade em março de 2017.
Contudo, vale destacar que uma das melhores atrações em Gozo é o mergulho, devido ao lindo mar de Malta.
Vídeo sobre turismo em Malta
Este longo vídeo (em inglês) mostra outros pontos turísticos de Malta, além dos mencionados neste post. As imagens são lindas, assim como é Malta, seja a Ilha de Malta ou as demais ilhas do país.
O que você achou de Malta? O país é lindo demais e fica super próximo de vários países interessantíssimos, como a Itália! Vale muito a visita!
Se você se interessa por destinos de viagem, confira o Papo Viagem Podcast, o podcast de turismo do Guia do Nômade Digital! Veja também as melhores cidades para se hospedar em Malta!
Boa viagem, Viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |