Menu
Europa

O Duomo de Florença: Catedral de Santa Maria del Fiore

Sem dúvida alguma, entre tantas belezas antigas, a Catedral de Santa Maria del Fiore é o ponto turístico mais conhecido de Florença e um dos mais visitados. Conhecida como Duomo de Florença, a Catedral começou a ser construída em 1296, pelo arquiteto Arnolfo di Cambio, mas a construção só terminou em 1436.

A principal característica do Duomo, que mais impressiona os turistas, é o seu tamanho. O Duomo de Florença é gigantesco, principalmente quando comparado às pequenas e estreitas ruas ao seu redor.

Acredito que esse contraste o torna ainda maior, pelo menos visualmente. O Duomo é a quarta maior igreja do mundo, mas parece tão gigantesca quando a primeira, a Catedral de São Pedro. Vale muito a pena visitar essa atração de Florença!

Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Florença!

 

As belezas e atrações do Duomo de Florença

O Duomo de Florença: Catedral de Santa Maria del Fiore

Ainda em relação à arquitetura externa, a fachada é uma das regiões que mais te impressionarão. Mas a fachada atual foi projetada no século XIX, para substituir a antiga que estava degradada.

As faixas de mármore rosa, verde e branco são deslumbrantes e mostram quanto dinheiro Florença possuía na época. Essas faixas coloridas são muito comuns nas construções da Toscana.

O Duomo de Florença: Catedral de Santa Maria del Fiore

Detalhes da fachada.

Depois de tanta beleza externa, por dentro o Duomo de Florença não é o que se espera, pelo menos essa é a minha opinião.

A igreja é tão grande, que ficam muitos espaços vazios, tipo uma casa grande com poucos móveis. Descobri há pouco tempo que muitas obras dentro da igreja foram transferidas para o Museu do Duomo.

O Duomo de Florença: Catedral de Santa Maria del Fiore

O principal destaque da parte interna do Duomo são as pinturas no domo, que são afrescos com cenas do apocalipse, dos artistas Giorgio Vasari e, seu pupilo, Frederico Zuccari, de meados do século XVI.

Há ainda outras atrações no Duomo de Florença, como Museu dell’Opera di Santa Maria del Fiore (citado anteriormente), a Torre de Giotto, o Batistério de San Giovanni e a Cripta de Santa Reparata.

Também é possível subir o domo, projetado pelo conhecido arquiteto Brunelleschi, um domo absurdamente grande, com uma linda vista da cidade.

O Duomo de Florença: Catedral de Santa Maria del Fiore

Sempre lotada. Batistério em reforma, ao lado.

Em relação ao Batistério de San Giovanni, este se localiza a frente do Duomo de Florença, sendo uma das construções mais antigas da cidade, datada dos séculos V e VI d.C.

O que mais chama a atenção nessa construção é seu domo, repleto de mosaicos bíblicos. A Porta do Paraíso, de frente para o Duomo, destaca-se pelas importantes passagens bíblicas do artista Ghiberti.

 

Dicas para visitar o Duomo de Florença

  • A fila para entrar no Duomo costuma ser monstruosa, por isso chegue cedo;
  • A entrada para a Catedral de Santa Maria del Fiore é gratuita, apenas para a Catedral;
  • Para ir ao domo, ao Museu dell’Opera di Santa Maria del Fiore, a Torre de Giotto, ao Batistério de San Giovanni e a Cripta de Santa Reparata, o ingresso custa 18 €, servindo para todas essas atrações, mas que não possibilita a entrada na Catedral, que deve ser feita pela fila comum. Certifique-se de que você está na fila correta.
  • O site oficial do Duomo pode ser acessado aqui.

 

Gostou das dicas sobre o Duomo de Florença? Então, saiba mais sobre Florença no episódio do Papo Viagem Podcast!

Boa Viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.