Menu
América do Sul

Congresso da Nação Argentina: Visita Guiada, Fotos e Dicas

Atualizado em: 14 de maio de 2020

O Congresso da Nação Argentina é um prédio grandioso em Buenos Aires, que se destaca na importante Avenida de Maio. Com uma fachada cheia de detalhes e uma cúpula impressionante, o Congresso da Nação Argentina guarda muitas belezas em seu interior.

A visita guiada é a melhor forma de conhecer a história, as belezas e o funcionamento das câmaras legislativas: o Senado e a Câmara dos Deputados.

Veja neste artigo como é a visita guiada ao Congresso em Buenos Aires e informações sobre a história do local!

Depois, leia também nosso artigo especial sobre roteiros de viagem a Buenos Aires!

História do Congresso da Nação Argentina

História do Congresso em Buenos Aires
Congresso e Praça do Congresso

A história do Palácio do Congresso da Nação Argentina é relativamente recente.

Durante o primeiro século da independência argentina (século XIX), o poder legislativo não tinha um lugar adequado para exercer suas funções.

Somente em 1895 foi realizado um concurso para escolher um projeto para o novo edifício. Com inspiração italiana, ganhou o projeto do italiano Vittorio Meano.

O Palácio foi inaugurado em 1906, mas só foi finalizado verdadeiramente décadas depois, em 1946.

Como é a visita guiada ao Congresso da Nação Argentina?

Congresso da Nação Argentina: visita guiada, fotos e dicas!
Salão dos Passos Perdidos

A visita guiada sofre modificações de acordo com as salas disponíveis (sempre costuma estar em reformas ou com locais sendo utilizados) e com a quantidade de grupos.

Então, vamos mostrar como foi a nossa visita guiada. Você pode também escutar o que falamos sobre o congresso no Papo Viagem Podcast sobre Buenos Aires.

Nossa visita começou pelo Salão dos Passos Perdidos, que é o hall da Câmara dos Deputados. Esse salão é bem pequeno, mas cheio de detalhes, como o vitral incrível no teto.

Há duas pinturas históricas, uma do argentino Antonio Alice e outra do uruguaio Juan Manuel Blanes.

Logo depois, entra-se na Câmara dos Deputados, com 257 lugares. Apesar dos móveis parecerem antigos, todo o sistema de votos é eletrônico. Até sensores de presença existem nos móveis.

Congresso da Nação Argentina: visita guiada, fotos e dicas!
Câmara dos Deputados

Os três pisos acima da câmara servem para receber os convidados especiais e o público em geral, principalmente quando há alguma votação importante.

A sala seguinte é o Salão Rosado, que também recebe o nome de Eva Perón. Nesse salão, as deputadas poderiam ter mais privacidade antes de entrar na seção.

A homenagem a Eva Perón vem do fato da luta pelo direito ao voto feminino.

O Salão Rosado possui tons de rosa apenas por questões históricas, sendo palco de encontro diversos, independente do gênero dos deputados. Os lustres são o grande destaque do salão, assim como o busto de Eva Perón e objetos de seu funeral.

Congresso da Nação Argentina: visita guiada, fotos e dicas!
Salão Rosado

O Senado não chama tanta atenção quanto a Câmara dos Deputados, já que é um espaço bem menor. Mas assim como no outro recinto, há bem vitrais, andares e decoração neoclássica.

Um dos grandes destaques do Congresso da Nação Argentina é a biblioteca, totalmente feita de madeira importada da Europa.

Além da coleção de livros, o relógio (está no final do artigo) que pertenceu à monarquia francesa é um dos destaques. Incrivelmente belo!

A última área que visitamos foi o hall de entrada, que só é utilizado quando recebe o presidente, representantes de outros países ou funerais. No hall há as bandeiras de cada província da Argentina, assim como um belo vitral.

Congresso da Nação Argentina: visita guiada, fotos e dicas!
Senado Argentino

Infelizmente, estava fechada a área da cúpula, que se destaca pelo lustre absurdamente grande, que vimos apenas espiando.

A conclusão sobre a visita guiada no Congresso da Nação Argentina é que vale bastante a pena. Os guias são atenciosos e explicam muito bem cada detalhe, assim como o funcionamento das câmaras.

O único ponto negativo é que a visita se torna tumultuada devido aos gigantescos grupos, principalmente escolares, o que fez a visita demorar mais do que o previsto.

Informações práticas

Congresso da Nação Argentina: visita guiada, fotos e dicas!
Biblioteca

A visita guiada é gratuita, até mesmo para estrangeiros, e não precisa reservar.

Você pode visitar o Congresso de segunda, terça e sexta em quatro horários diferentes: 11h, 13h, 15h e 17h. Nesses mesmos dias, as 13h e as 15h se realizam visitas em inglês.

A entrada para a visita guiada é na lateral do Palácio, na Av. Rivadavia, 1864. Não se esqueça de levar seu documento de identidade (passaporte ou carteira de identidade – RG).

Para mais informações, acesse o site oficial do Congresso Argentino.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você goste tanto do passeio como nós gostamos. Recomendamos que você leia também nosso artigo sobre os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires e quais evitar!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.