Menu
Comidas e bebidas / Europa

9 Comidas Típicas da Holanda para Provar

As comidas típicas da Holanda são pratos simples, porém cheios de energia. Há opções para diversos gostos, inclusive os queijos holandeses muito famosos.

Normalmente, as comidas dos países do norte da Europa não são muito sofisticadas, porque esses países historicamente não tinham variedade de ingredientes.

Mas não ser sofisticada não significa ser uma comida ruim. As comidas típicas da Holanda são boas, principalmente para o clima frio do país.

Depois, leia também nosso post O que fazer em Amsterdam, com dicas sobre 23 atrações da cidade!


7 Comidas Típicas da Holanda


Máquinas de Salgados

Comidas Típicas da Holanda
Fonte: Flickr

A primeira vez que vi uma máquina de salgados achei muito estranho. Os salgados ficam em “estufas”, tipo gavetinhas. É só pagar e pegar!

Entre as comidas típicas da Holanda, há vários croquetes e salgados, assim como no Brasil.

Um dos salgados mais conhecidos é o bitterballen, um bolinho com recheio de carne.


Poffertjes e Oliebol

Comidas Típicas da Holanda
Poffertjies. Fonte: Flickr

Os holandeses adoram fritura, tanto é que há várias opções de frituras doces, não apenas salgadas.

Exemplos da combinação de óleo e muito açúcar são os poffertjes e oliebol.

Na verdade, os poffertjes são minipanquecas com açúcar de confeiteiro. Normalmente, eles são comidos com manteiga, como na imagem acima.

O oliebol é lembra mais um bolinho de chuva, mas com muito açúcar por cima.

O oliebol é tradicionalmente degustado no final do ano e não poderia ficar de fora da lista de comidas típicas da Holanda.


Stroopwafel

Comidas Típicas da Holanda
Fonte: Wikimedia

O stroopwafel é uma das comidinhas rápidas mais conhecidas do país.

O stroopwafel nada mais é do que um waffle bem fininho e com recheio de açúcar e especiarias.

Eu gosto mais dos waffles belgas, mais massudos, mas o stroopwafel é um bom petisco.


Batatas Fritas

Comidas Típicas da Holanda
Fonte: Flickr

As batatas fritas costumam ser bem gostosas na Holanda, sendo muito semelhantes às batatas fritas belgas, ou seja, são fritas duas vezes.

Os holandeses preferem comer as batatas fritas com maionese, mas há várias opções de molhos.


Queijos Holandeses

Comidas Típicas da Holanda
Fonte: Wikimedia

A Holanda produz muito queijo, cerca de 600 milhões de quilos por ano, e exporta uma quantidade grande do rei dos laticínios.

Há dois tipos de queijos holandeses que se destacam: o gouda e o edam.

O gouda é delicioso, diferentemente do edam, que é meio adocicado. Essa é a opinião de alguém que não entende nada de queijo.

Mas se você quer comer deliciosos queijos holandeses e com grande variedade, o melhor é visitar feiras e mercados de rua especializados em comidas, porque assim você provará queijos artesanais, feitos com receitas de muitos séculos atrás.


Haring

Comidas Típicas da Holanda
Fonte: Flickr

O famoso haring é uma comida muito comum em Amsterdam, sendo um arenque cru conservado em salmoura e comido com picles e cebola.

Eu tive a oportunidade de provar, mas me faltou coragem, porque a cara do arenque não estava muito apetitosa.


Gerookte Paling

Comidas Típicas da Holanda
Fonte: Wikimedia

Se você achou o haring estranho, é provável que não se encante pelo gerookte paling, que nada mais é do que enguia defumada, normalmente servida com salada e pão.

É bastante comum encontrar o gerookte paling na cidade de Volendam, perto de Amsterdam.

Como você pode perceber, há comidas típicas da Holanda bem interessantes e outras nem tanto! Leia também nosso post sobre O que fazer em Amsterdam!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.