Menu
Itens para Viagem / Listas

Filmes sobre viagem: lista com 12 sugestões de filmes para assistir

Atualizado em: 21 de março de 2016

Dicas de filmes sobre viagem para você se inspirar!

Filmes sobre viagem são ótimos para inspiração, para tirar você da zona de conforto e para apresentar lindos lugares que o Mundo está esperando você ir lá conhecer.

Muitos filmes contam também histórias baseadas em fatos reais, sobre pessoas que embarcaram em uma jornada na busca pelo autoconhecimento, pela liberdade ou até pela sua sobrevivência.

Filmes sobre viagem

Livre (Wild)

Apresentamos nesse post, então, a nossa lista com 12 sugestões de filmes sobre viagem para você, viajante, assistir, se inspirar e colocar o pé na estrada!

 

1) Diários de Motocicleta (2003) – The Motorcycle Diaries

Diários de Motocicleta é um road movie dirigido por Walter Salles (Central do Brasil) que conta a viagem pela América do Sul realizada por Ernesto Guevara – antes de virar o famoso Che Guevara – e por seu amigo Alberto Granado.

É um filme bem bonito pelas paisagens do nosso continente e pelo momento de transformação de Ernesto Guevara em um homem consciente de seu papel na sociedade e da necessidade de ajudar as pessoas.

“O que deixamos para atrás quando atravessamos cada fronteira? Cada momento parece se dividir em dois: melancolia pelo que deixamos para trás e entusiasmo por entrar em um novo país”.

O filme Diários de Motocicleta ganhou um Oscar pela canção Al Otro Lado Del Río, de Jorge Drexler. Além disso, recebeu uma nomeação no Globo de Ouro por Melhor Filme Estrangeiro.

 

2) Na Natureza Selvagem (2007) – Into the wild

Este é um clássico dos filmes sobre viagem para os mochileiros, pois é bem inspirador e marcante.

“Há pessoas neste mundo que saem à procura de aventura”.

O filme Na Natureza Selvagem (Into the Wild) é uma adaptação do livro best-seller de não-ficção de Jon Krakauer que conta as viagens de Christopher McCandless através da América do Norte e sua vida no Alasca, no início da década de 1990.

As aventuras de Christopher pelos Estados Unidos e México mostram o desapego, os amigos de estrada e as experiências que ele desenvolve durante a sua jornada.

É interessante ver como Christopher não se encaixa no estilo de vida americana, abandonando sua carreira, dinheiro, carro e até a família. O seu objetivo maior é ir até o Alasca para viver simplesmente na natureza selvagem.

O filme Na Natureza Selvagem foi vencedor de dois Oscar em 2008, Melhor Ator Coadjuvante (Hal Holbrook) e Melhor Edição. Vale destacar também a trilha sonora espetacular com músicas de Eddie Vedder (vocalista do Pearl Jam) que garantiu um Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora e um pela Melhor Canção (“Guaranteed”).

Filme sobre viagem muito recomendado!

 

3) A Vida Secreta de Walter Mitty (2013) – The Secret Life Of Walter Mitty

A Vida Secreta de Walter Mitty é um daqueles filmes sobre viagem que contam a necessidade do personagem principal – Walter (Ben Stiller) – romper o seu estado estático e de conformismo para embarcar em uma grande aventura.

A jornada é difícil, já que o personagem passa por diversas situações problemáticas na Groenlândia, Islândia, Himalaia.

“A vida é sobre coragem e ir ao desconhecido.”

 

4) O Albergue Espanhol (2002) – L’auberge Espagnole

Albergue Espanhol é um filme que chama bastante atenção por mostrar a experiência de um jovem em uma nova cultura, tendo que lidar com pessoas de diferentes países e com as dificuldades comuns de quem estuda fora.

Destaque para o cenário do filme: a linda cidade Barcelona, perfeita para filmes sobre viagem.

“Eu sou francês, espanhol, inglês, dinamarquês. Eu não sou um, mas muitos. Eu sou como a Europa, eu sou tudo isso. Eu sou uma verdadeira bagunça”.

O filme O Albergue Espanhol ganhou alguns prêmios em festivais na França e Austrália.

 

5) Caminho da Liberdade (2010) – The Way Back

Caminho da Liberdade não é um filme muito conhecido, apesar de ser um bom filme e com um ótimo elenco (Jim Sturgess, Colin Farrell, Ed Harris, Saoirse Ronan), sem falar do diretor Peter Weir (O Show de Truman, Sociedade dos Poetas Mortos).

O foco do filme é a luta pela sobrevivência e a busca pela liberdade. O livro que serviu de base, The Long Walk (1955), escrito por Sławomir Rawicz’s, conta como o prisioneiro de guerra polonês fugiu de um Gulag – sistema de trabalho forçado na União Soviética – caminhando muitos quilômetros até a Índia. O filme tem uma bela fotografia e vale muito a pena para quem quer caminhar bastante na próxima viagem :P

“- De onde vocês vêm?
– Sibéria.
– Síberia? E como vocês chegaram até aqui, senhor?
– Nós caminhamos.
– Caminharam?”

O filme Caminho da Liberdade foi indicado no Oscar 2011 pelo prêmio Melhor Maquiagem e Penteados.

 

6) A Riviera não é aqui (2008) – Bienvenue chez les Ch’tis

A Riviera não é aqui é um filme francês de comédia que conta as dificuldades que Philippe passa após a sua transferência para o norte da França. É um filme sobre viagem que tem um ar leve e que apresenta uma região da França não tão popular para os viajantes e pelo jeito para os próprios franceses.

O filme A Riviera não é aqui ganhou alguns prêmios em festivais na França, Espanha e Alemanha.

 

7) Um bom ano (2006) – A Good Year

Um bom ano é um filme comédia-romântica que tem no elenco principal os atores Russell Crowe (Gladiador, Uma mente brilhante), Freddie Highmore (O som do coração, A fantástica fábrica de chocolates) e a atriz Marion Cotillard (Piaf, A Origem, Meia-Noite em Paris). A direção é de Ridley Scott (Blade Runner, Gladiador, Perdido em Marte)!!!

A história do filme conta como um corretor da bolsa vai parar na Provença (Luberon) por causa de uma herança. Boa parte do cenário do filme é nos vinhedos e chateaus da região de Vaucluse, na França. Só por isso já vale a pena estar na lista sobre filmes de viagem :)

“- Esse lugar não se ajusta a minha vida.
– Não, Max, é sua vida que não se ajusta a este lugar.”

 

8) Meia-Noite em Paris (2011) – Midnight in Paris

Escrito e dirigido por Woody Allen, com um elenco formado por Marion Cotillard, Rachel McAdams, Owen Wilson, Carla Bruni, o filme Meia-Noite em Paris é um filme que conquista o público por viajar pela cultura, arte, música que formam a essência de Paris.

O filme Meia-Noite em Paris ganhou um Oscar em 2012 por Melhor Roteiro Original.

 

9) Antes de Partir (2007) – The Bucket List

Antes de Partir (The Bucket List) é um filme para reflexão sobre o sentido da vida, bem sentimental, já que conta a história de dois pacientes que desejam cumprir uma lista de coisas para fazer nos seus últimos meses de vida, inclusive viajar e conhecer pontos turísticos pelo Mundo. Bem inspirador para quem quer colocar o pé na estrada, mas que ainda precisa de um empurrãozinho.

O elenco conta com Morgan Freeman e Jack Nicholson.

“Você já encontrou alegria em sua vida? A sua vida trouxe alegria para os outros?”.

“Encontre a alegria de viver”.

 

10) EuroTrip – Passaporte para a Confusão (2004) – EuroTrip

O filme Eurotrip é uma daquelas comédias para você curtir as piadas, as cidades europeias apresentadas e os perrengues (in)comuns que os mochileiros passam em suas viagens. Um dos melhores filmes sobre viagem para quem quer rir bastante.

 

11) Livre (2014) – Wild

O filme Livre (Wild) conta a história real de Cheryl Strayed e é baseado no livro “Livre – A Jornada de Uma Mulher Em Busca do Recomeço”.

Com uma ótima atuação de Reese Witherspoon (Legalmente Loira, Água para Elefantes), você acaba sentindo uma forte empatia por Cheryl e sua longa caminhada pela famosa Pacific Crest Trail – trilha nos Estados Unidos que se estende da sua fronteira com o México até a fronteira com o Canadá. Cheryl vai em busca do autoconhecimento e é isso que muitas pessoas fazem quando viajam.

O cenário do filme é principalmente o estado de Oregon, nos Estados Unidos.

“Eu prefiro ser uma floresta do que uma rua”.

O filme Livre foi indicado a dois prêmios no Oscar 2015: Melhor atriz principal (Reese Witherspoon) e Melhor atriz coadjuvante (Laura Dern).

 

12) O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) – Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain

Para quem gosta de filmes franceses, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain) é um filme incrível. Destaque para o bairro pariense Montmartre, que é a imagem mais forte no imaginário das pessoas sobre Paris.

O filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain venceu 56 prêmios e recebeu 65 indicações (Oscar, Globo de Ouro, BAFTA, etc, praticamente todos os festivais do planeta).

“Nós passamos o tempo do dia para esquecer como o tempo passa”.

 

Bom, essa foi a nossa primeira lista de filmes sobre viagem. Quais filmes você já viu? Quais que faltaram?

Deixe sua sugestão e opinião :) Valeu!

 

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Administrador e Autor do site Guia do Nômade Digital. Host e Editor do Papo Viagem Podcast, um dos principais na categoria Viagens e destinos. Revisor do livro Guia de Viagem sobre a Cidade México, disponível na Amazon. Desenvolvedor das ferramentas Seletor de Hotéis e Checar Localização. Sempre pensando em novas ideias e nas próximas viagens.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.