Menu
Comidas e bebidas / Europa

O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos da Grécia

Atualizado em: 28 de julho de 2020

A Grécia é um destino de viagem muito procurado por suas paisagens incríveis, rica cultura e belíssimas ilhas gregas. Sem dúvida, viajantes do mundo todo querem conhecer a Grécia e o turismo é muito importante para o país. Saiba que a comida grega é outro motivo para visitar o país.

Entre tantas belezas e paisagens diferentes, a comida grega também é um diferencial, porque é difícil não se apaixonar pelos temperos, azeites, carnes, peixes, vinhos e aromas da culinária grega.

É sério, a Grécia tem os melhores azeites e azeitonas do mundo! Na comida grega qualquer vegetal fica incrível! A combinação de sabores mediterrâneos, com toque da Ásia Menor, é irresistível ao paladar brasileiro.

No post de hoje, você vai conhecer um pouco das delícias da comida grega por meio de 15 pratos típicos, bebidas, sobremesas e entradas. Já adianto que dá para fazer muita coisa em casa, é só correr atrás do seu azeite grego!

15 Pratos da Comida Grega – Comidas Típicas da Grécia

  • Moussaka;
  • Pastitsio;
  • Giouvetsi;
  • Choriatiki;
  • Dolmadakia;
  • Yemista;
  • Souvlaki;
  • Frutos do Mar;
  • Kolokythokeftedes;
  • Spanakopita;
  • Baklava;
  • Bougatsa;
  • Loukoumades;
  • Yaourti me Meli;
  • Ouzo e Retsina.

Moussaka

Moussaka Grega
Fonte: Delicious Food Greek; Youtube; Akis Petretzikis

A Moussaka é um dos pratos da comida grega mais deliciosos e mais fáceis de serem encontrados.

Basicamente, a Moussaka consiste em camadas de berinjela, cobertas por carne com molho vermelho, finalizadas com molho bechamel e queijo para gratinar.

A Moussaka é um prato principal forte e cheio de sabor, porque a carne é temperada com várias especiarias, como canela, pimenta e tomilho.

O interessante é que, originalmente, as berinjelas eram fritas, mas hoje é comum assá-las para deixar a refeição mais leve.

Vale tentar fazer em casa. Eu já fiz algumas vezes e é mais fácil do que fazer lasanha, pode acreditar!

Pastitsio

Quem nunca fez macarrão de forno? Os gregos elevaram essa técnica para outro nível com o Pastitsio.

Macarrão cozido com queijo feta, coberto por carne cheia de especiarias, e finalizado com muito molho bechamel e queijo: esse é o Pastitsio.

Talvez essa seja uma das receitas gregas assadas mais fáceis de fazer, mas tem outras opções para tentar fazer em casa que combinam carne e massa.

Giouvetsi

Uma comida grega típica de almoço de domingo é o Giouvetsi ou Youvetsi. Carne bovina ou de cordeiro são muito utilizadas no Giouvetsi, que leva ainda risoni, um tipo de macarrão em forma de arroz, também comum na Itália.

A carne vermelha é sempre misturada com muitos tomates e temperos, sendo o prato finalizado com queijo para gratinar. Massa, carne e queijo: impossível ser melhor do que isso.

Choriatiki

O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos
Fonte: Food.com; Kuklas Kouzina; Flickr

Apesar dos gregos comerem muita carne, de vários tipos, a salada Choriatiki é um dos destaques da comida grega.

Tomates, pepino, pimentão, cebola e queijo feta não podem faltar na Choriatiki, assim como azeite de boa qualidade e orégano. É uma boa opção para deixar a alface e a rúcula de lado!

Inclusive, no mundo todo a salada grega é bastante apreciada, existindo diversas variações.

Dolmadakia

A Dolmadakia é um típico charutinho grego, no qual é usado a folha de uva. O legal da Dolmadakia é que dá para fazer a opção vegetariana, recheada apenas com arroz.

Para quem não fica sem carne, pode acrescentar também na receita. O recheio vai cru e bem temperado para dentro dos charutinhos, que são cozidos em água.

Yemista

Também conhecida como Gemista, a Yemista literalmente significa “recheado com” e é mais fácil de fazer no Brasil do que a Dolmadakia. Talvez, você até já tenha feito algo semelhante!

Na Yemista, os vegetais são recheados com arroz e temperos e depois assados. O tomate é uma das preferências de vegetais para fazer a Yemista, porque solta bastante água para cozinhar o arroz.

Os recheios e temperos podem mudar de acordo com seu gosto, mas é importante usar um bom azeite, que faz toda a diferença na comida grega.

Dá para fazer Yemista com pimentões, berinjelas e até abobrinhas. Super saudável e leve!

Souvlaki

O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos
Fonte: Greek Food Odyssey; Closet Cooking; Pinterest

Os gregos costumam dizer que o McDonald’s não lucra muito na Grécia por causa do Souvlaki, a comida de rua mais popular do país.

Na realidade, Souvlaki é um termo geral para carnes grelhadas de vários tipos servidas com pão pita, acompanhadas de tomate, cebola e tzatziki.

O tzatziki é um molho de iogurte, pepino e alho, que equilibra muito bem com carnes.

Em todos os cantos da Grécia dá para provar os diversos tipos de Souvlaki, com porco, cordeiro ou frango. E dá para fazer Souvlaki em casa, o maior segredo é marinar a carne, porque o resto é fácil.

Frutos do Mar

O Mar Mediterrâneo e o Mar Egeu são os quintais da Grécia. Infelizmente, a demanda por peixe é tão alta, ainda mais com a chegada dos turistas, que falta pescado no mercado, tornando-o caro.

A dica é escolher sardinha, anchova, cavala ou salmonete que são peixes mais comuns na Grécia.

A lula é uma das preferências nacionais. Fala-se que a lula grelhada é fresca, já a frita pode ser congelada e importada. O polvo também é um dos destaques, mas entra na mesa grega como aperitivo.

Kolokythokeftedes

Esse nome longo e difícil de falar é uma das melhores formas de usar a abobrinha! O Kolokythokeftedes é um bolinho de abóbora com queijo feta.

O segredo é ralar e espremer bem a abobrinha, tirando todo o suco. Assim o bolinho fica crocante e mais leve.

A combinação de abobrinha e queijo de cabra ou de ovelha sempre vale a pena, sendo inclusive encontrada nos cardápios de restaurantes sofisticados no Brasil!

Comidas Gregas com Queijo Feta

O Melhor da Comida Grega em 15 Pratos Típicos
Fonte: One Green Planet; Greek Islands; My Greek Dish

O queijo feta verdadeiro é feito a partir do leite de ovelha e de cabra, sendo um queijo granuloso e muito utilizado na comida grega.

Na salada, nos pratos principais e em outras tantas receitas, o queijo feta dá as caras.

A Spanakopita é uma das receitas tradicionais nas quais o queijo feta tem destaque. Nesse caso, a tradicional massa filo é recheada com esse queijo e espinafre, uma combinação clássica.

Baklava

Quem gosta de gastronomia já deve ter ouvido a crítica às sobremesas brasileiras: “é tudo muito doce”!

O brasileiro que visita a Grécia se sente em casa quando o assunto é doçura das sobremesas. Da Grécia ao Oriente, as sobremesas adquirem muito mel e açúcar.

Entre as sobremesas gregas, a Baklava é a rainha. Camadas de massa filo com recheio de nozes, pistaches e até amêndoas formam a Baklava. Por fim, uma calda poderosa de mel e açúcar. Difícil não ficar uma delícia!

Bougatsa

A Bougatsa é outra delícia açucarada com massa filo. A combinação do crocante da massa filo com o recheio tipo custard (creme de confeiteiro) é irresistível. Para finalizar, pitadas de açúcar e canela.

Loukoumades

Loukoumades é tipo um bolinho de chuva da comida grega. Há várias receitas que podem ser encontradas pelo país.

A receita mais tradicional é apenas um bolinho de trigo frito em imersão e coberto com calda de açúcar e mel. Atualmente, há versões recheadas e com chocolate!

Yaourti me Meli

As sobremesas acima são bem fortes e, portanto, não dá para comer todo o dia. A não ser que você esteja viajando pela Grécia!

A alternativa mais doce e saudável é optar pelo Yaourti me Meli, ou seja, iogurte com mel. Iogurte grego de verdade com mel, frutas da época e nozes, essa combinação faz parte do dia a dia de muitos locais.

Bebidas Gregas: Ouzo e Retsina

Bebidas Gregas: Ouzo e Retsina
Fonte: The Olive; Wikimedia

Não podemos nos esquecer das bebidas gregas. A bebida que vai estar sempre na mesa com os aperitivos é o Ouzo, uma bebida feita à base de anis e é bem forte.

Há outras bebidas super tradicionais na Grécia, como o vinho Retsina, considerado como um dos primeiros vinhos do mundo. O vinho Retsina é um vinho branco ou rosé com adição de resina de pinheiro.

Atualmente, o Retsina tem denominação de origem e passou a ser mais valorizado, inclusive em outros países.

Gostou dos 15 pratos típicos da comida grega? Então, escolha um deles e tente trazer um pouco da Grécia para sua mesa! Leia também nossos demais artigos sobre turismo na Grécia, inclusive sobre onde ficar em Creta nas melhores cidades!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

2 Comentários

  • Constantino zenelis
    5 de agosto de 2018 às 11:33 pm

    Ótima matéria..bem explicado e no ponto…agora é só fazer degustar e ter mais saúde…ou ir na Grécia e provar ao vivo..até

    Responder
    • Jade
      6 de agosto de 2018 às 3:26 pm

      Obrigada, Constantino! A comida grega é de comer rezando e é mais um motivo para visitar esse país sem igual! Abraços

      Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.