Menu
Brasil

Passeio à Costa da Lagoa: Lagoa da Conceição, Florianópolis

Atualizado em: 26 de junho de 2020

A Costa da Lagoa é uma das regiões mais tradicionais de Florianópolis, porque ainda possui moradores nativos da Ilha de Santa Catarina, os chamados manezinhos. O passeio à Costa da Lagoa é realmente imperdível, principalmente em um dia de sol.

Bons restaurantes, belas paisagens e banhos na Lagoa da Conceição fazem parte do passeio à Costa e agradam todos os públicos, desde viajantes que gostam de natureza até famílias com crianças.

Depois, leia também nosso artigos sobre o que fazer na Lagoa da Conceição e sobre onde ficar em Florianópolis bem localizado!

Dicas para fazer o passeio à Costa da Lagoa em Florianópolis

Costa vista a partir do barco
Costa da Lagoa vista a partir do barco

A Costa da Lagoa é uma das regiões mais isoladas em Florianópolis, por ser acessada somente por trilhas ou barcos e, portanto, não ter uma estrada para carros. Esse fato também garante a tranquilidade da região.

Nós recomendamos ir de barco até a Costa, preferencialmente do barco que sai do centrinho da Lagoa, porque assim você vai conseguir ver várias paisagens bonitas, com casinhas coloridas e muita mata verde.

O próprio passeio de barco já é uma atração da Costa que vale a pena conferir. Observe as belas fotos acima e abaixo tiradas dentro do barco.

Vista do trajeto do barco até a Costa da Lagoa
Vista do trajeto do barco até a Costa da Lagoa

O barco funciona como um ônibus, com paradas pré-definidas. Então, você tem que escolher uma das paradas.

Nós recomendamos a parada 17, porque nessa região há vários restaurantes bons e a cachoeira da Costa fica bem próxima, sendo a cachoeira outro ponto turístico do bairro.

Quem visita a região, costuma tirar fotos na cachoeira, que é facilmente acessível.

Com muito verde a envolvendo, a cachoeira pode estar bem cheia ou mais vazia, dependendo da época do ano. Só evite subir nas pedras, porque é perigoso de verdade.

A principal atração da Costa é a combinação do turismo gastronômico com as águas da Lagoa da Conceição, que nessa região são limpas e propícias ao banho.

Os pratos com peixe, camarão e ostras são os principias destaques dos restaurantes da Costa da Lagoa.

Cachoeira da Costa da Lagoa
A cachoeira tem aproximadamente 8 metros de altura

Nós já almoçamos muitas vezes no Restaurante Lagoa Azul e sempre foi uma boa experiência. A dica é pedir o peixe mais fresco da época, porque com certeza o peixe fresco é o mais saboroso. Basta perguntar ao garçom sobre isso.

Os restaurantes da Costa costumam ser simples, mas com comida boa e bons preços. É claro que há opções mais caras, até porque o bairro recebe turistas no verão.

Além disso, muitos deles possuem decks na Lagoa, com vistas lindas da região. Inclusive, muitos visitantes aproveitam para tomar banho na Lagoa, um passatempo que agrada a todos.

Para quem tem mais tempo e não abre mão de uma boa trilha, nossa sugestão sobre o que fazer na Costa da Lagoa é percorrer o Caminho da Costa.

O Caminho da Costa é a trilha centenária que liga o final da Estrada Geral do Canto dos Araçás, no centrinho da Lagoa, até a Costa.

Costa da Lagoa: Passeio na Lagoa da Conceição em Florianópolis!
Deck do Restaurante Lagoa Azul. Fonte: TripAdvisor

O Caminho da Costa não é uma trilha difícil, mas a distância é grande, cerca de 8 quilômetros.

Nós já fizemos o Caminho e foi super tranquilo, porque grande parte do trajeto é plano, mas demora mais de 2h com toda a certeza.

Recomendamos fazer a volta de barco, tanto para descansar quanto para curtir a vista da bela região da Lagoa da Conceição a partir do barco.

O Caminho da Costa e seu entorno são considerados patrimônio histórico, artístico e cultural do município, incluindo um sobrado com quase 250 anos, mas que está em ruínas. Se você fizer a trilha, com certeza, verá o sobrado.

Conhecer a Costa da Lagoa é um passeio que recomendamos em Florianópolis, porque agrada diferentes públicos e não é caro.

Contudo, nos finais de semana do verão é comum haver muitos turistas, assim como em toda a cidade de Florianópolis.

Como chegar à Costa da Lagoa em Florianópolis?

Vista da Lagoa na Costa. Do outro lado fica o Rio Vermelho e a Barra da Lagoa
Vista da Lagoa na Costa. Do outro lado fica o Rio Vermelho e a Barra da Lagoa

É fácil chegar à Costa. Basta se dirigir até o terminal de barcos próximo à ponte no centrinho da Lagoa da Conceição.

Do terminal de barcos, saem barcos todos os dias da semana. No final de semana, os barcos funcionam das 6h às 22h, durante o verão. Confira os horários no site oficial aqui.

Os barcos para a Costa são usados por moradores e turistas, sendo que os turistas pagar R$ 12,50 o trajeto. O tempo de viagem é de aproximadamente 40 minutos.

Há barcos que saem do trapiche do Parque Ecológico do Rio Vermelho, nas proximidades da Barra da Lagoa.

Para saber muito mais sobre Florianópolis, leia nosso artigo super completo sobre os principais pontos turísticos de Floripa, com sugestões para dias de chuva, curtir a noite e muita beleza natural!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.