Airbnb é seguro? É confiável? Guia completo para usar o Airbnb

Muito se questionou sobre se o Airbnb é seguro quando foi noticiada a situação de um casal monitorado por uma câmera escondida em um apartamento alugado pelo Airbnb em São Vicente. Afinal, o Airbnb é confiável?

Nós já utilizamos bastante o Airbnb durante as nossas viagens e, portanto, temos bastante experiência com o serviço.

Neste post vamos passar algumas dicas para alugar um quarto ou apartamento no Airbnb, com segurança. Vamos lá!

 

Airbnb, o que é?

O Airbnb é um site que conecta hóspedes e proprietários de imóveis do Mundo todo. É considerado um dos melhores sites para alugar apartamentos e outros tipos de acomodações.

A variedade de hospedagens no Airbnb impressiona, já que você pode alugar:

  • Casa
  • Apartamento
  • Pousada
  • Hotel boutique
  • Albergue
  • Bangalô
  • Cabana
  • Casa de campo
  • Casa de hóspedes
  • Chalé
  • Hotel
  • Loft
  • Resort
  • Suíte de hóspedes
  • Townhouse
  • Vila

O mais comum mesmo é o aluguel de casas pelo Airbnb ou aluguel de apartamentos: tanto casas inteiras, quanto apenas um quarto.

Airbnb é seguro?

Airbnb

Como funciona o Airbnb?

Basicamente um usuário pode disponibilizar o seu imóvel ou parte dele no Airbnb; ou o contrário, pode alugar um apartamento pelo Airbnb, por exemplo.

O Airbnb é o mediador, oferecendo a segurança para ambos os lados com opiniões sobre hóspedes e anfitriões. Se você tem algum problema, o Airbnb tem que resolver.

Uma coisa importante sobre o funcionamento do Airbnb é que o anfitrião pode aceitar ou não um hóspede, dependendo de como está anunciado o seu imóvel.

Para quem nunca se hospedou pelo Airbnb é interessante procurar anúncios que permitam a Reserva Instantânea. Assim, provavelmente o anfitrião não vai se importar se é a sua primeira vez no serviço. Ou seja, que você possua um perfil ainda sem avaliações de anfitriões.

Além disso, é importantíssimo preencher o seu perfil com o máximo de informações, pois assim fica mais fácil de ter uma reserva aceita. Ah, e não se esqueça depois de avaliar o seu anfitrião. É uma forma de ajudar a comunidade e de também receber uma avaliação.

Para resumir o que é o Airbnb:

  • Anfitrião: o Airbnb é uma ótima forma de ganhar dinheiro para quem têm imóveis
  • Hóspede: o Airbnb é um ótimo serviço para encontrar imóveis bem completos e muitas vezes mais baratos que um hotel. Vale bastante a pena para quem viaja em casal ou em grupo.

 

O Airbnb é seguro?

A questão da segurança do Airbnb vem sempre a tona quando se está pensando em utilizar o serviço pela primeira vez.

Na nossa opinião, o Airbnb é um serviço confiável. Nunca tivemos problemas com o Airbnb, seja de segurança, check-in ou de algum pagamento. A situação do casal que foi filmado é inadmissível e foi consequência de um anfitrião fdp.

Sempre optamos por escolher anfitriões que possuam muitas avaliações e que sejam bem avaliados. Além disso, preferimos optar por hospedagens que são alugadas por casais ou mulheres. Também é importante checar as fotos do local. Mas vale dizer que tem louco pra tudo.

O Airbnb é um serviço perfeito?

É claro que não, você pode ver as principais reclamações sobre o Airbnb ou problemas com o Airbnb para entender melhor o que pode acontecer.

Há alguns casos de cupons de desconto que não funcionaram e o usuário ficou brabo por isso. Provavelmente o usuário já tinha utilizado um cupom alguma vez (só funciona na primeira reserva).

Há também algumas reclamações sobre cancelamentos de reservas. Sim, existem situações em que o anfitrião pode cancelar a sua reserva de última hora, mas felizmente isso nunca aconteceu com a gente.

Uma maneira que utilizamos para evitar cancelamentos é manter uma comunicação constante com o anfitrião (dentro do site do Airbnb). Avisar da reserva efetuada e relembrá-lo quando a viagem estiver próxima.

Mas vale dizer que o suporte do Airbnb é 24 horas, 7 dias por semana, então qualquer problema que aconteça você deve entrar em contato com eles.

O site Airbnb é confiável e, no geral, é sim seguro alugar pelo Airbnb.

 

Como reservar uma acomodação pelo Airbnb? Como alugar no Airbnb? [Guia completo]

  1. Primeiramente, acesse o site do Airbnb. Você pode utilizar o nosso cupom de desconto Airbnb para a primeira reserva. Você ganha 100 reais de bônus. Basta utilizar esse link.
  2. Faça o cadastro e preencha o seu perfil.
  3. Depois basta digitar o nome da cidade, data, quantidade de hóspedes e o tipo de acomodação (espaço inteiro, quarto inteiro ou quarto compartilhado).
  4. Há também a possibilidade de filtrar os preços, comodidades, instalações, tipo de propriedade.
  5. Confira as fotos e leia os comentários das hospedagens.
  6. Escolha uma acomodação que te agrade.
  7. Faça a reserva escolhendo o método de pagamento. Dependendo do anúncio, a reserva será instantânea ou não.
  8. Envie mensagens ao anfitrião constantemente para garantir a reserva.

 

Como pagar no Airbnb?

As principais formas de pagamento no Airbnb são cartão de crédito, cartões de crédito pré-pagos (Visa, MasterCard, Amex, Discover e JCB) ou Boleto Bancário, Hipercard, Elo e Aura no Brasil.

Lembrando que você deve configurar o seu perfil antes de reservar uma hospedagem no Airbnb. É importante colocar o seu pagamento em Real para não ter que pagar taxas e IOF. Isso porque o cartão de crédito pode aplicar uma conversão de moeda estrangeiras ou taxas ao seu pagamento.

O Airbnb só cobra em dólar ou euro para brasileiros que não configuraram o seu perfil de maneira correta.

Em relação aos Boletos Bancários, o pagamento está disponível somente para hóspedes no Brasil e pode não estar disponível para todos os clientes. Ele não pode ser usado para anúncios com Reserva Instantânea ou em reservas com mais de 28 noites ou que comecem em menos de 7 dias.

 

O parcelamento do pagamento é possível no Airbnb?

Sim, brasileiros podem parcelar no cartão de crédito no Airbnb. Na hora de digitar as informações do cartão crédito você deve escolher a quantidade de parcelas desejadas.

Vale avisar que juros podem ser acrescidos quando você divide no cartão.

 

Cupom de desconto Airbnb

Como já falamos, temos um cupom de desconto do Airbnb para quem deseja utilizar o serviço.

Basta você utilizar este link, que você ganhará 100 reais de desconto na primeira reserva pelo site.

Quer alugar o seu apartamento pelo Airbnb? Utilize o mesmo link!

 

O que é o desconto semanal e o desconto mensal?

Dependendo do anfitrião, é possível que haja descontos semanais ou até mesmo mensais para quem vai se hospedar pelo Airbnb.

O desconto semanal é dado para estadias que durarem mais do que 7 dias. Há descontos de 15%, por exemplo.

O desconto mensal é dado para estadias que durarem mais do que 28 dias. Pode chegar até 50%. É bem útil para quem vai fazer algum curso ou intercâmbio.

Lembrando que os descontos dependem de cada anfitrião que está alugando uma casa no Airbnb. De qualquer forma, caso não haja um desconto automático, você pode enviar uma mensagem ao anfitrião antes de reservar a acomodação e perguntar sobre a possibilidade de um desconto no Airbnb.

Se a proposta for aceita, basta ele enviar uma oferta especial para você. Aí sim você realiza a reserva com o novo valor.

E é claro que, além do valor do aluguel, o Airbnb possui algumas taxas que devemos comentar: limpeza e serviço.

 

O que é a taxa de limpeza do Airbnb?

A taxa de limpeza é cobrada uma única vez pelo anfitrião para cobrir os custos de limpeza do seu espaço.

Vale dizer que a taxa de limpeza nem sempre é cobrada. Isso depende do anfitrião. Alguns já englobam no preço da diária, outros não.

Com o tempo observamos que muitos deixam a taxa de limpeza separada, pois teoricamente isso diminui o valor da diária. Porém, na hora de calcular o valor final, você descobre que a diária é mais cara…

 

O que é a taxa de serviço do Airbnb?

Segundo o site, a taxa de serviço do Airbnb ajuda a manter a plataforma e a oferecer serviços como atendimento 24 horas por dia. A taxa de serviço é obrigatória: paga-se 10% do valor do aluguel ao Airbnb.

 

O que é o depósito de segurança no Airbnb?

O depósito de segurança é uma forma de proteger o anfitrião. Porém, se um anfitrião exige um depósito de segurança, o hóspede não paga esse depósito ao fazer reserva. O hóspede só será cobrado se o anfitrião fizer uma reivindicação do depósito de segurança.

O anfitrião terá que comprovar junto ao Airbnb que seu imóvel foi danificado utilizando documentos relacionados aos danos (como fotos ou recibos).

 

O que é a reserva instantânea do Airbnb?

A reserva instantânea não requer aprovação do anfitrião para ser efetuada.

Basta os hóspedes definirem as datas da viagem, fazerem a reserva e combinarem os detalhes do check-in com o anfitrião.

 

O que é o Superhost?

Os Superhosts são considerados pelo site os melhores anfitriões que você pode escolher. São muito bem avaliados e estão acostumados a receberem hóspedes. Recomenda-se procurar um Superhost na sua primeira reserva no Airbnb para você ter a melhor experiência possível.

 

Como funciona o check-in no Airbnb?

O check-in no Airbnb depende do anfitrião. Cada caso é um caso.

Alguns exemplos de situações que já ocorreram com a gente:

  • Teve uma vez que a chave da casa estava escondida e o anfitrião me contou onde estava, já que ele não poderia nos receber;
  • Há hospedagens que possuem sistema de senha, então o anfitrião só te passa o número de acesso;
  • Algumas vezes o dono deixa a chave na portaria do prédio;
  • Mas o mais comum mesmo é combinar um horário de check-in para ele te entregar a chave da hospedagem, ainda mais se for um espaço inteiro. Por isso é importante ter o número do anfitrião ou acesso a internet para enviar uma mensagem pelo Airbnb.

 

Cancelamento no Airbnb, como é?

A política de cancelamento do Airbnb varia dependendo da escolha de quem fez o anúncio no site. São quatro políticas de cancelamento padronizadas:

  • Flexível
  • Moderada
  • Rigorosa
  • Extra: Longo Prazo (difere um pouco)

Você pode conferir mais informações sobre a política de cancelamento no Airbnb.

 

O que são as acomodações únicas?

O Airbnb é tão completo que ele possui as chamadas acomodações únicas, tais como:

  • Acampamento
  • Alojamento ecológico
  • Avião
  • Barco
  • Cabana de pastor (Reino Unido, França)
  • Casa cicládica (Grécia)
  • Casa de cúpula
  • Casa flutuante
  • Casa na árvore
  • Casa particular
  • Casa-terra
  • Casebre
  • Castelo
  • Celeiro
  • Dammuso (Itália)
  • Gruta
  • Hotel-fazenda
  • Iglu
  • Ilha
  • Iurta
  • Microcasa
  • Minsu
  • Moinho de vento
  • Pensão (Coreia do Sul)
  • Ryokan (Japão)
  • Tenda
  • Tenda tipi
  • Torre de farol
  • Trailer
  • Trem

Nunca me hospedei em nenhum tipo de acomodação diferente, mas cheguei a cogitar a hospedagem em um barco quando viajamos a Amsterdam! Seria interessante. Assim como se hospedar em um iglu.

 

Afinal, o Airbnb vale a pena?

Na nossa opinião o Airbnb vale a pena, principalmente em destinos que os hotéis são disputados e caros.

O Airbnb está disponível em 191 países, mais de 65.000 cidades. Isso é uma maravilha, pois têm destinos que não possuem hotéis suficientes, então o serviço ajuda muito.

Outra vantagem do Airbnb é quando você procura hospedagens com mais conforto e espaço. Por exemplo, é ideal para quem deseja ter espaço para cozinhar e para utilizar um notebook.

E muita gente usa o Airbnb?

Para ter uma ideia são 150 milhões de usuários. E essa comunidade é o diferencial do Airbnb. Quem não presta (seja anfitrião ou hóspede) é limado do serviço.

Felizmente!

Porém, se mesmo com os nossos relatos você ainda não está seguro em utilizar o Airbnb, nós sugerimos então você reservar um hotel pelo Booking, nosso outro parceiro. Ele possui ótimas tarifas.

 

E você, já reservou um apartamento pelo Airbnb?

Comparador de seguro viagem

Acha o Airbnb seguro? Comente a sua experiência!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.