Menu
América do Sul / Comidas e bebidas

Comidas típicas da Venezuela: 7 Pratos típicos venezuelanos

Atualizado em: 23 de junho de 2021

A Venezuela tem em sua história a influência de três povos principais: africanos, indígenas e europeus. Você pode observar esse caldeirão cultural inclusive nas comidas típicas da Venezuela.

Milho, feijão, banana, carnes variadas são alguns dos principais ingredientes utilizados na gastronomia da Venezuela, uma das mais saborosas na América do Sul.

O interessante é que a culinária venezuelana varia dependendo da região do país, assim como acontece no Brasil. Há pratos com influência da Amazônia, Caribenha, da região dos Andes e da região central de Caracas. Então, viajar pelo país se torna também uma viagem gastronômica.

A seguir listamos os pratos mais tradicionais da Venezuela. Vale conferir nossa lista de comidas típicas da Venezuela porque há cada vez mais restaurantes venezuelanos em outros países, inclusive no Brasil.

Comidas típicas da Venezuela

  1. Pabellón Criollo
  2. Asado Negro
  3. Hallaca
  4. Arepas venezuelanas
  5. Cachapas
  6. Tequeños
  7. Quesillo venezolano

Pabellón Criollo

Pabellón Criollo: comidas típicas da Venezuela
Pabellón Criollo. Foto: Wikimedia – Clara Flores.

O Pabellón Criollo é considerado o prato nacional da Venezuela e, com certeza, você deve provar na sua viagem ao país ou nos restaurantes venezuelanos espalhados mundo afora.

O Pabellón Criollo é feito com arroz branco, feijão preto, banana da terra frita e carne desfiada.

Essa união de sabores é na verdade uma mistura de sobras de comidas anteriores e que representa 3 importantes culturas da Venezuela: feijão (negros), carne (morenos – indígenas) e arroz (brancos – europeus).

Além disso, o Pabellón Criollo é uma aposta certeira quando um turista brasileiro busca almoço farto e semelhante ao que se come no Brasil.

No México, provamos o Pabellón Criollo em um restaurante venezuelano e realmente é um pf (prato feito) para brasileiro nenhum por defeito.

Asado Negro

Asado Negro: comidas típicas da Venezuela
Asado Negro. Foto: Flickr – Luiseblanco

Uma das comidas típicas da Venezuela que você vai encontrar facilmente na capital, Caracas, é o Asado Negro. Esse é o prato mais representativo da cidade.

O Asado Negro consiste em um corte da parte traseira do boi (lagarto ou tatu), que é assado e banhado em um molho escuro feito de papelón (rapadura), vinho e ají doce.

Saiba que essa comida típica é um prato para festas, principalmente para o Natal e o Ano Novo, já que exige marinar a carne por horas e ainda tem o cozimento longo.

O Asado Negro costuma ser acompanhado de arroz e banana frita, duas comidas muito apreciadas no país.

Hallaca

Hallaca: comidas típicas da Venezuela
Hallaca. Foto: Flickr – Alex Lanz

A Hallaca é uma das comidas típicas da Venezuela mais tradicionais no Natal. É nessa época que a família se junta e prepara muitas hallacas para celebrar a festa.

A Hallaca é feita de uma folha de bananeira, onde se colocar a massa de farinha de milho hidratada com caldo de frango.

Os recheios podem ser os mais variados, como carnes, vegetais e vários temperos. Delícia!

Portanto, a Hallaca é semelhante ao tamal, muito comum entre as comidas típicas do México.

Arepas venezuelanas

Arepas venezuelanas: comidas típicas da Venezuela
Arepas venezuelanas. Foto: Wikimedia

Talvez você já conheça as arepas colombianas. Mas você sabia que existe a versão da Venezuela?

As arepas venezuelanas fazem parte do dia a dia desse povo, resultado da herança dos povos indígenas, sendo consideradas o pão da Venezuela.

A arepa é feita com farinha de milho pré-cozida, sal e água morna. Essa massa é modelada como pequenas panquecas com menos de 1 cm de espessura, sendo assadas na chapa.

Já o recheio varia, desde feijões, carnes, frango, presunto até geleias podem ser utilizadas. Nós achamos elas bem mais recheadas que as arepas colombianas!

Um dos recheios mais famosos é a Reina Pepiada, feita de abacate, além da arepa de carne mechada y queso, uma das mais deliciosas.

Se você tiver oportunidade de provar as arepas venezuelanas, não perca! Elas são tão boas que costumamos fazer em casa. Veja nossa receita de arepa!

Cachapas

Cachapas: comidas típicas da Venezuela
Cachapas. Foto: Flickr – Jose Miguel

As Cachapas também são pratos típicos da Venezuela que também tem origem indígena.

Elas lembram as panquecas americanas, mas são feitas de milho verde, água e açúcar. Como recheio se coloca queijo branco, uma combinação que tem tudo a ver!

As Cachapas são degustadas no café da manhã e costumam ser bem servidas. Mesmo nos restaurantes, elas são fartas e costumam fazer parte dos cardápios.

Tequeños

Tequeños. Foto: Flickr - LuizCarlos Días
Tequeños. Foto: Flickr – LuizCarlos Días

Os Tequeños são os principais “salgados/petiscos” oferecidos em festas na Venezuela.

O Tequeño é feito com uma massa de trigo recheada com queijo. Esses palitos de queijo são fritos em azeite e fazem muito sucesso no país.

Quando provamos os Tequeños, achamos eles muito semelhantes à massa de pastel.

Quesillo venezolano

Quesillo venezolano. Foto: Wikimedia - Alfredojahn
Quesillo venezolano. Foto: Wikimedia – Alfredojahn

Uma sobremesa típica da Venezuela é o quesillo venezolano. Esse doce é muito semelhante ao pudim de leite condensado que fazemos no Brasil.

A versão venezuelana tem algumas diferenças na receita em relação ao flan. Enquanto o flan usa somente a gema dos ovos, o quesillo usa todo o ovo.

O nome quesillo vem dos furinhos que ficam no pudim, lembrando um queijo. Gostar ou não desses furinhos é uma polêmica à parte, inclusive na Venezuela.

Essa foi a nossa lista de comidas típicas da Venezuela. Muitos ingredientes e combinações nos remetem a culinária de outros países da América do Sul. Afinal, as fronteiras nacionais não conseguiram acabar com as proximidades culturais, inclusive quando o assunto é comida.

Quais desses 7 pratos típicos venezuelanos você já experimentou? Você conhece outro prato da gastronomia da Venezuela? Conheça também a culinária da Colômbia!

Comente!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Administrador e Autor do site Guia do Nômade Digital. Host e Editor do Papo Viagem Podcast, um dos principais na categoria Viagens e destinos. Revisor do livro Guia de Viagem sobre a Cidade México, disponível na Amazon. Desenvolvedor das ferramentas Seletor de Hotéis e Checar Localização. Sempre pensando em novas ideias e nas próximas viagens.

11 Comentários

  • Imaculada Cevales
    12 de novembro de 2016 às 10:50 am

    Conheço todos. Todos deliciosos. Gostaria de saber onde encontro harina para fazer arepas e as hallajas

    Responder
    • Yeiroby
      11 de dezembro de 2017 às 11:34 pm

      Qualquer farinha de milho, tipo biju, serve para fazer Arepas e hallacas, muitos mercados vendem

      Responder
      • Jade
        12 de dezembro de 2017 às 9:43 am

        Vou tentar com essa farinha de milho tipo biju, porque minha tentativa de fazer arepas não tinha dado certo com farinha de milho para polenta, que é pré-cozida, mas não absorve bem a água. Obrigada pela dica!

        Responder
  • Yeiroby
    11 de dezembro de 2017 às 11:32 pm

    Todos pratos bom, eu sou venezuelana e sempre preparo aqui no Brasil, faltou o “Dulce de lechoza” ou “doce do mamão”, feito de fatias do mamão verde en calda da rapadura, delícia.

    Responder
    • Jade
      12 de dezembro de 2017 às 9:44 am

      Obrigada pela dica Yeiroby! Vamos colocar no post o Dulce de Lechoza!

      Responder
    • Dany
      11 de setembro de 2021 às 2:20 am

      Ensiname como faz estas comidas sou Brasileira e quero fazer a mi novio

      Responder
  • jorge viana
    13 de setembro de 2018 às 7:36 pm

    valeu apena a pesquisa estou fazendo um trabalho sobre comidas e outros coisas interessantes que possui a VENEZUELA . MUITO OBRIGADO.

    Responder
  • Diana
    10 de dezembro de 2018 às 3:27 pm

    Faltou sancocho de pescao, hallaquitas de chicharron, golfeados con queso de mano.huuuuuun que delicia

    Responder
  • Silvia Santana
    25 de agosto de 2019 às 9:31 pm

    Estou haciendo un trabajo y hablaré sobre las comidas típicas de Venezuela, destacando el quesillo venezolano.

    Responder
  • Éric
    23 de junho de 2020 às 7:33 pm

    Olá estou muito em duvida se na receita do Hallaca, a folha de bananeira é comestível ou se não é?

    Responder
    • Jade
      24 de junho de 2020 às 11:47 am

      A folha de bananeira não é comestível, ela só serve como uma “embalagem” natural para o cozimento.

      Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.