Menu
Europa / Itens para Viagem

Como Acertar no Aluguel de Carro na Europa e Economizar?

Atualizado em: 16 de janeiro de 2020

Muitos roteiros de viagem ficam mais fáceis de serem aproveitados quando o viajante faz o aluguel de carro na Europa.

O carro traz flexibilidade de ir e vir, possibilita visitar pequenas vilas, passear por belas estradas e fazer o roteiro no seu ritmo, muitas vezes economizando tempo.

Além de entender se o seu roteiro precisa mesmo de um carro alugado para ser posto em prática, é fundamental saber como economizar ao alugar carro na Europa. Apresentamos nossas melhores dicas a seguir!

Vale a pena alugar carro na Europa?

Évora em Portugal. Fonte: TripAdvisor

Se a sua viagem só inclui cidades médias e grandes, não é preciso alugar um carro. O melhor mesmo é aproveitar o extenso sistema de transporte público que a maioria das grandes cidades europeias possui.

Você deve estar ciente de que as cidades mais populosas são difíceis de dirigir por causa da trânsito e custosas para estacionar.

O que acontece na maioria das vezes é que alguns dias do roteiro serão turistando em uma cidade grande e o restante fazendo passeios de 1 dia saindo dessa cidade populosa.

Esse é o caso de um roteiro de viagem a Lisboa. Normalmente, os primeiros dias são destinados a conhecer a capital portuguesa, usando os pés, o metrô e os elétricos (bondinhos históricos).

Só depois é feito o aluguel do carro em Lisboa para fazer passeios de um dia para Évora, Óbidos e Fátima, entre tantas possibilidades de pequenas cidades próximas.

Contudo, há cidades que não tem tantas vilas próximas, como quem vai viajar para Barcelona.

Então, analise com cuidado seu roteiro de viagem. Decididos os dias do aluguel do carro, é hora de reservar e economizar.

Como economizar no aluguel de carro na Europa?

Como fazer o aluguel de carro na Europa
Fonte: Wikimedia por Poudou99

Para alugar um carro na Europa, há várias dicas e informações que você deve saber.

A primeira delas e uma das mais importantes, é a necessidade de alugar o carro com antecedência, porque só assim é possível fazer um aluguel de carro barato de verdade.

Quem vai viajar durante o verão europeu, deve antecipar ainda mais a reserva. Fora da alta estação, reservando com um mês de antecedência já é suficiente.

Atualmente, é fácil alugar o carro pela internet nos sites agregadores e comparadores de locadoras de carros.

Nós recomendamos o Rentcars, porque possui uma quantidade enorme de lojas de locadoras de carros em várias cidades da Europa. Por exemplo, em Roma há quase 100 lojas. Já em Lisboa, há 48 lojas por toda cidade.

Saiba que faz diferença ter variedade e quantidade de carros, ainda mais quando a viagem é perto ou é no verão.

Outra forma de economizar com o Rentcars vem do fato do pagamento ser feito em Reais, ou seja, você não vai pagar IOF. Há também parcelamentos em até 12 vezes e desconto no boleto bancário.

Basicamente, na hora de fazer o aluguel de carro na Europa você terá que tomar três decisões: de quem alugar, qual carro alugar e onde pegar e devolver o veículo.

Como falamos no artigo sobre as melhores locadoras por país, a melhor locadora de carro na Europa é a Europcar, mas podem ter variações por cidade e país.

A escolha da locadora é muito importante, por isso dê preferência para uma empresa que você já usou. Caso o itinerário contenha saídas do país, é melhor optar por uma locadora maior, que atue em vários países.

Em relação ao tipo de carro para alugar na Europa, os carros pequenos e médios são os mais comuns e baratos, além de serem fáceis de estacionar e condizentes com o tamanho das estradas em muitas áreas históricas.

Então, tente encontrar um carro de tamanho mediano, fácil de estacionar, mas que tenha espaço para suas malas.

Vale mencionar que a maioria dos carros para alugar na Europa possui câmbio manual. Quem quer economizar deve priorizar os carros desse tipo.

Carros com câmbio automático são mais caros, tendo oferta limitada, mas podem ser encontrados nas locadoras grandes.

No Rentcars você pode conferir a diferença de preço entre os câmbios manual e automático para seu destino de viagem.

Por exemplo, em Milão um carro com câmbio automático é 78% mais carro do que o carro com câmbio manual, sendo que ambos são da mesma categoria. Esses dados foram retirados do Rentcars.

Sem dúvida, uma das decisões mais difíceis sobre alugar carro na Europa é decidir onde devolver o carro. Sempre é mais barato pegar e devolver o carro no mesmo local. Então, faça um roteiro circular, que começa e termina na mesma cidade.

Porém, muitas vezes, faz mais sentido para a viagem devolver o carro em outra cidade. Com o roteiro de viagem bem definido, faça dois cenários: devolvendo na mesma cidade e deixando em outra.

Por exemplo, em Portugal a diferença entre pegar e devolver um carro em Lisboa e pegar em Lisboa, mas devolver em Porto, é muito grande, quase o dobro do valor!

Quem tem a intenção de pegar um carro em um país e devolver em outro tem que desembolsar um valor muito alto, que não compensa.

Vale mais a pena alugar dois carros separados e viajar entre os países com as companhias aéreas baratas, quando a distância é longa, ou fazer roteiros circulares, quando a distância é menor.

Nos países da Europa Ocidental, fazer roteiros circulares pode ser uma boa ideia, porque não são cobradas taxas para cruzar as fronteiras. O viajante só deve se atentar ao fato do contrato de locação permitir ou não a saída do país sem custos extras.

Entre os países da Europa Ocidental, as locadoras não costumam fazer cobranças extras desse tipo. A atenção deve ser redobrada quando se aluga um carro na Europa Ocidental e se tem a intenção de conhecer o Leste Europeu, por exemplo.

Para quem vai dirigir muito, vale a pena pegar um carro com quilômetros ilimitados. Ficar atento às regras dos pedágios também é relevante, ainda mais para quem vai dirigir por países diferentes.

Dicas para dirigir na Europa

Dicas para dirigir na Europa
Albufeira no Algarve. Fonte: Wikimedia
  • Normalmente, é cobrado um valor mais alto para motoristas menores de 25 anos, assim como quando se quer incluir mais um motorista.
  • Alugar carro sem cartão de credito não dá. No cartão, é bloqueado o valor referente à franquia do seguro, por isso ele é fundamental no aluguel de carro na Europa;
  • Além disso, o titular do cartão deve ser o motorista.
  • É preciso apresentar a CNH válida e, algumas vezes, também a Permissão Internacional para Dirigir (PID), além do passaporte.
  • Os pedágios são comuns na Europa. O site Via Michelin mostra o valor do pedágio para o trajeto escolhido. Fique atento à forma de pagamento do pedágio em cada país. Há quem fuja das estradas maiores para economizar, mas nem sempre vale a pena, depende do roteiro.
  • As multas por delitos de trânsito são cobradas mesmo que o viajante já tenha voltado para o Brasil.
  • Atenção ao parquímetro. Quase sempre tem que pagar o estacionamento, mas não fique mais tempo do que o pago, para não ter gastos extras.
  • Normalmente, pegar o carro no aeroporto ou na estação central de trem costuma ser mais caro. Contudo, as agências desses locais são as que têm os horários estendidos. Sempre se certifique do horário de abertura do local para pegar e devolver o carro.
  • É importante saber que a locação do carro é por 24h. Então, é melhor pegar o carro a partir da tarde, para não precisar devolvê-lo tão cedo.
  • Lembre-se de que quanto mais dias de aluguel, menor tende a ser o valor por dia. Faça cenários com diferentes quantidades de dias e veja como se comporta a relação preço/dia.
  • Se for para entregar o tanque cheio, vá você mesmo ao posto de combustível, para pagar preços mais comuns.
  • O seguro é importantíssimo para o aluguel não virar um problema. Certifique-se de quais seguros (danos ao veículo, a terceiro e roubo/furtos) estão inclusos no aluguel e o valor da franquia. Existe franquia zero para seguros mais completos.
  • Muitos cartões de crédito já incluem seguros para o aluguel do carro.
  • Na Europa, é comum existir a zona livre de trânsito em locais históricos, nos quais são proibidos carros.
  • Na hora de dirigir, há quem prefira pagar alguns euros extras pelo GPS. Uma alternativa mais econômica é baixar os mapas do Google Maps. Vale a pena ter um chip de celular para usar a internet durante a viagem.
  • Por último, mas não menos importante, entre em contato com o site de aluguel de carros para se certificar dos detalhes do aluguel, tirar dúvidas e até mesmo para que forneçam suporte caso haja algum problema. O Rentcars é um dos sites de aluguel com melhor suporte em português, por isso é um local confiável para realizar o aluguel de carro na Europa.

Esperamos que as dicas sobre como alugar carro na Europa tenham sido úteis! Veja os preços e modelos de carro na Europa no site do Rentcars e ainda economize!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.