O verão é a época mais animada para visitar a maior cidade do Canadá. Há muitos festivais étnicos nas ruas, porém a maior e mais antiga festividade de verão é a CNE em Toronto.
A Canadian National Exhibition (CNE) existe desde 1879 e acontece durante 2 semanas de agosto. Ela é uma tradição das famílias canadenses de Ontário, província onde Toronto está localizada. Se você é turista, vale muito a pena visitá-la.
Depois de três verões morando em Toronto, resolvemos ir à CNE pela primeira vez e vamos te contar tudo neste post.
Leia também nosso artigo sobre onde ficar em Toronto bem localizado e em hotéis que valem a pena!
História da Canadian National Exhibition – CNE
Como mencionamos, a primeira CNE aconteceu em 1879, tendo sido mais uma exposição agrícola e tecnológica do que um local com entretenimento, como é hoje.
Com o passar do tempo, a CNE se focou em atrações divertidas para pessoas comuns, sendo uma tradição familiar na região metropolitana de Toronto. Quem mora em Toronto e nunca foi na CNE recebe olhares tortos!
Além de ser um evento histórico, a CNE acontece no The Exhibition Place, um espaço gigantesco, com prédios tombados e outros modernos, e pertinho do Lago Ontário.
Saiba que a CNE se inicia na terceira sexta de agosto e vai até a primeira segunda de setembro, que também é feriado nacional do Dia do Trabalhador.
O Dia do Trabalhador encerra o verão e a CNE com um show de aviões (que acontece durante todo o final de semana desse feriado), no estilo esquadrilha da fumaça, porém com 3 horas de duração, podendo ser visto de várias partes do Waterfront.
Como foi nossa primeira visita à CNE em Toronto?
Nós não planejamos a nossa primeira visita à CNE, apenas sabíamos que os ingressos eram mais baratos fora das sextas-feira e finais de semana.
Pagamos $ 13 dólares por pessoa na quinta-feira e compramos os ingressos na hora, afinal, há taxa para comprar online.
Recomendamos que você acesse o site da CNE, baixe e analise o mapa; leia também o Event Guide para entender os shows e concertos que estão inclusos no ticket.
Saiba que há o ingresso com a entrada (mais shows e concertos) e há o ingresso com a entrada (mais shows e concertos) e parque de diversão ilimitado. Você também pode comprar ingressos para os brinquedos do parque de diversão separadamente.
Porém, mais importante é entender que a CNE recebe muitos visitantes, principalmente sextas, sábados e domingos, ficando lotada demais, o que impossibilita curtir os brinquedos (as filas são quilométricas).
Então, vale a pena visitá-la nos dias de semana à noite, quando o clima é fresco e o ambiente é menos lotado.
Nós começamos nosso passeio pelo portão de entrada na Dufferin Street, mas há 6 entradas ao redor do local, inclusive no icônico Princes’ Gate, um clássico monumento/portão perfeito para fotografar.
A primeira coisa que notamos foi a quantidade de gente carregando bichos de pelúcia dos mais variados tamanhos, inclusive gigantescos.
Há muitos estandes de brincadeiras, como: atirar, arremessar argolas ou bolas, nos quais você pode conseguir um desses bichinhos.
Essa parece ser uma tradição da CNE: levar uma pelúcia como lembrancinha.
Outra tradição é levar as crianças para a CNE. The Farm é uma das atrações que elas mais gostam, porque há animais da fazenda e exposições interativas no pavilhão Better Living Centre. Até o cheiro de fazenda você vai sentir no local!
Sinceramente, o que não gostei foi do barulho e do calor em um local com animais. Parecia ser um ambiente bastante estressante para eles.
Melhor era o pavilhão à frente, o Queen Elizabeth Building, que abriga estandes com artesanato e produtos para casa, que podem se tornar lembrancinhas para os turistas.
Lá vimos lindas decorações de Natal feitas no Quebec. Sem dúvida, é uma área voltada aos adultos.
Atravessando a rua fica o CNE Food Building, local que você vai visitar com certeza. A variedade de comidas é enorme, de vários países, como é o normal de Toronto.
Há filas nos estandes mais populares, como no Eva’s Original Chimneys. Lá comemos uma massa de pão em formato de cone recheada com sorvete. Esse é um doce típico da Hungria.
Achávamos que os preços seriam exorbitantes, mas há muitas opções no pavilhão com vários preços. Saiba que também há estandes de comidas na parte externa da CNE.
Perto do pavilhão das comidas fica um parque de diversão só para crianças menores, sendo uma das áreas mais tranquilas, durante a noite, pelo menos.
Porém, se você caminhar em direção ao Enercare Centre e ao Princes’ Gate, você passará por uma das partes mais movimentadas, onde fica um teleférico, rodas gigantes, brinquedos radicais e muitos estandes para comprar e comer.
O movimento é intenso por lá! Muita gente mesmo!
Havia também um grande palco para apresentações musicais perto do Enercare Centre. Vimos um show bem bacana de uma banda de rock. Havia outros palcos espalhados pela CNE com gêneros musicais diferentes.
Não deixe de entrar no Enercare Centre, porque há muito para ver lá.
Primeiro, nos deparamos com a área internacional, com uma decoração indiana belíssima, além de muitos estandes de roupas e decorações de outros países, mas também havia doces e outras guloseimas.
Para as crianças, mas também para os adultos, havia uma seção cheia de vídeo games das mais várias épocas, inclusive alguns bem antigos. Os jogos eram de graça por serem patrocinado pela Intel.
Uma área menos interessante tinha roupas, sapatos e produtos de beleza, mas tinha cara de camelô. Mesmo assim, havia alguns estandes interessantes com joias.
Vimos que no Enercare Centre fica o SuperDogs Performances, mas estava fechado quando fomos.
Essa foi a nossa visita rápida à CNE, que durou muito mais de 3h!
Então, nossa recomendação é se planeje, escolha bem quando ir e aproveite as atrações e apresentações que estão inclusas no seu ingresso!
Esperamos que nossas dicas sobre a CNE em Toronto te ajudem a planejar seu passeio! Veja mais sugestões sobre festivais em Toronto!
Boa viagem, viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |