Toronto é a maior cidade do Canadá, com pouco menos de 3 milhões de habitantes apenas na cidade. Há outros 3 milhões na área metropolitana, chamada de GTA. Eu moro em Toronto há pouco mais de 2 anos e vou te mostrar brevemente como é viver em Toronto.
Como você pode perceber, a cidade é enorme e percebe-se isso pela lotação no transporte público, nos eventos e na concorrência por uma vaga de trabalho ou apartamento para alugar.
Há pontos positivos e negativos em viver em Toronto, mas o peso deles varia de acordo com a sua história de vida no Brasil, classe social e valores pessoais. Então, o que vou falar aqui só diz respeito à minha experiência.
Como é viver em Toronto, no Canadá? Minhas percepções
Trabalho
Imigrar exige muita coragem e um pouco de loucura, porque você precisa aceitar que o seu planejamento não se cumprirá. Isso se chama vida! Nós planejamos vários passos, mas não temos o poder de controlar tudo.
Cada imigrante terá uma experiência única sobre trabalhar fora do Brasil. Dependendo da sua experiência profissional, nível de inglês e francês e contatos, poderá ser mais fácil e rápido conseguir um bom emprego, ou mais difícil e demorado.
O essencial é conseguir se comunicar em inglês (ou francês no Quebec), ter coragem e desprendimento para recomeçar, muitas vezes fazendo trabalhos simples ou tendo uma rotina pesada de estudos e trabalho, e buscar criar uma rede de contatos, para ter referências profissionais de pessoas do país.
Tudo isso leva tempo e, na maioria das vezes, lutar por muitos anos para conseguir um emprego razoável pode levar a frustração com “plano Canadá), ainda mais em uma época de preços altos para alugar apartamento (mesmo os mais antigos) e custo de vida exorbitante apenas para ter o básico.
No meu caso, eu só consegui um emprego estável, de tempo integral, com benefícios, depois de 2 anos no Canadá, há poucos meses.
Minha formação diferenciada ajudou, meu inglês se desenvolveu nesses anos, porém ter construído boas relações pelos lugares que trabalhei no Canadá foi e continua sendo essencial.
E o visto de trabalho?
Porém, a minha jornada no mercado de trabalho canadense tem sido mais fácil do que de outras pessoas porque sempre fomos residentes permanentes, desde o nosso primeiro dia aqui.
Nós fizemos o processo do Express Entry quando estávamos no Brasil, o que nos tem garantido estabilidade em relação ao visto.
Mesmo como residente permanente, é uma luta conseguir um bom emprego no momento atual. Porém, os residentes temporários sofrem infinitamente mais, principalmente porque as regras de imigração têm mudado e devido aos custos dos colleges.
Família
A distância da família é muito sentida no primeiro ano no Canadá ou a cada despedida, depois das férias no Brasil. É um sentimento estranho, que pode ser sentido na carne, como uma dor física.
Então, se for estiver acostumado a viver perto da família, vendo-os toda a semana, prepare-se para sentir saudades avassaladoras.
O futuro é imprevisível, então, há sempre espaço para boas surpresas e, sendo imigrante, prefiro viver o agora. Porém, ficar longe da família costuma ser mais difícil do que as pessoas imaginam.
Clima
Hoje em dia falar sobre clima é complicado, porque eventos extremos vêm acontecendo em vários países.
Nos meus dois anos em Toronto, sempre viajei uma vez por ano para o Brasil durante o inverno no Canadá. Assim, os meus invernos costumam ser mais curtos em um mês.
Para o padrão de inverno de uma brasileira do Sul, eu considero que o período do inverno em Toronto vai de meados de outubro até meados/final de abril. São pelo menos 6 meses frios e, desses 6 meses, 3 a 4 meses são muitooooo frios.
Eu adoro neve! Desde o primeiro ano no Canadá, sempre saí e caminhei em dias frios e gosto de morar em um lugar que tem estações definidas.
Porém, eu sei que não é fácil lidar com temperaturas negativas, falta de luz solar e isolamento, por que as pessoas ficam muito tempo em casa.
Há quem sofra com depressão sazonal causada pelo inverno. Porém, para mim, o clima não é um problema, porque de junho até o começo de setembro existe verão em Toronto e o outono é belíssimo.
Além disso, a varidade de lazer é enorme. Mesmo no inverno, dá para aproveitar a cidade, como as pistas de patinação e os parques com neve, além dos museus e outras atrações culturais.
Lazer
Há muitos shows de bandas e cantores famosos em Toronto todos os anos, principalmente no verão, assim como eventos esportivos e apresentações culturais.
Qualquer evento privado em Toronto é caro. Os shows costumam custar em torno de $200 por pessoa. Ver um jogo de hóquei é disputado e custa caro também, mais de $100 facilmente.
Contudo, há muito o que fazer em Toronto de graça. No verão, acontecem dezenas de festivais de rua de graça, a maioria deles com música.
Há também eventos culturais, como dias sem custo para visitar os museus e os ingressos gratuitos distribuídos pela Biblioteca de Toronto.
A prefeitura também oferece cursos, gratuitos ou que custam pouco, de artes, esportes, dança e tantos outros.
Então, segundo minha experiência dá para aproveitar Toronto gastanto pouco, principalmente no verão, quando a cidade fica mais animada.
Outro “lazer” bem torontoniano é comer fora. Os restaurantes custam caro, mas a variedade de tipos de culinária é imensa e, para mim, esse é um ponto super positivos de morar em Toronto: as opções de restaurantes.
Além disso, você consegue aproveitar melhor os dias de lazer, porque não estar excessivamente preocupado com segurança.
Segurança em Toronto
Muito se discute sobre a segurança em Toronto, porque há casos de assassinatos ligados à gangues, pessoas drogadas nas ruas e violência no trânsito, por exemplo.
Porém, os casos são pontuais, por mais que tenham aumentado nos últimos anos.
Pessoalmente, eu me sinto segura saindo à noite e vivo sem grandes preocupações em relação à segurança.
Entretando, as cidades grandes da América do Norte sofrem com o uso de drogas e isso não é diferente em Toronto.
Você verá pessoas “chapadas” durante o dia em Downtown, principalmente, e há até uma cracolância por lá. Essa é a razão porque não desejo morar em Downtown, ainda mais se um dia eu tiver um filho.
Além disso, outro ponto negativo de Toronto atualmente é o custo de aluguel, que aumentou consideravelmente. Essa é a realidade de muitas cidades ao redor do mundo.
Infelizmente, a combinação de aluguel caro e dificuldade em conseguir um bom emprego está fazendo muitos imigrantes desistirem do Canadá ou deixarem de viver em Toronto para ir a outras cidades, que também estão presenciando um aumento no custo de vida.
Espero que este pequeno post sobre como é viver em Toronto te ajude de alguma maneira! Saiba que nós temos muitos artigos de viagem sobre Toronto!
Boa viagem, viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |