11 Comidas Típicas da Espanha: O Melhor da Culinária Espanhola

Confira 11 tradicionais e deliciosas comidas típicas da Espanha e aproveite a boa mesa do país!

A Espanha é um país muito rico culturalmente, com influência de diversos povos. Sua culinária reflete a cultural local, por isso há bons pratos regionais.

Além disso, com uma longa costa, os frutos do mar estão presentes em parte considerável da culinária espanhola, o que deixa tudo mais gostoso.

No post de hoje, vamos te fazer acrescentar a culinária espanhola como uma das razões para você visitar a Espanha. Confira 11 tradicionais comidas típicas da Espanha!

 

Comidas típicas da Espanha

  • Jamón
  • Paella
  • Tapas e Batatas Bravas
  • Tortilla Española
  • Gazpacho
  • Pulpo a la Gallega
  • Fabada Asturiana
  • Chocolate quente com churros
  • Marzipã
  • Crema catalana
  • Leche frita

 

Jamón

Comidas Típicas da Espanha

Banca de jamón no Mercado La Boqueria, em Barcelona. Fonte: Wikimedia

Uma das comidas típicas da Espanha que você encontrará em todo o país é o jamón, um tipo de presunto bem curado e com gosto marcante.

Os jamóns mais conhecidos são o serrano, feito nas áreas altas do país, e o ibérico, também chamado de pata negra, por ser feito de uma espécie de suíno de cor escura.

Como dá para ver na imagem, o jamón não é nada barato. O jeito é provar o jamón no bocadillo, que é um sanduíche.

Vale ressaltar a qualidade do jamón, muito diferente do nosso presunto, que é um embutido nada apetitoso!

Veja nossa indicação de um excelente livro sobre a Espanha e os espanhóis!

 

Paella

Comidas Típicas da Espanha

Fonte: Pixabay

Se o jamón é muito conhecido, a paella é ainda mais, porque se espalhou pelos quatro cantos do mundo.

A paella é originária de Valência, onde se utiliza frango ou coelho como proteína principal. Porém, a maioria das paellas vendidas na Espanha inclui frutos do mar, arroz, vegetais, pimentas e o açafrão, que dá cor ao prato.

Depois de viajar a Espanha, é bom relembrar os sabores da culinária espanhola preparando uma paella para o almoço de domingo.

 

Tapas e Batatas Bravas

Comidas Típicas da Espanha

Batatas bravas. Fonte: Pinterest

Quando se fala em comidas típicas da Espanha, muitas pessoas lembram dos tapas. Os tapas são porções bem pequenas de pratos típicos espanhóis, como croquetes, batatas bravas e outros, normalmente, servidos em um bar.

Os tapas não são entradas, mas sim um “modo” de fazer uma refeição, no caso com muitos tipos de comida para provar e bebida, é claro!

As batatas bravas podem ser encontradas como tapas ou como raciones (porções maiores). As batatas bravas são super crocantes, sempre acompanhadas da salsa brava, um molho com tomates e páprica.

Se você quer fazer um prato típico espanhol simples, vale tentar preparar as batatas bravas. O segredo é cozinhar as batatas, cortá-las, deixar esfriar e só depois fritar. Já fiz batatas bravas algumas vezes e a crocância é um absurdo de bom!

 

Tortilla Española

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!

Fonte: Wikimedia

As batatas também estão presentes em outro prato típico encontrado desde os melhores restaurantes até os supermercados: a tortilla española.

A tortilla española é semelhante a uma fritada de batata com ovos e é encontrada em toda a Espanha. O azeite espanhol é usado em quantidades assustadoras na tortilla.

 

Gazpacho

Comidas Típicas da Espanha

Fonte: Wikimedia

Caso você prefira algo mais leve, principalmente nos dias de calor, o gazpacho é uma excelente pedida.

O gazpacho é uma sopa de tomate originária da Andaluzia, temperada com pimentas e azeite. Como a região é quente, o gazpacho é servido frio, até mesmo com pedras de gelo para ajudar a passar o calor.

O gazpacho é uma ótima opção de sopa para o calor que faz no verão do Brasil!

 

Pulpo a la Gallega

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!

Pilpo a la gallega. Fonte: Wikimedia

A comida regional tem importância na culinária espanhola. Um prato típico para provar na Galícia espanhola é o pulpo a la gallega. Fazer polvo nem sempre é fácil, mas na Galícia se domina a técnica.

O pulpo a la gallega é um prato de polvo temperado com páprica e azeite e servido com batatas, que muitas vezes são cozidas na água do cozimento do polvo.

 

Fabada Asturiana

Comidas Típicas da Espanha

Fonte: Wikimedia

A fabada asturiana tem como origem a região das Astúrias. Até hoje se diz que para fazer uma boa fabada é preciso ter toucinho e outros embutidos de porco feitos nas Astúrias.

A fabada asturiana é um cozido de feijão branco, com vários tipos de carnes de porco e embutidos, além do tradicional açafrão.

 

Sobremesas e doces da Culinária Espanhola

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!

Deliciosos churros com chocolate.

Depois de tantos pratos salgados deliciosos e com sabores marcantes, as sobremesas espanholas também agradam a diversos públicos.

O chocolate quente com churros é muito consumido no país. É interessante provar tanto o chocolate quanto os churros, porque nenhum deles é doce demais e dá para comer sem enjoar.

Comidas típicas da Espanha: as mais tradicionais!

Marzipã de Toledo.

Outro doce delicioso, mas bem mais enjoativo do que o chocolate quente, é o marzipã. O marzipã é uma massa de amêndoas, algumas vezes com recheio de frutas. Esse doce é uma herança moura na Espanha, principalmente na cidade de Toledo.

Os doces feitos de leite também são muito consumidos na Espanha. A crema catalana é semelhante ao crème brûlée, então, é difícil não gostar. Já a leche frita é diferente, porque realmente é leite frio. No caso é uma massinha de leite, tipo pudim, só que frita.

 

Gostou das comidas típicas da Espanha? Você incluiria mais alguma na lista?

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.