A Venezuela tem em sua história a influência de três povos: africanos, indígenas e europeus. É possível observar esse mistura cultural também nas comidas típicas da Venezuela.
Milho, feijão, banana, carnes variadas são alguns dos principais ingredientes utilizados na gastronomia da Venezuela, uma das mais saborosas na América do Sul.
O interessante é que a culinária venezuelana varia dependendo da região do país, assim como acontece no Brasil. Há pratos com influência da Amazônia, Caribe, da região dos Andes e de Caracas. Então, viajar pelo país se torna uma viagem gastronômica.
A seguir listamos os pratos tradicionais da Venezuela. Vale conferir nossa lista de comidas típicas da Venezuela porque há cada vez mais restaurantes venezuelanos em outros países, inclusive no Brasil.
Comidas Típicas da Venezuela
- Pabellón Criollo
- Asado Negro
- Hallaca
- Arepas venezuelanas
- Cachapas
- Tequeños
- Quesillo venezolano
Pabellón Criollo
O Pabellón Criollo é o prato nacional da Venezuela e, com certeza, você deve provar na sua viagem ao país ou nos restaurantes venezuelanos espalhados mundo afora.
O Pabellón Criollo é feito com arroz branco, feijão preto, banana da terra frita e carne desfiada.
Essa união de sabores é na verdade uma mistura de sobras de comidas anteriores e que representa 3 importantes culturas: feijão (negros), carne (indígenas) e arroz (europeus).
Além disso, o Pabellón Criollo é uma aposta certeira quando um turista brasileiro busca um almoço farto e semelhante ao que se come no Brasil. A única diferença é a banana frita, que só valoriza o prato.
No México, provamos o Pabellón Criollo em um restaurante venezuelano e realmente é um PF (prato feito) para brasileiro nenhum por defeito.
Asado Negro
Uma das comidas típicas da Venezuela que você vai encontrar facilmente em Caracas é o Asado Negro. Ele é o prato que representa a capital e as famílias costumam fazê-lo em momentos especiais.
O Asado Negro consiste em um corte da parte traseira do boi (lagarto, tatu), que é assado e banhado em um molho escuro feito de papelón (rapadura), vinho e ají doce (pimenta).
Essa comida típica costuma ser preparada para festas, principalmente para o Natal e o Ano Novo, já que exige marinar a carne por horas e tem cozimento longo, como a carne “lagarto” exige, por não ser um corte gordo.
O Asado Negro costuma ser acompanhado de arroz e banana frita, dois ingredientes muito apreciados no país.
Hallaca
A Hallaca é uma das comidas típicas da Venezuela mais tradicionais do Natal. É nessa época que as famílias se juntam e preparam hallacas para celebrar a festa mais importante do ano.
A Hallaca é feita de uma folha de bananeira, onde se coloca a massa de farinha de milho hidratada com caldo de frango, que traz mais sabor a massa.
Os recheios podem ser os mais variados, como carnes, vegetais e vários temperos. Delícia!
Portanto, a Hallaca é semelhante ao tamal, comum entre as comidas típicas do México e ambos são parentes distantes da pamonha.
Arepas venezuelanas
Talvez você já conheça as arepas colombianas. Mas você sabia que existe a versão da Venezuela?
As arepas venezuelanas fazem parte do dia a dia dos venezuelanos, resultado da herança dos povos indígenas, sendo consideradas o pão da Venezuela.
A arepa é feita com farinha de milho pré-cozida, sal e água morna, uma combinação simples. Essa massa é modelada como pequenas panquecas com menos de 1 cm de espessura, sendo assadas na chapa.
Já o recheio varia, desde feijões, carnes, frango e presunto. Até geleias podem ser utilizadas. Nós achamos elas mais recheadas e saborosas do que as arepas colombianas!
Um dos recheios mais famosos é a Reina Pepiada, feita de abacate e frango desfiado, além da arepa de carne mechada (ensopado) y queso, uma das mais deliciosas, a nossa preferida.
Se você tiver oportunidade de provar as arepas venezuelanas, não perca! Elas são tão boas que costumamos fazer em casa. Veja nossa receita de arepa!
Cachapas
As Cachapas também são pratos típicos da Venezuela com origem indígena.
Elas lembram as panquecas americanas, mas são feitas de milho verde, água e açúcar. Como recheio se coloca queijo branco, uma combinação que tem tudo a ver!
As Cachapas são degustadas no café da manhã e costumam ser bem servidas. Mesmo nos restaurantes, elas são fartas e sempre estão nos cardápios do café da manhã.
Tequeños
Os Tequeños são os principais “salgados/petiscos” oferecidos em festas na Venezuela.
O Tequeño é feito com uma massa de trigo recheada com queijo. Esses palitos de queijo são fritos em óleo e fazem muito sucesso no país.
Quando provamos os Tequeños, achamos eles muito semelhantes à massa de pastel.
Quesillo venezolano
Uma sobremesa típica da Venezuela é o quesillo venezolano. Esse doce é semelhante ao pudim de leite condensado que fazemos no Brasil.
A versão venezuelana tem algumas diferenças na receita em relação ao flan. Enquanto o flan usa somente a gema dos ovos, o quesillo usa todo o ovo.
O nome quesillo vem dos furinhos que ficam no pudim, lembrando um queijo. Gostar ou não desses furinhos é uma polêmica à parte, inclusive na Venezuela.
Essa foi a nossa lista de comidas típicas da Venezuela. Muitos ingredientes e combinações nos remetem a culinária de outros países da América do Sul. Afinal, as fronteiras nacionais não conseguiram restringir as proximidades culturais, inclusive quando o assunto é comida.
Quais desses 7 pratos típicos venezuelanos você já experimentou? Você conhece outro prato da gastronomia da Venezuela? Conheça também a culinária da Colômbia!
Comente!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
11 comentários
Conheço todos. Todos deliciosos. Gostaria de saber onde encontro harina para fazer arepas e as hallajas
Qualquer farinha de milho, tipo biju, serve para fazer Arepas e hallacas, muitos mercados vendem
Vou tentar com essa farinha de milho tipo biju, porque minha tentativa de fazer arepas não tinha dado certo com farinha de milho para polenta, que é pré-cozida, mas não absorve bem a água. Obrigada pela dica!
Todos pratos bom, eu sou venezuelana e sempre preparo aqui no Brasil, faltou o “Dulce de lechoza” ou “doce do mamão”, feito de fatias do mamão verde en calda da rapadura, delícia.
Obrigada pela dica Yeiroby! Vamos colocar no post o Dulce de Lechoza!
Ensiname como faz estas comidas sou Brasileira e quero fazer a mi novio
valeu apena a pesquisa estou fazendo um trabalho sobre comidas e outros coisas interessantes que possui a VENEZUELA . MUITO OBRIGADO.
Faltou sancocho de pescao, hallaquitas de chicharron, golfeados con queso de mano.huuuuuun que delicia
Estou haciendo un trabajo y hablaré sobre las comidas típicas de Venezuela, destacando el quesillo venezolano.
Olá estou muito em duvida se na receita do Hallaca, a folha de bananeira é comestível ou se não é?
A folha de bananeira não é comestível, ela só serve como uma “embalagem” natural para o cozimento.